Pular para o conteúdo principal

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias (foto) a propósito de
Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã

Rodrigo César Dias
Rodrigo César Dias
Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados.

Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo.

A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral.

Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e diplomada, é natural que a quantidade de religiosos diminua.

Por outro lado, a religião sempre foi grande aliada do Estado na manutenção da ordem social e da preservação do status quo. Carl Sagan expressou isso em "O mundo assombrado pelos demônios": "A religião é uma escola de pseudociência que tem proteção do Estado".

Ocorre que nos dias de hoje os meios de comunicação desempenham esse papel muito melhor do que a religião.

Quem manipula a informação, quem mantém as massas na ignorância, quem cria essa mistificação ideológica que justifica o status quo, a exploração de muitos por uns poucos, é a imprensa. Sem o Estadão, a Folha de S.Paulo, a Veja, a Globo e outros veículos de desinformação seria impossível no Brasil manter esse fosso de desigualdade que nos degrada e nos desonra.

Não vou dizer que a religião tenha se tornado irrelevante para o Estado. Mas o fato é que ela ganhou um concorrente muito mais eficaz. Isso explica por que em SP os tucanos vêm despejando rios de dinheiro na Editora Abril.





Ateus e agnósticos compõem 28% dos universitários de Portugal
julho de 2012

Comentários

Anônimo disse…
Michelle,vai usar suas drogas pesadas, dar pra desconhecidos,louvar ao demo,gritar pro mundo que Deus não existe ,enfim, essas coisas que ateus curtem fazer ,porque não vale nem a pena te evangelizar!

B.S.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Michelle disse…
Berenice Silva

Eu não uso drogas pesadas e nem faço sexo com estranhos (parabéns, vc cometeu os crimes de calúnia e difamação em um só comentário). Eu não louvo o demônio pelo mesmo motivo que não louvo o seu deus: por não acreditar na existência de ambos.

Se vc veio à este blog pra evangelizar, vc está perdendo o seu tempo por duas razões:

1 - aqui não é sua igreja e não é um blog cristão;

2 - e pq este blog não e sim um blog feito por um ateu, com assuntos que dizem respeito aos ateus e agnósticos frequentado em sua maioria por ateus e agnósticos que a sua evangelização barata e cheia de chantagem emocional não funciona.


PS: se eu quisesse ser evangelizada, eu mesma iria na igreja por livre e espontânea vontade. Como não estou interessada, dispenso. Não sou obrigada a ouvir proselitismo religioso barato e inútil. ^^
Anônimo disse…
Michelle,vai usar suas drogas pesadas, dar pra desconhecidos,louvar ao demo,gritar pro mundo que Deus não existe ,enfim, essas coisas que ateus curtem fazer ,porque não vale nem a pena te evangelizar!

B.S.
Michelle disse…
Berenice Silva

De novo, calúnia e difamação.

Se vc afirma que uso drogas pesadas e que faço sexo com desconhecidos é melhor vc ter evidências concretas que confirmem a sua afirmação. Afirmar - falsamente - que eu uso drogas pesadas e faço sexo com estranhos só pq sou atéia não prova nada. O fato de eu ser atéia apenas prova que sou atéia. Isso não diz nada sobre o aspecto sexual da minha vida ou os meus hábitos.

Lembra do que eu disse sobre atitudes? O que define uma pessoa não é a crença ou a falta de crença e sim as atitudes dela.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Michelle disse…
Berenice

Além de vc cometer duas falácias, dois delitos, vc continua achando que quero ser evangelizada. Eu não quero ser evangelizada, nunca pedi isso.

Como disse antes, se eu tivesse interesse em ser evangelizada eu mesma iria para uma igreja. Mas como não quero, dispenso.

Se vc entrou em um blog de ateus pra evangelizar vc está perdendo seu tempo. As únicas pessoas que provavelmente vão aceitar a sua evangelização barata são os poucos evangélicos que frequentam este blog.

Vc me acusou falsamente - pela terceira vez - de coisas que eu não faço. Ou vc fornece evidências que provem sem sombra de dúvidas que eu uso drogas pesadas e faço sexo com estranhos como vc afirmou falsamente ou então cala a boca e segue teu rumo.

Lembre-se daquele mandamento que está na sua bíblia (Não dirás falso testemunho contra o teu próximo) antes de falar mentiras sobre mim de novo.
Mayone Kaibay disse…
Melhor que você, com seu discurso de um toleite só.
Anônimo disse…
Pesquisa recente aponta que existem mais doutores e mestres entre os cristãos que entre ateus.
Isso não é fanatismo é estatística.
sds a todos.
Mais antigos Antigos 201 – 209 de 209

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento