Pular para o conteúdo principal

Escultura retrata Bento 16 como papa nazista e pedófilo

Escultura "A Verdade Santa", de Jeff van Weereld
Exposição também tem uma mistura da cruz cristã com suástica
O holandês Jeff van Weereld está expondo em Inverness, Escócia, uma escultura de "arte abstrata" (definição dele) que retrata Bento 16 como nazista e pedófilo.

A escultura "A Verdade Santa" é composta por uma imagem estilizada do papa com a mão esquerda sobre duas crianças e a direta levantada, em uma saudação nazista. Na descrição do site Scotsman, o papa está sexualmente excitado.

Faz parte também da exposição um símbolo nazista que se confunde com uma cruz cristã.

Para cristãos, como Dave Thompson, trata-se de uma “provocação” desnecessária. Ele reconheceu a liberdade de expressão artística, mas, acrescentou, é preciso tomar cuidado para não insultar as pessoas.

Weereld disse que, com a escultura, quer chamar a atenção para a alta incidência de casos de  padres pedófilos, que são acobertados pela hierarquia da Igreja.

Afirmou não ser nenhum segredo que Bento 16 pertenceu à Juventude Hitlerista.

“Os simbolismos da escultura são baseados em fatos”, argumentou.

Com informação do site Scotsman.





Espanhola que desfigurou pintura de Jesus quer direitos autorais
setembro de 2012

Arte e religião


Comentários

Anônimo disse…
#Chupa_ICAR
Icarus disse…
Paulo Lopes,

Não seria -> "provocação" no lugar de "provação"?

Wendell disse…
Os caluniadores da Igreja arquitetam contra ela 25 horas por dia, uma hora amais do normal, e envolverem o Papa Bento XVI no nazieesquema, de soldado do III Reich, e muitas foto-montagens correlatas está até fedendo, prá lá de manjada armação; isso é forjado por sociedades secretas centenarias e tradicionais arquiinimigas da Igreja, os subsidiarios das mesmas, os comunistas e todos os outros seus adversarios que não são poucos, inclusive dentro dela, os membros da Teologia da Libertação, agentes comunistas travestidos de cristãos.
São os asseclas de Satanás sob especie humana em seus assedios.
Anomimo,ateu vagabundo chupa você respeite a Igreja Católica pilantra porque não se dentificar esta comendo do que seja que for coloque sua cara para todos ver covarde.
Unknown disse…
A arte tem limites? Creio que essa pergunta gere uma boa reflexão.(para aqueles que não se acanham em pensar)
Anônimo disse…
Esse é o dito amor cristão que vc têm plantado em seu coração... o problema foi que seus pais usaram merda demais para adubar.

Como vou respeitar uma instituição que até hoje é a favor da miséria humana... uma instituição que proíbe as pessoas de cuidarem da sua própria saúde usando a camisinha?

Como posso respeitar uma instituição que por vários séculos foi a responsável pela morte de milhares de pessoas só porque oravam pra um deus diferente do que eles acreditavam, ou então só porque tinha algum defeito congênito, ou por causa da cor de pele.

Isso só mostra o quão reacionários vcs da ICAR são.
Icarus disse…
paulo.silvafreire,

Ao invés de vc ficar sapateando, pq não manda uma carta para o papa reclamando? Se querem respeito, respeite primeiro o direito dos outros e parem de ignorar os casos de pedofilia.

CHUPA ICAR [2]
Não, não, não e não.

Liberdade artística em primeiro lugar.
Nossa, coitadinho do Papa, tão injustiçado! #sarcasmo

Na boa, se mata. Ou vá se tratar.
Anônimo disse…
Chupem, Católicos, quer dizer, pedófilos.
Fulvo disse…
Vou comentar sobre o que vc disse.
"Os caluniadores da Igreja arquitetam contra ela 25 horas por dia, uma hora amais do normal," - LOL
" e envolverem o Papa Bento XVI no nazieesquema, de soldado do III Reich, e muitas foto-montagens correlatas está até fedendo, prá lá de manjada armação; isso é forjado por sociedades secretas centenarias e tradicionais arquiinimigas da Igreja, os subsidiarios das mesmas, os comunistas e todos os outros seus adversarios que não são poucos, inclusive dentro dela, os membros da Teologia da Libertação, agentes comunistas travestidos de cristãos." - Além de acreditar em um ser imaginário, acredita em sociedades secretas e teoria da conspiração... isso beira a esquizofrenia... procure um psiquiatra.
"São os asseclas de Satanás sob especie humana em seus assedios." - LOL
Paulo Lopes disse…
Agradeço a correção. Abs.
Anônimo disse…
William Papp

Não, não pode ter. Se alguém não está de agrado com o que vê, critique tão somente, mas não censure jamais o artista.
Além do mais, desde quando eu descobri que o meu pintor preferido, Hieronymus Bosch, teve vários quadros queimados pela ICAR por suspeita de serem inspirações ocultistas, não preciso nem dizer o que passei a pensar as religiões e suas censuras santas.

Winston Smith
Anônimo disse…
William Papp

Não, não pode ter. Se alguém não está de agrado com o que vê, critique tão somente, mas não censure jamais o artista.
Além do mais, desde quando eu descobri que o meu pintor preferido, Hieronymus Bosch, teve vários quadros queimados pela ICAR por suspeita de serem inspirações ocultistas, não preciso nem dizer o que passei a pensar as religiões e suas censuras santas.

Winston Smith
Anônimo disse…
Sem falar que ele só quis expressar a verdade.
Anônimo disse…
Todo cristão praticante é pedófilo. Sem excessão.
Anônimo disse…
É contra Bento XVI? Assino em baixo.
Anônimo disse…
Impressão sua .e que horário de verão kkk.
Anônimo disse…
arte é arte aguenta papito.
l disse…
Dane-se o papa. Aliás dane-se a igreja católica. Uma instituição que dominou,escravizou e matou meus antepassados, nunca vai terá meu respeito.
LEGIÃO disse…
Magnífico!

O Grande Van Weereld capta de forma sublime o amalgama sócio-cultural-histórico da questão. Ele faz convergir para as linhas e estruturas, insertas em suas obras, a visão pós-moderna e trans-futurista só alcançável por mentes capazes de galgar as veredas do tempo. Ele descreve e interpreta a personalidade do sujeito com os efeitos da Luz e os contornos do Ferro.

É uma obra e tanto!
Anônimo disse…
Ele deve estar com medo de crsntolas raivosos cheio de amor no coraçao como vc, seu trouxa. Icar é um antro de vagabundos e pedofilos e nao msrece respeito algum.
Unknown disse…
Amigos.

A arte tem limites?

Não há dúvida disso. A arte tem limites, sim. E o limite da arte é o limite do próprio artista. Isso significa que o artista não se habilita a trabalhar sobre todos os temas, sobre todos os assuntos. Há, para ele, assuntos que não se podem tocar. Vário são os motivos, mas, todos eles giram em torno de questões morais. O não fazer não porque não se pode fazê-lo, mas sim, porque não se deve fazê-lo.

As limitações que, a nós mesmos, nos impomos, em muitos casos, são salutares para a manutenção de uma sociedade pacífica. Isso não significa que não existirão conflitos. Conflitos existirão sempre, contudo, a resolução deles é que se almeja ser pacífica. E ser pacífico não significa ser conivente. Há lutas que merecem ser levadas a diante, mas, não, através de atos ilegais e imorais. Somos uma sociedade fundada em princípios iluministas. Do iluminismo surge a Declaração Universal dos Direitos Humanos que inspira e fundamenta às nossas leis; e é da citada Declaração que eu cito o que segue, para reflexão:

Toda pessoa tem deveres para com a comunidade, em que o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível. No exercício de seus direitos e liberdades, toda pessoa estará sujeita apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer às justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática.

Paz.
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkk

A famosa falácia da generalização!!!

kkkkkkkkkkkkkkk é rir pra não chorar!kkkkkkkk

Tentam, Tentam, Tentam destruir a Igreja Católica e não conseguem,e esta segue viva a 2000 anos!

#EasPortasDoInfernoNãoPrevalecerãoSobreEla

#oEspíritoSantoRegeAIgrejaCatólica

#AIgrejaÉSantaEpecadora

#SóDeusÉPerfeitoEnãoPeca

#TodoSerHumanoPecaEaIgrejaéFormadaPorPessoasQuetambémErramPoisSóDeusÉPerfeito

Anônimo disse…
William Papp

Concordo que tem como querer mudança sem ser agressivo ou imoral, e, como você diz, as limitações, quando há, vem do próprio artista e sua consciência e até mesmo seu instinto de sobrevivência que é partilhado também por todos os humanos não-artistas como instinto.
Mas... como você quer ver uma arte que obedeça limites? Que se revolte, mas sem ofender quem quer que seja, que critique o sistema, mas sem deixar o status quo p... da vida?
Como você mesmo disse, os conflitos são inevitáveis, porém não há mudança sem crítica, sem rebeldia, e, por fim, sem conflito com os que não querem mudar.
O artista deve ser livre para expressar do modo que quiser suas "angústias e aflições", e cabe a sociedade, de modo racional, refletir e decidir se essa arte traz algo de útil ou não, mas censurar jamais!
Já dizia Nelson Rodrigues que a sociedade só acorda quando se mostra seus podres.

Abraços!

Winston Smith
Roberto disse…
Até parece que você tem uma cara, paulo.silvafreire. Ademais é sabido que quando jovem Ratzinger integrou a Juventude Nazista. E mais tarde, na década de 60, já cardeal, Ratzinger foi o responsável por costurar a cartilha do Vaticano que ensinava os bispos e arcebispos a negarem, ocultarem e protegerem padres pedófilos. Ou seja: o artista holandês não está cometendo nenhuma demasia. Não neste caso.
Anônimo disse…
Antes ou depois da inquisição??
Unknown disse…
Winston Smith

Com certeza. Não nos esqueçamos que a arte é uma forma de expressão; expressão de sentimentos, de ideias, de mensagens. E mensagens podem gerar muitas coisas. Cabe ao artista decidir o que ele quer provocar com a mensagem que ele coloca em sua obra em sua obra: tolerância ou intolerância, querra ou paz, destruição ou construção, caos ou ordem.
Anônimo disse…
Neste caso, ele decidiu denunciar as agressões contra os direitos humanos que são promovidas e/ou apoiadas pela Igreja Católica.

Parabéns ao artista por sua crítica à violação dos direitos humanos, manifestada de forma pacífica através da arte!
Anônimo disse…
O autor denunciou as agressões contra os direitos humanos que são promovidas e/ou apoiadas pela Igreja Católica.

Parabéns ao artista por sua crítica à violação dos direitos humanos, manifestada de forma pacífica através da arte!

Fez arte com responsabilidade social!
Arte Humanista disse…
Jeff van Weereld deu à sociedade um grande exemplo de como militar pelos direitos humanos através da arte!
Unknown disse…
Amigos.

A análise que eu proponho que seja feita extrapola esse caso particular. Na verdade, os fatos dessa matéria servem de inspiração para a reflexão sobre os limites da arte e não devemos nos prender a eles. Devemos aprender a ir além do óbvio e além dos fatos.

Contudo, vou deixar registrada a minha opinião sobre esse caso particular. Analisemo-lo sob a lógica de todos os fatos e não apenas de alguns que são estrategicamente pinçados para provocarem uma idéia equivocada da realidade. È fato que Joseph Ratzinger foi da juventude hitleriana e é fato que a Igreja Católica Apostólica Romana tem escondido os casos de abusos sexuais contra crianças feitos por seus sacerdotes. Esses são os fatos que inspiraram essa obra de Jeff van Weereld. Mas, será que esses são todos os fatos? Ademais, o que podemos entender da análise desses fatos?

Comecemos pelo último. O fato da ICAR ter escondido os casos de pedofilia (antes mesmo do nascimento de Ratzinger) perpetuado por ALGUNS de seus sacerdotes torna o atual papa um pedófilo? Há EVIDÊNCIAS de Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, ser, de fato, um pedófilo? Melhor ainda: há evidências de que Bento XVI abusou sexualmente de alguma criança? E mais ainda: há provas de que a ICAR prega e incentiva a prática sexual com crianças? Quando uma mãe esconde o seu filho criminoso, digamos um estuprador, da polícia isso significa que essa mãe é, também, uma estupradora? É uma análise que deve ser feita.

Agora, o mais fácil. O papa Bento XVI foi da juventude hitleriana. O que isso significa? Que ele foi e continua sendo um nazista? Que ele compactuou e continua compactuando com as idéias nazistas? É isso? Vamos espantar a ignorância e a desonestidade.

Joseph Alois Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927. Em 1939, portanto, aos 12 anos, ingressa no seminário-menor em Traunstein. Em 1938 até o fim da Guerra em 1945 torna-se OBRIGATÓRIA a participação das crianças alemãs na JUVENTUDE HITLERISTA. “Quando fez catorze anos em 1941, portanto, Joseph teve de se incorporar à Juventude Hitlerista e, de acordo com o seu biógrafo John Allen, não era um membro entusiasta.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Ratzinger

http://pt.wikipedia.org/wiki/Juventude_Hitlerista

Voltemos, agora, á obra artística de van Weereld tema da matéria. A obra apresenta o papa Bento XVI como nazista e pedófilo. Pergunto, de novo: o papa Bento XVI foi ou é um nazista e pedófilo?

Exposto isso, a minha opinião é que essa obra é válida, mas, pueril. Demonstra uma visão baseada não em fatos, mas, sim, na ignorância deles. Além disso, apresenta uma infantil agressão e desrespeito a símbolos religiosos. Não conheço as leis da Escócia, mas, se fosse, aqui, no Brasil, seria facilmente enquadrada no artigo 208 do Código Penal e, talvez, no artigo 20 da lei 9.459/97.
Anônimo disse…
"Além disso, apresenta uma infantil agressão e desrespeito a símbolos religiosos."

Will Pappa XXIV
Anônimo disse…
Não concordo com tudo no texto mas o testo é bom e as muitas pessoas daqui não querem aprender só querem ofender os outros.

Não sou crente.
Anônimo disse…
A religião como os humanos da Terra conhecem e perseguem, na forma da adoração de um deus, na adoração de santos, e na fé num deus imaginário, é um horror. Esta forma de religião é uma fé cega baseada em atividades de culto, em ensinamentos falsos, em mentiras e outras falsidades. É a fé que nunca pode ser provada como verdadeira, e uma que contradiz todos os fundamentos verdadeiros e a lógica das Leis Criativas e suas recomendações, e também desafia a inteligência. Religião encarna a privação da liberdade espiritual do ser humano. A religião é também uma escravidão brutal e criminosa e exploradora da consciência humana, que vai da total dependência, a servidão, e uma falta de força de vontade até chegar ao fanatismo descontrolado, a doença mental, a obsessão demoníaca e a idiotice total. Religião devia ser proibida no mundo todo! Cheio de medo e pavor, o ser humano não toma conta conscientemente de suas próprias ações e iniciativas, a fim de fazer a coisa certa, mas se humilha em oração para um Deus imaginário, a fim de pedir ajuda, ajuda que tal figura imaginária nunca pode dar, e nem pode evitar que seja morto por um raio, nem pode evitar que o ser humano seja devorado por enchentes ou seja atingido por granizo. E, de fato, ainda é verdade hoje, que, de ansiedade e medo, novas direções religiosas, explicações e formas delirantes de fé e seitas surjam, ou seja, entre as massas de povos inteiros, com quem a ansiedade,o medo e terríveis eventos e fenômenos bem como efeitos ordinários ou extraordinários da natureza são feitas de objeto de uma fé religiosa ou sectária delirante.
Anônimo disse…
A religião como os humanos da Terra conhecem e perseguem, na forma da adoração de um deus, na adoração de santos, e na fé num deus imaginário, é um horror. Esta forma de religião é uma fé cega baseada em atividades de culto, em ensinamentos falsos, em mentiras e outras falsidades. É a fé que nunca pode ser provada como verdadeira, e uma que contradiz todos os fundamentos verdadeiros e a lógica das Leis Criativas e suas recomendações, e também desafia a inteligência. Religião encarna a privação da liberdade espiritual do ser humano. A religião é também uma escravidão brutal e criminosa e exploradora da consciência humana, que vai da total dependência, a servidão, e uma falta de força de vontade até chegar ao fanatismo descontrolado, a doença mental, a obsessão demoníaca e a idiotice total. Religião devia ser proibida no mundo todo! Cheio de medo e pavor, o ser humano não toma conta conscientemente de suas próprias ações e iniciativas, a fim de fazer a coisa certa, mas se humilha em oração para um Deus imaginário, a fim de pedir ajuda, ajuda que tal figura imaginária nunca pode dar, e nem pode evitar que seja morto por um raio, nem pode evitar que o ser humano seja devorado por enchentes ou seja atingido por granizo. E, de fato, ainda é verdade hoje, que, de ansiedade e medo, novas direções religiosas, explicações e formas delirantes de fé e seitas surjam, ou seja, entre as massas de povos inteiros, com quem a ansiedade,o medo e terríveis eventos e fenômenos bem como efeitos ordinários ou extraordinários da natureza são feitas de objeto de uma fé religiosa ou sectária delirante.
Anônimo disse…
JESUS CRISTO É O PRÓPRIO SATANÁS 666! JESUS CRISTO É ANTILOGOS 666!
Jesus Cristo Yeshua é verdadeiramente o próprio filho do mal, o filho da ruína, Jesus Cristo é o oponente mortal contra o conhecimento, a sabedoria e a verdade, e o oponente contra o amor, a paz, o respeito e a harmonia. Jesus Cristo é o próprio 666 o Anti-logos em múltiplas formas. Jesus Cristo é a força do mal, o 666, que é contra a verdade da Criação, contra a verdade do Espírito e contra a obediência das leis e recomendações da Criação.
Anônimo disse…
William Papp

Houve um pouco de generalização da sua parte. A cruz com uma suástica não representa O PAPA e sua juventude hitlerista apenas, e sim A ICAR e suas ligações com o Nazismo, que são fatos, ou não?
Quanto ao Papa excitado eu até concordo, mas essa mão na cabeça é totalmente acertada no caso do papa acobertar e enganar pais e crianças sobre os crimes "passando a mão na cabeça" das crianças e passando a mão na cabeça, sem aspas, dos padres estupradores.
E é bom não esquecer, William, que acobertar pedófilos também é crime, portanto este papa também é criminoso, e por ser a "imagem" da ICAR talvez tenha sido o representado por isso, o que foi um erro do artista, poderia dizer que era um padre qualquer.
Ps: Bosch já retratava padres tarados em seus quadros, o que pode indicar que casos como os que vemos hoje já acontecem há muito tempo.

Abraço!

Winston Smith
Anônimo disse…
Caro William Papp,

Discorreu sobre o tema com grande MAESTRIA. Congratulações!!

Repito o que, você mesmo, me disse em um post passado: "NÃO VÁ ESPERAR QUE TODOS O ENTENDAM"

Lembrou-me um antigo professor que sempre nos alertava: "BUSQUEM A ESSÊNCIA DAS COISAS, NÃO SE DEIXEM LEVAR PELAS APARÊNCIAS."

Abraços!!
Unknown disse…
Winston Smith

Bem lembrado. Eu nem falei da cruz. A cruz representa todo o cristianismo. Ao usar a cruz para atacar a ICAR está se atacando todo o cristianismo, quer seja romano, grego, protestante etc. Mais um equívoco do artista.

Olha, meu caro. Eu entendo a crítica do artista à ICAR, mas, não pude deixar de notar incoerências em sua obra. A mensagem foi transmitida. Ok. Mas, poderia ter sido de uma melhor maneira.

A minha crítica não é em relação à mensagem transmitida, mas, sim, em como essa mensagem foi transmitida.
Anônimo disse…
William Papp

Entendo o que você quer dizer. Você está fazendo justamente o que deve fazer a sociedade em relação a arte: crítica imparcial ao invés de censura irracional. É assim que tem que ser. Não se deve ignorar nem censurar a arte.

Winston Smith
Ichthys disse…
"a escultura, quer chamar a atenção para a alta incidência de casos de padres pedófilos, que são acobertados pela hierarquia da Igreja."
Gostaria de saber onde esse "artistcha" tirou essa informacao que é o que realmente da pra tirar de assunto nesse texto, o resto é MARKETING.. A incidencia de pédofilos entre padres é muito menor do que entre professores, pais de familia
"Bento 16 pertenceu à Juventude Hitlerista" é claro que se entende aqui a juventude hitlerista como um alistamento militar obrigatorio a todos os jovens alemães
Anônimo disse…
Se o Willian Papp não faz "bico" financiado por alguma instituição para defender a religiosidade neste fórum de internet, então está se esforçando para ser reconhecido por algum "olheiro" que o contrate para tal.
Anônimo disse…
Hum... cadê a Salamandra pra começar a bater palmas?
Anônimo disse…
Pedante, relativista e, por que não, falacioso para defender a religiosidade...
Anônimo disse…
A verdade dói para os católicos, apostos que a grande maioria não sabe nada sobre a história a sua amada igreja.
Assasinatos,envolvimento com máfia,nazistas e facistas,lavagem de dinheiro... quanta coisas boa para uma "instituição religiosa."
Vicente disse…
Essa geração Minecraft é bem criativa.
Anônimo disse…
Concordo contigo ichthys não podemos dizer que a quantidade de padre pedófilos é exorbitante, porque a midia nunca vai mostrar um milagre da igreja e nem mesmo uma coisa boa, associações que cuidam de cçs, etc..isso não da dinheiro pra TV..assim como fatos importantes e noticias boas...agora as novelas q mostram vingança, traição enche as frentes das TVs do Brasil todo de pessoas sem cabeça, para assistir algo q leva a nada, assim como dizer q há pedófilos q são pastores, professores pedofilos, padrastos etc..isso a gente não ve..mas qdo 1 a cada 10000padres se torna pedofilo é motivo de escandalo na TV...tudo por que ? maldita liberdade e audiencia q geram lucros absurdos...
Anônimo disse…
Nenhum de vocês conseguem contra-argumentar o que pap diz. Losers!
Anônimo disse…
Prove, seu imbecil.
Unknown disse…
Winston Smith

É isso aí.
A arte e os artistas não tem que se limitar a fatos, trabalha com a imaginação, com o inconsciente coletivo. E o inconsciente coletivo nos traz um papa hitlerista e pedófilo. A obra de arte é perfeita.
Anônimo disse…
Se ateísmo não é religião porque no site direcionado para Ateus só se fala sobre religião? Não se pode negar que a origem da palavra já foi subvertida. Hoje em dia o ateísmo tem um caráter politico-religioso.
ROBERTO,quanto ao papa Bento XVI,ele só fez se alistar não foi a guerra
nenhuma como muitos ateus que não conhece nada da história da Igreja lembre-se que Alemanha era obrigatorio o alistamento como
hoje e no Brasil,Raztinger isso que você diz que ele apoiou os Pedres pedofilos não passa de um grande mentira sem fundamento nenhum não sei que mau fez Bento XVI,porque tantar revolta contra a Igreja Católica.
Celso F. Araujo disse…
Já vai tarde, Adolf I.
Anônimo disse…
O representante do seu deus é tão bom que tá até renunciando! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Vocês, católicos, são uns comédias!
Anônimo disse…
Privar o homem de suas atribuiçōes naturais, de crescer e multiplicar; dá nessa merda aí... deturpaçāo mental... os padres que fingem segurar a tal castidade descarregam nos coroinnhas por trás das cortinas... e os que realmente seguram a onda por um lado, se soltam por outro e cambam pra homosexualidade... contratando garotos de programa... igreja catolica 〓 PEDOFILIA + HOMOSEXUALISMO...
Luiz disse…
Qualquer debate tem que ser civilizado e tem que envolver pessoas capazes de ter argumentações baseadas em fatos e não em preconceitos. Sou católico e leio muito, mas muito mesmo de tudo, desde livros de teologia até livros escritors por ateus militantes,desde que bem fundamentados (pelos fundamentos que não concordo). Aqui não tem disso não. Aqui virou um barraco desqualificado, com argumentos pueris e ridículos que ferem os fatos. Democracia permite tudo, até expressões artísticas de péssimo gosto que ferem símbolos caros e muitas vezes sagrados. Fazer o que? Ignorar! Deixar que se esvaziem, igual ao que fazemos quando nossos filhos adolescentes querem revolucionar o mundo e descontar nos de casa, nos pais, pela comodidade. Bastava uma leitura decente da história do Papa para essa aformação de nazista e outras piores cairem por terra. Basta ser honesto e ir nas fontes. Mas é melhor chafurdar no preconceito e na maledicencia, melhor, mais fácil, mais jocoso e menos compromissado com a verdade impossível. Sugiro aos católicos abandonaremesse tipo de discussão semfim e sem proveito. Não sao pessoas intelectualmente honestas. Isso não é um debate, é um linchamento odioso, preconceituoso e intolerante. Procurem outros locais mais saudáveis para o debate honesto com o contraditório. Desejo paz a todos. Fiquem com Deus.
igor disse…
"ou então só porque tinha algum defeito congênito, ou por causa da cor de pele."
A Igreja nunca teve qualquer preconceito contra os negros, indígenas ou pessoas com defeito congênito, lhe desafio a citar um único documento da Igreja no qual ela teria estimulado preconceito contra negros, indígenas ou pessoas com defeitos congênitos

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih