Pular para o conteúdo principal

Morre filósofo que combateu preconceito contra ateus

Paul Kurtz
Kurtz escreveu livros
sobre ética sem religião
Paul Kurtz (foto), filósofo americano e ex-professor universitário de Buffalo (EUA), morreu aos 82 anos de idade em Amherst, no Estado de Nova York, neste fim de semana, de acordo com as agências internacionais. Ele se notabilizou por combater o preconceito contra ateus e agnósticos.

Em 1991, fundou o CFI (Centro para a Investigação), entidade laica e humanista. Ele estava afastada da entidade desde 2010 por causa de disputa sucessória. Como militar, ajudou a libertar em 1945 o campo de concentração de Dachau.

No obituário divulgado hoje (22), o CFI afirma que Kurtz foi uma das figuras mais influentes nos movimentos humanista e cético a partir do fim da década de 1960 e na primeira década do século 21.

Kurt nasceu em uma família judia de Nova York. Escreveu ou editou cerca de 50 livros sobre ética sem religião, críticas da religião e dos fenômenos paranormais, e sobre o ceticismo. Ele se considerava um contestador de "sabedoria recebida".

Inventou termo "eupraxsofia" para descrever filosofias de vida como o humanismo secularista, que rejeita a crença no sobrenatural e enfatiza a importância de uma vida ética com base na razão, na lógica e na ciência.

Para Kurtz, o significado da vida não é para ser descoberto após a morte em algum reino inexistente, porque ele pode “ser encontrado ao se comer uma fruta suculenta da árvores da viva, no viver do aqui e agora”.





Fontes: agências.

Bispos debatem como enfrentar o ‘tsunami da influência secular’
outubro de 2012

Secularismo.    Ateísmo.


Comentários

Espancador de ateus disse…
Se Deus não existe, agora ele está podre e sendo devorado por vermes.

Att espancador de ateus
Anônimo disse…
Com certeza Kurtz foi um dos nomes mais influentes quando se fala em combate ao preconceito contra ateus... Paulo, qual foi a causa da morte?
Unknown disse…
Sim, está, seu argumento é...?
Anônimo disse…
Uma grande perda para a humanidade! Pq deus nao leva os Malufaia e os Edir da vida ...
Anônimo disse…
Exatamente, assim como todos os cristãos, que passam A VIDA INTEIRA na ignorância e jogam o bem mais precioso que a natureza foi capaz de provê-los, estarão, servindo de matéria prima para os demais seres.
Paulo Lopes disse…
Pelo que apurei, até agora a família não divulgou.
Anônimo disse…
Por que vaso ruim não quebra, infelizmente.
Anônimo disse…
Obrigado pela resposta e parabéns pelo post!
Anônimo disse…
O meu argumento é que sem Deus a vida não faz sentido.

Aproveitem e leiam o blog do Snowball, para deixarem de serem um pouco burros.
Richard Dawkins disse…
Graças á Deus que vaso ruim não quebra, assim eu vou viver por muitos anos ainda.
Richard Dawkins disse…
O papai aqui está dizendo que já passou a hora dos meus filhinhos irem dormir. Boa noite e sonhem com os macaquinhos.
Anônimo disse…
''Deixarem de serem''? Não sabe sequer escrever e quer discutir sobre argumentação... saia do casulo, crentinho tosco, não ser capaz de achar algum sentido para a vida sem uma ilusão, isso sim é uma grande burrice!
Anônimo disse…
Paulopes, olhe a redundância. Abs.

"Em 1991, fundou o CFI (Centro para a Investigação), entidade laica e humanista fundada por ele em 1991.


Anônimo disse…
Quem te ensinou o argumento sobre o Dawkins ter 'filhinhos'? o pastorzinho da sua igreja, que completou o ensino fundamental num curso à distância ou você viu uma reportagem sobre o assunto no site super legal revolucionário dos crentes jovens da nova geração?
Macaquinhos? Você deve achar que o evolucionismo acredita que o homem evoluiu do macaco, hehe, não tem problema, esse pensamento é típico das pessoas sem informação e com cérebro afetado, vulgo crentes!
Michelle disse…
Anônimo(22 de outubro de 2012 21:55)

A vida não faz sentido sem deus apenas para aqueles que crêem nesse deus.

Nós ateus somos os responsáveis por dar sentido e importância à nossa vida, já que ela é provavelmente a única que temos.

Anônimo disse…
Cara discutir com crentroll é perda de tempo, tenho certeza que sabem que tão falando besteira, mas o fazem por necessidade de atenção.
Anônimo disse…
Vai fazer falta.

Winston Smith
Anônimo disse…
"Teísmo resumido: eu sou especial demais para morrer." Trace Ahlers
Rodrigo*
Raphael Dias disse…
Vida sem sentido, ou um sentido falso. Qual será o melhor?
Anônimo disse…
Ah o "amor" cristão...
Paulo Lopes disse…
Agradeço a correção.
Spike disse…
Quando se para de acreditar em deus, um dos efeitos é que se aprende a dar sentido à própria vida em vez de ficar esperando que algum "ungido" tente te dizer pra quê você serve; o outro é que se pode valorizar ainda mais a vida.
Anônimo disse…
Homens que iluminam os caminhos da humanidade.
Anônimo disse…
Pena que pouco divulgado por aqui. Procurarei alguns livros dele.
Anônimo disse…
Crentoide. Abra o caixão de algum parente ou amigo crente seu e veja se o corpo lá não esta' podre. O fim e' igual para todos, sua anta. Viva sua vida feito um zumbi esperando por ' vida após a morte e quebre a cara.
Anônimo disse…
Se ele fosse mais conhecido, seria mais um que "se converteu à beira da morte" ou "gritou de dor das chamas à beira do abismo". Necrofilia, sadismo e mitomania, o gozo do fã-clube divino.
Leonardo disse…
acho que não há livros dele publicados no Brasil... uma pena... mas o que mais se podria esperar da gentalha?!?
Anônimo disse…
O Paul Kurtz morreu com 82 anos. O Oscar Niemeyer já passou dos 100. Pra vida, essa regra não se aplica: as pessoas nascidas depois do final do século XIX estão, em média, vivendo mais, tanto teístas quanto ateus. Graças à Ciência.
Anônimo disse…
Silas malafaia transforma igreja em ideologia politica e causa divisões entre evangélicos. . E segue silas firme no proposito da igreja prostituta.. Satanas agradece porque dele é a gloria deste mundo e ele da a quem quer.
Abraço por trás disse…
Satanás não só deve agradecer como também cair na gargalhada de um deusinho que em matéria de administração é um grande fiasco. Dizem que é o "dono do pedaço", mas quem deita e roal é o diabo.

Se eu construísse um playground pros meus filhos brincarem mas deixasse brechas pra gatunos entrarem e fazerem mal a meus filhos, eu seria chamado de incompetente. Se eu visse os gatunos e não os expulssasse, eu seria cruel. Deus vai nesse rumo.
Abraço por trás disse…
correção: deita e rola...
Anônimo disse…
Este malamerda depois limpa a boca e diz eu não fiz nada, ele simplesmente distruiu a igreja e perverteu seu verdadeiro carater e espirito, um pastor sem carater cristão e megalomaniaco, quem é que se veste de purpura e escarlate de ouro e joias preciosas? Pra bom entendor pingo é letra , o mal esta infiltrado entre o povo cristão, obra os olhos e não bebam deste calice da prostituição, esta igreja é proética e o fim dela é o fogo, esta igreja não é a noiva de Cristo.
Anônimo disse…
**profética**
D(ex)crente disse…
Então, será que eu posso me apresentar como um "eupraxsófilo"?
Anônimo disse…
A disputa on-line entre
partidários de Obama e de seu
adversário republicano Mitt
Romney se acirrou durante o
debate de segunda-feira depois
que Romney fez uma observação
sobre o fato de a marinha
americana ter menos navios que
em 1917. Rápido na resposta,
Obama disse que Romney não
entendia a questão militar
moderna, explicando que "nós
também temos menos cavalos e baionetas"

\0/ , so pra descontrair um pouco.
Anônimo disse…
Façam as apostas... e cada um escolha a opção de crer ou não crer. Tudo além disso é vã necessidade de estar certo em relação ao outro e não em ralação a sim mesmo.
oportunidade disse…
Se Deus existe, Kurtz está tendo uma oportunidade de rever seus conceitos e suas "certezas humanistas".
Michelle Alerta disse…

É impressionante essa OBSESSÃO PATOLÓGICA que alguns gays e ateus têm em relação ao Silas Malafaia.

Têm que repetir suas mentiras, lamentações fingidas e teorias conspiratórias em toda oportunidade possível, mesmo quando o assunto é outro.

E exibir todo seu ódio e sua MALAFAIOFOBIA.

Gente doente!

Michelle disse…
Michelle Alerta

Da mesma forma que é impressionante a obsessão, raiva e ódio patológicos que Silas Malafail tem em relação aos homossexuais.

Toda essa obsessão, raiva e ódio voltada contra um grupo social não é normal. Ele - sendo psicólogo - deveria saber disso e procurar fazer uma terapia para resolver isso. A nossa simples existência parece incomodar o Silas Malafaia às raias da loucura. E tanta raiva e ódio assim dentro de uma pessoa não faz bem. Esses sentimentos negativos prejudicam mais o Silas Malafail do que a nós...pode ter certeza disso.
Anônimo disse…
Michele alerta 23 de outubro de 2012 20:38
Ou você é uma alienada ou totalmente desinformada.
Não sei qual é o pior.
Pqdrocha.
Anônimo disse…
Anônimo23 de outubro de 2012 17:45.
Não é bem assim.
Vivemos em uma sociedade hipócrita e em sua grande maioria religiosa. Para uma pessoa religiosa e muito fácil de dizer sou cristão, não há censura, não discriminação, nada.
Já ateus, quando se revelam, tem que estar bem amparado em argumentos, que é o propósito do blog, senão!
Pqdrocha.
grato disse…
Silas Malafaia apenas reage aos ataques que gayzistas dementes, autoritários e totalitaristas desferem e contra toda a sociedade (e contra ele em especial, por ele ser atento e não se omitir).

Enquanto tantos se calam.

O Brasil tem muito a agradecer a Silas Malafaia por ele não se calar, e por ele reagir aos atentados gayzistas contra a democracia.
grato disse…
Silas Malafaia apenas reage aos ataques que gayzistas dementes, autoritários e totalitaristas desferem contra toda a sociedade (e contra ele em especial, por ele ser atento e não se omitir).

Enquanto tantos se calam.

O Brasil tem muito a agradecer a Silas Malafaia por ele não se calar, e por ele reagir aos atentados gayzistas contra a democracia.
Anônimo disse…
Só pq o Mala ataca os gays a olavete defende esse safado manipulador. Patético
Michelle disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Michelle disse…
grato,

Silas Malafaia é mais outro preconceituoso que vomita palavras cheias de ódio e raiva contra os homossexuais e contra pessoas que praticam outras religiões que não a dele. Isso é patético.

Sabe o que tb é patético? Ter gente que defende e aplaude o preconceito desse indivíduo.

Preconceito e discriminação são atitudes que devem ser condenadas, não aplaudidas.

Mas infelizmente são pessoas como vc que dão popularidade à um ser desprezível como Silas Malafaia e que fazem com que ele continue defecando pela boca palavras de ódio e preconceito contra todo mundo que não faz parte da religião dele e que não segue os dogmas pregados pela mesma entre os pedidos de dízimos exorbitantes.


Anônimo disse…
Exatamente como você vai estar quando morrer!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...