Pular para o conteúdo principal

Mundial é suspeita de ter meta para dízimo em Moçambique

Templo da Mundial em Maputo,
capital de Moçambique
O Ministério da Justiça de Moçambique está investigando a acusação de pastores recrutados no país pela Igreja Mundial de que a denominação brasileira impõe meta para arrecadação de dízimo.

O país africano é uma ex-colônia portuguesa e tem cerca de 20 milhões de habitantes. Além da Mundial, outras “seitas brasileiras” (expressão usada pela imprensa local), como a Igreja Universal, têm templos em Moçambique.

A adoção de metas para arrecadação de dízimo é comum no Brasil por parte de igrejas neopentecostais. Um vídeo que vazou para a imprensa em meados 2010 mostra Romualdo Panceiro, o segundo na hierarquia da Universal, dizendo que os sete pastores que mais arrecadaram dízimo iam receber como prêmio uma viagem para Israel.

Em Moçambique, a igreja de Valdemiro Santiago também é acusada de dar calote no Instituto Nacional de Segurança Social, embora o percentual de contribuição ao órgão seja descontado do salário dos pastores. Outra acusação é de que os pastores africanos ganham menos do que os brasileiros que para lá foram enviados.

Recentemente, dois pastores africanos em litígio com a Mundial fizeram um acordo em troca de uma indenização cujo valor não foi divulgado.

Valdemiro Santiago vai com frequência a Moçambique




Com informação do site moçambicano Verdade.

Universal dá prêmio aos pastores que mais arrecadam dízimo
junho de 2010

Fiéis morrem na abertura de templo da Universal em Maputo
março de 2011

Valdemiro Santiago.

Comentários

Anônimo disse…
Seitas do Brasil, câncer mundial. Ainda bem que nem todos os países possuem tantas pessoas suficientemente ignorantes como no Brasil para dar dinheiro pra esses charlatões.
Anônimo disse…
Um grande tampa na cara da crentalha, Haddad vai ganha em São Paulo!
Anônimo disse…
Corrigindo: Tapa!
Abraço por trás disse…
Seitas; exatamente isso. Um curral de ignorantes. Pobres diabos manipulados. Coitado desse povo. Assistem ao culto e vão pra casa de ônibus enquanto o pastor passa na frente da parada de ônibus com carro importado. Mas é bem feito. Prego nasceu pra levar na cabeça.

Ô, Brasil, quando é que teu povo vai deixar de ser tão besta?
Anônimo disse…
Nenhuma novidade.

Att.,

Espancador de Pastores
Unknown disse…
Toda empresa precisa estipular metas.
Abraço por trás disse…
28 de Outubro, na Praça da Paz, em Moçambique: o puto.
Lia de Souza disse…
É desalentador querer provar tantas coisas abstratas e não termos nem ciência jurídica capaz de provar algo tão rasteiro como tais seitas e vigaristas similares. Soa como o velho golpe do bilhete premiado, todos sabem que é pilantragem, até as vítimas que caem sabem, mas nada impede de gente mesmo sabendo cair na armadilha. Deve ser alguma habilidade hipnótica ou algo assim.
Haddad prefeito de São Paulo disse…
Tenho pena do povo pobre daquele povo, sessões e mais sessões de exorcismo, onde o cristianismo chega leva consigo o mal.
Diabo disse…
Concordo. O que precisa ter fim é essa verdadeira perseguição religiosa que muitos estão promovendo contra quem está trabalhando para pregar uma crença da qual não comungamos!

O Ministério Público deveria se preocupar com problemas realmente importantes, e não em promover perseguições contra essa gente que é livre para acreditar naquilo que quiser e da forma que quiser!

Não é por que não concordamos com as crenças dessas pessoas, que devemos agir com intolerância contra o direito delas exercerem sua fé!
Anônimo disse…
Diabo tua oficina são as cabeças ocas dos crentes.
O caipira que comprou o viaduto do xá, tambem tinha fé que estava fazendo um bom negocio.
Anônimo disse…
Maior pobreza, maior obscurantismo. Esses vigaristas nunca conseguirão sucesso em paises com niveis sociais altos.
Anônimo disse…
Medo, medo da morte, esse é o combustivel desses filhos da P...

Na verdade, criamos lendas que nos confortam, para que quando chegar a hora de vestir o 'Paletó de madeira' estaremos certos de ter um futuro feliz
satanás disse…
cadeia nesse bando de ladrão!!!! ou deportação pra síbéria, em campos de trabalho forçado.
Unknown disse…
O Diabo é sarcástico, mas, no fim, não deixa de ter razão.

Contudo, o Ministério Público deve ficar atento em relação aos crimes que essas igrejas, por ventura, cometam.

É claro que ficamos indignados quando vemos pessoas sendo feitas de idiotas. Ser idiota não é crime. Fazer os outros de idiota pode, ou não, ser crime.
Depende.
Anônimo disse…
Hahaha!! Eu sou moçambique, quando essa notícia passou no telejornal hehehe!!
Depois esses tais pastores ameaçaram-se nem pareciam homens De DEUS. Pff
Sergio disse…
Suspeita? Investigue corretamente e encontrara crimes para todos os gostos em todas as igrejas.
J. Tadeu disse…
É o Brasil exportando lixo antropofágico!

(... E pensar que a pessoa que me colocou neste mundo cão frequenta tal igreja... Quando simplesmente explicitei meu ceticismo com relação a "deus", tive que ouvir um discurso - papagaiado e em tom afetado de pregação - totalmente ridículo. Lembrei das palavras de César, mas em outro sentido: Tu quoque, Brute!)

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...