Pular para o conteúdo principal

Governo veta base aérea do Rio para missa do papa Bento 16

Ainda não se sabe quanto a visita
do papa vai custar ao cofres públicos
O governo federal vetou o uso da Base da Aeronáutica de Santa Cruz, no Rio, como local onde seria celebrada no dia 28 de julho em 2013 a missa do papa Bento 16, precedida por uma vigília dos participantes da JMJ (Jornada Mundial da Juventude).

A decisão se deve ao fato de que os gastos para preparar o local de modo que pudesse receber a multidão seriam elevados, além dos custos com a retirada dos aviões e equipamentos. A informação é do jornal O Dia, que não conseguiu saber a estimativa do montante que seria necessário sacar dos cofres públicos.

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) se encontrou na segunda-feira (22) com o prefeito Eduardo Paes com o objetivo de discutir outro local para a missa campal. Carvalho não quis descartar totalmente o uso da base área, mas já se fala, como alternativa, de uma área no bairro de Guaratiba, também na zona oeste da cidade.

Em junho, dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio, disse que a presidente Dilma Rousseff e a Aeronáutica já tinham autorizado o uso da base.

A praia de Copacabana foi mantida como local da missa de abertura da JMJ, celebrada pelo papa, e como ponto de partida de uma Via-Sacra. O encontro deverá reunir cerca de 2 milhões de devotos.

Em dezembro de 2011, a Assembleia do Rio aprovou uma emenda da deputada e militante do movimento carismático Myrian Rios (PDT) liberando R$ 5 milhões do orçamento do Estado para a organização e realização da JMJ. Não há, contudo, uma estimativa do total que a jornada e a visita do papa vão custar aos brasileiros.

Com informação de O Dia.

Campanha quer saber quem vai pagar os gastos da visita do papa.
setembro de 2012

Comentários

Anônimo disse…
Legal, foi uma meia-vitória, considerando a cabeçada que a ALRJ deu ao conferir verba pública para o evento carioca. Lamentável. Mas parabéns ao pessoal da Aeronáutica de Santa Cruz, apesar do motivo da proibição ser financeiro e não em função da LAICIDADE DO ESTADO.
Anônimo disse…
Qual a utilidade do evento ?
Anônimo disse…
Gastar dinheiro com merda, dinheiro que seria melhor investindo melhorando a educação e a saúde.
Anônimo disse…
Um doce pra quem souber responder!
Anônimo disse…
Quem deveria arcar são os cristãos, agora se ele viesse fazer uma visita como qualquer outro lider governamental o tratamento não deveria ser diferente ao dado ao presidente do irã..
Anônimo disse…
IBGE sobre concentração de alienados
Unknown disse…
A visita do Papa é um evento que, além de religioso, é turístico, pois trará ao Brasil católicos de outros países. A análise que deve ser feita, portanto, é se a visita do Papa será lucrativa para o Brasil ou não. Se houver lucro, ótimo. Se não, é melhor deixar quieto.
Anônimo disse…
Se referir a Mirian Rios como militante do movimento carismático não é um termo adequado a uma fundamentalista.
Anônimo disse…
Cobre-se dos cristão e da rede globosta, que é quem sempre ganha com esse eventos pois aproveita pra vender seus lixos.

Charles
Anônimo disse…
Trás na jaula eu quero tacar pão pra ele comer agora so basta decidi aonde vai montar o circo, quero que traga os malabaristas com roupas coloridas também.
Anônimo disse…
A questão não é se vai dar lucro ou não.
O lucro a que vc se refere seria obtido pelo setor privado. No máximo o setor público teria um aumento de arrecadação de impostos que, definitivamente, não superaria os investimentos públicos necessários.

Mais ou menos asssim:
1 - Governo gasta 5mi.
2 - Setor privado tem lucro com turismo de 10mi
3 - Governo tem lucro (impostos) de 1mi.

De qq forma, usar recursos públicos em eventos religiosos é proibido pela constituição brasileira. Portanto a discussão está no ponto errado.
Anônimo disse…
só pra completar: -(3) + (1) daria um preju aos cofres públicos de 4mi.

Portanto, dinheiro do contribuinte indo pro ralo.
Unknown disse…
Anônimo24 de outubro de 2012 15:57

Tens razão.
Anônimo disse…
Só se for lucro para empresários, ambulantes, etc. Já o desfalque de R$ 5 milhões nos cofres públicos, duvido que sejam ressarcidos em impostos.
Anônimo disse…
Enquanto se torra dinheiro público com essas coisas, vemos gente morrendo porque hospitais não têm equipamentos ou médicos.
Sergio disse…
Ja estao incluidos nas despesas a contrataçao de garotos para diverti-lo em seus aposentos?
Anônimo disse…
Disse tudo! É um absurdo gastar dinheiro público com atos religiosos.
Anônimo disse…
dinheiro jogado no lixo. E do bolso do contribuinte.

Isso que é foda. Isso me lembra o caso do Chico Buarque usando dinheiro publico pra lançar livro (acho que era isso) e tambem do caso do Michel Teló querendo usar dinheiro publico pra fazer documentário (sobre ele mesmo!!! argghhhh...).

Anônimo disse…
Com lucro ou sem não se pode usar dinheiro publico pra isso. Esses caras tinham é que ser banidos de qualquer lugar. Vão chegar aqui e ter tudo pago, tudo no luxo, etc pra promover o que afinal? A crença em seres imaginarios e rituais e outras maluquices religiosas?

pow, vai trabalhar, cambada de vagabundos! Financiem vocês mesmos seus besteiróis.
paulo disse…
Anonimo,a unica merda e você que não tem educação pilantra se dentifique seu merda
respeite se quiser ser respeitado gasta em mau educado igual a você melhor gasta com a vinda do PAPA garanto ele e mais util do que você.
Anônimo disse…
O cara sai lascando baixarias xingando o anônimo e vem pedir educação, e só diz o primeiro nome e vem exigir que o outro se identifique..
Esses crentolas só faltam andar de 4 e comer capim
Anônimo disse…
Pq o Sr. Chico Bento não vende aquele cetro de ouro e banca o seu evento? Tem milhões de trouxas pagando dizimo por aí, dinheiro não falta pra ICAR S.A.
No brasil sobra dinheiro pra inutilidades e falta nas coisas mais importantes, como saúde e educação. Patético.
Anônimo disse…
Mas é um quadrúpede mesmo, e colocando "Paulo" vc se identificou né? Todo mundo aqui agora sabe quem vc é.
O papa é uma porra de um velho inútil sim, ele vem fazer o quê além de alienar os tolos para torná-los fontes de renda para a igreja podre dele?
Garanto que se investissem esse grana nas escolas muitas passariam a ter papel para imprimir provas, a escola que eu fiz ensino médio por exemplo (finalizado no ano passado) passou quase 2 anos sem receber 1 centavo de verba do Estado, se não fossem as publicidades nos muros e em dois painéis no terreno rendendo um dinheiro nós estaríamos ferrados.
Só esses 5 milhões investidos na educação poderiam salvar o ano letivo de muita gente e vc vem me falar que o PAPA tem alguma utilidade?
Sergio disse…
Ate 2013 talvez o "criador" leve seu representante e nos nao vamos precisar gastar nada apesar que eu faria questao de doar meu salario para ajudar no enterro
Anônimo disse…
Nada alem da velha ladainha repetida a seculos. A propria igreja deveria alugar e pagar pelo espaço publico. Seus seguidores teriam que pagar ingresso, afinal que paguem pelo que querem ouvir. O resto da população não é obrigada a arcar com show alheio.
Sociedade disse…
Ele vem, com uso do nosso dinheiro público, DOUTRINAR OS NOSSOS JOVENS para que sejam cabresto das forças cristãs.

Isso pode, mas educar nossos jovens contra a assassina homofobia, isso nós não admitimos, pois seria "doutrinação" a despeito dos valores cristãos ensinados por seus pais!

Dinheiro público é para financiar obras e eventos cristãos ou que não contrariem os preceitos cristãos. A propósito, é para reforçar a nossa FORÇA CRISTÃ que vamos financiar a vinda de vossa santidade ao nosso país!

Anônimo disse…
Vão promover o fortalecimento político da religião, simples assim. E vão utilizar dinheiro público, que deveria estar sendo aplicado em benefícios sociais, para promover essa força política disfarçada de conto de fadas.
Don't worry, be happy! disse…
Isso será cortesia da casa!
Anônimo disse…
Se ele bancasse a si próprio já estaria falido.
Anônimo disse…
Somos uma nação cristã!
Gastamos muito mais com eventos cristãos internos, e quase ninguém reclama, pois somos uma nação cristã, de fato!
Anônimo disse…
somos uma nação de jumentos...
Anônimo disse…
num adianta não. Logo colocam outro retardado no lugar.
Anônimo disse…
minha nossa, até quando o povo vai ser tão estupido?





nããããããããããããooooooooooooooooooo
Anônimo disse…
a molecada ta lascada.
Anônimo disse…
Que nada, eles gostam e sabem que depois podem extorquir uns padrecos. Não se esqueça daqueles marmanjos que filmaram uma relação com um padre, depois chantagearam ele para receberem 30 mil (ou eles o denunciariam), e no final das contas, os safados denunciaram o velho padre (sem devolver os 30 mil) e ficaram numa boa, se passando por "vítimas"...

Mas é isso aí, como dizem os defensores de estupradores de estupradores detentos, TODOS os casos envolvendo adultos e menores, o adulto é um monstro e os menores as pobres vítimas.
Anônimo disse…
O que mais tem é DI MENOR procurando padrecos pra se relacionar e depois extorquir. É o que acontece quando temos leis alienadas e alienadoras em detrimento da realidade e da justiça.
Michelle disse…
Anônimo (25 de outubro de 2012 08:30)

E onde na Constituição está escrito que o Brasil é uma nação cristã? É mesmo! Em lugar nenhum.

Agora que o Brasil é um estado laico, isso eu tenho certeza que está lá.
Michelle disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Michelle disse…
É um absurdo essa visita do Ratzinger ser custeada com dinheiro público.

O ICAR tem condições de sobra de custear cada viagem ao exterior que o Ratzinger faz e fará. Mas não! A ICAR tem a cara de pau de deixar o governo arcar com essa visita com o dinheiro do contribuinte que seria melhor gasto com saúde, educação, moradia, melhoria nas estradas e segurança.

Pq deus nenhum vai ajudar os brasileiros que não têm acesso à uma escola decente; os brasileiros que perderão suas casas e entes queridos na temporada de chuvas; os brasileiros que sofrerem acidentes em rodovias esburacadas; os brasileiros que forem assaltados ou sequestrados ou assassinados, etc, na porta de suas próprias casas, na volta pra casa do trabalho ou da escola, no seu local de trabalho; brasileiros agonizando e morrendo nos corredores de hospitais públicos lotados e com poucos médicos e enfermeiros; e por aí vai...não importa o qto o carinha de vestido e chapéu bizarro reze na praia de Copacabana.
Anônimo disse…
No papel? kakaka

Na prática? Sim, somos uma nação cristã! Fazemos e acontecemos em nome de Cristo, e não tem papel que nos impeça de fazer!
Anônimo disse…
o papa é pop...rico e afortunado, ele q alugue um estadio e reuna seus seguidores.

se for dar pro papa vai dar tbm pra todas as religioes.
Michelle disse…
Anônimo (26 de outubro de 2012 23:45)

O Brasil não é uma nação cristã. É um país laico, onde este país é neutro em relação às crenças religiosas.

O Brasil não era um país laico na época do Império. Ainda bem que não vivemos mais naquela época.

Na verdade, a Constituição é que garante a sua liberdade de acreditar no deus que vc quiser e de ter a religião de sua escolha e isso só acontece pelo fato do Brasil ser um país laico, onde é garantido a liberdade de credo e de falta de credo.

Infelizmente a laicidade do estado está ameaçada graças às instituições religiosas de doutrina cristã e graças principalmente aos políticos evangélicos e católicos que legislam em nome de suas respectivas doutrinas, crenças e igrejas, esquecendo que eles estão lá como representantes de toda a sociedade brasileira, não apenas da parcela cristã evangélica e católica dessa sociedade.

Se vc não gosta que este papel não permita que se dê regalias e privilégios à sua religião, saia do Brasil e vá morar no Vaticano onde o carinha de vestido e chapéu bizarro é a autoridade religiosa e política máxima daquele país.
Eliezer disse…
Uai ele podia usar o espaço novo que o Marcelo Rossi inaugurou na sexta-feira, já tava bão!!
apenas um pensandor disse…
vi muitos comentários aqui dignos de um intolerante devemos nos respeitar seja católico ou ateu como no caso ou evangélico ou budista seja judeu seja lá o que for acima de tudo somos seres humanos, seres governados não apenas pela razão mais pela emoção, deveríamos nos respeitar e aceitar as escolhas seja qual for se você escolheu ser ateu tudo bem te respeito assim como eu posso escolher ser qualquer coisa a questão fundamental é o respeito por isso não juguemos os outros, deixamos que eles sejam responsáveis pelas sua próprias escolhas responsável pelo seu próprio julgamento e o que estão fazendo é certo ou errado respeito é a palavra chave pense sobre isso na próxima vez que for critica alguém por ser ateu ou católico ou evangélico ou espirita judeu, ou do candomblé ou seja lá o que for a critica é perigosa, por que fere o orgulho das pessoas, e as criticas são como pombas sempre voltam aos pombais ou sejam se eu critico você por ser isso ou aquilo ela retornará novamente a mim mesmo como na lei de Newton a cada Ação se tem uma reação por isso a palavra chave é o respeito mutuo eu respeito sua escolha e você respeita a minha escolha simples assim.
Anônimo disse…
"e as criticas são como pombas sempre voltam aos pombais"

E comentários vazios como o seu são como cagadas de pombas, vai lamber a bota desse vegetal religioso.


João Alberto disse…
É um evento religioso, uma conversa da juventude católica com seu líder espiritual. Não se gastará dinheiro público e trará mais dinheiro para o Rio do que Copa e Olimpíadas juntas.

É justo vocês não desejarem que gastem dinheiro com a proteção do Papa, mas se essa for a linha de raciocínio não deve-se nem proteger o Barack OBama se este vier ao Brasil, ou a qualquer chefe de governo, já o Papa é chefe de governo do Vaticano.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos