Pular para o conteúdo principal

Vereador expulsa servidor por desrespeito à leitura da Bíblia

Guarda empurra
Montero para 
fora da Câmara

João Manuel dos Santos (PTB), presidente da Câmara Municipal de Piracicaba (SP), expulsou na sessão de ontem (29) o servidor do Ministério Publico Regis Montero (foto), 34, porque permaneceu sentado durante uma leitura da Bíblia. Piracicaba tem mais de 360 mil habitantes e fica a 164 km da capital.

O vereador André Bandeira (PSDB) já tinha iniciado a leitura da Bíblia quando Santos o interrompeu para pedir que Montero se levantasse. O servidor se negou.

Guardas municipais e PMs colocaram Montero e outra pessoa que estava fotografando a desavença para fora do plenário. Imagens da TV da Câmara reproduzidas pela EPTV [ver síntese abaixo] mostram o momento em que Montero é pego pelos braços pelos policiais.

Santos disse à imprensa que estava apenas cumprindo o regimento interno da Câmara Municipal. Para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), contudo, Santos colocou o regime interno acima da Constituição, segundo a qual nenhuma instância de governo pode se envolver direta ou indiretamente com crenças religiosas.

“O Estado brasileiro é laico”, disse Odinei Assarisse, presidente da OAB de Piracicaba. “Ninguém pode ser impedido de acompanhar a sessão na Câmara por não ser católico.“

 Ele afirmou que Montero, se quiser, poderá recorrer à Justiça contra a “medida exagerada” do presidente da Câmara. "Se o servidor se sentiu ofendido, cabe a ele tomar as atitudes necessárias”, afirmou. “Não vejo motivo para a retirada dessa pessoa do plenário.”

Robson Soares, diretor jurídico da Câmara, disse que a leitura da Bíblia faz parte do regime interno desde a criação daquela casa legislativa. Ele acusou Montero de “badernar” a sessão. Mas as imagens não confirmam essa versão de Soares.

 “Não obrigamos ninguém a acompanhar a leitura, mas que essa pessoa respeite as regras da Casa ou que se retire”, disse.

Montero é integrante do movimento “Reaja Piracicaba”, que tem feito manifestações contra o aumento de salário dos vereadores.

Vereador chama polícia contra cidadão



> Fonte: G1

Câmara só autoriza em plenário culto de duas religiões, diz Wyllys


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas