Pular para o conteúdo principal

Campanha mostra o ataque da religião à liberdade de opinião


Censura religiosa
esta voltando com força  
O CFI (Centro de Investigação Internacional, na tradução literal), uma organização de livres pensadores e humanistas com sede nos Estados Unidos, está fazendo uma campanha pela liberdade de expressão, tendo em vista o número crescente de casos de pessoas reprimidas sob a acusação de blasfêmia.

Um vídeo [ver acima ] da entidade destaca alguns exemplos dessa repressão, que são os seguintes, conforme ordem de entrada nas imagens:

Primeiro exemplo: Alexander Aan, 31. O indonésio foi condenado a 2,5 anos de prisão por publicar no Facebook charges sobre Maomé e por ter escrito no Facebook que “Deus não existe”.

Segundo: Integrantes da banda punk Pussy Riot. As russas Yekaterina Samutsevich, Nadezhda Tolokonnikova e Maria Alyokhina foram condenadas a dois anos de prisão sob a acusação de difundir ódio à religião por terem feito um protesto contra o presidente Valdimir Putin dentro de uma igreja ortodoxa.

Terceiro: Rimsha Masih. Menina cristã de 11 anos do Paquistão ficou algumas semanas presa porque teria cometido o crime de ter queimado algumas páginas do Corão. Ela tem um retardo mental. Na semana passada, ela foi declarada inocente diante da suspeita de que um líder muçulmano teria montado uma farsa para incriminá-la. Mas, de início, ela correu o risco de ser condenada a uma longa pena de prisão e até à morte.

Quarto: Asia Noreen. A camponesa paquistanesa cristã Asia Bibi, como ela é conhecida, foi condenada em 2010 à forca por ter cometido blasfêmia. Em um bate-boca com outras mulheres, ela argumentou que Cristo tinha morrido para salvar a humanidade dos pecados, diferentemente de Maomé, que nada fez de bom para as mulheres. Um sacerdote muçulmano — e marido de uma das mulheres — denunciou Bibi a um tribunal religioso.

Quinto: Sanal Edamaruku, 56. O cético indiano foi denunciado à polícia e à Justiça pela Igreja Católica pelo crime de blasfêmia por mostrar na TV que o “milagre” do gotejamento de água benta de um crucifixo é, na verdade, uma infiltração de um encanamento. No momento, Edamaruku se encontra foragido para não ser preso.

Sexto: Alber Saber. O ateu egípcio foi preso por ter postado no Facebook o trailer do filme “A Inocência dos Muçulmanos”. Ele aguarda uma sentença da Justiça.

Sétimo: Hamza Kashgari, 23. O jornalista saudita foi preso sob a acusação de blasfêmia por causa de alguns de seus twittes considerados ofensivos Maomé. Religiosos fundamentalistas pedem a sua condenação à morte.

O Centro de Investigação afirma, em seu site, que essas prisões, entre outras punições impostas por governos ou pela justiça religiosa, demonstram, neste 2012, que os direitos humanos se encontram sob forte ataque do fanatismo religioso, o que até há pouco tempo era difícil de se imaginar.

Com informação do CFI (Center for Inquiry).





Estados e igrejas não têm poder para impedir a liberdade de opinião
por Carlos Eduardo Lins da Silva em setembro de 2012

Religião contra liberdade de expressão.


Comentários

Anônimo disse…
Eis a inquisição, senhoras e senhores.
Anônimo disse…
Acho que você precisa fazer uma matéria sobre as testemunhas de jeová.
Poucos tem conhecimento a respeito.
Anônimo disse…
O grupo femem fez um protesto com os dizeres "Estupra-me eu sou uma imoral" porque polícias estupraram uma mulher e alegaram que ela é uma imoral , acho que foi na Tunísia que isto aconteceu.
Anônimo disse…
Tudo isso é muito estranho, até parece que as religiões se "uniram' exatamente prá combater o avanço da laicidade estatal e das liberdades humanas. O Brasil não está imune a isso e se nós não abrirmos os olhos ...!
Sergio disse…
Juizes nao devem ser religiosos para evitar a nova inquisiçao
Anônimo disse…
Saibam os fatos antes de chamar as Pussy Riot de inocentes

http://www.nytimes.com/2012/08/21/opinion/the-wrong-reasons-to-back-pussy-riot.html?_r=0

Elas foram presas por, além da performance na igreja, fazer sexo grupal num museu (a líder estava inclusive grávida na orgia), atear fogo num carro da poícia e pichar uma ponte com figuras fálicas. Fazer somente uma dessas coisas te levaria à justiça em qualquer país com um mínimo de civilidade.
Anônimo disse…
Não sei sobre as Pussy Riot mas e quanto aos outros casos? Eles eram culpados também?

Eu acho que o mundo está retrocedendo nessa questão. A religião está a ponto de dominar o mundo outra vez; e não adianta argumentar que o número de ateus está cada vez mais crescendo, porque isso é só numa parte do mundo, ainda existe outra onde a religião ainda é dominante.
Anônimo disse…
Quanto a banda Pussy Riot eu acompanhei muito bem, a igreja Russa solicitou clemencia para as moças, embora tenha condenado o ato na igreja.

Quando ao cético indiano o processo esta sendo perpetrado por leigos católicos e n pela igreja católica como disse o post.

http://www.newscientist.com/article/mg21428714.000-miracle-buster-why-i-traced-holy-water-to-leaky-drain.html


Graças a Deus temos a internet!
Anônimo disse…
E depois falam que o apocalipse é contra eles kakaka até a onu, esta apoiando essas loucura religiosa. Pra onu esta tudo normal matar a pedradas uma mulher por adulterio, enforcar um homossexual por causa do cristianismo do islamismo e depois os idiota fala que vão ser perseguidos e blá blá blá, esses cristãos por exemplo sempre que tiveram poder eles que matavam e perseguiam.
Caruê disse…
Quando as bruxas eram queimadas a Igreja católica falava sobre clemencia das almas que seriam purificadas com a dor.
O pedido de clemencia é irrelevante a questão é que o crime de blasfêmia não deveria existir.
Anônimo disse…
Costumo dizer que se cristo hoje voltase se decepcionaria com as praticas religiosas e o pior de tudo e bem capaz de cristo, jamais seria aceito por igreja nehuma. Ai EU PERGUNTO, PORQUE AS IGREJAS IRONICAMENTE COMBATEM O ATEISMO E O CÉTICISMO ATRAVEZ DA VIOLENCIA E DA INTOLERANCIA ? PORQUE NÃO COMBATERIAM ATRAVEZ DA MISERICORDIA E DO AMOR? ENTÃO COMO ACREDITAR QUE A RELIGIÃO É O MELHOR CAMINHO PARA A PAZ ESPIRITUAL? MEIO LOUCO ISSO
andrenalina disse…
Mas ai são outros crimes, elas foram condenadas a 2 anos pelo clip na Catedral, ou eu estou errado?
Anônimo disse…
É bem capaz que Cristo fosse ateu (tem um artigo sobre isso aqui no Paulopes) após ver primeiramente as descobertas feitas pela ciência que derrubaram mitos existentes em sua época, e segundo as milhões de merdas que a Igreja e muitas pessoas fizeram em seu nome.
Anônimo disse…
Caruê4 de outubro de 2012 10:46

Putz, até quando vai ficar com este papo de a Igreja a anos queimou fulano, beltrano? a menos de 100 anos a URSS matou mais de 60 milhões de pessoas
Mello disse…
Sobre este ataque do obscurantismo no Brasil:
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=366400540103676&set=a.214358381974560.51423.214343268642738&type=1&theater
Unknown disse…
a velha falácia, eles mataram em nome de uma ideologia ew não da descrença em deuses.
Caruê disse…
Engraçado a incapacidade de comentar oque é relevante ou seja o crime da blasfêmia, eles falarem de clemencia enquanto operam por debaixo dos panos uma tentativa de censura.
Quando o comunismo era a grande esperança para os povos de muitos países inclusive o Brasil a defesa do comunismo vinha muitas vezes unida ao ateísmo, mas isso é passado essa relação não existe mais existem inúmeros ateus neo-liberais.
Também sou a favor da blasfêmia de políticos e ditadores, podem ser igrejas ou governos estes devem conviver com a critica, este é um ponto fundamental da democracia.
outra lista disse…
Ok.

Agora façam a lista de ataques de ateístas e gayzistas contra a liberdade de expressão:

Obras censuradas e pessoas ameaçadas e/ou punidas, no Brasil e no mundo, por falarem coisas que a militância gay/ateísta não gosta.

Reservem uns bons gigabytes pra lista.
Anônimo disse…
Bom eu não acompanhei muito o caso delas mas pelo que está escrito AQUI no post e outras postagens aqui do blog, ficou entendido que elas fizeram o protesto DENTRO da igreja, e talvez até sem permissão de responsáveis pelo local etc... uma coisa seria fazer isso na rua onde é um espaço neutro, outro é entrar em um local específico para fazer isso.
É como um grupo de integrantes de uma escola de samba querer fazer festa , ensaiar e ficar xingando no galpão de outra... não é nem pela blasfemia , acho que respeito precede a crença religiosa e no caso delas foi é pura falta de bom senso e respeito.

Isaac

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih