Pular para o conteúdo principal

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos.

O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos.

A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie.

Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.”

Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso de enfrentamento de problemas não são necessariamente incompatíveis entre si. “Se um religioso está doente, ele pode ir ao médico e também ir rezar na igreja”, disse. “Da mesma forma que um ateu, além de procurar o médico, em um momento de desespero pode realizar uma oração.”





Com informação da USP

Ateus são mais caridosos que crentes, sugere estudo.
maio de 2012

Ateísmo.

Comentários

Quanto custou essa pesquisa??? Faço pela metade do preço ... e chego a mesma conclusão.
Keli disse…
“Da mesma forma que um ateu, além de procurar o médico, em um momento de desespero pode realizar uma oração.”

Que merda. Já começou a pesquisa mal. Religiosos não sabem ser imparciais em suas pesquisas. Quem deveria fazer isso seria ateus ou agnósticos. Não teístas, no caso.
Aleatório disse…
Onde foi dito que o cara era religioso?
Cláudia Mahyrá disse…
Jura que alguém financiou este 'estudo'?
David César disse…
No dia que em um momento de desespero eu orar para algum deus, acho que já estarei morto a uns anos... Um ateu que realmente é, não para para pensar em religião, deus e afins, os mesmos tem muito mais coisa para fazer e para pensar/produzir...
Fabio disse…
O pessoal não entendeu bem, faz todo sentido dizer que um ateu DOENTE "pode realizar uma oração", basta que a doença em questão afete diretamente o cérebro e a capacidade de raciocínio do sujeito.
Taci Gielow disse…
"Da mesma forma que um ateu, além de procurar o médico, em um momento de desespero pode realizar uma oração.”

Somente um religioso pra falar uma asneira dessas em relação a ateus, esse babaca num vai fazer um trabalho de pesquisa cientifica, mas sim de induzir suas hipoteses como teorias..RIDICULO!!
Na boa, se o cara é ateu ou irreligioso, nunca vai buscar forças em orações, justamente por não crer em divindades ou milagres. Achei que ia ler algo bacana aqui, mas por favor!
Anônimo disse…
QUERO O RESULTADO DESSA PESQUISA NESTE SITE......BJSSSSSSSSSS
Rita Candeu disse…
concordo...

supor que ateu em desespero vá fazer oração é um absurdo

essa pesquisa já começou mal... muito mal...
Plim! disse…
A principal diferença é que o religioso deve dizer que a solução do problema ocorre graças a Deus, enquanto que o ateu não.
Gabriel disse…
Falou besteira, um ateu convicto pode mudar de opinião, e se voce não acredita nisso, aposto que seria um perfeito exemplo de uma ateista que faria orações sra Keli
Plim! disse…
Se o ateu fizer uma oração e Deus não atender, isto confirma para o ateu idéia de que Deus não existe.
Regis disse…
A partir do momento que um suposto ateu faz uma oração a qualquer divindade não é mais ateu e provavelmente nunca foi. Que ateu tem a oração como opção realística?
Anônimo disse…
O autor afirma que em um momento de desespero, um ateu, além de ir ao médico, pode fazer uma oração, como um teísta pode fazer, mostrando que não são incompatíveis. Vemos na história pessoas que se voltaram ao cristianismo após momentos de desespero, como o gênio da física Blaise Pascal, que após um vida de libertinagem se tornou um defensor ferrenho do cristianismo ao escapar da morte, sendo também um grande teólogo e filosofo. Próximo a mim teve casos assim, onde um vizinho ateu em momento de muita dor pediu pra fazerem uma oração que teve resultado. Por isso não acho tão absurdo essa possibilidade, pois como diz Millôr Fernandes "O cara só é sinceramente ateu quando está muito bem de saúde.".
Leandro Lawall disse…
Acredito que um ateu possa rezar em um momento de desespero, assim como um católico ou evangélico pode recorrer ao candomblé em um momento de desespero.

Pois veja bem, o desespero pode dificultar o uso das faculdades mentais.
Osame Kinouchi disse…
Meu pai era ateu mas num momento de doenca levou minha mae em centro espirita. Acho que seria tiro no pé dizer que "no true ateu" faz oracao em um momento de desespero total. Pois isso significaria que religiosos podem usar tanto meios de cura seculares (medicina) como meios de cura de efeito placebo (oracoes) enquanto que os verdadeiros ateus só teriam acesso a um metodo de cura, sem capacidade de usufruir das curas por meio de efeito placebo...
Osame Kinouchi disse…
Devemos lembrar que no caso da medicina secular, 1/3 do efeito do tratamento se deve à fé (confianca) que o paciente tem no medico e 1/3 ao efeito placebo simples (melhora apenas por achar que está sendo tratado). Apenas 1/3 da melhora se deve ao efeito real dos medicamentos ou tratamentos, e é justamente por isso que devemos levar em conta o efeito placebo ao avaliar a eficacia de um remedio...
Anônimo disse…
De todos os grupos que se engajam em guerrilhas virtuais os que mais me impressionam são os ateus. A fé deles num mundo melhor sem deus é tal que um só membro do grupo poderia mover cordilheiras inteiras. Hoje se tornaram aquilo que perseguem.

Chatos virtuais, imaturos e despreparados em sua maioria para um debate sobre fé (que confundem com cristianismo, parece que todo ateu é cristão). Destilam ódio com piadas ofensivas se auto intitulando arautos da razão enquanto replicam trechos de falas de Dawkins (o profeta máximo da fé ateistica) aos quatro cantos sem ao menos ponderarem sobre aquilo que replicam.

São meninos mimados (ao menos se comportam assim) que se revoltaram contra a obrigação de irem para a missa ao domingos quando eram crianças, que acreditam piamente que toda a injustiça no mundo é prova, hora que deus não existe, hora que ele é mau, o contrassenso de tudo é que acreditam como beatas na razão humana, como se não fosse o homem fonte de toda injustiça. Agem como pessoas que usam óculos escuros à noite para mostrarem personalidade.

O reflexo do abismo já os atingiu, foram engolidos pela sombra da intolerância, preconceito e violência, características que adoram apontar nos que professam alguma fé em um deus. São como os cachorros que perseguem ao próprio rabo.


Fernando disse…
A melhor coisa que existe é orar com a convicção de que Jesus está ao seu lado de modo pessoal. Estou convicto de que morrer é só um pular de cerca e encontrar a paz em Jesus. Enquanto isso não acontece faço orações e procuro amar ao próximo. Isto não dói e não custa caro, ao passo que o pecado conduz a morte eterna.

"A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
Tiago 5:16"
Anônimo disse…
Dá pra ver o baixo nível dos que acreditam na farsa.Bravateiam e ofendem as pessoas, além de se auto-proclamarem mais inteligentes que os outros.Pra isso tem remedinho viu.
Anônimo disse…
Existe ateus posers; eu já cruzei com o caminho de alguns. Eles são iguais ou piores que os religiosos fanáticos. Vivem apelando para autoridades (citam Niezstche - erroneamente pq nunca leram um livro do cara na íntegra - Dawkins, Sam Harris, etc), não sabem formular um argumento coerente; ficam falando mal de deus (o que é contraditório, um ateu falar mal de deus é como se assumisse crer naquele deus); apelam pra clichés, não sabem o que falam, etc.

Anônimo disse…
“Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, e a sua religião é vã." (Tiago 1:26-27)

Tentar convencer alguém a força a acreditar no que você acredita além de antiético, é algo que vai contra a ideia de um pais Laico.....Não é você que prova, e sim o espírito que confirma, e isso só vem através da dignidade e retidão....Antes de falar, limpemos os nossos Vasos.....Antes de criticar devemos ter um respaldo digno......

Wanderley disse…
Achismo não é pesquisa.
Anônimo disse…
O filho de satanás como sempre pregando a bíblia hua ka ka ka ka
Wanderley disse…
Bom, aí faz sentido...rsrs
Anônimo disse…
O anônimo primeiro anda bastante perturbado com a ateismo, será porque hein?? Porque a fé de cristãos e o que quer que seja fica tão abalada diante de assuntos abordados por quem não acredita em divindades mágica.
Wanderley disse…
Paulo Lopes, isso aqui de cima é trollagem, esse sujeito já escreveu isto em outr tópico, por favor delete isto!
Fernando disse…
IIawall.
Essa afirmação não procede no caso de Cristãos fíeis que amam a Cristo.

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28"

Anônimo disse…
"Wanderley3 de setembro de 2012 14:13"


Refute meu pensamento não minha pessoa.....Se você se julga tão sábio, seja mais educado com seu próximo.....As pessoas tem o direito de discordar....Não somos obrigado a engolir à força tudo que nos apresentam....O espaço é democrático, e ao contrário de você, eu acho bacana sua participação....De outra forma, eu procuraria um espaço onde as pessoas pensam da mesma maneira que eu.....
Anônimo disse…
"Anônimo3 de setembro de 2012 14:13"



Cara!na boa!cala aboca!deixa de fala merda veio!são pessoas como vc que fazem do ateismo a piada que é hoje em dia!vc não passa de mais 1 pseudo-ateu!fato!se não tem argumentos ou capacidade parta debater seriamente, então CALE-SE!!


vamos debate serio?


Anônimo disse…
Um estudo já mostrou que orar não melhora empiracamente o estado de saúde podendo ser piorado e trazendo mais angústia para o infermo. Como se diz orar e fazer nada e acreditar que esta ajudando, o curandeiro valdomiro santiago foi tratar seu joelho num dos melhores hospitais do pais, quando que o deus dele que o deus judaico oferece que tudo que lhe pedirem sera feito .. Na hora do infarto ninguém corre com o infartado para a igreja porque sabem da inifeciência de deus nesta hora então eles correm logo para o médico.
Anônimo disse…
Anônimo3 de setembro de 2012 14:05

Que "cristão" você é? Não sabe o que diz. Talvez um ateu disfarçado.
Anônimo disse…
O que é debater serio? Seu esquisito!! Aposto que você é mais um metido a intelectualóide. Hahahaha e outra aposto que você é crente também ...
Raphael Dias disse…
Como assim ateu "poser"? Não existe verdadeiro ou falso ateu. Ser ateu é bem simples - não acreditar em divindades. Não tem nada a ver com gosto em literatura, opinião política, conhecimento científico, inteligência, nada disso define um ateu. A única coisa que o define é a descrença em deuses. Agora se o cara cita Nietzsche direito ou não, foda-se.
Anônimo disse…
"Anônimo3 de setembro de 2012 14:23"


Cara vc acabou foi dando razão ao que foi dito... vc foi intolerante com um ponto de vista diferente do seu... eu sou ateu e concordo... tem um povo aí que tá quase batendo na porta das casas e dizendo.. "oi você já ouviu a palavra de Dawkins hoje?"
Anônimo disse…
Começando qual a tua visão sobre o que é ser ateu? O que significa isto pra você ##
Raphael Dias disse…
Tá bom, agora de que vai servir esse estudo? Pra descobrir que, quando um religioso fica doente ele reza, e o ateu, na maioria das vezes, não? Alguém dê um prêmio para esses acadêmicos geniais!
Anônimo disse…
"Anônimo3 de setembro de 2012 14:22

Anônimo3 de setembro de 2012 14:05

Que "cristão" você é? Não sabe o que diz. Talvez um ateu disfarçado."


Vc não é cristão....Vc não passa de mais uma mula de curral de falsos profetas...
Aleatório disse…
Os argumentos de vocês são fracos e não mostram que o cara é realmente um religioso.
Felipe... disse…
“Da mesma forma que um ateu, além de procurar o médico, em um momento de desespero pode realizar uma oração.”

Essa pesquisa foi feita por uma instituição burra, e religiosa né?

Desde quando ateu reza?
Anônimo disse…
"Filho de Abraão.3 de setembro de 2012 14:00'

"Anônimo3 de setembro de 2012 14:22"

tenho pena de vcs. não sabem o que fazem...são completamente cegos.não percebem e não enxergam mais nada...pois cairam na escuridão...
Anônimo disse…
Ora, por que um ateu não pode fazer uma oração num momento de desespero? Momentos de desespero provocam atitudes desesperadoras.
Não esqueçamos das limitações e medos do ser humano e do que ele é capaz nestes momentos de dificuldades.
Religiosos, por exemplo, quando doentes, compram remédios ao invés de rezar, confiam na inteligência do homem ao invés dos milagres de deus, e as vezes as situações nem são tão desesperadoras assim. Seriam eles ateus? Não, continuam acreditando em deus, mas tomam remédios ao invés de rezar.
O que acontece é que o ser humano quase sempre tem medo de morrer, e, em situações extremas, podem fazer de tudo, coisas sem sentido. Rezar, uma delas...

Winston Smith
Samuel disse…
Um amigo me disse uma vez que qndo Deus aparecer e falar comigo como fez com ele eu vou passar a acreditar e procurar a religião. Eu respondi, não meu amigo, eu vou procurar é um psiquiatra e parar de beber.
Anônimo disse…
A escuridão se apoderaram de vcs....
Anônimo disse…
Neo-ateísmo (ou anti-teísmo) é uma nova postura adotada por ateus a partir de um movimento iniciado por Sam Harris e Richard Dawkins. Basicamente, é uma postura militante e proselitista do ateísmo baseado em ideais típicos de mentes revolucionárias......

O povo TEM QUE ENTENDER que pode e deve existir leis que não conhecemos.....Se vc esperar encontrar um alien, BASEADO NO QUE VC SABE, vc vai morrer na praia meu amigo!...O universo é imenso para existir apenas nossa fisica, nossas leis, nossa logica!....
Anônimo disse…
Da lhe wikipedia, e já vai começar com as filosofias sem fim . . Tenha dó faça o favor e ainda quer discutir serio..
Anônimo disse…
E o que tem a ver leis que não conhecemos com ateismo?
Anônimo disse…
Discutir religião (ou a falta dela) é uma grandíssima perda de tempo, pois não leva ninguém a lugar algum e apenas gera atritos desnecessários entre aqueles com ideologias diferentes....Acredito que todos tem o direito de crer ou não naquilo que bem entenderem, seja Deus, Lúcifer, Buda, Odin, E.T de Varginha, "O TODO PODEROSO E GLORIOSO DEUS METAL" ou qualquer outra entidade que lhes satisfaça, desde que não fique ENCHENDO O SACO daqueles que não acreditam na mesma coisa.....Todos tem a liberdade de demonstrar as coisas em que acreditam, desde que haja MODERAÇÃO E BOM SENSO, mas como isso anda em falta na humanidade nos últimos tempos (e espero que seja o final dos tempos) já viu a merda que dá né...É certo que a maioria das religiões tem lá seus seguidores mais fanáticos, e justamente esses são aqueles que mais enchem o saco nas redes, mas uma coisa que vem me surpreendendo é a quantidade de ATEUS fanáticos que também existem por ai a solta....Eles negam a existência de qualquer entidade superior, e estão em seu direito, mas também acreditam serem os portadores da "VERDADE", já que se baseiam na "CIÊNCIA"(Pseudociencia) e na suposta "inteligência mais aguçada"(rsrsrs) que possuem, e na maioria das vezes ao invés de apenas fazerem pequenos e HUMILDES convites a reflexão ( pois acredito que a humildade é a mais poderosa arma de uma pessoa inteligente) eles mesmos iniciam GUERRAS SANTAS tentando converter os adeptos de religiões ao ato da "não fé", ou seja, fazem a mesma coisa que os religiosos fazem, porem sem acreditar em nada... Não é IRÔNICO ???....Religião (ou a falta dela) é uma coisa para ser levada dentro de sí, e não usada para bater na cara dos outros, ou então não passará de um "'futebol sem bola" onde egos se chocam.....
Anônimo disse…
Beleza ateu calado é ateu... Ateu ativo é neo-ateu...Richard dawkins é ateu ou neo-ateu?
Raphael Dias disse…
A única diferença entre um ateu e um neo-ateu é a data de nascimento. Neo-ateus são recentes. A descrença é a mesma. Pessoalmente, penso que os ateus antigos tinham mais qualidade literária (Sartre, Camus, o já citado Nietzsche, Cioran...) do que os "neo", mas isso não significa nada.
Anônimo disse…
"Anônimo3 de setembro de 2012 15:07

Beleza ateu calado é ateu... Ateu ativo é neo-ateu...Richard dawkins é ateu ou neo-ateu?"

Não...ele é pastor mesmo...rs...
Anônimo disse…
"Raphael Dias3 de setembro de 2012 15:21"

Muitos são ateus por necessidade de autonomia moral, ou seja, não ter que prestar contas de seus atos a ninguem....Outros são ateus porque possuem problemas não resolvidos com a "figura paterna"....


Professor Paul Vitz, Ph.D (Stanford University, 1962) é professor de Psicologia da Universidade de Nova Iorque....Estuda como a religião se relaciona com a psicologia, e também se envolve na temática psicologia e arte.....Paul Vitz se contrapõe aos psicólogos da religião e suas tentativas de desvendar as origens psicológicas das crenças religiosas.....Examina as raízes psicológicas do ateísmo e questiona a validade das conclusões de Sigmund Freud, e Feurbach, em relação à religião......Postula uma ligação entre o ateísmo e orfandade...Em que levanta a hipótese de que um relacionamento ruim com a figura paterna(pai/mãe) e a satisfação de não ter que “prestar contas” moralmente para ninguém ajudam a sustentar a preferência pelo ateísmo.....A tese da Fé do órfão sustenta que os crentes famosos, como por exemplo, Blaise Pascal , Edmund Burke , Friedrich Schleiermacher , Karl Barth e Dietrich Bonhoeffer , tinham pais fortes e amorosos, enquanto que figuras ateistas como Thomas Hobbes , Voltaire , Sigmund Freud , Mao Tsé-Tung e Adolf Hitler, todos tinham pais que eram fracos, sem amor, ou ausentes..Filósofos, professores, e tiranos políticos que denunciam a Deus se fazem disso, a fim de reviver experiências traumáticas da infância e inconscientemente procurar ajudar a explorar mais do que qualquer tipo válido ou respeitável de processo de raciocínio....Paul Vitz afirma que o ateismo militante ou fundamentalista é, em grande medida, gerado por necessidades psicologicas peculiares de seus defensores, normalmente associadas a distorções da figaura paterna...


Freud , tambem diz que, distorçoes de carater e equivocos de raciocinio resultam dos conflitos que uma pessoa possa ter ter tido com seus pais durante a infancia....
Chico Estevam disse…
Christopher Hitchens, falecido ano passado vítima de um câncer, foi aliciado diversas vezes por teístas a se converter quando sua morte já era aparentemente inevitável. Não cedeu!!! Verdadeiro ateu!!! Enfrentou a morte de forma serena. Celebrou seus últimos dias em um leito de hospital escrevendo seu último livro, Mortality! #FatalityTeístas!!!!
Felipe... disse…
É aquele velho argumento do ateu na hora da morte se converte, e eu to cansado dessa hipocrisia.
Felipe... disse…
Pergunte se o Christopher Hitchens rezou durante o leito no hospital.
Raphael Dias disse…
É tanto anônimo que fica difícil saber quem está falando o quê, pra quem. Mas não importa.

Os problemas pessoais, morais, paternos, de uma pessoa, não altera o fato de que, um ateu somente não acredita em deus. Motivos variam de pessoa pra pessoa, mas o resultado final é o mesmo. É claro que o motivo faz com que as atitudes e opiniões do ateu em questão varie, mas é justamente isso que eu quis dizer. O ateu não é um grupo, não é um estilo de vida, é apenas uma pessoa que não crê em deus. Todas as outras opiniões, motivos, vontades e atitudes, são pessoais.

Quanto ao psicologo que você mencionou. Esse é um assunto delicado, pois eu poderia dizer que o crente, portanto, é fraco devido a super-proteção paterna e, ao se ver separado da figura aparentemente onipotente durante a infância, sente a necessidade de criar figuras paternas eternas, por medo da exposição, da vulnerabilidade que a morte do pai real gera. Isso, fazendo a arriscada suposição que, todos os ateus tem problemas paternais, o que não é verdade, pois eu me relaciono muito bem com o meu pai. And now Joseph? Isso derruba a teoria do Paul Vitz? Não necessariamente, mas é uma variável. Também é arriscado assumir que todo o crente tem pais perfeitos. Nem quero mencionar que Hitler não era ateu, pois isso já foi discutido tantas vezes e em tantos lugares diferentes, que eu já me sinto cansado, mas - Hitler não era ateu.
John Constantine disse…
O "Filho de Abraao" (Cristao, Fernando, etc) é so:

bla-bla-bla
caga
defeca
bla-bla
patati-patata
defeca de novo
Walter Cruz disse…
Nenhum. Se orar é porque nunca foi ateu de verdade.
Walter Cruz disse…
Seu vizinho não era ateu, apenas dizia ser. Eu acredito que um ateu de verdade jamais se entregaria a rezas para se curar. É quase a mesma coisa que um cristão fervoroso se converter ao islamismo pq as orações pra g-zuis não surtiram efeito.
Walter Cruz disse…
Um ateu de verdade não se converteria no leito de morte. Fazendo uma analogia tosca, seria o mesmo que um cristão fervoroso se converter Hinduísmo para tentar se curar.
Ryoko Fodástica disse…
esse cara só pode ser da fiel IURD ou um fã do Olavo de Carvalho
Anônimo disse…
O dono deste texto é um fanatico , texto fraco amparado em sentimentalismo, o que você quer afinal? Que as coisas sejam do seu jeito?
Anônimo disse…
Quem é você para falar alguma coisa de Deus?...Você nem acredita que ele existe!..Como você pode simplesmente discutir sobre aquilo que voce considera ser uma fábula?...Tá drogado é...Porra?..........Vá lavar uma roupa....
Anônimo disse…
"Anônimo3 de setembro de 2012 17:36"


Meu caro, ninguém por ai está querendo impor a fé cristã sobre ninguem, nem Jesus ordenou isso...Perseguição e intolerância houveram e até hoje há quem aja assim....Porém, generalizar e insinuar que a intolerância é algo inerente a todos os cristãos, é o mesmo que dizer que todos os ateus são iguais a genocidas como Stalin, ou alienados como Dawkins.....A verdadeira fé não depende da religião....Só depende de si mesmo....Mas é mais fácil acreditar em algo que alguém prega do que perceber sozinho a existência de Deus.......Religiões são apenas instrumentos do homem....Por muitas vezes de carater de controle...Por outras apenas educativo....Pode ser bom...Pode ser ruim....Só depende de como for usado......A religião quando íntima só dá bons frutos, o problema são os cultos exteriores, esses que deformam as sociedades, gerando atraso no progresso das massas.....Quando grupos se juntam para pregar esta ou aquela doutrina e formam sociedade, este sim serão os criadores do preconceito, da exclusão e perseguição......
Anônimo disse…

"Ryoko Fodástica3 de setembro de 2012 17:26"


Quem é você para falar alguma coisa de Deus?...Você nem acredita que ele existe!..Como você pode simplesmente discutir sobre aquilo que voce considera ser uma fábula?...Tá drogada é...Porra?..........Vá lavar uma roupa....
Anônimo disse…
Como os neo ateístas ganham um debate irrefutavelmente: "Ah, teísta, vai se fudê".......rsrsrsrs......
Anônimo disse…
Admitam!! o movimento/crendice de vcs virou uma completa piada! rs !
Anônimo disse…
Eu não entendo as pessoas dizem que existe um deus e que este deus é amor, mais a pessoa não sabe explicar o que seria este amor , agora olhando na bíblia diz que deus amou o mundo de tal forma que deu seu filho único por ele.. O complicado é que analisando o mundo era de deus ele não precisava de dar nada por ele..mais então o crente começa a falar sobre livre arbitrio, mais o livre arbitrio dos crente so serve pra justificar o deus deles., mais para homossexuais e mulheres que abortam o livre arbitrio já não vale mais... Por isso eu digo deus é só imaginação , cientificamente todo mundo deveria ser ateu pois até hoje ninguém sabe dizer se deus tem massa ,do que ele é feito etc...fora isto ,tudo é especulações vazias.
Anônimo disse…
Vc é um autentico pseudo ateu....Vou na ferida....Vou faze-lo experimentar do proprio veneno que tanto espalha...Pra ver se aprende que não é assim, que as coisas se resolverão.....Pensa que eu não sei?!....Não passa de um homossexual frustrado e ressentido devido a rejeição, desprezo e marginalização da sociedade em que vive.....Seu comportamento e postura em geral, nada mais é que uma forma de vingança e retaliação....Patetico...
Anônimo disse…
Na bíblia ainda fica pior para acreditar em deus, porque primeiro o mundo foi ele que fez, a árvore do bem e do mal foi ele que fez e colocou no jardim..terceiro a cobra falante foi ele que fez..e quarto ele sabia que tudo iria dar errado antes mesmo de fazer ou admita que este deus não é perfeito e nem onipotente e nem onisciente..
Anônimo disse…
Anonimo das 15:56 você é patetico até parece que você falou olhando para o espelho.. Vai cuidar da sua vida.. Você quer atenção? procure um homem ou uma mulher se vira..
Anônimo disse…
Cada um imagina construir o próprio “ateísmo” quando o contemporâneo se originou no materialismo dialético soviético, fundamentado no átomo como “tijolo básico”, partícula fundamental. Derrotada tal premissa física pelo aspecto quântico, diluída a ditadura soviética que arriou sua bandeira sem luta, terminou a sustentação desse ateísmo.
O culto nortecoreano aos patriarcas da nação deles se assemelha a um culto tribal, de uma das nações mais atrasadas do mundo que é a Coreia do Norte, seria comparativamente algo pré-Tupã.
Após a Física Quântica e a Psicologia Analítica não existe mais distância estanque entre Religião/Religiosidade e Ciência, o próprio presidente da dita ATEA cita nos próprios pronunciamentos o Inconsciente Coletivo, conceito descoberto por Jung e que contribui para reaproximar Religião/Religiosidade e Ciência.


Anônimo disse…
Um mundo em que todos sejam ateus é incompatível com a consciência, a filosofia, o conhecimento e a própria condição humana.....Isaac Newton, James Prescott Joule, Albert Einstein, John Ambrose Fleming, Thomas Alva Edison, Wernher Magnus Maximilian Von Braun, William Thomson Kelvin, Guglielmo Marconi, Ernst Werner Von Siemens, Carl Friedrich Gauss, André Marie Ampere, Alessandro Volta, todos esses físicos, matemáticos, biólogos, enfim , cientistas de grande calibre, acreditavam na existência de Deus. Ou ao menos na possibilidade de uma entidade divina. E mais: Kepler, Boyle, Bartolomeu de Gusmão, Pascal, Leibniz, Bayes, Cauchy, Euler, Boole, Fresnel, Faraday, Henry, Dalton, Stokes, Pasteur, Mendel, Maxwell, Riemann, Gibbs, Rayleigh, Compton e Donald Knuth, para enumerar apenas alguns nomes muito conhecidos. Suas vidas e obras corroboram o entendimento fundamental de que "o teísmo revelado nunca se ofereceu como uma fuga da racionalidade." (Carl F. H. Henry, Remaking of the modern mind.)....Nós, os cristãos do ocidente, temos um patrimônio cultural científico de mais de 1500 anos. O cristianismo é responsável direto pela evolução da ciência em um método sistematizado de investigação atraves da observação e experimentação. Essa colaboração na criação e estabelecimento desses paradigmas é causado diretamente pela influência cristã....Ateísmo só é status entre quem é inorante quanto a história da ciência. Acreditar em Deus não é uma necessidade. É constatação do óbvio....
Anônimo disse…
E o que isso tem a ver anonimo? Cientificamente seu deus não pode ser provado e nunca foi portanto cientificamente ele não existe. O que existe sao metaforas e hipoteses, alucinações.. O que na igreja eles chamam de descida do espirito santo.. Na umbanda é chamado de pomba-gira...a religiao trás aspectos que gera alucinações..eu assistindo um documentario sobre uma tribo africana eles falavam em deus e dizia ter poderes curativos, mais o deus deles não era o deus cristao ..
Anônimo disse…
eu gostaria de fazer uma oração atéia, mas fico em duvida com qual dos milhares de Deuses irei chamar em socorro... p
Anônimo disse…
Quem nao acredita por falta de prova nao é ateu, é agnóstico. Ateu é quem "acredita piamente" que um Deus "nao" exista, tambem "sem provas" (como pode ser "provado" que algo "nao" existe?) -desculpe pelo excesso de aspas...
Anônimo disse…
Anonimo você esta usando falácias de apelo a autoridade por exemplo o doutor fulano de tal acredita em deus portanto deus existe.. O que é isto anonimo que vergonha..pra ciência deus esta morto até o presente momento.. A ciência não é filosofia anonimo trouxa, ciência é outra coisa , mais parece que você não entende ou gosta de se fazer de palhaco na internet...
Anônimo disse…
Sim anonimo com relação a deuses a ciência é agnóstica, deus é indeferente para a ciência..mesmo porque como que a ciência vai saber quantos deus existem .. Como que eles se formaram.. Qual a massa deles.. De onde vem o poder magico dos deuses.. Como saber empiracamente que só existe um deus.. Como saber que pelo metodo que este deus veio existir mágicamente não veio existir vários simultaneamente.. Mais pra ciência até o momento deus esta morto..
Anônimo disse…
"Anônimo3 de setembro de 2012 18:26"

Quem não conhece estudos importantes como a exegese bíblica, filologia, semântica hebraica, aramaica, greco-latina, filosofia pura, quem não conhece hermenêutica, arqueologia, simbologia oriental e do oriente médio antigo, vai falar besteiras mesmo...Vai ler a Bíblia no sentido "ipsis literis" ou "ipsis verbis"...Quem não consegue entender o simbolismo bíblico, não entenderá nada da Bíblia...Quem não entende nada, critica a religião e pensa que é inteligente....A maioria dos Neo Atéistas são criaturas inseguras....Sentem imenso prazer em demostrar sua pseudo inteligencia debochando/atacando a crença dos outros....Afirmam que os crentes são vitmas de lavagem celebral mas os mesmos não passam de papagaios de pirata de oportunistas como Richard Dawkins....O Bispo Edir Macedo deles......





Dawkins e a maioria dos ateus militantes são hipócritas, por quererem simplesmente tornar o ateísmo popular, mas fingindo que estão "defendendo" a razão.....Quem quer apenas "popularizar o ateísmo" tem necessidade de incitar os outros a fazer o que ele dita, zombar e ridicularizar a crença alheia?...Me desculpe, mas a quem estão tentando enganar?....Por Favor Ateus...Guardem suas "crendices" para vcs mesmos....O objetivo de Dawkins e da maioria dos ateus militantes é tornar a crença no ateísmo popular, só isso....Nunca foi tornar a crença no ateísmo racional e a crença no teísmo irracional como eles insistem em dizer....Não é à toa que Dawkins é chamado de "Aiatolá do ateísmo", pois ele próprio é tratado como um "deus" pelos neo-ateístas....E depois, os cristãos é que são os fanáticos fundamentalistas...rs.....Gosto de ver o Dawkins, ele mostra o quanto o movimento neo-ateu é pouco inteligente!......Uma piada esses ateus, e o pior é que se acham os arautos da racionalidade......
Anônimo disse…
Raphael Dias, esse anônimo é só um troll - T-R-O-L-L - , olha nos comentários do post sobre Hitchens:

http://www.paulopes.com.br/2012/09/hitchens-se-manteve-ironico-ate-o-fim.html
Anônimo disse…
E o ateísmo também é outra. :)
Anônimo disse…
Puro orgulho de Christopher Hitchens.
Ryoko destruidora de crentódies disse…
qual é a desse cara se diz ateu e fala como um crente daqueles bem fanáticos
Anônimo disse…
Anonimo o que você disse não tem nada a ver é só um apelo emocional seu.. Exegese hermeneutica astrologia tudo isto não serve de nada.. Vai estudar a exegese islamica e você vai crer que maomé é o profeta que alah é deus.. Eu já li muito sobre isto e você já leu? Me parece que você é só mais sentimentalista..Seu deus continua morto para a ciência até o momento.. Nos moldes bíblicos fica pior ainda acreditar que este deus possa existir... Porque ele fez tudo , fez adão e eva, fez a cobra falante pra enganar adão e eva.. Fez a fruta que não podia comer e quando tudo o que este deus fez deu errado ele ficou louco da vida como se não soubesse sendo ele mesmo que fez tudo..
Walter Cruz disse…
Um debate de anônimos ... que legal. Eu acho que o anônimo apresentou bons argumentos, mas o anônimo também soube argumentar. Entretanto, o anônimo parece ter mais conhecimentos que o anônimo, e se o anônimo não fosse tão vago em sua colocação, certamente o anônimo concordaria. Por fim, o anônimo está certo e o anônimo está totalmente errado.
Anônimo disse…
Anônimo 3 de setembro
de 2012 18:33
"Anônimo3 de setembro
de 2012 18:26"
Quem não conhece
estudos importantes
como a exegese bíblica,

.... Putz sao estudos importantíssimos mesmo hahahaha,ah anonimo para você é uma piada... Se fossemos olhar na bíblia seu deus deu um belo exemplo de como aniquilação não serve pra nada...e de como ser onisciente e fazer tudo pra dar errado e quando der errado ainda ficar louco com isso. E depois ainda matar o proprio filho só de mentirinha..porque tudo o que ele fez sabendo que iria dar errado deu mesmo errado..
Anônimo disse…
"Na umbanda é chamado de pomba-gira"

pfffff...aqui se ve/constata o nivel da coisa toda...é como eu disse!! não sabem formular um argumento coerente; não passam de mulekis imaturos e despreparados em sua maioria para um debate sobre fé, ficam falando mal de deus (o que é contraditório, um ateu falar mal de deus é como se assumisse crer naquele deus); apelam pra clichés, não sabem o que falam, etc.Patetico...Uma Piada!!


Ryoko destruidora de crentódies disse…
esse crente repetui essa frase 3 vezes
Anônimo disse…
"Walter Cruz3 de setembro de 2012 18:55"


Pronto!e la vem as panelinhas! ja vão começar a chorar?! a fazer bikinho e a rolar no chão pra que se livrem dos anonimos?! são umas crianças mimadas mesmo!!Meu Deus....Socorrro....
Anônimo disse…
O espirito santo tanto. a pomba gira é a mesma coisa.. O edir macedo mesmo chamou as pessoas cheias do espirito aquelas que ficam rodando, caem no chão e ficam dando risadas de endemoninhadas... Mais pra mim tudo é só delírio... Estes fenómenos você pode observar em várias tribos... Só muda os nomes e os deuses...
Anônimo disse…
"Ryoko destruidora de crentódies3 de setembro de 2012 18:54

qual é a desse cara se diz ateu e fala como um crente daqueles bem fanáticos"


como é que é?Ryoko a destruidora de crentódies?! hahahhaha....essa dai assistiu naruto demais!esses otakus!rsrsrs! vc ta é pedindo/querendo um golpe da minha 'espada" né china?!perai que ja ja vou mete a minha espada em ti! rs...não é as Wakizashis(cotoco) da qual esta acostumada a levar...entre sua gente..rs..
Anônimo disse…
Admita Ryoko destruidora de crentódies! Vc é mais uma china frustrada com a sua gente! porque esta acostumada a levar só Wakizashis(cotoco)!nunca levou uma vara bem dada de um negão na bunda pra aprender!rs!tem inveja do negão!não aguenta o rojão!
Éton disse…
Um ditado antigo diz que a Esperança é a última que morre.
Uma estória antiga da Grécia fala de uma caixa da Deusa Pandora que, aberta, deixou sair todos os males que afligem a Humanidade. Só restou, lá no fundo, a Esperança ou Crença Irracional, segundo algumas interpretações.

Pascal via o Ser Humano como um tubo. Mas, supondo que sejamos caixas. Algumas destas caixas alegam que podem se desfazer da última chama e mesmo assim manterem-se iluminadas; dizem que já se desfizeram daquilo que está no fundo de toda caixa que já existiu e mesmo assim se mantém completas, plenas, com tudo aquilo que não precisa ser sustentado pela Esperança.

Na Caixa de Pandora, a Esperança estava no fundo porque era o suporte de todos os outros pensamentos. Estes, enquanto suportados por ela, eram considerados bens; entretanto, ao escaparem da caixa, sem seu valioso suporte, tornaram-se males.

A Esperança é a última que morre porque ela morre com a Caixa!

Se Ateus são caixas sem Esperança, então guardam males dentro de si! E se a Esperança já morreu, a Caixa também está morta!
Anônimo disse…
"Anônimo3 de setembro de 2012 18:35"

Apelar ao emocional é uma técnica clássica para curto-circuitar a análise racional e portanto, o sentido crítico dos indivíduos....Além disso a utilização do registo emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para ali implantar ideias, desejos, medos, pulsões ou comportamentos…O emocional rompe suas defensas.......
Ryoko cada dia mais envergonhada com os crentalhas disse…
aqui tá infestado de crente ad hominenistas
Anônimo disse…
Admita Ryoko!ficou gamadona no maranhão não foi !!hahahaha....
F Cardoso disse…
Que interessante ! Temos um gênio aqui. Vamos fazer o seguinte: retirar dos medicamentos os princípios ativos e deixar os 2/3 que sobram - que na visão do estudioso acima, é o que realmente importa. Com certeza os gastos com saúde seriam enormemente reduzidos, uma vez que os 2/3 restantes não tem preço. Daria até para pagar a dívida interna do governo. Um gênio, não tenho outa palavra para me referir ao crentóide.
ateu em avião caindo disse…
Os ateístas revoltados acima, que juram que um ateu nunca vai rezar, se esquecem que frequentemente a célebre frase dá as caras em suas pobres vidas:

"Não existe ateu em avião caindo".
curável disse…
O cara poderia ser ateu antes, e deixar de ser.

Ateísmo não é doença sem cura.
Anônimo disse…
Existem dois tipos de ateus....Aqueles os prudentes e sensatos que não tão nem aí quietos na sua e os "ativistas" que são como evangélicos no avesso...Simplesmente alienados, pentelhos e insuportáveis..............Esses ateus falam mais de Deus dos que crêem Nele...São uma piada..........
Anônimo disse…
"Nós, os cristãos do ocidente, temos um patrimônio cultural científico de mais de 1500 anos. O cristianismo é responsável direto pela evolução da ciência em um método sistematizado de investigação atraves da observação e experimentação."

Meh

Os 1001 anos da esplendorosa ciência islâmica

Ryoko cada dia mais envergonhada com os crentalhas disse…
Admita Ryoko!ficou gamadona no maranhão não foi !!hahahaha.... esse aí verme só pode ter a cabeça suja
Anônimo disse…
"Ryoko cada dia mais envergonhada com os crentalhas3 de setembro de 2012 22:36

Admita Ryoko!ficou gamadona no maranhão não foi !!hahahaha.... esse aí verme só pode ter a cabeça suja"


vc não me engana china!Esta louca por um safado cabeça suja né Ryoko!é uma reprimida e frustrada !esta fissurada e louca por um safado cabeça suja! Admita !Adora um verme de cabeça suja né!ficou envergonhada e sem jeito né!esta fisssurada e molhada com a minha cabeça suja né!eu sei!sinto seu cheiro daqui!vc quer!vc gosta de ser humilhada e metida como uma cachorra!vc gosta de se sentir assim né!admita!


Anônimo disse…
Mackenzie? Isso era pra ser sério?
Roger Wolff disse…
"Da mesma forma que um adulto, além de procurar um dentista, em um momento de desespero pode colocar o dente embaixo do travesseiro pra ver se vira moeda no outro dia."
Anônimo disse…
Quanto a essa "pérola" rapaz, tenho meu "testemunho": ano passado voltando de viagem meu avião entrou numa turbulência terrível, só via os comissários correndo desesperandos vendo se estavam todos com os cintos afivelados, um deles até perguntava se deveria mostrar como usar o colete salva vidas denovo, essas coisas. Minha única reação foi pensar se haveria alguma forma fácil de identificar meu corpo no pior caso, pra que minha família não ficasse sem ter algo pra enterrar.

Meu avião (obviamente) não caiu, não rezei, tampouco me converti.
Pinóquio disse…
Testemunho de um ateu anônimo, corajoso e fodão.

E que só fala a verdade, como eu.
Anônimo disse…
Vai lá dar dinheiro pro silasbodevelho fazer implante de cabelo seus trouxas, ele deve ter pagado milhares de dólares para médicos ateus fazerem crescer cabelo na careca dele agora que ele usa uma peruca postiça implantada ele vai dar glória ao deus ciência e ao deus otario pagador de dizimo..
Anônimo disse…
resposta típica de crentinho contrariado #mimimi
Walter Cruz disse…
Muito fácil argumentar anonimamente, né? Medo de digitar o nome no debate? Aliás, isso aqui está longe de ser um debate.

Comentários anônimo pra mim vale o mesmo que um papel higiênico usado.

Comentários de trolls nem merecem resposta.
Anônimo disse…
Dentre os muitos trolls ateístas e gays que infestam este blog, esse(a) tal de "Ryoko-qualquer-coisa" é um dos mais retardados.
Anônimo disse…
Crente é um iludido, ateu é um desiludido, simples assim !
Anônimo disse…
"Anônimo4 de setembro de 2012 02:05"

Nunca discuta com um idiota ele te rebaixa ao nível dele e te vence pela experiência.
Anônimo disse…
Falou mais um ateu iludido.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Michelle César Dias disse…

Impressionante essa obsessão patológica que alguns ateus e gays têm com o Silas Malafaia!

Sentem uma compulsão que os leva a xingar o Silas (ou o Olavo de Carvalho, ou o Julio Severo), mesmo em posts que não têm nada a ver com o assunto!

Anônimo disse…
Anônimo das 2:29, se ferrou !, não sou ateu, sou agnóstico, pois prefiro ficar em cima do muro do que falar besteiras, não sei se há ou não algo superior a nós, e essa discussão entre crentes e ateus já encheu o saco !
Anônimo disse…
"Michelle César Dias4 de setembro de 2012 02:41"


é porque trata-se de falsos profetas!Vc não é cristã....Vc não passa de mais uma mula de curral de falsos profetas.tenho pena de vcs seguidores destes falsos profetas. não sabem o que fazem...são completamente cegos.não percebem e não enxergam mais nada...pois cairam na escuridão...A escuridão se apoderaram de vcs...estão em pior situação/mais perdidos do que os pseudo ateus daqui...


“Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, e a sua religião é vã." (Tiago 1:26-27)

Tentar convencer alguém a força a acreditar no que você acredita além de antiético, é algo que vai contra a ideia de um pais Laico.....Não é você que prova, e sim o espírito que confirma, e isso só vem através da dignidade e retidão....Antes de falar, limpemos os nossos Vasos.....Antes de criticar devemos ter um respaldo digno......



Anônimo disse…
Religião faz a politica do conformismo. Dai o poder de manipulação. Ja o Ateu reage com mais enfase a este mundo hostil. Encarar a vida em sua plenitude sem amparos sobrenaturais é muito mais dificil.
Anônimo disse…
"Não há ateus em aviões caindo."

-- O avião esta caindo! ... YHWH1? Vishnu? Mazda? Anyone?
Ryoko disse…
aqui está infestado de crentes fanáticos falando coisas que não tem nada a ver com esse assunto, não sei como o paulo permite comentários como o do cara que abusa da falácia do escocês
Bruno Matos disse…
Ateísmo nem doença é.
Anônimo disse…
Michele vai lá lamber as bota silas malabodevelho, é incrível que esses crente que se dizem pastores sempre recorrem à ciência para resolver seus problemas e problemas até de vaidade como a siloca piruca implantada fez..obcessão tem seu pastorzinho de merda, que vive nas costas de gente trouxa vendendo livros que não serve nem pra ele , que também anda de carro blindado e seguranças armado este cara é canalha safado da pior espécie.
Wanderley disse…
Pois é Ryoko, o Paulo Lopes parece que abandonou o próprio blog...virou zona!
Anônimo disse…
Mais um da patrulha nazista anti-anonimato...
Anônimo disse…
A olavete e suas generalizaçoes e preconceitos que tanto critica nos ateus. Por acaso estava em todos os avioes que cairam ou tiveram maus momentos, pra afirmar esse chavao ridiculo e infantil de que nao existe ateu em aviao caindo? Nao projete suas ideias de borra-botas nos outros,só vai conseguir se passar troll cabeça dura.
Anônimo disse…
faz um esquema comigo que eu te mostro a luz com o meu cajado sua safada!!!meu cajado é magico! te fara ver estrelas!huahuahuahua.marca que te mostro o fanatico.essa dai ta implorando!safada!pensa que eu não percebi que ficou envergonhada e sem jeito!
Anônimo disse…
Pronto!e la vem as panelinhas! ja vão começar a chorar?! a fazer bikinho e a rolar no chão pra que se livrem dos anonimos?! são umas crianças mimadas mesmo!!Meu Deus....Socorrro....
Yuri disse…
Pensei que comentários de trollagem seriam apagados. Mas pelo o menos podemos ver a verdadeira natureza desses fanáticos quando perdem a razão.
Anônimo disse…
As vezes esse paulopes se comporta pior que os crente. Um comentário inteligente sem medo ofenças mais escrito em caixa alta ele deleta na hora.. A crentelhada deve gostar daqui porque aqui eles se mostram quem realmente são e só confirma ainda mais o que dizemos sobre os religiosos e as religiões , por fim eles mesmo nos dão razão de que estamos cada vez mais certo e que religiosos são cada vez mais falsos e hipocritas.
Paulo Lopes disse…
Não me importo com as opiniões extremadas de crentes e de descrentes. Aqui há liberdade de expressão. O que me irrita mesmo é ler, entre outras coisas, "ofenças", com "ç".
ui disse…
Ateuzete gay retardadate - que chama de "olavete" e de "troll" todos que a contrariam - reclamando de "generalização" e "preconceito"...

Mais uma amostra da falta de autocrítica (e de senso de ridículo) da figurinha.
incurável disse…

Alguns ateus que aqui comentam garantem que o verdadeiro ateu nunca deixa de ser ateu.

Segundo esta teoria ateísta, o ateísmo é uma doença sem cura. Acompanha o doente até a morte.

Anônimo disse…
hummmm... parece que atingi um nervinho da olavete!
Conforte-se nos mamilos peludos do teu ídolo astrólogo.
Michelle disse…
Esse negócio de que não há ateus em avião caindo é bobagem.

Se há pessoas que acreditam em deus - seja ele qual for - que está num avião caindo e começarem a rezar, duvido mto que alguma força externa irá contrariar a lei da gravidade e impedir o avião de cair ou impedir de algumas dessas pessoas virem a - infelizmente - morrerem no acidente.
Michelle disse…
Anônimo (4 de setembro de 2012 16:07)

Que parte de "O texto do leitor pode ser promovido a post. Comentário escrito só com letras maiúsculas e trollagem serão deletados." (ênfase minha) vc não entendeu ou não quis entender?

É patético essa choradeira e mania de vitimização.

Não é mto difícil postar mensagens sem o uso de caixa alta. Qualquer pessoa que tem um computador e um cérebro que funciona direito sabe fazer isso. Mas tem algumas pessoas que têm uma necessidade patológica tão grande de chamar a atenção que digita td em caixa alta, como se estivesse berrando a plenos pulmões.

Escrever um texto todo em caixa alta é visualmente confuso e desagradável, ainda mais qdo não colocam parágrafos ao mudar de assunto.
Michelle disse…
Se uma pessoa se sente bem ao rezar diante à alguma dificuldade, beleza. Direito dela e respeito isso. Mas eu prefiro agir à ficar rezando por alguma ajudinha dos céus.
a seguir disse…
A pessoa não reza só para o avião não cair.

Reza também para não se danar na próxima etapa, que pode vir depois da morte.
Michelle disse…
Michelle César Dias

Da mesma forma que não dá pra explicar (ou será que dá? hehe) a obsessão patológica que Olavo de Carvalho, Júlio Severo e Silas Malafaia tem com homossexuais.
Michelle disse…
Como eu não acredito em vida após a morte...

Se o avião está caindo e a minha morte é certa, fazer o quê? Vou gritar e td provavelmente, mas nada que as pessoas fizerem vai mudar isso.
Anônimo disse…
Alguem ja averiguou a autencidade desta noticia ?
Michelle disse…
Guilherme Toneloto

Tá no site da USP: http://www5.usp.br/15873/laboratorio-do-ip-investiga-religiao-a-partir-do-ponto-de-vista-psicologico/
última chance disse…
Na hora final, você pode mudar de idéia.
Michelle disse…
última chance

Não msm. Mudo de idéia a respeito da existência de deuses e vida após a morte apenas se me apresentarem provas concretas. Se isso não acontecer até o dia que eu cair morta, vou morrer sem acreditar em deuses, sem acreditar em paraíso e inferno e sem rezar.
Anônimo disse…
Tosco. Só.
última chance disse…
Lá, na hora final (ou até mesmo bem antes), você terá oportunidade de rever sua lista de exigências.
última chance disse…
...sua lista de exigências. E de vaidades.
Michelle disse…
última chance

Eu não tenho medo de morrer, mas tb não tenho a mínima pressa pra deixar de existir. Essa é a única vida que eu tenho e é pura perda de tempo se preocupar com uma vida após a morte que ninguém - isso inclui vc - sabe se existe.

Eu não exijo nada sobre a existência de deuses ou de vida após a morte, a existência ou não-existência dessas coisas são irrelevantes pra mim.

Eu sou a única responsável pela minha vida e serei até o dia de minha morte qdo deixarei de existir.

Qdo eu morrer, voltarei a um estado que já estive antes de nascer: a não-existência. Isso é um fato.

Vida após a morte não passa de conjectura que pessoas que têm medo de deixar de existir acreditam para se sentirem melhor.

O nada pode ser assustador para algumas pessoas. Mas não é pra mim.
Danilo J Santos disse…
Pq perdi tempo lendo isso?
E ainda comentei.
Será que foi só pelo fato da curiosidade e achar que aqui tinha alguma coisa com um bom Fundamento.
Aff
Anônimo disse…
Eu não entendo as pessoas que perdem tempo para escrever que perderam tempo no blog e depois voltam para ler se alguém respondeu, continuando a... perder mais tempo.
Anônimo disse…
Se não existe ateu em avião caindo, quero lhes lembrar, que também não existe cristão em avião que caiu. MORREM TODOS, o que deixa claro que rezar não faz com que aviões não caiam... portanto INÚTIL.

Ah, mas salva a alma. Que alma?! Isso não existe! Aviões caem, rezas não funcionam, você vai morrer e vai deixar de existir, encare os fatos.
Anônimo disse…
Só pessoas infantis necessitam de um tutor celestial, como bem disse Freud...
Anônimo disse…
Se ateismo é doença,a religião é a perda do raciocinio.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Só é ciência o que se aplica aos métodos científicos, e tudo mais é pseudociência. Simples assim

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Defesa do uso da homeopatia é irresponsável, antiética e possivelmente criminosa

Matrix tem muita religião escondida, como outros filmes, de comédias a dramas. Por quê?

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Linchamento da cientista Hipátia faz 1.600 anos. E a Igreja ainda não pediu perdão

Religião não é fonte de moralidade, mas um freio que atrasa a humanidade, afirma Daniel Dennett