Pular para o conteúdo principal

'Jesus Cristo Superstar' é cancelado por causa de ortodoxos russos

da BBC Brasil

Um teatro na cidade russa de Rostov (sul) desistiu da produção do conhecido musical "Jesus Cristo Superstar", após a peça ter sido alvo de protestos de cristãos ortodoxos.

A ópera-rock, de Andrew Lloyd Webber, estava prevista para estrear no mês que vem, interpretada por uma companhia teatral russa e pela Filarmônica de Rostov.

Mas manifestantes argumentaram que a obra projeta uma imagem "errada" de Jesus Cristo. Os ortodoxos formalizaram sua queixa com a Promotoria local e escreveram para a gerência da Filarmônica, informou o jornal local Rostov Times.

Citando uma suposta "nova lei que protege os direitos dos fiéis", eles descreveram o musical como uma obra "profana" que deveria ter sido submetida à aprovação da Igreja Ortodoxa Russa.

No entanto, um porta-voz da igreja ressaltou à agência Associated Press não ter nenhuma relação com os manifestantes e com sua petição contra "Jesus Cristo Superstar".
Interferência

A notícia do cancelamento da peça pegou os artistas de surpresa e despertou críticas entre os que acham que a religião interfere demais na vida pública dos russos.

Ao mesmo tempo, tramita na Duma, Câmara Baixa do Parlamento do país, uma lei que poderá criminalizar a ofensa a "sentimentos religiosos dos cidadãos".

Sensibilidades religiosas se tornaram neste ano um tema político na Rússia, diante da punição à banda de punk Pussy Riot, condenada após realizar um protesto contra o presidente Vladimir Putin dentro da catedral ortodoxa de Moscou.

Quanto ao caso de "Jesus Cristo Superstar", um porta-voz da Promotoria de Rostov afirmou à agência Interfax que o pedido dos manifestantes ortodoxos será avaliado e "a decisão apropriada será tomada".

A ópera-rock estreou na Broadway, em Nova York, com sucesso, em 1971, e desde então ganhou versões em teatros de outros países e no cinema, contando os eventos que levaram à crucificação de Jesus Cristo. A peça já havia sido apresentada na Rússia diversas vezes nas últimas décadas.

Rússia está a um passo de se transformar em Estado clerical.
setembro de 2012 

Religião contra liberdade de expressão.   Jesus Cristo.

Comentários

Avelino Bego disse…
A Rússia de Putin está virando um Estado teocrático.
Anônimo disse…
Um estado teocrático e com armamento nuclear.
Anônimo disse…
"Ao mesmo tempo, tramita na Duma, Câmara Baixa do Parlamento do país, uma lei que poderá criminalizar a ofensa a "sentimentos religiosos dos cidadãos".

Existem leis parecidas aqui, só que ninguem liga,ainda bem, igual tantas outras leis ignoradas aqui no brasil.
Anônimo disse…
jesus cristo agora é marca registrada pffffff ...
Anônimo disse…
Peraí, não eram os ateus comunistas que censuravam? Será que os cristaños ortodoxos estão imitando o que eles tanto condenavam?
Anônimo disse…
A organização de um boicote artístico à Rússia seria muito interessante.
Anônimo disse…
A religião esta interferindo demais na vida do povo russo bem mais do que devia. Mais governantes na maioria ou são religiosos fundamentalistas ou são satanistas no mal sentindo mesmo , ou são participantes do seitas secretas ..
Anônimo disse…
Dê direito de veto aos 'cristões" e você verá censura por todos os lados, ô racinha feladaputa!
Anônimo disse…
Dê poder demais aos cristãos e eles podem se tornar piores que os muçulmanos.
Anônimo disse…
E o pior a onu aprovou.. Fiquem de olho vem ai o apocalipse nazi-religioso, se você não for religioso você esta fudido.. Depois esses noiado cristão vem falar de apocalipse que serão perseguidos e mortos e blá blá blá, que nação que vai perseguir e matar cristãos a rússia ? Os eua ? O afeganistão ? O cambojá ? Kakaka
Anônimo disse…
Parabéns a Russia...tinha que fuzilar no paredão estes otários blasfemos.

Vai fazer teatro de verdade raça dos infernos.


ANTI-ATEU
Anônimo disse…
Olha o amor cristão aí gente, ô povinho safado esse viu.
Anônimo disse…
Como eu adoro ver o "amor-cristão" em ação. =p

Paulopes - não peço p'ra retirar o comentário acima, p'ra não impedir a liberdade de expressão [que no Estado Democrático de Direito não é liberdade de ofensa ou de discursar o ódio, que é o que ele fez] deste cidadão, mas ao menos uma crítica ao texto dele seria bem-vinda!
Anônimo disse…
Existiram e existem cristãos comunistas. A relação comunista e ateu, a despeito de Karl Marx, nunca existiu em realidade.

Assim como existem cristão fascistas, como Hitler, existem ateus "fascistas", como Stalin. Julgar as ações unicamente pela crença alheia é preconceito.
andrenalina disse…
Chupa Moscou!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
Ditadura instalada.
Anônimo disse…
Se for cristão, nada do que diga ou faça é preconceito, afinal, todos os maus julgamentos alheios feitos por cristãos estão amplamente fundamentados em sua crença!

E não venha com aquele papo de que o cristianismo prega "não julgueis", pois basta pegar a Bíblia inteira e verá que o que mais é pregado (incluindo nos livros do NT) é o julgamento e condenação alheia.
Anônimo disse…
BRICS
Sergio disse…
Jesus segundo a gibiblia transfomava agua em vinho e tinha doze namorados uma peça de teatro e cafe pequeno para ele

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes