'Jesus Cristo Superstar' é cancelado por causa de ortodoxos russos

da BBC Brasil

Um teatro na cidade russa de Rostov (sul) desistiu da produção do conhecido musical "Jesus Cristo Superstar", após a peça ter sido alvo de protestos de cristãos ortodoxos.

A ópera-rock, de Andrew Lloyd Webber, estava prevista para estrear no mês que vem, interpretada por uma companhia teatral russa e pela Filarmônica de Rostov.

Mas manifestantes argumentaram que a obra projeta uma imagem "errada" de Jesus Cristo. Os ortodoxos formalizaram sua queixa com a Promotoria local e escreveram para a gerência da Filarmônica, informou o jornal local Rostov Times.

Citando uma suposta "nova lei que protege os direitos dos fiéis", eles descreveram o musical como uma obra "profana" que deveria ter sido submetida à aprovação da Igreja Ortodoxa Russa.

No entanto, um porta-voz da igreja ressaltou à agência Associated Press não ter nenhuma relação com os manifestantes e com sua petição contra "Jesus Cristo Superstar".
Interferência

A notícia do cancelamento da peça pegou os artistas de surpresa e despertou críticas entre os que acham que a religião interfere demais na vida pública dos russos.

Ao mesmo tempo, tramita na Duma, Câmara Baixa do Parlamento do país, uma lei que poderá criminalizar a ofensa a "sentimentos religiosos dos cidadãos".

Sensibilidades religiosas se tornaram neste ano um tema político na Rússia, diante da punição à banda de punk Pussy Riot, condenada após realizar um protesto contra o presidente Vladimir Putin dentro da catedral ortodoxa de Moscou.

Quanto ao caso de "Jesus Cristo Superstar", um porta-voz da Promotoria de Rostov afirmou à agência Interfax que o pedido dos manifestantes ortodoxos será avaliado e "a decisão apropriada será tomada".

A ópera-rock estreou na Broadway, em Nova York, com sucesso, em 1971, e desde então ganhou versões em teatros de outros países e no cinema, contando os eventos que levaram à crucificação de Jesus Cristo. A peça já havia sido apresentada na Rússia diversas vezes nas últimas décadas.

Rússia está a um passo de se transformar em Estado clerical.
setembro de 2012 

Religião contra liberdade de expressão.   Jesus Cristo.

Comentários

  1. A Rússia de Putin está virando um Estado teocrático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns a Russia...tinha que fuzilar no paredão estes otários blasfemos.

      Vai fazer teatro de verdade raça dos infernos.


      ANTI-ATEU

      Excluir
    2. Olha o amor cristão aí gente, ô povinho safado esse viu.

      Excluir
    3. Como eu adoro ver o "amor-cristão" em ação. =p

      Paulopes - não peço p'ra retirar o comentário acima, p'ra não impedir a liberdade de expressão [que no Estado Democrático de Direito não é liberdade de ofensa ou de discursar o ódio, que é o que ele fez] deste cidadão, mas ao menos uma crítica ao texto dele seria bem-vinda!

      Excluir
  2. Um estado teocrático e com armamento nuclear.

    ResponderExcluir
  3. "Ao mesmo tempo, tramita na Duma, Câmara Baixa do Parlamento do país, uma lei que poderá criminalizar a ofensa a "sentimentos religiosos dos cidadãos".

    Existem leis parecidas aqui, só que ninguem liga,ainda bem, igual tantas outras leis ignoradas aqui no brasil.

    ResponderExcluir
  4. jesus cristo agora é marca registrada pffffff ...

    ResponderExcluir
  5. Peraí, não eram os ateus comunistas que censuravam? Será que os cristaños ortodoxos estão imitando o que eles tanto condenavam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existiram e existem cristãos comunistas. A relação comunista e ateu, a despeito de Karl Marx, nunca existiu em realidade.

      Assim como existem cristão fascistas, como Hitler, existem ateus "fascistas", como Stalin. Julgar as ações unicamente pela crença alheia é preconceito.

      Excluir
    2. Se for cristão, nada do que diga ou faça é preconceito, afinal, todos os maus julgamentos alheios feitos por cristãos estão amplamente fundamentados em sua crença!

      E não venha com aquele papo de que o cristianismo prega "não julgueis", pois basta pegar a Bíblia inteira e verá que o que mais é pregado (incluindo nos livros do NT) é o julgamento e condenação alheia.

      Excluir
  6. A organização de um boicote artístico à Rússia seria muito interessante.

    ResponderExcluir
  7. A religião esta interferindo demais na vida do povo russo bem mais do que devia. Mais governantes na maioria ou são religiosos fundamentalistas ou são satanistas no mal sentindo mesmo , ou são participantes do seitas secretas ..

    ResponderExcluir
  8. Rússia aprovou uma resolução das Nações Unidas que destaca valores tradicionais: Especialistas dizem que a votação no Conselho de Direitos Humanos será usado contra os direitos dos gays, trans e mulheres

    http://www.gaystarnews.com/article/un-votes-traditional-values-above-gay-rights270912

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o pior a onu aprovou.. Fiquem de olho vem ai o apocalipse nazi-religioso, se você não for religioso você esta fudido.. Depois esses noiado cristão vem falar de apocalipse que serão perseguidos e mortos e blá blá blá, que nação que vai perseguir e matar cristãos a rússia ? Os eua ? O afeganistão ? O cambojá ? Kakaka

      Excluir
  9. Dê direito de veto aos 'cristões" e você verá censura por todos os lados, ô racinha feladaputa!

    ResponderExcluir
  10. Dê poder demais aos cristãos e eles podem se tornar piores que os muçulmanos.

    ResponderExcluir
  11. Jesus segundo a gibiblia transfomava agua em vinho e tinha doze namorados uma peça de teatro e cafe pequeno para ele

    ResponderExcluir

Postar um comentário