Pular para o conteúdo principal

Religiosos contam histórias fantasiosas em debate com ateus

Título original: Religiosos versus ateus

por Francisco Fernandes Ladeira para Observatório da Imprensa

Na noite de segunda-feira (27/8), o programa SuperPop, exibido pela Rede TV!, apresentou um polêmico debate entre religiosos e ateus. De um lado, o padre Paulo Gonzalez, o pastor Antônio Silva e o sacerdote da umbanda Pai Syrus defendiam, veementemente, a existência de Deus. De outro lado, Daniel Sottomaior e Fabio Queiroz (membros da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos – Atea) negavam, de modo não menos enfático, a existência de qualquer ser metafísico.

“O programa de hoje é polêmico. Dizem que religião não deve se discutir. Mas vamos discutir. Vamos discutir a existência, ou não, de Deus. O que leva um evangélico a crer em Deus? O que leva um ateu a negar a existência dessa força superior?”, anunciou a apresentadora Luciana Gimenez.

Não pretendo, neste breve artigo, defender nenhuma das duas posições. Muitos ateus, ao adotarem incondicionalmente os axiomas científicos, podem ser tão fundamentalistas quanto os fanáticos religiosos. Porém, o que mais chamou a atenção no programa da Rede TV! foram as histórias fantasiosas relatadas por alguns religiosos. Para o umbandista Pai Syrus, “há pessoas com o diabo no corpo, e isso destrói vidas e casamentos. Há duas classes de espíritos que induzem à sexualidade deturpada. Eles se alimentam da energia sexual”. Opinião análoga foi compartilhada pelo pastor Antônio Silva. Segundo ele, muitos maridos traem suas esposas porque podem estar com o “diabo no corpo”.

Por sua vez, a empresária Marisa Cruz afirmou ter visto Deus durante uma experiência de quase morte. “A minha história é a prova real de que existe uma força superior muito maior do que todos nós. Cheguei a um lugar onde um homem disse que eu poderia escolher entre voltar [para a Terra] ou ficar [no céu]. [Posteriormente] uma entidade me trouxe de volta [à vida].” Por outro lado, ao ser interpelado sobre o ocorrido com Marisa Cruz, o padre Paulo Gonzalez salientou que o relato da empresária pode ser consequência de delírios oníricos. “É algo que está dentro do inconsciente dela, nada mais do que isso”, concluiu.

Não obstante, de acordo com uma matéria apresentada durante o programa, duas crianças estadunidenses asseguraram ter presenciado a “palavra de Deus”. Logan Henderson afirmou ter recebido, através de uma visão, uma mensagem de Deus. Já Colton Burpo, filho de um pastor metodista, disse ter ido ao céu e conversado com Jesus.

No entanto, a história mais miraculosa apresentada no SuperPop foi a do pastor Marcos Pereira da Silva, que garante expulsar demônios e controlar rebeliões em presídios, delegacias e internatos de menores. O religioso afirma que sua trajetória de pregações começou após um encontro com Satanás na sala de sua casa. Segundo ele, o demônio afirmou que levaria a sua alma para o inferno. Diante do ocorrido, Marcos se converteu e, desde então, se dedica à recuperação de pessoas que denigrem a palavra de Deus.

Por outro lado, Leo Mark, que é ateu, apontou que Jesus foi um extraterrestre. “A Bíblia prova que Jesus é um ET. Civilizações passadas não conseguiam diferenciar naves espaciais de manifestações ‘divinas’.”

Como era de se esperar em um debate extremamente acalorado, ateus e religiosos não cederam às posições alheias e mantiveram suas respectivas convicções. No final do programa, a apresentadora Luciana Gimenez ainda tentou apaziguar os ânimos: “Fazer o bem não faz mal à ninguém. Tem muita gente que crê e não faz, e tem muita gente que não crê, e faz. Na dúvida, vamos fazer o bem, não importa qual religião, se tem a Bíblia, se não tem.”

Entretanto, como bem frisou Rodrigo Dias, em um comentário no Observatório da Imprensa, “as mitologias monoteístas são desrespeitosas por definição, algo que as mitologias politeístas nunca foram. Ora, quem acha que só existe um deus (o seu), divide o mundo entre quem crê consigo e quem não crê consigo. No politeísmo a diversidade de divindades é a regra, e assim diferentes culturas podem conviver lado a lado sem nenhuma achar que está mais certa que as demais”.

Desse modo, em última instância, se realmente existe uma força superior, ela não pode ser, em hipótese alguma, monopólio de uma religião em particular.

Francisco Fernandes Ladeira é especialista em Ciências Humanas, Brasil: Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e professor de História e Geografia em Barbacena, MG

Ser ateu em país muito religioso exige coragem, afirma sociólogo.
março de 2012

Comentários

Julianoff disse…
Excelente artigo, realmente como ateu me senti um pouco decepcionado com o debate, faltou mais razão por parte dos Ateus, ou faltou colocar dawkins em uma das cadeiras...
romulo disse…
Assisti esse programa só pra dar umas risadas... aquele padre que estava lá, assim como boa parte deles, era de fato um ateu (teve até uma hora que o Sottomaior o convidou a se sentar do lado dos ateus, rs). Deve ser daqueles tipos que tem "fé na fé", mas professam a velha teologia burra e misticóide em seus púlpitos, provavelmente por pensar que o povão não seria capaz de assimilar outra coisa.
Leandro disse…
Aquele programa foi vergonhoso. Existe um limite ao qual você deve levar em consideração teorias, principalmente numa situação como aquela. Eu acreditava que o pessoal da ATEA fosse mais realista, mas pelo contrário, levaram em consideração uma teoria baseada inteiramente em ACHISMOS num programa de cadeia nacional, e AFIRMARAM que 'deus' é um alien.
Meu, o kra se diz cético, mas acredita em teorias totalmente descabidas, só porque elas se encaixam da maneira que ele gostaria numa história milenar. Se você é CÉTICO, aja como tal, e não acredite em qualquer coisa, só pq ela te conforta.
Anônimo disse…
Eu acho que nao faltou razão por parete dos ateus, faltou espaço para que eles organizassem as respostas, e sempre que eles insistiam para que os religiosos respondessem, eles enrolavam a e Luciana cortava com propaganda, comentarios, cortes, ou matérias... Os religiosos foram encurralados algumas vezes, mas beneficiados pela apresentadora que nao deixava eles em saia justa por muito tempo.

Obviamente nao era de se esperar um debate sério naquele programa né? Foram lá sabendo que nao seria sério.
Anônimo disse…
Eu assisti, na minha opinião todos são ateus.
Não me pareceu que levam a crença a sério, parecia realmente uma comédia.
Mauricio C disse…
Achei o debate de baixo nível, sempre os mesmos clichês.

Poderiam ter partido para lado filosófico da coisa com argumentos envolvendo moral e ético

E não esse bla bla bla de morreu e voltou, fulada que viu o capeta, criança que subiu ao céu e encontrou Jesus. ai não dá
Unknown disse…
Concordo com você. Mas infelizmente não podemos chamar o que ocorreu de debate: sem regras, sem ordem, além de uma intermediadora nada imparcial.
Anônimo disse…
Não assisti o programa, e pelo que li sobre o mesmo neste post, me rejubilo disso.

Winston Smith
Felipe... disse…
Nunca repeito NUNCA, assista um debate ateu vs crente na tv brasileira, levam uns ateus non-sense jesus et?

já fizeram isso nos casos de familia, e cortaram a FALA DO DANIEL SATTOMAIOR, e certo que iriam deixar só os crentelho falar.

HIPOCRISIA DO CARALHO.
Felipe... disse…
E parem de levar esses ateus que acham que jesus é et, ou coisas do tipo, SÓ MANCHA a imagem dos ateus.
Anônimo disse…
Eu neste debate iria destruir a crentalhada e humilhar eles, e mostrar com argumentos inteligentes que o deus deles não passa de uma simples ilusão.
Raphael Dias disse…
Não vi o programa, mas o que esperar de um debate que tem como mediadora a Luciana Gimenez? Não me entendam mal, eu tenho certeza de que ela serve muito bem para várias coisas, mas mediar um debate não é uma delas. Outro problema é esperar que Redetv tenha capacidade de convidar pessoas capazes de gerar um bom debate.
Anônimo disse…
HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA...........Admitam caboclada!!!!....O ateismo virou uma piada/esculhambação....Aquilo é a ATEA...kkkkkkk....
Anônimo disse…
é a ATEA e os seus cultos/veneração aos ET's caboclo....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....
Felipe... disse…
Não espere nada da tv brasileira, imagina o richard dawkins vendo um debate desses?

Teria um infarte.
Anônimo disse…
bem que eu desconfiava que aquele Sottomaior era de outro planeta.....huahuahuahuahua....
Anônimo disse…
"Felipe...4 de setembro de 2012 16:09

Não espere nada da tv brasileira, imagina o richard dawkins vendo um debate desses?"



richard dawkins?!huahuahahuahuahua.....vc ta de gozação né?!kkkkk....não é possivel..kkkkk....


Dawkins admite que não entende nada de teologia e pensa que não precisa entender para ridicularizar....Ele apenas ataca e pronto, já partindo de um principio tautológico que ele está certo e os outros errados....É fundamentalismo ateu mais bizarro que existe......rs.....Falando sério, um sujeito como ele, que foge sistematicamente de debates com William Lane Craig, considerado o maior apologeta da fé cristã do mundo atual, alegando que "não debate com criacionistas" pode ser levado a sério?....Se ele tem mesmo tanta convicção de sua descrença, por que não debate com um filósofo cristão tarimbado, vence o debate, e assim ganha o crédito de todo o mundo?...O motivo é óbvio: ele sabe que sua técnica de "zombaria" não funcionaria com quem conhece o assunto, como Craig......





O pior é ver esse monte de ateus modinha aplaudindo e reverenciando Dawkins, como se fosse um "deus"...Um biólogo que se julga especialista em assuntos metafísicos, totalmente fora de sua alçada....E com uma multidão de admiradores alienados , incapazes de ver que enaltecem um sujeito intelectualmente desonesto e tremendamente narcisista, que só quer fama para poder lucrar bastante com as vendas de seus livros.........






Dawkins e a maioria dos ateus militantes são hipócritas, por quererem simplesmente tornar o ateísmo popular, mas fingindo que estão "defendendo" a razão.....Quem quer apenas "popularizar o ateísmo" tem necessidade de incitar os outros a fazer o que ele dita, zombar e ridicularizar a crença alheia?...Me desculpe, mas a quem estão tentando enganar?....Por Favor Ateus...Guardem suas "crendices" para vcs mesmos....O objetivo de Dawkins e da maioria dos ateus militantes é tornar a crença no ateísmo popular, só isso....Nunca foi tornar a crença no ateísmo racional e a crença no teísmo irracional como eles insistem em dizer....Não é à toa que Dawkins é chamado de "Aiatolá do ateísmo", pois ele próprio é tratado como um "deus" pelos neo-ateístas....E depois, os cristãos é que são os fanáticos fundamentalistas...rs.....Gosto de ver o Dawkins, ele mostra o quanto o movimento neo-ateu é pouco inteligente!......Uma piada esses ateus, e o pior é que se acham os arautos da racionalidade......
Anônimo disse…
respeite o culto/adoração deles aos et's caboclada!!deixem de ser intolerantes. huahuahuahuahua....aqui é estado laico poxa...kkkkk....
Morrigan disse…
o troll da falácia do escocês ataca novamente, esse cara se diz descrente mais ele é um adimirador de jean cauvin e martin luther
Raphael Dias disse…
Sinceramente, não vou muito com a cara do Dawkins. Um biólogo respeitável com certeza. O Relojoeiro Cego é um livro muito interessante, mas quando ele sai da biologia é que surge o problema. Entre todos os livros envolvidos na questão da inexistência de deus, Deus um Delírio é um dos piores. Ele simplesmente pega o lado mais fácil de rebater da religião e destrói, não pela força dos seus argumentos, mas pela fraqueza da oposição.
Quanto ao W.L.Craig, "não debater com fundamentalistas" não é desculpa para evitar o debate, mas daí a dizer que ele é um grande debatedor, é ridículo. A única coisa que ele faz é lançar um número infindável de falácias e dizer que o oponente "não respondeu suas perguntas", embora tenha respondido, enfim, outro palhaço.

Queria ver Sartre ou Camus debatendo contra esses caras, gente que não se foca no ridículo/incoerente da religião (isso é fácil), mas parte para a questão da existência, seus motivos e absurdos, isso sim é motivo de debate.
Anônimo disse…
Refute meu pensamento não minha pessoa.....Se você se julga tão sábio, seja mais educado com seu próximo.....As pessoas tem o direito de discordar....Não somos obrigado a engolir à força tudo que nos apresentam....O espaço é democrático, e ao contrário de você, eu acho bacana sua participação....De outra forma, eu procuraria um espaço onde as pessoas pensam da mesma maneira que eu.....

Felipe... disse…
Raphael dias, não conheço esses Sartre e Camus, tem como me mandar algum link de video deles?
Anônimo disse…
Anônimo se você pensar por um instante você vai ver que richard dawkins é um biólogo ex professor na universidade de harvard nos estados unidos. Sobre ele ser ateu é problema dele , eu estou reparando que richard dawkins causa muito "faniquito" nos crente. Eu como ateu nunca fui na sua casa no seu blog crente falar da minha descrença nas divindades e descrença na sua divindade também que pra mim é igual todas as outras fruto de irracionalidade. Sobre ele querer debater ou não com craig, eu acho que ele já deixou bem claro o ponto de vista dele. Eu recomendo que você leia o livro dele o gene egoísta ou mesmo outros livros deles.. Você talvez como craig também não tenha argumentos racionais para defender a sua crendice na divindade judaica e ficara no campo das hipóteses e sonhos. Como dawkins eu também evitaria assim discutir com um fanático como ele . Craig que agora é o mais novo messias dos crente , que é usado até como argumento tolo por religiosos pra tentar salvar suas fé já tão abalada diante de tantos fatos e argumentos que não podem negar.. Eu tenho certeza crente que sua fé está muito abalada , e por isso se agarra com toda a força no seu deus craig.
Raphael Dias disse…
Felipe, ambos morreram antes do youtube, então é bem difícil achar alguma coisa em vídeo, embora seja possível. Eu sugiro que você leia as obras O Estrangeiro e A Peste (Camus), e A Nausea, O Ser e o Nada e a série Caminhos da Liberdade (Sartre). O ateísmo dos autores é visto sempre de forma muito sútil, na verdade não acho que nenhum deles se focou em escrever puramente sobre deus, por não querer perder tempo, mas a crítica ainda é presente e, creio, até mais forte do que nas obras do Dawkins e Cia. Não só eles, em toda a filosofia do século XIX e XX é possível encontrar bons escritos de ateus, mais profundos e interessantes que Dawkins, que, infelizmente, carrega a ilusão de que a ciência resolverá todos os problemas da humanidade.
Walter Cruz disse…
Leandro, compartilho da mesma opinião. No mínimo contraditório um cético acreditar numa teoria dessas.
Anônimo disse…
Infelizmente os representantes do ateísmo não souberam aproveitar a oportunidade para esclarecer o que significa ser ateu. Tudo bem que o programa é um lixo, que dali não poderia sair nada muito aprofundado e entendo perfeitamente que tentar manter a seriedade perante figuras como aquele pastor é uma tarefa árdua, mas houve sim oportunidades em que caberia uma explicação mais séria, deixando de lado a ironia. Vejam o representante da marca católica: argumentou bem o lado dele, sendo que do lado ateu perdeu-se espaço até pra falar de ufologia (!!!). Se bobear teve leigo que assistiu e conclui "ah então ateísmo = acreditar que tudo foi criado não por Deus mas por ETs". Lamentável.
Felipe... disse…
Se são das antigas então devem ser bons.
Anônimo disse…
http://blogdomensalao.wordpress.com/2012/09/03/craig-x-ehrman-parte-3/

Alguem leva a serio as porcarias que o craig diz?
Anônimo disse…
"http://blogdomensalao.wordpress.com"


e alguem leva a serio um link desse?!huahuahuaua....blog do mensalão caboclo?!kkkkkkkkkkkkkkkk.....vejam só as fontes dos adoradores dos et's....kkkkkkkkkkkkk....vc ta de gozação né cara.se basea em blog de mensaleiro.pobre do sartre/Camus.......
Morrigan disse…
esse cara não tem jeito.
Anônimo disse…
sartre e Camus eram et's!!!


fonte: http://blogdotiririca.wordpress.com
Anônimo disse…
Os crentes piram no richard! Kkk
Esse anonimo dando faniquito é evidencia clara de um crentelbo que se sente ameaçado pelas ideias de dawkins e tenta se justificar numa meia duzia de ad hominens baratos rs.
Anônimo disse…
O Melhor Jeito De Mostra Para um Idiota Que Ele Esta Errado É Deixa-lo Agir Como Deseja........
Anônimo disse…
No Brasil quando o feriado é religioso até ateu comemora......kkkkkkkkkk.....
Anônimo disse…
Padres costumam ser mais racionais e menos charlatões do que pastores evanjegues.
Unknown disse…
Certa vez a Baby do Brasil, antiga Baby Consuelo foi entrevistada pelo Jô, o depoimento da maluca ( falando com jc ), hoje pastora ou sei lá o que, foi hilário...acredito que tenha no youtube, como comédia vale a pena.
Anônimo disse…
Criaram um paradigma falso e desenvolveram uma teoria calhorda.
Esta é a religião, quanto debate inutil.Todos argumentos criacionistas são de ma fé.
Alguem discute a existencia do sol ou da lua ?
Então porque essa luta para confirmar a existencia do deus ou deuses ? Afinal são determinados pela geografia.
Argumentos repetitivos e caducos, pura babaquice. Agora partem para o ataque, desviam o foco e tentam se proteger apoiados no medo e na ingenuidade dos inocentes.
Unknown disse…
A ATEA representa alguns ateus, mas, não todos. Não me representa, por exemplo.
Morrigan disse…
e nem a mim
satanás disse…
esse tal de ANÔNIMO é um idiota!!!!
F Cardoso disse…
A redetv depende (e não é pouco ) do VaiMeDarMil e do RoubaRoubaRouba soares. Acha que a LuciANTA Jumenta poderia realmente ser imparcial ?
Mas de qualquer forma, acho que o Daniel poderia ter um comportamento mais ativo, dando corda para o pai de santo e depois peguntando porque ele defendia gzuis se o próprio abominava e atacava os não judeus. Ou perguntando para o evanjegue sobre as atrocidades do veio testamentoe finalizando com gzuis disse: vim para fazer cumprie a lei, isto é, o veio testa.
Anônimo disse…
hahahahahahahaha......
Asafe disse…
Eu já tinha assistido outros debates religiosos x ateus no super pop. Não assisti esse último, mas agora, lendo essa notícia, achei muito estranho um ateu dizer que Deus era um Alien. Nunca imaginei que alguns céticos acreditavam em ETs...

Mas é engraçado como vcs ateus também acharam isso absurdo. Acho que no fundo vcs também gostariam de ter uma "doutrina" a seguir rsrsrs isso inibiria essas colocações tão divergentes rs
Asafe disse…
Pois é, mas quando um evangélico diz uma besteira ou faz algo errado vcs incluem todos os evangélicos no pacote, né?

Estão vendo como é "bom" generalizar??
Asafe disse…
Pois é, eu acho que os ateus deveriam lutar para acabar com esses feriados, já que o "estado é laico". Mas isso aí não pode né? Os ateus gostam... rs
Asafe disse…
Que título mais tendencioso...

Título: "Religiosos contam histórias fantasiosas em debate com ateus"

Paulo Lopes, porque vc não escreveu "Religiosos contam histórias fantasiosas e ATEUS alegam que Deus é um Alien, em debate"????

Como sempre, a tendência é ridicularizar os religiosos, né? As besteiras que os ateus contam são ocultadas... legal isso...

Quanta imparcialidade...
Morrigan disse…
você é o famoso cantor gospel Asafe Borba?
tudo a ver disse…
Realmente, Richard Dawkins ficaria muito bem no programa da Luciana Gimenez, assim como os caras da ATEA já se especializaram em lá marcar presença.

É o programa certo para, entre um desfile de lingerie e outro, palhaços com opiniões bombásticas, inúteis e descartáveis conseguirem seus minutos de fama.
too much disse…
Opiniões irrelevantes de militantes malas-sem-alça da ATEA + mediadora atrapalhada Luciana Gimenez + pitacos idiotas de colunistas do Observatório da Imprensa + título da matéria distorcido, tendencioso e parcial = muito lixo pra um post só.
Unknown disse…
Asafe4 de setembro de 2012 20:57

Eu não frequento a ATEA, não colabora financeiramente para ela e não vejo o Sotomaior como o meu salvador.

Portanto, ela não me representa.

Quando alguém se diz evangélico, isso significa que a pessoa frequenta uma igreja evangélica, contribui financeiramente para ela e vê no pastor um ser especial que pode salvá-la.

Não são os ateus que disputam a toalha suada do Valdemiro Santiago que, segundo os próprios crentes, possui poderes curativos.

Evangélicos não compartilham apenas a crença em Deus; evangélicos estão alinhados num mesmo modo de pensar, de agir e de reagir.

Ateus só compartilham a descrença em Deuses. Só isso.
Asafe disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Asafe disse…
Willian Papp,

Da mesma forma que a ATEA não te representa, essa descrição que vc fez dos evangélicos não tem nada a ver comigo.

1 - Não vejo no meu pastor um ser especial que pode me salvar, nem eu e nenhum membro da minha igreja. O pastor também precisa de salvação (e ele tb sabe disso) assim como eu, assim como vc. Somente Cristo pode salvar. Cristo Sim, é o Salvador.

2 - Não acredito em toalhinha de Valdemiro. Pra mim ele é um enganador que vai pra televisão iludir as pessoas que não tem conhecimento bíblico. Somente Deus pode curar. Valdemiro é um louco, pra mim ele nem acredita em Deus. Porque se acreditasse, saberia muito bem que Deus detesta a mentira e não iria pra TV enganar as pessoas.

Tá vendo como vcs generalizam?

Vcs veem o que passa na TV, veem aquelas pessoas idolatrando esses "líderes religiosos" como Edir Macedo e Valdemiro, e acham que TODOS os evangélicos são assim.

"evangélicos estão alinhados num mesmo modo de pensar"

Não é bem assim, Willian... porque vc acha que existem tantas denominações evangélicas?

Os evangélicos não têm um mesmo modo de pensar... eu mesmo não acredito em Toalhinha de Valdemiro...

Asafe disse…
Não, eu não sou Asaph Borba =)
Gustavo disse…
"Muitos ateus, ao adotarem incondicionalmente os axiomas científicos, podem ser tão fundamentalistas quanto os fanáticos religiosos."

Como assim? O autor do texto está propondo que existe alguma alternativa séria à Ciência para se explicar o mundo?

Constrangedor.
Ta faltando livro de História disse…
Por favor, acredito que faltam bons livros de história. Eu não consigo separar as palavras religião, cultura e povo. Grande parte da população acredita em deus simplesmente pelo fato do Brasil ter sido colonizado pelos portugueses que herdaram esse deus por influência romana, e Roma tomara emprestado dos Hebreus, já que crescia a influência cristã em Roma. Caso tivesse existido programa semelhante há 5 mil anos atrás (impossível, não havia tv, rs) não estariam discutindo a existência de deus (iave), mas sim,a existência de deuses como osíris, set etc, ou os deuses indo-europeus que deram origem aos deuses gregos, romanos, nórdicos, e especula-se, alguns do hinduísmo. Nesse período, os hebreus, nem sonhavam em um deus chamado iave, acredito também que foram os primeiros monoteístas, o próprio ala dos islâmicos e um empréstimo do deus hebreu. O deus abramico e uma invenção assim como todos os outros. O estudo e a única salvação!!!!!
Anônimo disse…
clap clap clap!
sara moreira disse…
Aqui nesse site ,há pessoas muito mais preparadas intelectualmente do que aqueles representante da ATEA falando abobrinha¬¬.
Alba disse…
o rapaz que acredita na teoria anunnaki, da época dos sumérios, não é da ATEA, só o Daniel e o Outro que eu esqueci o nome.
Araê Souza disse…
Vale lembrar que existem muito mais lideres religiosos na TV do que ateus.

Concordo contigo. O programa dessa infeliz não tem conteúdo nenhum e não é palco de nenhuma discussão interessante. Entretanto, o jeito mais direto de alcançar a população é através desses programas, vide Ex-presidente Lula no programa do Ratinho.
Anônimo disse…
esses crentes e evangelicos axam q sabe das coisas
o minimo de prova q eles tem sobre a existencia de Deus é um livro
q foi feito pelos seres humanos
nao foi Deus q inventou o homem,e sim , o homem q inventou Deus
larguem de ser bonecos
se eu dizer q eu a"credito em saci-perere ninguem me prova o contrario ,eu sinto ele , ele nao be abondona , affff "
babozeira ...
raciocinem !!!!!!!!
Guilherme disse…
"Mas é engraçado como vcs ateus também acharam isso absurdo."

Pois é, Ovelhinha, os ateus podem ter opiniões diferentes.

"Acho que no fundo vcs também gostariam de ter uma "doutrina" a seguir rsrsrs isso inibiria essas colocações tão divergentes rs"

De modo algum. O fato do ateísmo não ter doutrina nenhuma é uma vantagem pois permite às pessoas questionarem.
Asafe disse…
"O fato do ateísmo não ter doutrina nenhuma é uma vantagem pois permite às pessoas questionarem."

Bom, vc pode até não querer doutrina, mas já existe ateu querendo até fazer um templo para os ateus. No fim vcs se tornarão "ovelinhas".

Alias já tem muita ovelinha de Dawkins (e outros)aqui...
Douglas disse…
E? Dizer que ateus se tornaram alienados no futuro carece de evidências.
A única coisa que nos une é descrença em divindades.
Douglas disse…
Isso depende. Há uma grande linha de evangélicos ortodoxos que tem opiniões muito iguais.
Não generalizo claro. Mas pelo que vejo, é a maior parte deles. Até porque gente culta é minoria.
Anônimo disse…
Aos que falaram que ateus devem trabalhar em feriado cristão, devem lembrar-se que seu deus só deu o sabado para vcs descansarem
Anônimo disse…
E não lutaram? Quantos feriados de santos existiam até a década de 90 e que hoje não existem mais.
Além do mais ateus são minoria no Brasil. Ou seja, mesmo que lutassem teriam de convencer os demais disso, o que seria difícil dada a mistura entre religião cristã e Estado nesta nossa democracia laica. Os religiosos foram tão espertos que transformaram o dia de Nossa Senhora em dia da criança pra assim manter o feriado religioso de maneira não oficial.
Na verdade é mais fácil mudar os feriados quando a maioria se torna ateísta ou quando as outras vertentes religiosas crescem, aparecem e se opõe aos feriados de uma religião específica. De outra forma: só pela tentativa de fazer respeitar a laicidade fica difícil. Basta ver o RS onde mesmo com decisão judicial os próprios juízes católicos e crentes não querem tirar os crucifixos da parede.
Se a própria justiça não respeita a laicidade como você quer que os demais brasileiros e principalmente um grupo ainda minoritário de descrentes e ateus os faça respeitar.

Leandro.
Anônimo disse…
Daniel GRando

Verdade, mas um estudo que poderia ser feito talvez elucidasse a questão... também tenho a impressão que no futuro os Ateus serão alienados... por preguiça.. já vejo alguns hoje... como católicos não praticantes etc... já vi um vídeo de um ateu muito cretino bombardeando as religiões, e em menos de 5 minutos ele tinha falado umas 15 falácias, que mais contra-argumentavam o que ele dizia do que acrescia algo... eu sou xamanista, ou seja, não sou cético e passo longe de não crer em algo... mas isso é liberdade, eu estudo, ouço, analiso, mas meus meios são a crença, e crer não é confirmar cientificamente, isso seria "saber", fé não é informação, é sentimento, mas isso levaria à uma discussão maior.. o básico é... crentes sem conteúdo e ateus sem conteúdo, são aliendados... como posso crer só por crer, sem entender o que isso representa? Dizer que crê em Deus, mas não sabe tolerar? Ou como posso ser ateu, todo lógico e pimpão, e afirmar que as religiões são um grande mal? Quando na verdade é a ignorância o mal? Ser ateu só porque não entende o que é Deus, ou porque tem medo de falar que acredita, o que até é normal hoje em dia, ser ateu é mais concreto e está mais na moda do que falar que é de alguma religião ou fé... enfim, isso não é ser ateu, é ser covarde... meu irmão é ateu, e convivemos bem, trocamos ideias, e zoamos um com o outro de forma sadia, agora, o crente ignorante e o ateu ignorante não contribuem em nada pra melhorar o mundo e a liberdade de cada um...
Anônimo disse…
Poxa gente, repreentantes fracos não contribuem muito para debates.. e os debates por si jão são meramente um circo.. quem aqui precisa disso pra reforçar a religiosidade ou o ateismo??? Alis, questionar, exigir provas, isso é algo ligado ao ceticismo, quem cre não pode ser cético, ou vocÊ é uma coisa ou a outra, ou pelo menos se vocÊ é um meio termo, vocÊ sabe onde entra uma coisa e onde entra a outra. Um ateu questionar o cristianismo sem entender todas as variáveis, sem entender se deve ser levado ao pé da letra tal texto, se tal linha cristão pensa de um jeito e outra de outro, já é algo sem razão. Tudo está em adaptação, as religiões e a ciência... a fé não deve negar a ciência, nem ciência a fé... a ciÊncia é meramente um reflexo da realidade, sem a propria não existe ciência (obviamente) e a fé tem outra natureza, mas sempre esteve presente, e por favor, se alguem acha que tudo sempre foi invensão pra responder perguntas que o homem não conseguia, está looooooonge da verdade, e se é alguem que acha que conhece de ciência, deveria estudar mais a psicologia, filosofia, sociologia e antropologia....
Marques disse…
Quem quiser aprimorar seus conhecimentos sobre muitos assuntos e também sobre a NÃO EXISTÊNCIA de DEUS leiam o livro: O UNIVERSO - A TERRA - O HOMEM, e o Homem Criou Deus(es) À Sua Imagem. Leiam, que vão gostar. Está na Chiado Editora, ou melhor, na Chiado Books.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih