Pular para o conteúdo principal

Padre acusa ateus de defenderem com 'beligerância' a teoria da evolução

O padre Paulo Ricardo de Azevedo Jr. (foto) advertiu os seus fiéis de que não podem ser “ingênuos” quando estiverem debatendo a teoria da evolução porque o seu interlocutor pode ser um ateu “beligerante”.

Ele falou que os católicos não têm dificuldade de analisar as duas "hipóteses científicas" sobre a criação do mundo — a evolução e o design inteligente. “Mas os ateus têm aqui a única tábua de salvação”, disse. “Por que como explicar o mundo se não houver nenhum Deus?”


Azevedo é da Arquidiocese de Cuiabá (MT). Ele tem se destacado como um dos porta-vozes da direita religiosa. Em seus sermões, defende a ortodoxia da Igreja com mais empenho até mesmo em relação à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros).

Mais recentemente o padre passou a se preocupar com o “ativismo ateu” que, segundo ele, está se infiltrando em diversos setores da sociedade brasileira, incluindo o judiciário.

Em um vídeo postado recentemente no Youtube, Azevedo falou sobre a Igreja Católica e a teoria da evolução. Ele lembrou que o papa Pio 12 (1876-1958) admitiu que Deus possa ter criado o mundo aos poucos, dentro da concepção de uma teoria da evolução teísta.

O padre disse que depois o papa João Paulo 2º (1920-2005) reconheceu em uma carta à Pontifícia Academia da Ciência que a teoria da evolução tinha consistência, não sendo, portanto, apenas uma simples hipótese, como acreditava Pio 12. A carta causou na época consternação entre católicos, disse o padre.

Padre vê o
ateísmo em
 todos os lugares

O próprio Azevedo parece estar consternado até hoje, porque para ele os fósseis não são coerentes entre si, havendo lacunas nos registros da evolução das espécies.

Ainda assim, disse Azevedo, a Igreja não proíbe os católicos de discutirem as duas "hipóteses científicas", porque, do ponto de vista da teologia, argumentou, tanto faz Deus ter criado o homem com barro ou com matéria orgânica.

“[Mas] nem todas as pessoas que participam deste debate científico são de boa vontade e isentas”, disse. “Algumas estão simplesmente defendendo o seu credo ateísta.”  É por isso, afirmou, que os ateus precisam “desesperadamente colocar certezas onde na verdade só existem teorias.”

"Ateus têm aqui sua única tábua de salvação"


Íntegra do vídeo.



Aviso de novo post por e-mail

Padre Paulo Ricardo diz que masturbação danifica o cérebro

Padre prega união religiosa mesmo sem consentimento de um cônjuge

Igreja veta masturbação até para exames clínicos, diz padre


Padre chama protestante de otário por falar mal de Maria

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Anônimo disse…
A maior pérola do blog dele é: O Estado não pode tomar o lugar de Deus...
Marcos Vital disse…
Lenda da idade do bronze? você vive em que planeta? Essa lenda da idade do bronze domina quase todas as sociedades e povos até hoje...
Pancho Viejo disse…
Um Criador criou tudo até a LEI DA EVOLUÇÃO, e a criou pra não ter dois trabalhos a saber, o trabalho de criar que é seu por desígnio e o trabalho de cuidar do criado, assim sendo Ele, que está sempre trabalhando criando milhões de estrelas em milhões de universos não necessitaria voltar para recriar a baleia que, pasmem, tem esqueleto de ossos como os animais de terra, respira ar como os animais de terra e parece que tinha perninhas, como os animais de terra, só que, na era do gelo teve de correr pro mar para não morrer de frio e,.....se adaptou ou evoluiu ou sei lá como podemos chamar ao simples fato de mudar de bairro porque a casa ficou fria demais, mesma coisa com os negros, se vocês olhar com cuidado eles tem as palmas das mãos e dos pés brancos como caucasianos, más os cabelos cresceram e se emaranharam para proteger do cérebro do sol, e as narinas aumentaram,,, para poder respirar mais ar porque no calor da África o ar quente é mais rarefeito e tem menos quantidade de massa por volumem e consequentemente menos oxigênio,...resultado, quem vai dizer que esse homem é diferente, outra raça ou sabeme lá o que podem dizer os diferentes centros de poder quando confrontados à realidade. De uma coisa estou certo, fora o Amar a Deus sobre todas as coisas(que é amar sua justiça) e ao semelhante como a si próprio, tudo o resto é vaidade de homens que querem dominar sobre outros.
Mais antigos Antigos 201 – 203 de 203

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Evangelho apócrifo de Tomé relata que, na adolescência, Jesus matou três meninos

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia