Pular para o conteúdo principal

Grupo de evangélicos critica na internet o ‘voto de cajado’


Evangélicos de várias denominações que compõem o grupo “Rede Fale” estão fazendo campanha na internet e atos públicos em algumas cidades contra o “voto de cajado”, que é como eles apelidaram o voto de cabresto que tem sido promovido por pastores.

O blog do “Rede Fale” informa que a origem do grupo são universitários cristãos que, em abril de 1999, durante um encontro da União Nacional de Estudantes, decidiram se articular sob o lema “Levante sua voz contra a injustiça”.

No blog, há um vídeo que explica o que é voto de cabresto. Faz referência aos antigos coronéis que interferiam no resultado das eleições e aos atuais chefes de milícias do Rio de Janeiro que determinam aos moradores dos morros em quem devem votar.

O vídeo pede que os evangélicos procurem ter informação sobre os candidatos, sem se deixarem influenciar pelos pastores. 

A fiel da Igreja Batista e psicóloga Morgana Foostel, 25, é a secretária executiva da "Rede Fale". Ela chama o que está ocorrendo nestas eleições municipais de “o novo coronelismo de grandes pastores evangélicos”.

Morgana disse que a campanha tem obtido milhares de adesões nas redes sociais.

Evangélica combate o coronelismo religioso

O que é voto de cabresto


Com informações e imagens do blog da Rede Fale.

Em SP, igreja impõe a pastores meta de votos para Russomanno.
setembro de 20120

Religião na política.

Comentários

Anônimo disse…
Enfim, uma atitude sã vinda desse meio. Há tempos que vemos o mau caratismo dos pastores/políticos que se valem da facilidade de ter o público evangélico ao seu alcance sem precisarem fazer esforço na busca ao eleitorado. enquanto os demais candidatos saem à busca, essa cambada de político de púlpito simplesmente se aproveita para fazer campanha em pleno culto. E o TSE/TRE parecem fazer vistas grossas a esse fato (campanha ilegal).
Anônimo disse…
Isso foi realmente uma surpresa, aqui na cidade onde moro tem muito isso, principalmente na Iurd.
Eurimar disse…
Gostei muito da atitude.
Parabéns pra eles!
Eduardo Viveiros disse…
"O blog do “Rede Fale” informa que a origem do grupo são universitários cristãos que, em abril de 1999, durante um encontro da União Nacional de Estudantes, decidiram se articular sob o lema “Levante sua voz contra a injustiça”. Isto prova mais uma vez que a fé só prospera, e só pode prosperar, onde não há livre-pensamento nem conhecimento científico verdadeiro.


Diogo Mariano disse…
Volta e meia você se depara na rua com candidatos "de Cristo", "do Senhor" e em alguns casos, posando com pastores famosos (Valdemiro por exemplo).
Não me importo que um candidato seja líder religioso, ou mesmo que use seu nome da igreja (Pastor Fulano para vereador), mas perde meu voto quando usa de sua "autoridade religiosa" para ganhar votos.
É uma bela e inesperada atitude dos evangélicos criadores dessa campanha, eles têm meu apoio.
Como já foi dito, é a primeira vez que eu como ateu vou apoiar uma causa evangélica. Muito acertado essa campanha.
Diabo disse…
Não se trata de uma "causa evangélica" e sim de uma causa pela Justiça. Pelo menos é isto que eles dizem.
Felipe... disse…
Esses são os evangélicos humildes, que pregam aquilo que o evangélico deve ser...

e não as estrelas do choro.
Carol disse…
São pessoas assim que me fazem ter esperança em uma época que as pessoas votam por afinidade religiosa.
Anônimo disse…
A maioria dos evangélicos parece serde cabeça igual, mas esses da reportagem são pessoas mais estudadas e q sabem separar o certo do errado na conciliação entre religião e vida politica. Demonstraram a necessária consciência política em um momento delicado em q aparecem seres cheios de ganância e mau caratismo q usam a religião como trampolim para o poder. Abs, Salete
Caruê disse…
Magnifico.
Unknown disse…
É bom que se diga que o "voto de cajado" não é exclusividade evangélica. Tem na Igreja Católica tbm. A Justiça Eleitoral precisa ser mais atenta contra essa violência contra o eleitor religioso que são os comícios disfarçados de cultos e missas.
Anônimo disse…
O silas malabodevelho peruca implantada por médicos ateus faz do pupito um palanque eleitoral..
Anônimo disse…
¯\_(ツ)_/¯
Anônimo disse…
É verdade. Lembremo-nos do terror que a ICAR fez nas eleições 2010 contra a Dilma e a favor do Serra.
Unknown disse…
... Um país ou um estado dominado politicamente por evangélicos, é sinônimo de caos, guerra e atentados.
Anônimo disse…
Finalmente evangélicos fazendo uma coisa certa!
Parabéns!
Vamos usar de inteligência; pastor algum pode 'obrigar' alguém a votar em qualquer candidato. O VOTO É SECRETO.
Anônimo disse…
Vocês acham mesmo que existe ATEUS, são GAYs travestidos e inconformados, e só repara nas criticas deles, não fazem nada para ajuda, tem uma raiva mortal contra os evangélicos, não tem a capacidade de ser organiza e fazer 1/500 de ação social para ajuda a camada pobre do Brasil ou se posiciona contra leis que privilegia a destruição da base família, Prostituição, promiscuidade, nudez, sexo explicito, violência, mortes... Enfim são um monte de intelectual de borá botas, pessoal veja a grande ajuda desses GAYs travestidos e inconformados para a sociedade eles querem que o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad o criador do “Kit gay” para crianças e adolescentes nas escolas ... em favor da corrupção das crianças, da destruição da família e da dessacralização da vida.
Enio disse…
Alimentam a hidra e agora só vêem uma das cabeças mordendo a todos...
Walter Cruz disse…
Hummm... então você acha que a IURD não consegue angariar milhares de votos durantes seus cultos? Muitos fiéis são facilmente manipuláveis, pouco instruídos e confiam muito no que seu pastor fala. E se o pastor dele garante que o candidato X é melhor que o Y, as chances desse fiel seguir a indicação do pastor são altíssimas.

Realmente, o voto é secreto, mas uma igreja forte como a IURD ou a Mundial conseguem sim fazer a diferença nas eleições. É o chamado "voto de cajado". O pastor falou, tá falado.
Walter Cruz disse…
Ei, silêncio ... vcs escutaram? Parece que tem um crente troll tentando falar algo aqui. Não entendi o que ele quis dizer, mas senti o cheiro da merda que ele defecou pela boca.
Spike disse…
Esse anônimo sofre de diarréia mental.
Caruê disse…
Tem gente que nasceu para ser ovelha. Aff meia duzia de ateus já fizeram mais pelo ser humano do que todas as Igrejas juntas.
Anônimo disse…
Essas críticas são do PT , essa história foi inventada pela rede de difamação do PT para derrubar Russomano. Agora ´q eu eu voto em Russo.
Anônimo disse…
concordo plenamente. Além disso, o PT criou a cartilha para crianças de 6 anos se masturbarem escondidos dos pais. Esta história de cajado é mentira inventada pela rede de difamçao do pt.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Caos, querra e atentados? Que exagero...

Acho que vc tá achando que evangélico é sinonimo de mulçulmano.
"O vídeo pede que os evangélicos procurem ter informação sobre os candidatos, sem se deixarem influenciar pelos pastores".
_A matéria dá conta de que o blog teria sido criado a partir de um grupo de universitários cristãos. _A pergunta é: _Que espécie de cristãos é essa, que espalha quando deveria ajuntar?
_Que se encontra dentro das igrejas para o "venha a nós o Vosso Reino" e nega o "seja feita a Vossa Vontade"?
_Que considera os de mesma fé que a sua, como seres não-pensantes e marionetes?
_É..., de falsos cristãos, as igrejas estão cheias!

Henoc disse…
Como diz a Bíblia; ...entre os seus estão os seus maiores inimigos.
Tempos atrás quando foram cassados todos os pastores evangélicos tanto na Câmara como no Senado no episódio do mensalão, todos os evangélicos têem repassado nas suas igrejas conceitos de desconfiança nos pastores, como não sendo garantias de forma alguma de representação; como dizem: antes votar em ateu honesto que num evangélico fariseu de nossas igrejas; estamos cansados de sermos enganados por gente de casa; prometem defender-nos lá e quando vêem os cofres abertos jogam a Bíblia janela abaixo.
Já relataram inclusive que existem mais pastores casados pedófilos que padres; é fato: há blogs evangélicos que o confirmam.
Morrigan disse…
concordo com o caruê, tem gente que realmente nasceu pra ser ovelhinha de picareta.
Hesha Roberto disse…
Vindo de evangélicos, é de surpreender mesmo.
Parabéns a iniciativa desse pessoal.
Anônimo disse…
Evangélicos e muçulmanos são religiosos do mesmo jeito, a diferença é que os muçulmanos tem o Estado a seu favor, teocrático.
E todos nós sabemos que quem é contra o Estado e não tem poder para combatê-lo sempre vai se dar mal. O Estado teocrático evangélico não seria muito melhor que o muçulmano
Anônimo disse…
kkkkkkk
Ou é troll, ou é muito desinformado (pra não dizer burro).
Anônimo disse…
Salamandra, na boa, não fode!
Anônimo disse…
Se evangélicos começarem a comer cocô e pularem de precipicios, então TODOS os evangélicos tem que apoiar isso e fazer igual, se não são falsos cristãos?

Na boa não fode... vai com essa tua filosofia de botequim pra lá, pensar com a própria cabeça ao inves das do grupo faz muito bem...
Anônimo disse…
Bem observado.
me engana que eu gosto disse…
Grupo de petistas "cristãos" (formado em encontro da UNE, haha), em campanha para tentar derrubar a candidatura de Celso Russomano.
me engana que eu gosto disse…
Grupo de petistas "cristãos" (formado em encontro da UNE, haha), em campanha para tentar derrubar a candidatura de Celso Russomano... e tentar salvar o submergente Haddad-Kit-Gay.
Jean Calvin disse…
Crentóide bixa enrustida detected
Anônimo disse…
Esse tipo de evangélico é muito raro!
Morrigan disse…
mas existem.
Luiz Paulo disse…
Concordo.
Fernando disse…
1° - Se eu tiver alguém como líder religioso é porque confio.

2° - Se meu líder religioso tem dado bom testemunho de vida durante anos e é de bom caráter, porque duvidar da sua indicação?

3° - Crentes infantis que não sabem o que dizem como em todo grupo existem.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...