Pular para o conteúdo principal

Evangélicos são suspeitos de apedrejarem Iemanjá

Há suspeita de que evangélicos sejam os autores do apedrejamento a uma imagem de Iemanjá localizada na avenida Marechal Castelo Branco, zona sul da cidade de Teresina, Piauí.

A imagem ficou desfigurada: ela foi atingida no rosto e na perna, Os seios e os braços foram arrancados. O vandalismo lembra outra violência pior: o apedrejamento de pessoas em países islâmicos. 

Eufrasina Gomes, da Rede Afro-brasileira de Religiões e Matrizes Africanas no Estado do Piauí, disse que não é a primeira vez que a imagem sofre ataque. “Algumas pessoas continuam a praticar atos de intolerância religiosa”, disse. “Respeitamos a religião dos outros, e por que eles não podem respeitar a nossa?”, questionou ela, que é conhecida como Eufrásia de Iansã.

Iemanjá, que para os umbandistas é a divindade das águas, tem sido perseguida por grupos de evangélicos. Em fevereiro deste ano, por exemplo, em São Vicente, no litoral paulista, integrantes da Associação Amigos Pastores fizeram um protesto contra o projeto de lei para a construção de uma imagem da divindade em uma praia da cidade.

Em agosto, sites evangélicos — incluindo o Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia — criticaram a inclusão da figura de Iemanjá na apresentação brasileira no show de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, alegando que o Brasil é um pais de maioria cristã.

A Rede Afro-brasileira de Religiões e Matrizes Africanas do Piauí vai realizar no local da Iemanjá apedrejada um protesto contra a intolerância religiosa.





Com informação do Cidade Verde.

Evangélicos criticam apresentação de Iemanjá nos Jogos Olímpicos
agosto de 2012

Comentários

Guilherme disse…
Para os evangélicos, a liberdade de religião só vale para eles. Para as outras religiões, que se fodam.
Anônimo disse…
Sou a favor do estado ateu e contra estado laico. Quero que a religião seja proibida, odeio religiao, odeio ver santoooo, igreja, negocio de deus diabo em todo lugarrrrrrrrrrrr odeio
Anônimo disse…
Que falta faz a inquisição.....
Anônimo disse…
Bandidismo religioso em ação!
Unknown disse…
é por causa disso que eles ainda são mal vistos pelas outras pessoas.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse…
o certo seria banditismo.
Unknown disse…
eu prefiro mil vezes respeitar um pai de santo ou mãe de santo do que um padre ou pastor.
Anônimo disse…
Democrático vc, hein? Quer proibição da religião, vá para a Koreia do Norte. Estado Laico não quer dizer Estado onde as religiôes são proibidas.

Declarações como essas igualam os ateus fundamentalistas aos religiosos fundamentalistas.
Anônimo disse…
Depois dizem que os ateus são intolerantes e bandidos, né crentalhada hipocrita.
Regis disse…
Vou dizer uma frase dita por uma pessoa no Facebook:

"Manda a Velhinha da Itália, restaurar a estátua da Iemanjá".
Unknown disse…
correção a dona cecília é da espanha.
Anônimo disse…
Boa idéia. Ia fazer o maior sucesso.
Anônimo disse…
Para gente ignorante oque conta é a opinião da maioria, o problema é que a maioria é cristã.

não percebem que isso não é democratico, não é justo, não importa sua visão religiosa, se vc quer respeito para ela, vc tem que respeitar as outras igualmente.
Anônimo disse…
Bom...se vocês prestaram bastante atenção ao enunciado da matéria, que diga-se de passagem não ter fonte confiável ou conhecida, consta a palavra "suspeita", ou seja, não há como afirmar que foram evangélicos os causadores desse vandalismo e já começam a lançarem suas frases moralistas.
Já pararam pra pensar se os evangélicos fossem esse bando de intolerantes radicais que vocês julgam ser, como seria essa sociedade? E tem mais, já que imenajá tem tanto poder assim, por que ela não se defendeu deste ataque à sua ilustre imagem? Já que os ateus se destacam por sua maneira aberta de pensar não aceitando nada quer não tenha fundamentação científica, por que não usam essa suposta inteligência para raciocinarem antes de teclarem bobagens?
Anônimo disse…
Correção: Iemanjá
Anônimo disse…
Com certeza foi os evanja eles pira com iemanjá e com qualquer cultura que não seja a deles ?
Anônimo disse…
Não sei porque tanta revolta por parte dos evangélicos com imagens de religiões afro-brasileiras.

Todo mundo que já teve o desprazer de assistir um culto evangélico sabe que aquilo não passa de uma sessão de quimbanda.

É exú tranca-rua pra cá, é pombagira pra lá. Neguinho em transe girando que nem cavalo de santo... E no púlpito o pai-de-dízimo, pastor-de-santo a arrancar alegremente dinheiro dos otários, ops! digo! crentes.

Att.,

Espancador de Pastores
Yuri disse…
Como o estado (ainda) não é uma democracia, os evangélicos se limitam a isso, caso o contrário iríamos ter apedrejamento de umbandista na tv em horário nobre, com evangélicos felizes com um sorriso de orelha a orelha assistindo.
Anônimo disse…
Por que eu não posso proibir a religião se a religião quer me proibir? Sou homossexual e vítima de uma sociedade estruturada homofobicamente por religiões.
Anônimo disse…
E daí? Eu também sou homossexual e ateu, e sou contra o estado ateu. Estado ateu nem vai resolver nada; Veja a Rússia, que na época de União Soviética, era um estado ateu, e recentemente agora tá quase voltando a ser um estado religioso, tem uma notícia sobre isso aqui mesmo no Paulopes.

Eu também gostaria muito que não existissem religiões, mas não é assim que você vai acabar com elas. É através da educação, ensinando e abrindo possibilidades para as pessoas, elas vão perceber que não dependem de mitos para viver.
Anônimo disse…
Parem de se passar por mim, seus doentes! Eu continuo contra a religião, que se ferre quem ir contra mim.
Anônimo disse…
Affffffff
Paulo disse…
Uma vergonha essa matéria tendenciosa e preconceituosa, cujo fim é atingir o segmento evangélico.

Mereceu uma crítica ... http://holofote.net/iemanja-e-apedrejada-e-sem-provas-jornalista-cita-evangelicos/

Paulo (editor do Holofote.Net)
Anônimo disse…
A semelhanças desses evangélicos neo-pentecostais com os muçulmanos radicais é uma coisa gritante, se essa gente dominar o estado brasileiro é melhor muita gente sair correndo, pois isso vai virar um irã, e eu nem digo isso só para ateu e agnóstico não, mas umbandista e até católicos vão entrar na mira desses radicais.
Anônimo disse…
Anônimo29 de setembro de 2012 15:25 é crente troll fingindo ser ateu. É facil saber pelo excesso de imbecilidade e der gritos histéricos "rrrrrrrrr".

Galera ingênua, parem de alimentar trolls.
Rodrigo*
Anônimo disse…
No site de notícias "Cidade Verde" não há nada sobre: evangélicos são suspeitos de praticar o tal vandalismo, o que diz é sobre possível intolerância religiosa, sem citar nomes ou denominações. Essa "acusação" é precipitada e irresponsável, sem mencionar que pode ser qualquer um, inclusive ateus.
Anônimo disse…
ninguem te perguntou nada merdao
Unknown disse…
farei com o o quico crentalha, crentalha bruzz
Anônimo disse…
Assim como existem religiões e religiosos intolerantes, existem ateus que também são.
A chave é o respeito mútuo.
Anônimo disse…
Pelos precedentes citados por Paulo Lopes, é legítimo suspeitar de que os vândalos sejam evangélicos. Foi o que o jornalista fez. Qual é o problema? Suspeitar não é criminalizar.
Eu sou contra o estado ateu, faz as maiores liberdades do ser humanos serem restringidas: o pensamento.
Caruê disse…
É ridículo demais para ser real, é fake.
As pessoas merecem respeito até que se mostre não serem respeitáveis. Rótulos não mostra.
Anônimo disse…
Ta bom, confesso que eu queria zoar mesmo. Perdão aí pessoal.
Anônimo disse…
Você não é o cara de acha que a evolução diz que o homem veio do macaco? (http://holofote.net/quem-nao-cre-que-o-homem-veio-do-macaco-e-estupido-entende-apresentador-da-bbc/), o triste é que a postagem foi apagada... Trágico, mas continue assim, quem sabe um dia espécies baseadas em carbono se originem de SiO2. (hehe)

Mas tenho que concordar os vândalos não foram identificados e não podemos fazer acusações precipitadas.
Anônimo29 de setembro de 2012 21:12

ninguem te perguntou nada merdao

Merdão é você por querer censurar uma crítica
Caruê disse…
Bobagem? quantos casos de depredação publica por evangélicos temos? São eles que tem problemas com a idolatria, eles condenam ate a representação de símbolos da sua própria mitologia como a virgem maria no episodio do chute a Santa. Não me acuse de generalista mas que alguns evangélicos fazem isso com uma certa frequencia no Brasil é fato.
Anônimo disse…
Umbandistas, candomblecistas e macumbeiros, venham curtir o novo culto tradicionalíssimo e ultraortodoxo a X3ÇÚÇ chamado Reteté:

http://www.youtube.com/watch?v=_N8vCsn7WZQ
Anônimo disse…
Apesar da suspeição mais imediata recair sobre os fanáticos evangélicos, cada vez mais em evidência no Brasil pelo seu barulho apesar de ser minoria, pode ser q a estátua acima ter sido alvejada por "simples" vândalos, como drogados euforizados pelos entorpecentes ou vagabundos, configurando crime contra o patrimônio. Em tempo: a intolerância religiosa pode advir de qualquer linha de fé, bastando se alienar no fanatismo e na irracionalidade.
Anônimo disse…
Merdão é você por querer censurar uma crítica

Merdão é você por achar que o que ele falou foi tentativa de censura
Anônimo disse…
"Merdão é você por querer censurar uma crítica"

Perdeu a chance de ficar calado...
Anônimo disse…
Pastor, Padre, Nazista, Homofóbico, Racista...

São "rótulos" de pessoas que não merecem e não têm o meu respeito, afinal, elas só possuem tais "rótulos" por causa de seus nefastos antecedentes!
Anônimo disse…
"Já pararam pra pensar se os evangélicos fossem esse bando de intolerantes radicais que vocês julgam ser, como seria essa sociedade?"

Nem é preciso parar pra pensar, basta olhar ao nosso redor e ver o "inferno" que ela é justamente por causa dos religiosos intolerantes radicais, especialmente os evangélicos!
Anônimo disse…
Pare terem uma idéia do que os cristãos evangélicos seriam capazes de voltar a fazer, dêem uma olhada nos comentários (incluindo o próprio autor do blog) sobre a questão da empalação (muito utilizada pelos cristãos da Idade Média contra os infiéis):

http://www.blog.clacelestial.com/2010/03/empalar-vlad-iii-significado-lampiao.html

Aqui dá pra ser ter uma idéia do que os evanjegues seriam capazes!
Anônimo disse…
Isto ai só pode ser coisa de evangélico mesmo , drogado de espírito santo de mentira de embuste que é a religião deles. O mundo evangélico só é bom pra quem explora ele com igrejas e vendas de bugigangas mágicas. O pastor arrecada o dinheiro para o fiel trouxa ganhar dinheiro . O pastor espertalhão não cansa de fazer campanhas e campanhas para as pessoas depositar o dinheiro na conta deles com a promessa de ganhar mais dinheiro. E com campanhas e campanhas o pastor vai ficando rico e o povo iludido, mais para o pastor esta bom o dinheiro esta entrando . Já para o fiel o pastor diz tenha fé .. Mais deposite seu dinheiro.
Anônimo disse…
O dia que o ministério público flagrar um pastor dentro de um carro blindado tem que pegar e dar voz de prisão na hora , pois fica evidenciado que o sujeito é um falsario e que não agredida nenhum um pouco no deus fodão que ele tanto prega pra poder ganhar dinheiro em cima , e além de ficar provado que este deus não existe e que suas promessas e palavras são falsas , pois pensa bem se um pastor acreditasse no deus que ele tanto prega e que fez fortuna nas costas dele iria precisar de seguranças armados e carro blindado ? Cadeia neles ministério público ,nesta porcaria de estelionatários.
Anônimo disse…
*acredita* e não agredida
Eu deveria ter dito "rótulos neutros" (que não diz se a pessoa é boa ou ruim)
kkkk
Sério? Eu não acho...
Anônimo disse…
Esse questionador de tudo, ao que parece, só não questiona a si mesmo.
Anônimo disse…
tem que derrubar esta estatua, fora macumba.

e vcs atoas porque defendem esta peste de iemanja? se fosse evangelico ou romana vcs estariam apoiando né? seus pestes.


OBS: NÃO SOU EVANGÉLICO.
Anônimo disse…
Isto ai não é coisa de evangélico não, é vândalos mesmo que fez isto.

querem acusar os crentes porque sabem que eles são simples e não se defendem.


MURMURADOR
Anônimo disse…
Mas que coisa mais sem graça...
Anônimo disse…
Se fosse evangélico ou católico a gente com certeza estaria criticando também, o que acontece é que no caso do evangélico, eles não tem ídolos ou imagens, então não tem como haver apedrejamento de alguma coisa deles, nunca, então nunca vai acontecer de ter uma notícia sobre isso.
Yuri disse…
*teocracia
Anônimo disse…
"Em agosto, sites evangélicos — incluindo o Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia — criticaram a inclusão da figura de Iemanjá na apresentação brasileira no show de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, alegando que o Brasil é um pais de maioria cristã."

E ainda veio um monte de gente inocente achando lindo em outro post do blog o silas malacheia defendendo a liberdade religiosa no Brasil... que muito se curva mostra a bunda...
Anônimo disse…
Será? http://www.paulopes.com.br/2012/03/evangelico-do-piaui-e-preso-por-ter.html#.UGmiik3A-NA
Paulo disse…
A matéria não foi apagada propositadamente, mas por conta de ataques sofridos pelo Holofote.Net. Lamentável que a matéria tenha sido apagada!

O mais trágico é saber que ainda existem pessoas que prezam Darwin ...

Fazer o quê?
Anônimo disse…
O mais trágico é saber que ainda existem pessoas que prezam Darwin ...

Tipo Francis Sellers Collins, geneticista americano, diretor do Projeto Genoma Humano e cristão, mas é claro, talvez você não o considere um cristão "de verdade", por não ser criacionista. Fazer o quê, né?
Unknown disse…
Existe alguma prova ou indício de que os evangélicos praticaram tal ato? Ao que me consta não.
Então sr Paulo Lopes não seja leviano ao afirmar tal coisa, provocando uma hostilização de evangélicos, com suas suposições infundadas e inveridicas, que não repercutem a realidade dos fatos. Nós evangélicos respeitamos a fé alheia e repudiamos qualquer forma de intolerância religiosa.
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe disse…
pra mim é óbvio como 2 e 2 são 4
Quem mais ia apedrejar uma imagem de Iemanjá ?
só os crentelhos mesmo. vivem reclamando de tudo, já reclamaram da aparição da Marisa Monte no fechamento das Olimpíadas, porque remetia a Iemanjá. Tem agora o caso da mãe das aguas em Petrolina, que os crentelhos fizeram tanto alarde que vão retirar a imagem do Rio.
Ahhh, faça me o favor, cambada de inúteis.
Na minha opinião Iemanjá representa mais o Brasil do que qualquer facção da igreja evangélica

deveria ter cadeia pra quem faz isso, querem enfiar suas crenças lunáticas goela abaixo de toda população
Daniel disse…
Na grande maioria das vezes são evangélicos sim. Bastam ver comentários em site de notícias como G1, O Globo, Folha, Estadão, de casos como esse (e, p.ex., um semelhante ocorrido no Espírito Santo, porém de imagem da "Nossa Senhora") que verão um cem número deles citando passagens bíblicas...
Plunct disse…
A liberdade de religião foi inventada pelos laicos, não pelos evangélicos.
Marcelo disse…
Tem muitas pessoas que não respeitam as religiões afro brasileiras entre outras mas realmente quem fez isso sendo evangélico ou não levará a cupa para o resto da vida sei deu que sou católico vou para umbanda louvo a deus aos orixás e Santos e sou feliz mas agora quem apredeja uma imagem que está quieta em seu local só pode ser louco ou infeliz não aguentar ver a felicidade do irmao.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová