Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Evangélicos criticam a Iemanjá dos Jogos Olímpicos

Marisa Monte fantasiada de Iemanjá
Evangélicos não gostaram desta belíssima fantasia de Iemanjá, uma
divindade da umbanda, porque a maioria da população é cristã
Sites evangélicos — entre os quais o Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia — estão criticando a inclusão de uma representação de Iemanjá na apresentação brasileira de oito minutos no show de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, no domingo (12). 

Para esses sites, tratou-se de uma demonstração de religiosidade inadequada porque a maioria dos brasileiros é cristã. Lembraram que a parcela da população que segue a umbanda, da qual Iemanjá é uma divindade, corresponde a apenas 0,3%, de acordo com o censo de 2010.

O show brasileiro foi concebido pelos premiados cineastas Cao Hamburger e Daniela Thomas. Eles mostraram flashes da mistura de etnias que compõe a cultura brasileira, como a música de Heitor Villas-Lobos, do Seu Jorge, do rap BNegão, mulatas, a modelo Alessandra Ambrósio, Pelé, dança indígena e capoeira.

O que incomodou os evangélicos foi a Marisa Monte fantasiada de Rainha do Mar (Iemanjá), trajando um belíssimo vestido em tons de azul. Um site afirmou que isso foi um “tapa na cara dos cristãos”.

Pela lógica desses sites, o show brasileiro deveria, entre outras coisas, ter uma referência a Cristo, mostrar as mulatas com saia até os joelhos, apresentar música gospel e distribuir boletos de cobrança de dízimo.

Com informação do Verdade Gospel.

Babalorixá acusa evangélicos de tentarem invadir terreiro
julho de 2012

‘Deus nos livre de um Brasil evangélico’, escreve pastor
fevereiro de 2011

Casos de fanatismo religioso.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...