Pular para o conteúdo principal

Capital paulista tem 70 mil ateus e 21 mil agnósticos, diz Censo

Há mais ateus
 do que  budistas
 ou umbandistas
Na cidade de São Paulo, o número de ateus é de 70 mil e o de agnósticos, 21 mil, de acordo com o Censo de 2010. É possível que esses números sejam maiores, tendo em vista que muitos descrentes não se declaram como tais.

Não há dados referenciais para estabelecer o percentual de crescimento ou de decréscimo desses números nos últimos anos.

De modo geral, os ateus não gostam de ser comparados com os religiosos, mas tal confronto é inevitável quando se analisa os dados do Censo.

Nesse sentido, na cidade de São Paulo os ateus se destacam em relação aos fiéis de religiões minoritárias. Eles são mais representativos do que os budistas, que são 66,5 mil, umbandistas (51 mil), judeus (43 mil) e islâmicos (8 mil).

Em todo o país, os ateus são 615,1 mil e os agnósticos, 124,4 mil.

O grupo dos sem religião apresenta o total de 15,3 milhões de brasileiros, ou 8% da população. Pode parecer pouco, mas há 50 anos esse percentual era de apenas 0,6%.





15,3 milhões de brasileiros declaram que não têm religião
junho de 2012


Comentários

Mello disse…
Pensei que houvesse mais cabecas pensantes. Mas ja eh um comeco.
Anônimo disse…
Sim um bom começo. Espero que a verdade vença e os crentes tenham vergonha do seu passado.
Anônimo disse…
Esta faltando eu nestes números.
Anônimo disse…
Nós.
fórmula do sucesso disse…
O bom é que, pra ser ateu, nem precisa pensar.

Basta repetir, em coro com a galerinha: "Deus não existe!", "o Estado é laico!", "padres pedófilos!, "religiosos querem acender fogueiras!", "religiosos são culpados pela morte de homossexuais!", "bancada evangélica está implantando uma teocracia!" e outras frases de efeito fácil, disponíveis em qualquer blog ateísta ou gay.

E pronto. Você já é um ateu, antenado com a modernidade, e orgulhoso de sua inteligência e racionalidade.
Anônimo disse…
Paulo Lopes, se levarmos em conta os adolescentes ateus e agnósticos com pais religiosos que responderam pelos filhos no censo como estes sendo de alguma denominação religiosa, teríamos um aumento considerável. Vamos esperar pelo próximo e ver o que acontece.
Bia Alencar disse…
Esses números, não são surpresa para um país com uma das piores educações do mundo.
A educação é a chave para acabar com a religião, ou pelo menos, diminui-la. O ensino de qualidade forma cidadãos menos conformistas e mais pensantes. Cidadãos menos conformistas não ficam engessados no sistema, e não aceitam o conceito da mídia ou da religião sem questionar. Por que eles tiveram ensino, e uma educação que deu para eles conhecimento suficiente para pensar por si mesmos.

Se a Ciência fosse bem explicada nas salas de aula, não haveria pessoas achando que Evolução é mito; Estou no 1º ano, e sei como grandes descobertas como o Big Bang e Evolução são tratadas em sala de aula. Os professores colocam Evolução no mesmo nível do Criacionismo, e diz que quem tem ''fé acreditar no que quer''. Desde quando Ciência tem haver com fé? Através do método cientifico e de longas pesquisas, a ciência pode chegar as conclusões que se tem hoje; A ciência não acredita que a Evolução ocorreu, ela tem certeza que ocorreu e ocorre, por que ela tem evidencias que comprove isto.
Então, como esperar que a população aceite o Big Bang, Evolução e agora, o Boson de Higgs, se nossas escolas não contribui para a divulgação do pensamento cientifico e crítico? Como esperar que a maioria da população largue as algemas da religião, se nossos professores são mal qualificados, e não sabem separar suas crenças pessoais do ensino?
A população brasileira é um reflexo da má educação; Se nós temos um povo ignorante, religioso e que só sabe pular Carnaval, a culpa é do Governo que não investe na Educação.

Países com baixo índice de Educação são campos perfeitos para a Religião; Se os colégios não dão conhecimento e abre a mente fechada dos seus alunos, o que resta para eles? A religião, com suas ideias prontas e conceitos formados que não exigem questionamento algum.
O governo é claro, usufruir disso, por que população conformista é mas fácil de dominar e de se manipular.

Os países com maiores índices de Educação, são os países mais secularizados do mundo. Vide Noruega, Holanda, e Dinamarca. A Austrália que tem o maior índice atual de Educação, e apesar de 60% da população se identificar como cristã, a religião não tem um papel importante na vida das pessoas e nem interfere na política como o Brasil. E de 2001 pra cá, o número dos ''sem religião'' na Austrália cresceu relativamente, já representando 19% da população.

Amigos ateus, eu sugiro que nós paremos de discutir com os cristãos e cia, por que a sua mente já esta moldada para a religião desde da Alfabetização. Lembro que quando eu tinha 5 anos, a professora falava para nós orarmos o Pai Nosso sempre antes das aulas, e em alto e bom som. Até recentemente, na minha 8º série, a professora entrava na sala, falava para mim e meus colegas abaixar a cabeça e orar em silencio.

Se queremos um país menos religioso, com uma população mais pensante, temos que parar de discutir com os cristãos e passar a exigir dos políticos melhorias na Educação. Só a Educação para mudar a mente do povo brasileiro.
Anônimo disse…
Exato, afinal, para se chegar a todas essas conclusões ou concordar com as mesmas, é necessário um mínimo de raciocínio, especialmente por que as mesmas ainda contrariam o senso comum majoritário!

Situação bem diferente à do crente, já que este, para sê-lo, só necessita saber dizer "amém" pra qualquer sandice.
Bia Alencar disse…
''O bom é que, pra ser ateu, nem precisa pensar.''

Voce quer dizer, para ser religioso né? Que comentário infantil e que carece de argumentos.
Anônimo disse…
Mais fácil Jesus voltar (a volta dos que não foram?) do que os crentes se envergonharem de seu passado "glorioso" de atrocidades que cometeram em nome de sua fé no homem branco invisível do trono.
Anônimo disse…
Não deve apresentar grande mudança se considerarmos a grande capacidade de reprodução desenfreada de crentes e seus descendentes (isso é uma bola de neve), somado à nossa inércia em não exigir uma consulta mais apurada.

E nem estou considerando a participação sempre "mui honesta" de religiosos atuando como funcionários do IBGE...
Anônimo disse…
migos ateus, eu sugiro que
nós paremos de discutir com
os cristãos e cia, por que a sua
mente já esta moldada para a
religião desde da Alfabetização.
Lembro que quando eu tinha 5
anos, a professora falava para
nós orarmos o Pai Nosso
sempre antes d
Os números são consideravelmente bons.

Mas dá para aumentar.

E vai aumentar.
Anônimo disse…
O número de crentes não só vai aumentar, como vai se multiplicar por conta do descontrole de natalidade praticado pelos mesmos!

Não dá pra se animar, nem de leve...
Caruê disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
http://www.paulopes.com.br/2011/05/religiao-atrofia-o-cerebro-revela.html
Com certeza tem menos religioso que pensa do que ateu...
Vixi, é verdade. Parecem coelhos. '-'
Anônimo disse…
É realmente sempre vai existir mais crentes do que ateus, afinal crentes sã héteros e gostam de sexo com sexo oposto, já ateus são na grande maioria gays e por isso é impossível haver reprodução entre seres do mesmo sexo.
Anônimo disse…
A maioria dos ateus são gays, impossível se reproduzir, o que com certeza irá diminuir o número de ateus.
Anônimo disse…
Brasil o país que esta ficando feio e sem cultura por conta desses crente e por causa da doutrinação telenovelistica, telejornalistica etc etc etc
Anônimo disse…
O comentário do religioso ai só nos remete aquilo que já sabemos deles.
"A maioria dos ateus são gays"

*facepalm* Que pérola!

Bom, você tem dados ou só tirou isso da sua cabeça desmiolada?
Anônimo disse…
A maioria dos religiosos se esconde atras da doutrina, para viverem suas mais despudoradas condições.Protegidos pelo manto do sagrado perpetuam seus crimes. Canalhas ainda querem impor suas sandices a todos. Liberdade so para eles proprios pois não aceitam a liberdades dos contrarios.
Anônimo disse…
Mulçumano decide matar a mulher em nome de um ser imaginario, e o povo vibra de contentamento. Mais falta de liberdade que isso impossivel.Gostaria que um desses televangelistas fosse discudir deus com esses outros religiosos.
De um lado, morte aos infieis, do outro lado deus me protegera. Alguem arrisca um palpite ?
E ainda falam que deus é um só.
Anônimo disse…
Do ponto de vista economicista, que outrora em nosso meio intelectual, com ar pomposo e solene, no auge de nossa utopia "definidora", definiríamos marxista; os inteligentes deviam ser também considerados os vencedores da meritocracia, e por que não dizer, os mais bem pagos, até ricos. Hoje, nem precisa ser marxista teórico para reconhecer que o paradigma econômico é dominante em nossa sociedade meritocrática - os altos salários dos especializados estão aí pra quem quiser contestar, e há sobejas provas disso-; "quanto mais se estuda, menos se trabalha e mais se ganha"(à exceção dos jogadores de futebol e das supermodelos, como todas as demais falanges do showbizz); enfim, nossa religião universal hoje é o capitalismo, e nosso Deus é o ídolo mercadológico-consumista.Claro que este paraíso terrestre artificial "não é para todos", e desafio qualquer um a mostrar-me outro que igual não foi; para tornar-se um "candidato", não é preciso muito raciocínio, muita inteligência, basta compreender que aos céus só ascendem OS ELEITOS. Também dicordo quanto às estatísticas, por motivos MAIS do que óbvios, e que a literatura acerca dos tais é abundante; não há TÃO POUCOS ATEUS ASSIM, se levarmos em conta a interioridade, a descrença absoluta não revelada, a certeza de que a realidade é apenas material e nenhuma transcendência se faz necessária. O que há SÃO POUCOS ATEUS DECLARADOS, que é o que nunca as estatísticas referendam em seus censos. Quanto aos umbandistas, há o dado a acrescer de que GRANDE MAIORIA DELES SE DECLARA CATÓLICOS, como é ANTOLÓGICA A RESPOSTA DADA AO CENSO por conhecida sacerdotisa e matriarca da religião deles, de finada memória. Perguntada quando vivia pelo IBGE qual era sua religião, respondeu: SOU CATÓLICA.
Anônimo disse…
Perfeito seu comentario! Só com MUITO investimento em educaçao esse pais pode ter alguma esperança.
Anônimo disse…
Falácia da falsa dicotomia...Pessoas mais religiosas seriam menos pensantes! Mas de que religião estamos falando? A religião que ensina que se deve por os filhos pra fora de casa assim que eles completam 16 anos? A religião que ensina que os filhos acima dessa idade pra morar em casa com os pais, precisam PAGAR ALUGUEL? A religião que obriga os filhos adolescentes morar com pessoas ESTRANHAS conhecidas em redes sociais? A religião que institui o voto compulsório, o serviço militar obrigatório? A religião que estatui a cobiça desenfreada, a inveja, a posse, a ostentação de futilidades e necessidades de descartáveis para sustentar lucros altíssimos de meia dúzia de parasitas; porque ESTA É A RACIONALIDADE, o novo nome da inquestionável "vontade" do Deus mercado? A religião que propaga ser o valor incomensurável da dignidade humana, fruto da propriedade, do dinheiro, da injustiça exploradora, da riqueza? A religião que
prostitui crianças economicamente vulneráveis, que explora sexualmente adolescentes, que transforma todos em gigolôs à espera só de um convite pra se corromper? A Religião dos que não ficam engessados pelo sistema e não aceitam o conceito da mídia? Que religião é essa? Está falando da SUA religião? Da SUA experiência irreligiosa do que é vivido pelos outros como experiência religiosa? Para se rejeitar o "conceito da mídia" devemos abraçar a religião midiática, ou a mídia religiosa? E qual o conceito de educação não religiosa, a educação reduzida à escolaridade? Educação NÃO É TODO O CONJUNTO de ensino que perpassa a cultura, a família, a tradição, a vivência comunitária da existência, a própria experiência religiosa?
Bia Alencar disse…
Perae anonimo, deixa eu ver se eu entende seu comentário: Para voce tudo é religião é isso? Que estupidez.

Sim, eu sei que Educação é todo um conjunto, só que eu espero que você seja inteligente o suficiente para entender que eu estava falando do ensino das escolas. Não de cultura, tradição, família e etc, que para você é ''religião''.
Bia Alencar disse…
Significado de Religião para ver se você entende: é um conjunto de sistemas culturais e de CRENÇAS, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seu próprios valores morais; Para ser considerada uma Religião a crença tem que ter três fatores: Acreditar em algo, se converter a este algo, e crer que este ''algo'' irar trazer a salvação.
ISTO É RELIGIÃO MEU CARO. O resto é filosofia, cultura e ideologia.
Anônimo disse…
Sao Paulo tem 70 mil ateus , kkkkkkkkkkkkkkkkkk no meio de 12 milhões de pessoas (população da capital Sao paulo) , kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Quanta asneira nesse último comentário. Francamente tenho vergonha desse país. Olha só a criança q fizeram nascer, esse ser retardado q usa de ad hominems e conclusoes loucas para tentar de uma forma desesperada justificar a sua propria religiao.
A homossexualidade é normal e verificável na biologia e psicologia, e existe tanto entre ateus quanto entre religiosos, nao sabe o tanto de crentezinho gay enrustido por aí, talvez vc seja um deles.
Anônimo disse…
Lembrando aos incultos : Por acaso TODOS os moradores de São Paulo foram entrevistados ? Se não entao é óbvio, é claro e evidente q a pesquisa tem uma margem de erro astronômica.
Bruno de Moura disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno de Moura disse…
Deve haver bem mais ateus. O problema é que muitos ateus não respondem "ateu" ao censo, uma vez que ateísmo não é uma religião. Eu mesmo me sinto desconfortável em me declarar "ateu" no que diz respeito a religiosidade. Parece que o meu ateísmo em si, tem a mesma relevância de uma religião para um crente.
Unknown disse…
Não se enganem. O número de ateus nunca crescerá muito. Ser ateu é uma anomalia do sistema. Sou ateu, by the way.
Anônimo disse…
70 mil e um.
Anônimo disse…
Ou:

Ser ateu é uma anomalia.
confirmando disse…
O resto, ateísmo inclusive (que alguns juram que não é religião), é coisa praticamente idêntica à religião.
Anônimo disse…
com certeza o número é bem maior.



acho válido, mas só o que eu acho besta é associar o ateismo com o pensamento crítico, com a racionalidade, etc. Isso sem falar que os clichês do ateísmo já estão saturados, mas continuam servindo como pretexto para a condenação do fenomeno religioso geral. Chegar à conclusão de que não existe um deus (ou é pouco provável) pela pesquisa, estudo e empenho é uma coisa (que também pode ser questionada, já que é uma disposição pessoal), mas usar os enlatados prontos do ateísmo como bandeira para a desmoralização e condenação da religião é outra bem diferente. (e também pra pagar de intelectual.... hahaha)



impossível levar muitos deles a sério.
paulo disse…
Esses cabeças vazias acha que vai supera a Igreja de Cristo,coitados idiotas
já estão condenados antes de morre bando de inutil.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová