Pular para o conteúdo principal

Candidato ameaça Estado laico ao prometer criar creches em templos

O espertalhão Priante faz um promessa 
que não poderá cumprir, caso seja eleito
Uma promessa de José Priante (foto), candidato a prefeito pelo PMDB à prefeitura de Belém (Pará) ameaça o Estado laico: a criação de creches com o dinheiro público em templos evangélicos e igrejas católicas.

A Constituição impede que qualquer instância de governo se envolva com atividades religiosas, mesmo quando não há dispêndio de recursos.

Priante está prometendo o que não pode cumprir. Caso ele seja eleito, o Ministério Público o impedirá de pisotear a Constituição.

Mesmo se fosse constitucional, a promessa de Priante é um atentado contra o bom senso, porque as creches não contemplariam os fiéis de outras religiões ou aqueles que não têm nenhuma crença.

O candidato alegou que a sua proposta visa aproveitar a infraestrutura das igrejas. Mas uma das obrigações de prefeito é providenciar justamente essa infraestrutura.

Ou seja, Priante é um espertalhão: ele faz uma promessa para angariar votos dos frequentadores de igreja ao mesmo tempo em que, desde já, empurra para eles uma responsabilidade que seria sua, no caso de ser  eleito.

Já era de se esperar algo parecido do candidato, tendo em conta que, como deputado federal, ele é réu no Supremo Tribunal Federal (processo 596 ), em ação por crimes eleitorais, e no Tribunal Superior Eleitoral (processo 3163464.2007.600.0000) por captação ilícita de sufrágio. Ambas as ações foram movidas pelo Ministério Público.

Priante apresentou a sua promessa indecente durante a convenção municipal do PSC, que homologou o pastor Kadmiel Pacífico, filiado a esse partido, como o seu vice na candidatura.

O espertalhão, pelo jeito, está tentando substituir os eleitores pelos fiéis de igreja, o que não faz bem para democracia.

Projeto de lei de BH autoriza prefeitura a vender rua para igreja.
junho de 2012

Religião na política.

Comentários

FreieR disse…
Creche nas igrejas... Hm... OS padres vão votar nele!
Plim! disse…
Sendo a proposta indecente, ela não deve ser aprovada.
Anônimo disse…
Aff !!! Por muito tempo vamos lutar contra esse tipo de gente e de postura, mas venceremos! O cara tem 2 processos nas costas e mesmo assim pode se candidatar a cargo eletivo, é um absurdo!!! Por favor TSE, o país precisa que se mude essa regra, chega de bandidos na política!!!
Eu só tenho a temer pela saúde mental dessas pobres crianças.
Adriano disse…
Bom, avaliando friamente

Se o local for carente deste tipo de servico, tanto faz ser numa igreja ou num Gremio Publico... acho q vale mais ter isso do q nao ter

Mas estou com o Luan Felipe, a unica coisa a temer é pelo estado mental... Mas ainda assim, pra muitos do norte e nordeste, somente a fe os mantem vivos, pq nao tem comida, agua, apoio do governo, nao tem nada... o q lhes sobra á fe, se tirar isso, morrem!
Plim! disse…
Se a proposta do candidato for eleita pelo povo e o Ministério Público desaprovar a proposta, isso mostraria que o poder do Ministério Público é maior do que o do povo.
Mello disse…
MAs voces tem que pensar em tudo e nao sair criticando dessa forma. Como que os santos padres vao conseguir criancas para seus prazeres sexuais? Como que os coitados ficam? Afinal tem um papa que os encobre e voces querem tirar isto deles.
Imaginem se forem seus filhos, quer dizer, imaginem como os padrecos, quer dizer, santos padres ficam.
Marcello Carino disse…
O truque é simples: Cria-se creches nas igrejas com dinheiro público, as igrejas levam a fama de ajudarem ao próximo e ainda por tabela começam a receber dinheiro público para manter estas creches... Os pastore$ e padre$ vão adorar...
Unknown disse…
A razão pela qual as igrejas católicas e os templos evangélicos não pagarem impostos é justamente a pressuposição que tais templos e igrejas ajudam o povo necessitado.

Dar dinheiro a eles é dá-lo duas vezes.
Anônimo disse…
Matéria fraca, quase sem argumentos. Primeiro, não está claro que a proposta seja inconstitucional (certamente não cabe ao Paulo Lopes julgar isso); segundo, não está nada óbvio que "as creches não contemplariam os fiéis de outras religiões ou aqueles que não têm nenhuma crença". Terceiro, o argumento ad-hominem "já era de se esperar algo parecido do candidato, tendo em conta que, como deputado federal, ele é réu no Supremo Tribunal Federal" é patético.
Anônimo disse…
http://www.youtube.com/watch?v=IOc4a8RE1qA&feature=youtu.be
Bispo com carater recusa uma homenagem do governo. E chamou a casa dos parlamentares de vergonha nacional.Esse carater falta a eses politiquinhos.
Cognite Tute disse…
Uma charge do Jesus And Mo, sobre o assunto, crianças, padres e doutrinação:

http://www.jesusandmo.net/2012/07/11/rooms/

Cognite Tute
Anônimo disse…
se não fosse tão triste (seja pela democracia, seja pela pedofilia), seria uma ótima piada.
Anônimo disse…
na verdade não. o governo E o povo devem obedecer à Constituição. O Ministério Público faz parte do estado, assim como o povo. Cada um com suas funções. Senão não existiria impeachment ou cassação de senadores, como exemplos de limitação ao poder do povo de eleger.
Anônimo disse…
serão mais zumbis a votar e a pagar dízimo por aí...
Anônimo disse…
não consigo apoiar a criação de creches públicas em casas religiosas.
o dinheiro é público. Há grande chance de desvio. Se não for desviado, já será uma forma de privilégio econômico.
Criará crianças extremamente fanáticas e ativas em proteger as religiões ligadas às creches. Se for assim, devem ser criadas creches junto aos terreiros de umbanda, aos círculos espíritas, às mesquitas islâmicas e às associações judaicas, além da ATEA.
Anônimo disse…
bem lembrado.
Anônimo disse…
a constituição diz que a elegibilidade deve levar em conta a vida pregressa dos pretensos candidatos, portanto não é patético tal argumento.
Certamente é inconstitucional, cf. o art. 22 da CF.
As creches públicas devem contemplar a todos. Havendo qualquer ensino religioso tendencioso, não vai contemplar a todos.
Anônimo disse…
hahahahahaha
Plim! disse…
Então a Constituição é mais poderosa que o povo. A Constituição deveria dizer que todo o poder emana dela mesma.
Anônimo disse…
Há a questão da possibilidade de desvio de dinheiro público também.
Anônimo disse…
Não se poderia esperar outra coisa do sobrinho do Jader Barbalho...
Anônimo disse…
Mas a constituição está acima do povo.
Plim! disse…
Pois é, estando a constituição acima do povo, todo o poder emana da constituição e não do povo.
Anônimo disse…
Sou ateu,e digo que a atitude deste senhor foi de uma grandeza inigualável. Prova de que pessoas de caráter existem sendo religiosas ou não.
Victor Xavier disse…
captação ilicia de sufragio foi a primeira lei criada por iniciativa popular!
Anônimo disse…
Pelo visto este anencefálo não é capas de criar um projeto de creches sem ligação com a religião, e ainda se diz "Criacionista" meu senhor pegue sua varinha mágica e crie uma solução para o desemprego e a evasão escolar, crie logo meu caro, tempo é dinheiro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Por que o apoio do governo dos EUA à religião não torna necessariamente as pessoas mais religiosas