Pular para o conteúdo principal

MP quer que Brasília deixe de financiar eventos religiosos

Com base na laicidade do Estado brasileiro, o MP (Ministério Público) deu entrada na Justiça a uma ação para impedir que o governo do Distrito Federal continue concedendo financiamento a eventos de cunho religioso.

Em julho de 2011, decisão liminar (provisória) do Tribunal de Justiça suspendeu lei que incluía a Marcha para Jesus no calendário de eventos oficiais. Na prática, os organizadores da marcha deixaram de contar com o dinheiro público.

Contudo, a lei permite a concessão de verbas a outros tipos de eventos promovidos por igrejas.

Não há previsão sobre quando a Justiça tomará uma decisão.

Com informação de Veja.

Justiça manda tirar Marcha para Jesus do calendário de Brasília.
julho de 2011

Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
A igreja cristã é segregadora como que o governo pode financiar isto? Se os cristãos quiserem eles que se virem do jeito deles mais sem nenhuma ajuda do governo nem para alavancar e nem para embaraçar a fé deles desde que eles fiquem dentro dos âmbito da lei.
Anônimo disse…
Isto não era nem pra ser novidade visto que religião só visa o bem dos cristãos e não de toda a pluralidade brasileira que confessa todas ou quase todas religiões. E tinha que apertar o cerco contra os pastores safados, que distribuem carnezinhos ,vendem martelinhos e meias ungidas, que pedem o aluguel das pessoas, que diz ou dá ou desce para os fiéis vide pedir maiscedo..
Anônimo disse…
Apoiado!
Anônimo disse…
Sendo o Estado laico ele não poderia patrocinar eventos de uma religião em detrimento de outras. Isso é inconstitucional. Certíssimo o MP.
Anônimo disse…
Na verdade o governo nao deveria financiar evento NENHUM. Aqui na minha cidade tem festa do piao e shows de musica sertaneja patrocinados pela prefeitura e eles fazem tudo em detrimento de mim, que odeio rodeio e sertanejo, eu pago imposto e cade os shows de rock e campeonatos de basquete pra me compensar??? Fazer aquela MERDA de rodeio e show sertanejo com meu dinheiro eles querem neh, FDPs.

Isso tudo devia pertencer EXCLUSIVAMENTE a iniciativa PRIVADA.
Anônimo disse…
Meu Pai foi preso político. No entanto, o Governo financia os desfiles militares. Ver os meganhas marchando orgulhosos e como que protegendo os criminosos que vestiram farda no passado, me incomoda.
O Governo não deveria financiar os desfiles militares.
Anônimo disse…
Depois que o dinheiro vai para o governo, o dinheiro não é mais seu.
Carrasco disse…
Anônimo 31 de Julho de 2012 17:05 financiar militares que dão a vida pela nação é errado, agora financiar matadores, sequestradores e torturadores, pode e é legal. Você deve ser mais um que vive do bom e do melhor as custas da nação e do erário público através de "indenizações aos revoltados do Araguaia e de outros calabouços", que mataram e torturaram militares e hoje vivem no poder, sugando a nação através dos "mensalões e dos cuecões", vide genuínos, dirceus e lulas da vida.
Sergio disse…
O que seria do brasil se nao fosse os militares devemos agradecer por ser como cuba hoje
Anônimo disse…
Devemos "agradecer" aos militares por sermos eternamente o país do futuro, e nunca do presente...

Aqueles milicos irreponsáveis fizeram dividas com juros flutuantes, e quando viram que não poderiam pagar, entregaram o "abacaxi" aos civis.

Até hoje sofremos com os efeitos dessa dívida, que só aumentou ao longo dos anos.

O comunismo era apenas uma desculpa para justificar o golpe e implantar o capitalismo selvagem com alta concentração de renda no Brasil.
Anônimo disse…
E você mais um que usurpou o poder para se deleitar e impor o seu modo de pensar enquanto outros tiveram de te combater e perecer em cadeias sob tortura.
Seu modo de pensar não se distancia da dos religiosos. Uma verdade sem questionamento.
A lei NÃO pode beneficiar um e outro não ,pois se libera verba para carnaval,futebol,show , porque não pode liberar para o CRISTÃO , o CRISTÃO NÃO paga imposto ? Se não pode para o CRISTÃO TAMBÉM NÃO PODE PARA OS CITADOS ACIMA.
Sei que existe falsos profetas , que além de vender martelinho e etc..., vendem agora também votos. MAS existe PROFETAS íntegros.
Conheço PROFETAS ,que fazem recuperação de drogados,asilos, creches e restituem PRESIDIÁRIOS de crime de facções e de varíos outros crimes, outros fazem doações de roupas , sopas ,marmitex que distribuem nas madrugadas e levando uma palavra amiga de DEUS. e você que está aí criticando o que vc. faz pelo seu semelhante ? a NÃO ser falar mal?
GRATO :IRMÃO GARCIA.
Anônimo disse…
Falacia do apelo emocional
Anônimo disse…
Carnaval,futebol, show, são fatos reais, existem, cristianismo, advém de mitos,não existem é uma enganção. Não é lícito o Estado Gastar o erário público com mentiras.
Anônimo disse…
Caralho, esse tópico é sobre financiamento de eventos religiosos. Nao é sobre milicos.O foco está sendo desviado!
Anônimo disse…
último anônimo falou meias verdades. Depois que o dinheiro vai para o governo, de fato, ele não é mais seu. É do governo. Qual governo? aquele que representa a todos os cidadãos e não apenas aqueles que o elegeram.
Anônimo disse…
nem precisa chegar a tanto. É uma questao de respeito a Constituiçao. Ela nao proíbe o financiamento de carnaval, futebol e shows, mas proíbe o financiamento de eventos religiosos (laicidade). simples assim
firefox disse…
mais dinheiro para estes sangue-sugas, ja não basta a "sacolinha" e o "dizimo" para encher o rabo destes fanaticos!
Anônimo disse…
Diga-se de passagem que nenhum religioso está proibido de fazer Marchas para jesus ou qualquer evento para seus amigos imaginários, eles só tem que obter autorização para tal evento, não incomodar quem não vai participar(como bloquear vias públicas provocando imensos congestionamentos), não solicitar ao Estado agentes policiais e de tráfego para auxiliá-los(a segurança deve ser contratada por eles mesmos), e mais importante, TEM QUE PAGAR POR ISSO DO SEU PRÓPRIO BOLSO.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs...

Feliciano na presidência da CDHM é 'inaceitável', diz Anistia

Feliciano disse que só sai da comissão se morrer A Anistia Internacional divulgou nota afirmando ser “inaceitável” a escolha do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, para a presidência da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), por ter "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres". "É grave que ele tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome", diz. Embora esteja sendo pressionado para renunciar inclusive pelo seu próprio partido, Feliciano declarou no fim de semana que só morto deixará a presidência da comissão. O seu mandato no órgão é de dois anos. A Anistia manifestou a expectativa de que os deputados “reconheçam o grave equívoco cometido” e  “tomem imediatamente as medidas necessárias” para substituir o deputado. “[Os integrantes da comissão] devem ser pessoas comprometidas com os direitos humanos” que tenham “trajetórias públi...

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...