Pular para o conteúdo principal

‘Partícula de Deus’ é maravilha do Criador, diz bispo do Vaticano



A Igreja Católica está tentando capitalizar a descoberta do bóson de Higgs, um extraordinário avanço da ciência, como sendo mais uma evidência da grandeza de Deus, ao se julgar pelas palavras de dom Marcelo Sánchez Sorondo (foto), teólogo e chanceler da Pontifícia Academia das Ciências, do Vaticano.

Ao comentar a descoberta anunciada na quarta-feira, Sorondo disse que a “partícula de Deus”, como é chamada popularmente o bóson de Higgs, “demonstra que a criação é algo maravilhoso”. E acrescentou: “Se ela [a partícula] está aí, é porque alguém a colocou.”

dom Marcelo Sánches Sorondo
Sorondo usa 
ciência para tentar 
reforçar a crença
O britânico Peter Ware Higgs é o físico teórico que em 1964 publicou considerações sobre a existência da partícula que acabou levando o seu nome, mas cujos conceitos já tinham sido elaborados pelo físico americano Philip Anderson. Os físicos belgas Robert Brout e François Englert também se dedicaram à teoria da partícula que desvenda o mistério da transformação da energia em massa.

O físico ganhador do prêmio Nobel Leon Lederman publicou em 1993 um livro sobre essa partícula subatômica cujo título era “A Partícula Maldita” (The Goddaman Particle), por causa da dificuldade em provar a sua existência. A editora mudou o nome do livro para “A Partícula de Deus”.

Cientistas como o próprio Higgs, que é ateu, não gostam do termo “Partícula de Deus” porque, obviamente, não tem nada a ver com crença religiosa, mas com a ciência pura.

Dom Sorondo disse que inicialmente ele também não gostava desse nome por considerá-lo pretensioso. Mas agora, admitiu, o nome lhe agrada, porque, afinal, brincou, “até Margherita Hack [astrofísica ateia] fala de ‘partícula de Deus’”.

Cientistas como Stephen Hawking costumam dizer que o avanço da ciência implica sempre na diminuição de espaço das crenças religiosas.

Mas Sorondo, como era de se esperar, não pensa assim. Ainda a propósito do bóson de Higgs, ele comentou: “O cientista se limita a dizer que descobriu a partícula; o crente vê o fruto da vontade de Deus".

Com informação do site Vatican Insider.



Descoberta do bóson de Higgs consagra o método científico

Comentários

DOU GARGALHADAS AQUI disse…
Warner,

A unica coisa que enXerguei(com xis),foi o seu erro de portugues,,,vc nem sabe escrever direito,e vem falar de pena,verdade....sim sou jovenzinho que gosta muito de rir das pataquadas que vcs dizem...enCHergue a verdade....kkkkkkkkkkkkkk...e vc compre um oculos gramatical....kkkkkkkkkkkkkkkk
DOU GARGALHADAS AQUI disse…
Pra vc nem resposta tenho,cabecita oquita....hablas espanhol?,pois vc é tão bobo,que nem vontade tenho de rir de vc.Mad Head...every atheist does not know what it says...
DOU GARGALHADAS AQUI disse…
É irmão Salamandra,vc viu que longo jornal moralista essa ateia fez pra mostrar que não devo mais rir dos seus amiguinhos ateus?...A teia(entendeu?...juntando da ateia)que ela teceu,serviu de armadilha para ela mesma.
Cognite Tute disse…
Salamandra:"_Aí se fala em "oferecer a outra face": veja só como são sórdidos! _Usam a própria Palavra de Deus(que dizem não existir), para nos convencer de que devemos ficar calados e aceitar! _Não, não e não!!!"

E não e não e não.:-) Não vai "escapar" fácil assim.:-) Se mencionei a palavra de Jesus, sobre dar a outra face, não foi por acreditar que ele é real, ou por hipocrisia, mas para demonstrar que, apesar de alegar ser 'cristã' e "seguir Jesus", você não se comporta como tal.

Deus, Zeus, Odin, não tem evidências de existir, apenas isso. Se deseja crer, é seu direito, mas é hipócrita ser tão mesquinha e ofensiva, e ainda se gabar de ser cristã.

Na verdade, como o Gargalhada, é isso que os irritam mais, entender que sem evidências, espernear e gritar coisas como "porque tenho Jesus em minha vida!!Ele é a luz verdadeira!!Santo e glorioso é o Seu Nome!Sua luz brilha cada vez mais,até que se torne dia perfeito!!Um dia todo joelho se dobrara na Sua presença,e toda boca confessará o Seu Nome,para gloria de Deus Pai!!", é só ridículo e infantil.:-)

Uma piada pronta, que é até covardia fazer gozação com essas maluquices.:-)

Como suas recorrentes ameaças sobre o Inferno, não damos a mínima para superstições sem pé nem cabeça.:-)

E pode se valer de quantos palavrões quiser ou souber, precisa entender, o que vale são argumentos, evidências, razão. Palavrões são apenas esperneio, "ad hominens".

Entendo sua atração e do Gargalhada por falácias, são o que resta na falta de argumentos, mas é um vexame total, até para os outros cristãos que leem o que escreve, e que sentem vergonha alheia de serem confundidos com vocês.:-)

Como disse a Michele, eu, e outros, mais de uma vez, conhecemos pessoas excelentes, razoáveis, e que são cristãos, judeus, etc.

Vocês são péssimas pessoas, mas não por serem religiosos, mas por sua própria natureza, mesquinha. A religião que adotaram, o deus-insano que adoram, apenas servem de justificativa para sua natureza má.

Nem todo cristão é inculto, mas vocês dois são. Uma coisa nada tem a ver com a outra, apesar de seu sentimento de inferioridade com relação a isso.

Se existisse um ser sobrenatural, que decidisse julgar as pessoas por seu caráter, nem você nem o Gargalhada teriam alguma chance de serem absolvidos.:-)

Cognite Tute
Michelle disse…
DOU GARGALHADAS AQUI,

>> "A hipocrisia me mandou lembranças,né?...isto mostra que ela passou por vc primeiro...que diferença faz chamar todo cristão,judeu,hindu,etc de louco?"

Onde foi que eu falei cristão, judeu, hindu? Eu falei cristianismo, judaísmo, hinduísmo, islamismo. Me referi às religiões, não às pessoas...seu "intilijente".

>> "Então filhota,vc é mais uma na longa lista de ateus preconceituosoe e intolerantes"

Eu não tenho preconceito contra religiosos. Eu não os discrimino ou tento tirar o direito deles de terem uma religião e/ou de crer em deuses. Eu apenas não concordo com certas religiões. Não concordar com algumas religiões é preconceito agora? Desde qdo?
"
>> "PS:não venha dar lição de moral,pois vc não respeita ninguem."

Eu respeito que merece ser respeitado. Se vc me respeita, eu te respeito em retorno. Se vc não me respeita, não te respeito tb. Simples. Respeito é bom, mas é uma via de mão-dupla. Isso não é lição de moral, é questão de lógica.


>> "É legal quando se generaliza,né?"

Mas onde foi que eu generalizei, querido? Eu não generalizei nada, vc sim.


>> "e é isso que vcs fazem,dizem que todo crente é burro,desonesto,louco,etc"

Eu nunca disse que todo crente é burro, desonesto, louco, etc. Tem alguns que são, mas felizmente não são todos. De todos os crentes em deus que eu conheço a maior parte deles são boas pessoas, inteligentes, simpáticas, não são preconceituosas e nem são fanáticas. Ainda bem.


>> "Quanto a ser iluminado,sou mesmo,porque tenho Jesus em minha vida!!Ele é a luz verdadeira!!Santo e glorioso é o Seu Nome!Sua luz brilha cada vez mais,até que se torne dia perfeito!!Um dia todo joelho se dobrara na Sua presença,e toda boca confessará o Seu Nome,para gloria de Deus Pai!!"


ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.......

PS: volte para Utgard ou vc vai ver com Thor e seu poderoso martelo, lol.
Cognite Tute,

_Acha mesmo que quero tentar convencer alguém de alguma coisa, quando se fala em Deus?
_Vou te dar uma breve resposta, se fizer um enorme esforço, pode ser que entenda: a Obra de Deus é concretizada pela ação do Espírito Santo! É Ele que convence! Se Ele não o fizer, não sou eu ou outra pessoa, que irá fazê-lo!
_É incrível como estão sempre contestando e tentando provar que entendem mais acerca deste assunto, do que o VERDADEIRO cristão. Se escrevo: VERDADEIRO, é porque existem os falsos.
_Pode me contestar o quanto quiser: dá pra perceber que, isso te faz bem e alimenta o teu ego.
_Acerca dos palavrões..., é inacreditável...., você é muito limitado!
Anônimo disse…
HAHAH que vem depois? qualquer dia os cientistas que descubram provas que suportem a criacao e evolucao do universo passam a ser santos? mandem as igrejas po crl e deixem a ciencia liderar, a qualidade de vida mudou IMENSO nos ultimos seculos desde que a ciencia ganhou vantagem sobre a igreja.
Ryoko disse…
infelizmente aqui no blog está infestado de trolls e pregadores

este cara só quer chamar atenção vamos ignorá-lo deve ser pastor picareta, ou então um papagaio de pastor estelionatário
Ryoko disse…
este cara só quer atenção

Não liguem
DOU GARGALHADAS AQUI disse…
Parece que todo mundo parou de escrever...mas tambem ja me cansei desta materia...o pessoal daqui ja ta meio sem graça....até o tutinho sumiu...bom... "simbora" meu povo...quem sabe eu volto outra vez um dia...vou deixar minha mensagem final aqui:

Pare um pouco,em meio ao corre-corre da vida
E pense bem serio,como sera seu final
Não pode ser aquele que vemos na tela
Parece bonito,mas é tudo mera ilusão
Olhe pra dentro de voce e veja
O quanto precisa de paz
Posso dizer com certeza,no mundo inteiro não encontraras
Porque essa paz,só há em Jesus
Escute a Jesus,Jesus!que te ama
É Ele a Luz,a Luz!que te chama
Mas só pode entender,quem parar de correr
Para ouvir o Seu Nome!
Michelle disse…
DOU GARGALHADAS AQUI

Se eu estivesse interessada em pregações religiosas, iria na igreja...afinal é pra isso que elas existem, não?
Anônimo disse…
Rick10, comece demonstrando que a hipótese deus é verdadeira.
Anônimo disse…
Especulação de mais um crentelho.
Anônimo disse…
Foi o ser humano que colocou deus onde está. deus é criação da imaginação humana e nada mais.
Anônimo disse…
Contribuíram à Ciência e nada provaram de seu deus.
disse…
È a religião se apoiando na ciencia por não ter argumentos pra provar a "existencia " de um ser que nunca vimos....revoltante ...nuss!!!!
Anônimo disse…
Aprende a escrever "lucidez" ... Depois os CRENTES que são ignorantes ... tsc, tsc, tsc...
Mais antigos Antigos 201 – 217 de 217

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica