Pular para o conteúdo principal

Continua em queda confiança dos americanos nas igrejas

Desde 1973, o declínio foi de 22 pontos percentuais
Pesquisa recente do instituto Gallup apurou que caiu mais um pouco a confiança dos americanos nas igrejas ou religiões organizadas.

Do total das pessoas ouvidas este ano, 44% afirmaram ter “bastante confiança” nas igrejas. Em 2002, esse percentual foi de 45% e em 1973, quando começou essa série de pesquisa, foi de 66%. De lá para cá, houve, portanto, queda de 22 pontos percentuais.

Até 1985, as religiões organizadas eram as instituições que mais detinham a confiança dos americanos, acima das Forças Armadas e do Supremo Tribunal.

O declínio do prestígio das religiões começou em meados da década de 80, ficado pela primeira vez abaixo de 60%.  Na avaliação de estudiosos, essa queda se deve aos escândalos financeiros envolvendo pastores e aos casos de pedofilia cometidos por padres.

Na análise por religião, verificou-se em 2012 que o índice de confiança dos protestantes em suas igrejas é de 56%, contra os 46% dos católicos.





Com informação do Gallup, entre outras fontes.

Mais jovens americanos duvidam da existência de Deus 
junho de 2012

Estatística das religiões.

Comentários

Anônimo disse…
Graças a Deus.
Bem, ou estou com um problema de convulção para a escrita ou o problema está na plataforma de seu blog, pois é-me impossivel comentar tal tema dentro do limite de 4096 caracteres.

O planeta Terra foi dominado pela espécie humana, esta dirige destinos de acordo com o que vai em sua "psique", e esta é modelada por fatores como visões do mundo, as quais podem ser distorcidas por crenças religiosas ou equivocados/incompletos conhecimentos materialistas. Então o tema "queda das religiões" é fundamental, deve ser parte ativa nas nossas reflexões e planejamentos de vida. Não é assunto para ser comentado e debatido pela parte da atual geração das palavras sem vogais e frases curtas. É um assunto e uma oportunidade para pensadores registrarem publicamente seus pensamentos desordenados tentando ordená-los perante uma critica coletiva.

A minha alternativa foi abrir um capitulo no meu website para registrar a matéria, registrar minha confusão de dados e informações relacionados, e continuar una pesquisa.

No entanto vai uma questão: penso que o imaginario humano é uma camada nebulosa no cortex,formada por relampagos das sinapses e seus plasmas iluminados imitando as nuvens. Essa camada é um apêndice avançado de um acessório que está se firmando enquanto a evolução está gerando esta nova forma de sistema natural, a auto-consciência. Mas um apêndice avançado não é ainda usado e pode se atrofiar por desuso. Então é onde entra a utilidade das fantasias, sejam as das crianças fantasiando o mundo real, seja da humanidade-criança fantasiando através de mitos e religiões.

Estarei errado nesta teoria sôbre o imaginario? Se não, a que nova espécie de humanos conduzirá a queda das religiões? Existe ou existirá outro tipo de fantasia da qual a psique necessita para manter o instinto da sobrevivencia de uma condição de vida absurda?
Anônimo disse…
Aleluia!
_O problema é colocar a confiança nas igrejas/religiões; as pessoas se preocupam demais com o que os outros fazem e que elas não aprovam. Não estou dizendo que as pessoas estão todas certas em suas atitudes, sejam da denominação que forem, não!
_O problema é que suas vidas estão fora da Presença de Deus; não que Ele não possa alcançar a quem quiser, não! É a própria pessoa que se afasta!
_Esse afastamento se dá por várias questões e, uma delas é prestar atenção às atitudes dos outros e desviar a sua atenção, que deve estar focada em Deus e não no homem.
A culpa é da igreja mesmo, que faz burrada. Que continue assim, estãzo fazendo um favor para a população mostrando quem são eles de verdade. O resultado está aí.

Logo, logo, confiar num pastor será o mesmo que confiar num pedófilo.
Hidéquel disse…
Cristão que é cristão de verdade não olha para a instituição,mas sim olha pra Deus.
Igreja não é parede,edificio,instituição,mas são aqueles que foram lavados no sangue do Cordeiro e que formam o corpo de Cristo,ou seja,sua igreja.
Igreja vem do grego eklesia,que significa:chamados para fora.
Fomos chamados para fora deste mundo de pecado,para formarmos um corpo,corpo este que tem como cabeça Jesus Cristo,o Rei da Gloria!
Clap, clap, clap!

Acabou com esse proselitismo deplorável? Ótimo, porque adivinha? Não passa de lixo!
Anônimo disse…
Bicho, eu acho que você andou fumando um cigarrinho do demônio...
Anônimo disse…
Se o mercado da fé tivesse ações nas bolsas de valores, os investidores teriam inúmeros motivos para estarem apavorados.
Este comentário foi removido pelo autor.
Estariam mais em crise que o próprio Euro.
Ryoko disse…
luan esse hidéquel tá pregando mais que pastor americano
Anônimo disse…
Então é por isso que vc é obreira propagandista da IURD? Os fins justificam os meios, não importa a sem vergonhice do seu idolatrado Macedo, contanto que ele cite algumas abobrinhas bonitas da bíblia né?
Santa ignorância, rogai por vós.
carlosqevedo disse…
a primeira coisa que vai cair por completo são estas merdas de instituições chamadas igrejas, a partir daí os "deuses invisiveis" que botem suas barbas de molho, pois serão os próximos a entrar em extinção. Puta que pariu, e não é que o tempo é MESMO o senhor da razão?
Anônimo disse…
Cara, você é português ou brasileiro? Sei lá, algumas palavras tem acento "^" que nunca tiveram desde que nasci (1995)
paulo de tarso disse…
o senhor paulopes detentor da verdade absoluta das estatisticas incontestavél,porque o senhor não fala sobre a marcha de jesus que esta acontecendo nesse exato momento em são paulo. ja sei se tiver algum incidente ai o senhor publica caso contrario voce fica caladinho. voce e seu blog não presta pra nada. voce é um jornalista frustrado voce é um derrotado na vida, que vive de mentiras,voce é um fracassado.
paulo de tarso disse…
alguns ateus tem o meu respeito falo de todoo meu coração,agora pessoas como paulopes,luan,michelle,israel,anonimo,que não tem o meu respeito e não tem o respeito dasoutras religiões pois só sabem nos atacar, voces são uns mané só bota as opiniões pela internet. voces são um bando de MANÉ. VAI A LUTA.
paulo de tarso disse…
curioso segundo o ibge os evangelicos são quase 50 milhões só no brasil no eua que tem muito mais cristão que no brasil quantos são paulopes tú és uma piada ou as estatisticas suas são mais consistentes que a do ibge.
Ryoko disse…
vc joga a C4 corre vai ver a cozinha tá quente...

vc quer respeito zombando dos outros ai que hipócrita

hipocrisia paulina é terrível
Eu digo o mesmo para você, seu merda.
Algumas milhares de pessoas cantando e louvando para seu deus, que grande merda. Você fala como se fosse o evento do ano. ¬¬'
Cara, aprenda a usar pontuação antes de vir falar merda, ok?
Ryoko disse…
já imaginaram ryoko hakubi,a de tenchi universe, não eu, enfrentando aquele judeu barbudin zumbi, vc acha ela ganharia dele é só uma piada

lista dos pudêh

voo

bolas incandescentes pelas mãos

força descumunal

atrevessar objetos sólidos

regenarção de membros danificados

formas uma espada com seus poderes

e por aí vai

já o Jockey de Jegue, tem o que comparado com ela...

ressurreição, multiplicars alimentos...

foi só uma piada rsrsrs...
paulo de tarso disse…
luan voce é cheio de maldição.
paulo de tarso disse…
pega o teu grupinho de hipócritas e faz melhor então tou pagando pra ver. vai la faz melhor bota mais gente.
paulo de tarso disse…
jesus nome sobre todo nome de eternidade a eternidade.
paulo de tarso disse…
segundo o ibge são quase 50 milhões de evangelicos só no brasil,ou voce vai dizer que as pequenas pesquisas do senhor paulopes são mais consistentes que a do ibge. aí eu te digo nos estados unidos tem muito mais cristão que no brasil quantos devem ser,me mostre aonde voce diz que eu falei merda,essa peaquisa do senhor paulopes é simplismente fraudulenta.
paulo de tarso disse…
segundo o ibge são quase 50 milhões de evangelicos no brasil imagine nos estados unidos que tem muito mais cristão que no brasil me mostre luan aonde eu disse merda segunda a tua opinião.
Ryoko disse…
jesus é tão real quanto ryoko do tenchi e as outras 5 aliens

Washbrainer detected
Ryoko disse…
o deus certo é Son Goku

que nos livrou das garras do "grande" freeza, cell , majin boo

e morreu 3 vezes enquanto seu macho só reviveu uma vez
Anônimo disse…
jesus ama vocês. Não se preocupem.
Anônimo disse…
eu gostaria que vocês, nesse momento, colocassem a mão no coração. Vamos orar um pouco e pedir perdão ao pai celestial. Deus ama voces, e tem um plano especial para cada um de vocês, mesmo que vocês não saibam e que zombem dele.
Ryoko disse…
mais proselitismo, que saco paracem que a vitrola num peba, dvd arranhado do rap do papagaio crente otário, e mc pastor picareta
Ryoko disse…
liga ñ luamn deixa esse crentroll do sauron falar sozinho
Anônimo disse…
não é isso não. É que Deus tem um plano na sua vida. Vamos fazer uma oração, pois Deus escreve certo por linhas tortas. Pegue um copo dagua, coloque aí em cima da mesa (proximo ao computador) e vamos orar agora mesmo. O fogo do céu vai cair e você sentirá uma sensação de paz profunda vinda do Senhor Jesus Cristo. Corre lá na cozinha pegar o copo dagua, to esperando.
_Você não tem capacidade para entender nada sobre coisa alguma, muito menos quando se fala em Deus e em atitudes dos seres humanos; talvez por ser um simples símio, que não chegou ao homo-sapiens!.
_Não posso deixar de escrever acerca da imbecilidade de alguma pessoas, ainda que anônimas, que escrevem suas bobagens porque não tem nada em seu interior!
_Ouça, insolente: não sou propagandista de ninguém; neste espaço apenas falo acerca do Deus Vivo e jamais escrevi acerca de denominação alguma. Imaginei que você tivesse dois neurônios que lhe permitissem entender, mas... não!
_Leia o que escrevi e veja o quão tolo foi ao deixar seu preconceito sobressair!
_Já que puxou este assunto: sou da IURD, sim e daí? O que você tem haver com isso?
_Não preciso fazer propaganda de nada; quem faz isso muito bem é você, ao deixar bem clara a sua falta de entendimento e decepção. Olhe-se no espelho e desça do pedestal em que se colocou pois, se cair, a queda será bastante dolorosa.
Ryoko disse…
as drogas que esa cara está usando acabou com o último neurônio desse cabra
Ryoko disse…
meu plano de vida é viver em paz e respeitar as diferenças por mais asquerosas que sejam, como por exemplo este jegue pregador e tentar tolerar fanatismo enfadonho

sempre tem pentecostelhos e evanjegues semi-analfabetos. pau mandados de pastores picaretas e estelionatários
Yuri disse…
KKKKK trollwin.jpg
Yuri disse…
Pq esse é um blog dedicado ao ateísmo e às merdas que os religiosos fazem, não que a marcha a Jeus não seja uma merda tb, mas é que ela não é digna de atenção.
Yuri disse…
Quantidade não é qualidade, é melhor 10 pessoas à favor do ateísmo recrutando mais a cada dia e com ótimas possibilidades de ascensão que 1 bilhão de crentelhos ricos mas em decadência.
Yuri disse…
Seu Jesus está morto, vc é limitada e acha que os outros são tb, mas adivinha? Sua limitação não passa por osmose!
_Meu Senhor Jesus está cada vez mais Vivo!
_Por que tanto ódio, rancor e preconceito? Estas coisas irão destruir seu metabolismo e ninguém irá sofrer com isso, mais do que você!
_Pense nisso!
Ryoko disse…
não ama pois não existe e nem existiu, personagens fictícios não amam pessoas reais
Paulo continua pontuando como um semi-analfabeto.
Anônimo disse…
Não dá para eu colocar a mão no coração. A não ser que me abram a caixa toráxica.
Anônimo disse…
Sabe o que é o chato de você falar uma merda dessas, "paulo de tarso"? É que você está comparando números absolutos (embora estimados, é bom frisar) do IBGE/Brasil com percentuais do Gallup/EUA. E a pesquisa não é do Paulopes: é do Instituto Gallup. Paulopes inclusive colocou o link ao final do texto, você não seguiu porque não quis. Experimenta passar a seta do teu mouse/padmouse lá onde diz "Com informações do Gallup, entre outras fontes" (grifo meu).

Se você ainda não entendeu, eis o link atrás do rótulo:
http://www.gallup.com/poll/155690/Confidence-Organized-Religion-Low-Point.aspx
caluco disse…
Primeiro comentario util
Anônimo disse…
Nós já estamos indo à luta, otário. Tanto por isso é que cada vez menos pessoas seguem religiões no mundo.
Anônimo disse…
não sei porque a mensagem de jesus cristo sempre é encarada com desconfiança e temor. Meus irmãos, não tenham medo. Jesus ama vocês e sempre amará. Esse negócio de ceticismo mexeu com a cabeça das pessoas, chegando ao ponto de até mesmo não mais reconhecerem o óbvio da natureza divina. Precisamos realmente orar para que fiquemos singelos de coração, puros no amor de Cristo. Tudo no fim dá certo, não temas, meus irmãos queridos em Cristo.
Anônimo disse…
tá louco?
Anônimo disse…
E vosmecê é um zé ruela rato de igreja.
Ryoko disse…
vc tá certo cara, minha intuição feminina acho que esse porco passou por uma lavagem cerebral na infância

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová