Pular para o conteúdo principal

Carismáticos fracassam na reação à expansão pentecostal

padre Marcelo Rossi
Padre Marcelo Rossi atrai milhares dos chamados "evangélicos" da
Igreja Católica, mas em sido pouco para deter os pentecostais
do sociólogo Ricardo Mariano para Folha

O Censo confirma as tendências de mudança radical da demografia religiosa nas últimas décadas: queda da hegemonia católica, avanço vertiginoso dos evangélicos e diversificação religiosa.

Liderada pela Renovação Carismática e apoiada na criação de redes de TV e no evangelismo midiático, a reação católica à expansão pentecostal fracassou.

O inchaço da categoria "evangélica não determinada" reduziu artificialmente o crescimento pentecostal. Mostra limitações do Censo, mas também pode estar sinalizando a expansão da privatização religiosa nesse grupo, situação em que o crente mantém a identidade religiosa e a crença, mas opta por fazê-lo fora de instituições.

Tal privatização resultaria da massiva difusão do individualismo, da crescente busca de autonomia em relação aos poderes eclesiásticos, à imposição de moralidades tradicionalistas, aos elevados custos do compromisso religioso. Ela pode ter ocorrido, em especial, entre indivíduos dos grupos mais beneficiados pelo crescimento da renda e das oportunidades no mercado de trabalho e no ensino superior.

O Censo também reitera o crescimento do pentecostalismo na base da pirâmide social: 64% dos pentecostais ganham até um salário mínimo, 28% recebem entre um e três salários, 42% têm ensino fundamental incompleto. Avança nos segmentos mais vulneráveis da população, nas periferias urbanas e regiões mais violentas, nas fronteiras agrícolas do Norte e do Centro-Oeste, onde a presença católica é rarefeita.

Causa surpresa o declínio, em números absolutos, de Congregação Cristã no Brasil e Universal do Reino de Deus. Elas perderam, respectivamente, 200 mil e 228 mil adeptos. Até então, só uma grande evangélica, a Luterana, havia declinado, o que se explica por ser uma denominação de tradição étnica pouco dedicada ao proselitismo.

Parte da "queda" (improvável, cabe frisar) da Congregação e da Universal decorre da indefinição da identidade denominacional de 9,2 milhões de evangélicos. Mas há outras hipóteses.

Fiel aos princípios de não fazer uso proselitista de mídias e não apelar para a oferta sistemática de serviços mágico-religiosos, a Congregação perde competitividade.

Já a Universal tem sido fortemente pressionada por igrejas que passaram a clonar seus métodos, especialmente a Mundial do Poder de Deus, liderada por Valdemiro Santiago (315 mil adeptos). Pela TV Record, Edir Macedo já acusou o golpe, ao atacar ferozmente o oponente, que, tal como Silas Malafaia, passou a ser estrategicamente apoiado pela Rede Globo.

Seus mega templos desfavorecem uma sociabilidade fraternal e comunitária. E a ênfase na oferta ritual de soluções mágicas faz com que frequentadores ajam mais como clientela flutuante. Eles pagam por serviços, mas refutam compromissos duradouros. À Universal carece da capacidade de formar comunidades e da pregação de uma teodiceia redentora de longo prazo. É o que se propõem a fazer várias independentes o grande guarda-chuva "Assembleia de Deus".





Brasil caminha para algo raro: mudança de religião hegemônica
junho de 2012

Estatística das religiões no Brasil.

Comentários

Avelino Bego disse…
Claro que falhou!

O grande chamativo das religiões neo-pentecostais é o estímulo ao ego, ao constante estímulo de preconceitos e também na facilidade de se ingressar nessa vertente: basta apenas aceitar Jesus.

Esse lance de "dar a outra face" já era!
Avelino Bego disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
claudio disse…
Creio que o fracasso se dá, também, na forma da promessa de redenção, enquanto os católicos prometem o paraíso no outro mundo os pentecostais prometem a redenção aqui e agora.
Anônimo disse…
é bom a renovação carismática mostrar resultado se não o papa vai "cortar as asinhas" como foi feito com a teologia da libertação... "evangélicos católicos", irenismo e ecumenismo demagogo e hipócrita, vale qualquer coisa!

o que seria exatamente "...a Luterana, havia declinado, o que se explica por ser uma denominação de tradição étnica pouco dedicada ao proselitismo." ???
_É uma sujeira de causar asco!
_O que isso virou? _Competição para ver quem tem mais povo e quem tem menos??? Francamente!
_Se estivessem envolvidos espiritualmente, não iriam preocupar-se em deter nada! Simplesmente anunciariam a Palavra de Deus e pronto.
Anônimo disse…
O caso não é este.
_E qual é então?
Anônimo disse…
Pergunte ao lagarto mor, o seu Pai Macedo!
Anônimo disse…
A mulher é obreira pro Macedo, que tem encenado verdadeiras baixarias pra recuperar os clientes que perde pro Vadomiro, e quer criticar a captaçao de ovelhas da icar.........
É muita alienaçao e hipocrisia pra uma pessoa só.
Anônimo disse…
Disputa de cerebros, Controle de massas, interessa as empresas religiosas, e muitissimo ao governo, pois mantendo o povo besta e alienado, os manipula e explora mantendo o status quo.
Anônimo disse…
Já tava na hora dessa igreja assassina perder fiéis. Pena que eles estejam indo para outras que fazem uma lavagem cerebral desumana.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová