Pular para o conteúdo principal

Pressão faz Apucarana recuar do pai-nosso nas escolas

Estudantes de Apucarana
Estudantes pediram a derrubada do projeto de lei
Por 7 votos contra 2, os vereadores de Apucarana, no norte do Paraná, decidiram rejeitar em segunda discussão o projeto de lei que, se fosse aprovado, obrigaria os 58 mil estudantes da rede municipal de ensino a rezarem o pai-nosso antes da primeira aula. 

Trata-se do resultado da pressão de setores da sociedade pelo cumprimento da laicidade do Estado. A Constituição veta que qualquer instância de governo tome decisão ou legisle sobre atividades religiosas. Em primeira discussão, tinha havido aprovação por unanimidade.

O autor do projeto de lei é o vereador evangélico José Airton Araújo (PR), o Deco do Cachorro Quente. Para ele, o pai-nosso iria diminuir as atitudes agressivas dos estudantes, inclusive para com os professores.

Ele afirmou ter levado "um susto" com a mudança de voto de seus colegas. “Eu achava que a aprovação ia ser tranquila", disse. "Agora pretendo achar outra maneira [de fazer a oração virar lei].”

Na noite de ontem (9), durante a votação, um grupo de estudante fez um protesto exigindo a derrubada do projeto de lei. O vereador Aldivino Marques (PSC) disse: “Podemos errar, mas não podemos insistir no erro”.

No final do mês passado, a Atea (Associação Brasileira dos Ateus e Agnósticos) enviou representação ao Ministério Público do Paraná para que tomasse as providências contra o desrespeito ao Estado laico que estava prestes a ocorrer em Apucarana.

Sottomaior espera que
recuo sirva de exemplo
O promotor André Luis Bortolini advertiu os vereadores de que, caso o projeto fosse aprovado, o MP encaminharia à Justiça uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade).

Daniel Sottomaior (foto), presidente da Atea, espera que o recuo dos vereadores de Apucarana signifique que eles tenham aprendido a respeitar a laicidade do Estado, não sendo, portanto, apenas uma decisão “por mero cálculo político”.

“Tenho a esperança de que esse evento e o de Ilhéus tenham efeito didático sobre os parlamentares do país inteiro”, afirmou. “E que também sirva de exemplo aos professores e diretores de escolas públicas que insistem nessa prática discriminatória e sectária.”





Tribunal suspende lei que impôs pai-nosso nas escolas de Ilhéus
abril de 2012

Religião no Estado laico.


Comentários

Anônimo disse…
Já dizia o saudoso Jesus: Hipócritas! É bem de vós que fala o profeta Isaías: Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim.
Anônimo disse…
Quem não liga para estado laico e pensa que a religião é uma fonte de bondade pura, ve estes ateus como monstros e vandalos.
Anônimo disse…
Foda-se como eles "honram". Este Jesus bíblico nao passa de uma histeria metafísica assim como todo o resto da estúpida religião cristã
Walter Cruz disse…
Eu poderia até postar um comentário só comemorando o resultado, mas não posso deixar de registrar uma certa indignação. E essa indignação acontece pelo fato de ser necessário fazer uma mobilização enorme para impedir uma afronta à nossa Constituição, e afronta essa vinda de nossos próprios políticos.

É um absurdo alguém assumir um cargo público e não ter noção do que é laicismo, de não conseguir ao menos seguir o que rege a nossa Carta Magna.

Pelo menos neste caso, podemos comemorar sim. Mas não podemos esquecer que existem outros políticos como esse José Airton Araújo, que são tão juridicamente iletrados a ponto de proporem leis tão esdrúxulas quanto essa pelo país afora.
Anônimo disse…
Ainda existe vida inteligente neste país. Ainda BEM !
Silberkoenigin disse…
Que Jesus? Cadê as provas históricas de q esse cara existiu ou deixou algo escrito? Olhaí, o anôpnimo do Jesus, vai estudar História Antiga. Vc vai descobrir q vcs tão querendo é copiar a história do povo judeu.
Anônimo disse…
Não vejo o que comemorar, enquanto alguns tolos vestejam tal vitória por parte do estado laico, outros assuntos mais importantes são deixados de lado como o do post anterior: Pastor é o dono dos R$ 100 mil escondidos no carro incendiado.
Até quando o estado vai fechar os olhos para a essa robalheira e enganação de pobres mentes, dinheiro esse que serve para promover campanhas politicas para esse tipo de gente chegar ao poder e impor suas sandices religiosas como essa acima, ou promover a alienação e imposição de suas falsas crenças por meio da midia, com a compra superfaturada de horários de tv e rádio, quando não compram o canal todo, com dinheiro que ninguem sabe de onde veio se é que me entende?
Plim! disse…
O Estado Laico continua orando.
http://www.youtube.com/watch?v=haHDGW9GIAc
Bruno de Moura disse…
Nossa pressão mostra resultado. Não podemos baixar a cabeça. Ao menos deixamos o avanço teocrático no brasil mais lento... mas depende da nossa mobilização.
Felipe... disse…
Ueh mas deus não era grande e iria vencer a votação?
Parabéns à ATEA, a este site Paulopes pela divulgação do caso e ao Ministério Público por fazer valer a Constituição contra este abuso em Apucarana.
Anônimo disse…
Apesar da vitória, é preciso continuar vigilante. O Deco do Cachorro Quente já avisou que vai tentar outros meios para aprovar o projeto. Quais eu não sei, mas do jeito que esse povo é persistente...
Anônimo disse…
E Dom Pedro I existiu ou não?
Unknown disse…
Cara eu sou católico e estava no protesto feita pela Uniao do Estudantes de Apucarana e acredito muit em Jesus Cristo e rezo o Pai Nosso. mais isso de vc querer obrigar as outras pessoas a rezar ja passou do limite. vereador Deco acorda ja estamos no seculo XXI e nao somos mais crianças cmo vc nos trarou ontem expulsando a gente do plenario,ridículo. Se a gente é tao criança assim porq vc precisa da gente para se eleger ou para pagar seu salario? Nos somos tao criança q temos voz para repudiar uma lei que vc criou. Vai cuidar da saude desse povo de Apucarana q esta mofando e levatar essa cidade arcaica que ela se tornou porq vc e muiiiiiiitos outros que passaram ai por esse troninho, nao tiveram a capacidade de fazer algos para q ela crescesse. Ahhhh e mais uma coisa, SE FALA CARTA “MAGMA“ E NAO “MAGDA“ desculpe, mas a criança aki sabe ler pelo menos!!!!
Cara eu sou católico e
estava no protesto feita
pela Uniao do Estudantes
de Apucarana e acredito
muit em Jesus Cristo e rezo
o Pai Nosso. mais isso de vc
querer obrigar as outras
pessoas a rezar ja passou
do limite. vereador Deco
acorda ja estamos no
seculo XXI e nao somos
mais crianças cmo vc nos
trarou ontem expulsando a
gente do plenario,ridículo.
Se a gente é tao criança
assim porq vc precisa da
gente para se eleger ou
para pagar seu salario? Nos
somos tao criança q temos
voz para repudiar uma lei
que vc criou. Vai cuidar da
saude desse povo de
Apucarana q esta mofando
e levatar essa cidade
arcaica que ela se tornou
porq vc e muiiiiiiitos outros
que passaram ai por esse
troninho, nao tiveram a
capacidade de fazer algos
para q ela crescesse.
Ahhhh e mais uma coisa,
SE FALA CARTA MAGNA“ E
NAO “MAGDA“ desculpe,
mas a criança aki sabe ler
pelo menos!!!!
Unknown disse…
Existiram alguns "Jesuses". O Jesus bíblico é um recorte de todos esses outros que existiram. Digamos que o Jesus bíblco é um personagem de ficção baseado em alguns fatos reias.
Unknown disse…
*reais
Anônimo disse…
Tratar as pessoas como crianças é a especialidade de muitas religiões. Se algumas religiões pudessem elas iriam obrigar ou regular oq vc pode ver, ler, assistir, pensar, vestir, adorar, comer, conversar e etc.
Muitas já fazem, mas só com quem quer.
Rodrigo*
Anônimo disse…
O tal Deco do cachorro-quente virou o Deco do cachorro com o rabo entre as pernas. kkkkkk
Roberto disse…
Idiotia corrigida a tempo. Quiça vire jurisprudência para conter esses joão-sem-braço que se elegem vereadores.
Anônimo disse…
jesus perdeu mais uma vez. lalala
Igor disse…
Parabéns aos estudantes que exerceram sua cidadania em defesa do princípio republicano e democrático da laicidade e da liberdade religiosa!

E parabéns à ATEA por estar de olho! Ao Paulo Lopes também, pois foi um dos poucos canais midiáticos que noticiou essa aberração que estava para acontecer em Apucarana!
Anônimo disse…
Esse vereador inves de esta preocupado com os problemas sociais do municipio.. Fica querendo na sua retorica insençao de achar que esse projeto seria util para a defasagem dele nas imcopetencias administrativas.... Que ridiculo.. Se oraçao diminuice a violencia.. E.U.A seria o pais mais abrangivel.. Porem vemos que ele e um dos mais violentos e olha que o numero de crentes e grande...
José Agustoni disse…
Tem que considerar que não foram apenas os que querem um estado laico que ficaram contra esta lei, existem denominações evangélicas que também são contra orações "pré-fabricadas", decoradas e repetitivas.
Anônimo disse…
Vitória do bom senso em cima da cretinice religiosa.
Anônimo disse…
Foda-se Jesus !
A ninguém deve ser imposto adotar a TUA religião.
Leve TUA religião para TUA casa.
Anônimo disse…
Muitos veem a religião como fonte de opressão.
Anônimo disse…
Você rezar o pai-nosso é uma questão privada.
Uma lei obrigando a todos a crer em um deus ou Jesus é opressão.
Anônimo disse…
Sou ateu e respeito àqueles que entendem que suas religiões são uma questão privada e não republicanas.
Anônimo disse…
Felizmente acho dificílimo a lei passar. Primeiramente pq o incomôdo nao parte apenas dos ateus/agnósticos, mas também dos evangélicos, dos espíritas e dos seguidores de qualquer uma das outras religiões minoritárias. Então temos bastante apoio contra a lei.
Anônimo disse…
A lei da ave maria
_A debilidade de pessoas que se dizem cristãs e não são, sendo antes covardes e borra-botas, é lamentável!
_Seria melhor nem terem aberto a boca, do que falar e voltar atrás!
Finalmente! E os crentes perdem de novo. Depois dizem que estão do lado vencedor, que bobinhos.
Anônimo disse…
jesus perdeu de novo. Na europa já era , agora na américa do sul e depois fim do cristianismo vai virar o que sempre foi uma lenda épica.
Avelino Bego disse…
Alguém me explica de onde o sujeito acha que rezar vai diminuir a agressividade?
Wickedman disse…
“Eu achava que a aprovação ia ser tranquila", disse. "Agora pretendo achar outra maneira [de fazer a oração virar lei].”

Tá vendo como ele está mal-intencionado?
Anônimo disse…
O correto é CARTA MAGNA, Jhonny. Mas isso é detalhe, o importante mesmo é saber que existem cristãos progressistas que entendem as leis do país.
Wickedman disse…
Explica aí então o que é que significa ser cristão de verdade, Salamandra. Porque parece que tem uma lista de requisitos que a pessoa tem que preencher e se faltar um só ela não é considerada pelos outros (que se dizem cristãos de verdade) como não sendo um verdadeiro cristão.
Wickedman disse…
Na mente ignorante dele.
Cunha Felipe Luan disse…
Eles vão vencer só depois que morrerem e ressuscitarem.
Cognite Tute disse…
Cunha Felipe Luan: "Eles vão vencer só depois que morrerem e ressuscitarem."

Corram para as montanhas, os zumbis estão chegando".:-) Céeeeeeerebros, céeeeerebros...

Bem, procurar por cérebros até que faz sentido.:-/

Cognite Tute
Anônimo disse…
o g zuis do vereador perdeu .
Anônimo disse…
jhonny araujo de aguiar , parabéns pela sua atitude mesmo sendo católico .
Anônimo disse…
falou tudo .
Michelle disse…
Cognite

Que correr para as montanhas? É melhor construírmos bunkers, lol
Plim! disse…
É porque o sujeito acha que Deus é quem vai fazer as coisas, pois quem não reza, procura fazer por conta própria, sendo agressivo.
Vou pegar meu machado e minha carabina.
carlosqevedo disse…
cara não consigo parar de rir aqui do comentário:"-Olha seu burro, o correto é carta MAGMA e não carta MAGDA!!!!". é a carta que veio do vulcão? a carta MAGMA? KKKKKKKKKKKK, vou ter um troço. parece aquela do: NÃO CORREJE QUE PIOREIA!!!
Pela madrugada, o cretinismo, digo cristianismo tá lobotomizando suas ovelhas definitivamente...
Salamandra, estou a ter um Deja vu, acho,tenho a certeza que já li este comentário em outros posts,sê mais criativa e apresenta bons argumentos,mandar calar a boca não quer dizer que tu ganhaste uma discussão.
valy 25 de julho de 2012 02:39

_Não tenho a intenção de sair ganhando coisa alguma até porque, o meu objetivo neste espaço não é falar da minha pessoa: isso é irrelevante para quem é de Deus.
_Procure ler com mais atenção para não cometer equívocos que terá que provar por A+B, que realmente está escrito da maneira que menciona. _Posso não ser tão criativa quanto você, mas... escrevo o que tenho que escrever sem procurar máscaras que possam atrair a simpatia de um grupo!
_Prefiro que me odeiem por falar a verdade, do que me mamem por falar o que querem ouvir!
Um abraço e fique com Deus!
paulo disse…
Agora o direito de ora o Pai nosso e negado isso uma falta de respeito a liberdade Religiosa,esse Ateus e Protestantes tem que em tender que nós Católicos somos maioria e nós somos livre para ora e pratica no nossa fé estão proibindo o direito nosso de praticar NOSSA FÉ.
Michelle disse…
Paulo,

vc tem toda a liberdade de rezar o pai-nosso, ave maria, salve rainha, todas as orações católicas existentes se quiser. Só que - em um estado laico como é o caso do país que vc mora - tem lugar pra isso. Pode ser na igreja, pode ser na sua casa, pode ser na casa de alguém que tenha a mesma fé que vc (no caso de uma novena), pode ser na rua (no caso de uma procissão) já que a CF permite a manifestação pública de qualquer sistema de crença e de não-crença.

E o lugar pra isso não são as instituições governamentais. Escolas públicas são instituições do governo. Câmara dos Vereadores tb. O Congresso idem. Prefeituras, mesma coisa. Tribunais tb são instituições governamentais.

Está na CF: órgãos da União não podem tomar partido de uma determinada religião. E como o estado é laico que garante a igualdade entre sistemas de crença e não-crença ou se dá abertura para os mesmos (o que é virtualmente impossível) ou simplesmente não dê abertura pra nenhum deles (o que é mais fácil e correto) obedecendo assim a neutralidade do Estado qdo se trata desses assuntos.
Esse Daniel Só do Maior di novo !!!!....Afffff....
Os homossexuais passivos estão irados com os cristãos porque eles desejariam ARDENTEMENTE casarem-se vestidos de "noiva"....e a igreja não quer deixar...
Depois tem aquele velho desejo mórbido por holofote e tals...
Até suicídio pode ocorrer na busca por holofote...
Conheço pelo menos dois pares homossexuais que estão juntos há mais de 30 anos...no meio da comunidade....em paz...sendo que um deles está ricaço pois enfeita igreja noivas e padrinhos....
Estão querendo inventar a roda....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih