Pular para o conteúdo principal

Slogan do presidente eleito do Egito é 'Islã é a solução'

por Yolande Knell, da BBC News

Mohammed Mursi
Mursi diz que não haverá teocracia, mas
seu governo terá o Corão como base
Apesar de Mohammed Mursi (foto) não ter sido a primeira opção da Irmandade Muçulmana nas eleições presidenciais, o poderoso movimento político egípcio logo abraçou a sua candidatura.
O engenheiro de 60 anos de idade recebeu 24% dos votos no primeiro turno das eleições em maio, à frente do Partido da Liberdade e Justiça, que é ligado à Irmandade. Seu rival foi o segundo colocado, o ex-militar da Aeronáutica Ahmed Shafiq, que chegou a ser primeiro-ministro de Hosni Mubarak.

No segundo turno, Mursi recebeu 51,73% dos votos. Ele prometeu trazer "estabilidade, segurança, justiça e prosperidade" ao Egito, depois de um ano de tumultos.

Ele disse que chegou a hora de colocar em prática o famoso slogan da Irmandade Muçulmana – "o islã é a solução" – e afirmou que seu plano político possui "referências do islã moderado".

Muitos duvidavam que o discreto Mursi conseguiria conquistar os eleitores. Mas o apoio da Irmandade Muçulmana levou ao sucesso do seu partido nas eleições parlamentares – que conquistou a maioria nas duas Casas. No entanto, as eleições parlamentares foram consideradas ilegais e serão disputadas novamente. Mursi entregou os papéis da sua candidatura presidencial no último dia do prazo, logo depois que o empresário e milionário Khairat al-Shater foi impedido de concorrer.

Cristãs brasileiras que moram no Egito temem adoção da lei islâmica.
junho de 2012

Mursi precisou enfrentar as acusações de que a Irmandade Muçulmana pretende monopolizar a cena política no Egito. O grupo decidiu apoiar um dos candidatos na disputa, mesmo tendo anunciado inicialmente que não iria apoiar ninguém.

Mursi disse que não vai escolher necessariamente um premiê de seu partido para liderar o governo, e sugeriu que pode ter cristãos coptas entre seus assessores. Ele também disse que não pretende estabelecer um código de roupas islâmico em seu governo.

"A Presidência será uma instituição. A era do Super-Homem acabou", afirmou.

Ele tentou se aproximar de outros políticos reformistas antes do segundo turno. No entanto, um encontro com o terceiro e o quarto colocado no primeiro turno – o esquerdista Hamdeen Sabahi e o islamista moderado Abdul Moneim Aboul Fotouh – não resultou em acordo.

A sua plataforma presidencial foi a ideia de "Projeto Renascença", da Irmandade Muçulmana.

Trata-se de um plano abrangente que pretende dar soluções aos diversos problemas do Egito: desde uma reforma profunda na economia e na segurança a estratégias de melhorar a coleta de lixo nas ruas do país.

Nenhum plano concreto foi divulgado sobre como Mursi pretende lidar com as Forças Armadas, que estão liderando a transição política no Egito.

No entanto ele disse que pretende consultar os militares na hora de definir o ministro da Defesa. Já o orçamento da instituição será elaborado pelo Parlamento, segundo o presidente eleito.

Mursi prometeu se manter independente à frente da Presidência do Egito, e negou qualquer plano de transformar o país em uma teocracia.

Sobre Israel, Mursi se comprometeu a manter o acordo de paz de 1979, mas disse que não se reunirá com autoridades israelenses. Ele prometeu dar prioridade à questão palestina.

Egito condena usuário do Facebook à prisão por ofensa ao Islã.
outubro de 2011

Religião na política.

Comentários

Tenho pena dos egípcios: a difícil escolha entre ter o pescoço pisado por um coturno (militares) ou ter o pescoço cortado por um facão (islamitas). Difícil. Parece que o Egito não tem um bom governante desde Tutancâmon...
Anônimo disse…
Eles acham que vão dominar o mundo.
Anônimo disse…
Islã é a solução? O povo do Egito tá bem servido.
Anônimo disse…
o povo livre de crêndice é a solução . Religião é conto de fadas para adulto é doença mental .
Anônimo disse…
Paulo, tem um monopolizar com s no sexto parágrafo.
Paulo Lopes disse…
Corrigido. Abs.
Anônimo disse…
Cuidado, ateus e cristãos. O islã é a "solução final".
Anônimo disse…
Acredito que os ateus e crentes vão utilizar essa frase apenas modificando a palavra islã
Abbadon disse…
Tempos sombrios se aproximam do Oriente Medio... agora o Egito se junta ao grupo de paises teocraticos e fundamentalistas.

Israel vai ter que lutar pela sobrevivencia como nacao.
Anônimo disse…
Gravem bem o que vou dizer agora:

Quando estes caras tiverem em suas mãos armamentos nucleares; mais especificamente, mísseis intercontinentais; qualquer país do mundo que ousar desenhar uma caricatura de Maomé; será um alvo em potencial. A humanidade esta caminhando para um futuro muito ruim e nada poderá detê-los.

Nós ateus; somos racionais e pacíficos demais; na verdade estamos mais para pobres presas no reino animal. Em contrapartida, os fanáticos religiosos são predadores vorazes, sem ética e sem nenhuma piedade de suas presas.

Ou mudamos de postura ou seremos exterminados. Guardem bem o que acabaram de ler...

Pensador livre
Anônimo disse…
O que você sugere sr. Profeta? Que façamos uma revolução e atuamos como eles? Tomamos uma atitude a la ICAR medieval? Pegamos em armas contra eles? E quem revelou o futuro a você foi Maomé?
Anônimo disse…
Islã é a solução?

GAME OVER, EGITO!

Winston Smith
Anônimo disse…
Por que o s tem som de z?
Anônimo disse…
Eu entendi que ele vai separar o governo dele do governo de Deus, que o gov dele não será teocratico ou seja ele um deus, na posição de Deus.
Anônimo disse…
O Islamismo é a solução para acabar com o ateismo
Abraço por trás disse…
E com o cristianismo, com o budismo, o hinduísmo. Você está achando que fundamentalistas islâmicos gostam de cristãos? Ponha um cristão com sua amada bíblia sagrada no Paquistão pra ver o que acontece. Ou ponha ele de frente com um islâmico do Boko Haram e veja o que sobra dele.

Islamismo e Cristianismo são um problema quando se tornam gestores de um Estado. Se eles se dedicassem só a cuidar da "alma dos fiéis", seria menos mal, mas ainda assim causariam danos. Talvez a solução pra deixar o mundo menos perigoso fosse fazer o que muita gente hoje em dia está fazendo: abandonando as religiões organizadas e vivendo sua fé como algo de cunho pessoal.
Anônimo disse…
No antigo Testamento, quando Israel era obediente a Deus, Israel ganhava as guerras.
Yuri disse…
Não, Israel só na bíblia que ganhava alguma guerra, muitas das cidades que eles dizem ter conquistado sequer existiram.
Luiz Lima disse…
Temo pelos monumentos históricos e pela pesquisa arqueológica levada muito bem pelo lendário Zahi Hawass. Recordemos o que o Talibã fez com a estátua de Buda do Vale Bamiyan no Afeganistão. Não acredito que o povo permita isso, com sua cultura, mas só o tempo dirá.
Anônimo disse…
"O que você sugere sr. Profeta?"

Você pode começar deixando de ser imbecil e respeitando a liberdade de expressão dos outros.

Este é o problema: crentes são unidos, nós ateus somos desconfiados demais. Até mesmo de gente que pensa igual a nós...
Anônimo disse…
Exatamente . O Egito não faz nada q preste desde a Antiguidade...
Anônimo disse…
Bem que o islamismo e o cristianismo poderiam se destruir uns aos outros. Sobraria um mundo melhor, sem psicopatas teístas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

É impossível livrar poder público da eligião, afirma jornalista

Título original: O nome de Deus por Hélio Schwartsman para Folha "'Deus seja louvado' no real não causa aborrecimento grave" Num ponto eu e a CNBB estamos de acordo: há coisas mais essenciais com as quais se preocupar do que o dito "Deus seja louvado" nas cédulas de real. Ainda assim, vejo com simpatia o pedido do Ministério Público para que a expressão seja retirada das notas. Sou ateu, mas convivo bem com diferenças. Se a religião torna um sujeito feliz, minha recomendação para ele é que se entregue de corpo e alma. O mesmo vale para quem curte esportes, meditação e literatura. Cada qual deve procurar aquilo que o satisfaz, seja no plano físico ou espiritual. Desde que a busca não cause mal a terceiros, tudo é permitido. Isso dito, esclareço que não acompanho inteiramente a tese do procurador Jefferson Aparecido Dias de que o "Deus seja louvado" constrange os que cultuam outras divindades ou não creem. Em teoria, isso pode ocorrer...

Ateus americanos põem em outdoor a escravidão bíblica

"Escravos, obedeceis a vossos mestres"  Um grupo de ateus, agnósticos e livres-pensadores da Pensilvânia providenciou um outdoor para participar do “2012, Ano da Bíblia”, um evento aprovado pelos deputados daquele Estado americano. O outdoor diz “Escravos, obedeceis a vossos mestres”. Trata-se de um trecho de Colossenses 3:22. Em português, a íntegra da citação é: “Servos, obedecei em tudo a vossos senhores terrenos, servindo não por motivo de que estais sendo vistos, como quem busca agradar a homens, mas com sinceridade de coração, por temor a Deus.” A mensagem ficará em exibição até o final deste mês. A campanha foi financiada por céticos da Pensilvânia e pela organização nacional AA (Ateus Americanos). Os céticos afirmam em seu site que o outdoor serve de advertência aos deputados no sentido de que eles têm de legislar em nome de todos, cristãos e não cristãos. Argumentaram que o evento pode ter um resultado inesperado porque, segundo eles, uma leitura crit...

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

Quatro sacerdotes celebram culto ao ateu Oscar Niemeyer

O corpo de arquiteto foi sepultado em cemitério do Rio por Juliana Prado , do portal Terra O culto ecumênico em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, que encerrou o velório no Palácio da Cidade, na zona sul do Rio de Janeiro, foi marcado pela lembrança ao comunismo, cujo ideário ele seguiu por toda a vida, e ao ateísmo. Foi o pastor luterano Mozart Noronha quem primeiro fez alusão à ausência de profissão de fé religiosa do arquiteto. "Acredito que essa seja a primeira vez em que se reúnem dois padres, um pastor e um rabino para celebrar a alma de um ateu." O religioso ainda leu um poema feito por ele em homenagem a Niemeyer. Em certo trecho, o texto sugere que, ao chegar ao céu, o arquiteto seja homenageado por um coro de anjos cantando a Internacional, hino do comunismo, e que ele chegaria segurando a bandeira com as imagens da foice e do martelo, símbolos comunistas. Já o padre Jorjão afirmou que o mais importante legado do arquiteto está na prática dos ideais...

Universal usa queda de prédios para amedrontar ex-fiéis

Escombros dos prédios onde morreram 17 pessoas Incorporado em uma mulher, o diabo compareceu em um culto da Universal para dizer ter sido ele que derrubou os três prédios do centro do Rio porque lá havia ex-obreiros e um ex-pastor da igreja. Ele afirmou que os ex-fiéis estão agora no inferno, “chorando sangue”. Trata-se de uma encenação da Universal para amedrontar os fiéis que saíram da denominação rumo à Igreja Mundial, na expectativa de que eles voltem para não ter de pagar a sua traição com uma maldição. A mensagem subliminar que a igreja passa é essa. Esse terrorismo serve também para inibir novas defecções – inclusive de pastores -- em favor da igreja de Valdemiro Santiago, cuja colheita de dízimo deve estar aumentando na proporção em que a da Universal cai. Cultos e programas da TV Iurd, na internet, têm apresentado outros casos de fiéis que foram penalizados porque deixaram a Universal, na mistificação construída pelos pastores, incluindo Edir Macedo, o chefe...