Pular para o conteúdo principal

Papa diz que abuso de crianças por padres ‘é um mistério’

Caricatura do papa Bento 16
Bento 16  diz que pedófilos
minaram credibilidade da Igreja
Em mensagem apresentada em vídeo no encerramento do 50º Congresso Eucarístico Internacional, hoje (17) em Dublin, Irlanda, o papa Bento 16 (na caricatura ao lado) disse que o abuso sexual de crianças por padres e outras pessoas ligadas à Igreja são “um mistério”.

“Em vez mostrar o caminho para Cristo, para com Deus, em vez de dar testemunho de sua bondade, eles abusaram de pessoas e minaram a credibilidade da mensagem da Igreja", disse.

"Como se explica que pessoas que recebem regularmente o corpo do Senhor e confessam seus pecados no sacramento da Penitência tenham pecado desta maneira? Continua sendo um mistério. Mas, evidentemente, seu cristianismo não estava alimentado pelo encontro com Cristo."  

Para as autoridades da Irlanda (país que já foi um dos mais católicos do mundo), não há nenhum “mistério”. Investigações que resultaram em farta documentação constaram que ao longo de décadas sacerdotes e freiras abusaram de pelo menos 12 mil crianças, com a conivência e acobertamento da hierarquia católica, incluindo o Vaticano.

O resultado é que, na Irlanda, padre virou sinônimo de pedófilo e houve uma fuga em massa de fiéis das igrejas. A ponto de o arcebispo Diarmiud Martin, de Dublin, ter admitido no Congresso Eucarístico que a prioridade da Igreja Católica no país é a luta pela sobrevivência.

A alegação de Bento 16 de que tudo é um “mistério”, em vez de ajudar, poderá complicar ainda mais a Igreja, porque demonstra (ou confirma) que o Vaticano ainda não começou a enfrentar de frente o problema da pedofilia de seus sacerdotes.




Com informação da AP.

Padres e freiras abusaram de 12 mil jovens na Irlanda em 6 décadas
maio de 2009

Acobertamento de pedofilia mostra que Ratzinger é o rei dos cínicos
por Roberto em junho de 2012

Casos de padre pedófilo.

Comentários

J. Tadeu disse…
São os mistérios da fé.
Isso é tragicômico.
Israel Chaves disse…
Mistério, sei...
O legal é que ele acha que comer um pãozinho tosco regularmente tem a capacidade de impedir alguém de fazer coisas ruins. É por isso que religiosos são babacas, confiam em mandingas em vez de usar a consciência para tomar suas decisões.
Mas é claro que, nesse caso, ele não pensa realmente isso. Foi só uma desculpa esfarrapada para explicar os muitos escândalos envolvendo seus capangas.
Alguém aí lembrou do Lula dizendo que não sabia de nada sobre o mensalão?
Completamente!
Mário e Juana disse…
http://www.youtube.com/watch?v=AgwUcPqd2iQ&feature=related
Gritos do Inferno
Bitch Please! The Marijuana lies strong in you.
Anônimo disse…
Mistério é a real quantidade de casos de pedofilia acobertados pelo vaticano.
Matheus Araújo disse…
No início do ano, Bento XVI disse que casamento gay é o mal da humanidade, porque destrói a família... Quando um padre em Nova York foi, poucos dias depois, acusado de abusar de pelo menos 10 crianças, a punição dada pelo Vaticano foi "uma vida de oração e penitência". Não vejo mistério nenhum: a Igreja acoberta pedófilos. E certamente uma instituição dessas sente o doce mel da autoridade na boca ao falar em "mal da humanidade", porque ela é um dos maiores.
Anônimo disse…
The amount of drugs in your mind It's too damn high!
Abbadon disse…
Eu gosto do Bento XVI.

Ele esta se esforçando bastante em erodir e destruir a credibilidade do Cristianismo.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Vamos torcer pra que ele viva pelo menos até os 130...
Anônimo disse…
Eu ia comentar, mas você disse tudo o que eu queria dizer.
José Agustoni disse…
Xiii!! Sinais do Apocalipse. O Chico Bento é o anti-Cristo. kkkkkkk
Anônimo disse…
Mistério não isso é desrespeito! A quanto anos essas denuncias vem a tona a ICAR não faz nada, me lembro da cantora irlandesa Sinead O'Connor denunciar esse assunto na época do papa anterior, poucos deram devida atenção, quantas casos surgiram e o igreja só pede desculpa e pior tenta abafar o caso. O papa não é a autoridade dessa p*** poderia esclarecer muita coisa se quisesse.
José Agustoni disse…
O livro que compilar todas as abobrinhas ditas pelo papa Chico Bento será um best seller.
J. Tadeu disse…
Vida longa ao Papa(-Ovo)!
Anônimo disse…
Mysterium Iniquitatis.

Não há mistério nenhum nesse "mistério da iniquidade"...É o silêncio e o anonimato que beneficiam os agressores com a impunidade e esta promove a iniquidade da autopropagação socializada do mal. Quando eu dizia isso aqui no blog, desde há alguns anos; que a pedofilia era bem mais do que um visível sinal de que a Igreja Católica acoberta, e absolve com a impunidade, esses sociopatas...Fui chamada de alienada e até louca. O segredo de confessionário deste pecado social, por sua vez, é o esconderijo de uma chaga social ainda maior, ocultada por um mysterium iniquitatis político e econômico, esportivo e recreador, que é também midiático. Figurões e mesmo grandes nomes dos altos escalões (não só da religião,como do esporte, da caserna e meios acadêmicos, universitários); escondem sob o manto da privacidade acobertadora de crimes públicossuas preferências inconfessáveis, por adolescentes e efebos (reconheço que há bem mais efebofilia que pedofila, mesmo entre os eclesiásticos)...Ao denunciar há uns anos atrás este "mistério" do silêncio e da impunidade, fui chamada de exagerada, inimiga da religião e exibicionista. Uns poucos anos e a crise só piorou, provando que a direção dos meus raciocínios estava certa...O que se deve FAZER? Deve-se opor ao mistério, à mistificação e ao misticismo, dos criminosos... A luz da verdade, da revelação do segredo , da denúncia, da informação, da realidade nua, crua e desmascarada; tudo feito muito às claras e pondo tudo em descoberto. CONFESSAR NÃO É DIZER? Por que a Igreja transformou teologicamente o esclarecimento publico da verdade em ato privado de ESCONDER? Não há mistério nenhum, nesse rosário de atentados e abusos acobertados pelo anonimato, que promove por sua vez compulsória impunidade. Quebrem-se os sigilos, como fazem com os CRIMES ECONÔMICOS, e publiquem-se as vergonhas, os vexames, até o nível mais restrito da "confidência"...Não fizeram já, como até desceram ao patamar mais vulgar e rasteiro, em termos de um ato de invasão de privacidade que se pode praticar; como no caso do escândalo de Alagoas, com o vídeo dos padres de Arapiraca? Dêem nome aos pedófilos, tenham coragem, como a brava brasileira Elisabeth Nonnenmacher, essa sim uma mulher de coragem e dignidade, que merecia encabeçar uma luta nacional, que pôs na cadeia o próprio pai abusador, para impedi-lo de reicindir no erro e terrível mal...Ou do contrário sejam sempre reféns do drama de marketing, de falsas campanhas, mistificando um mentiroso combate ao mal; muitas vezes encenado por parte dos próprios abusadores, violentadores simbólicos da mídia, que ainda posam de "vítimas" (de um passado culposo mantido sempre silenciado e mascarado); omissão vergonhosa, da qual só no fim da vida, resolvem covardemente - e ainda com muita cortina de silencio -, se safarem da culpa, sob o pretexto de que são "vítimas"...Na verdade CÚMPLICES, do mistério ao qual nunca sequer ousaram aludir.
Roberto disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse…
Cara de pau!
Unknown disse…
100 % de acordo com você. Isso do papalhaço pedir desculpas, lamentar-se publicamente é apenas uma jogada de marketing; na verdade ele sabe muito bem o que acontece no bairro de Roma, os 44 hectares mais imundos da história da humanidade.
Quando adolescente, minha família queria que um fizesse a m***da da crisma. Fui. Durante o processo manifestei minhas dúvidas entre os outros sortudos. Estranhamente o padre convocou minha mãe para uma reunião. Nessa, disse a minha mãe que eu era bom, calmo , prestativo ( não sei de onde ele tirou isso..hehe), mas que eu ainda nãop etava pronto para aeitar gzuis e , portanto, eu precisaria de um tempo a mais para refletir - em outras palavras, ele estava me expulsando. Mas o fez de forma tão gentil que eu até achei que o cara era gente boa.
Depois, quando a entendi o que realmente aconteceu pude perceber que eu seria apenas mais um. Perdeu a ponta da unha e manteve os dedos. Pilantra. Na époda, enganou-me direitinho.
Hoje, vejo o papalhaço fazer esse esforço imenso pedindo desculpas, lamentando-e pelos pecadores da igreja. Note: pecadores da igreja. A culpa não é da icar, é dos membros da icar - que nada tem com icar !!! É o que esse patife, canalha tenta passar.
A icar é formada por uma corja de dementes e doentes, velhos pedófilos e bichas enrustidas. É uma instituição decrépita e absolutamente inútil.
Uma ressalva: há gente decente e honesta dentro da igreja ( das religiões em geral) e a pouquíssima credibilidade da icar é uma exclusivamente por causa dessas poucas pessoas honestas - em geral, na parte inferior da hierarquia.
Isso também não é nenhuma vantagem. Na verdade, eu até acho que o número de pessoas boas, realmente boas - entre as quais eu não me incluo - é muito maior entre os não religiosos, budistas inclusos.
Unknown disse…
Ele tenta usar o mesmo artifício do padre que citei acima; perder as unhas para manter os dedos.
Nisso tudo o que mais me espanta é que tem gente que ainda acha que a icar é a representante do ET pombão taradão jamais visto.
Como é que tem tanta gente com cérebro de minhoca ?
Lucas disse…
O mistério é: igrejas e seus líderes têm muito poder sobre mentes de fiéis.
No caso de alguns padrecos, o gosto pelo poder sai do controle e chega a níveis de abuso sexual, com a confiança de que ainda poderá manipular a mente dos envolvidos.
E o poder vem da alienação hereditária, da castração de mentes pensantes. Serviço esse que as igrejas fazem muito bem.
­ disse…
Na verdade, ele está destruindo a credibilidade do catolicismo, pois o cristianismo em geral continua a mesma coisa de sempre.
Anônimo disse…
É um misterio que ainda tenham seguidores.
Conspiratus disse…
Que Deus lhe dê forças para continuar sua jornada!
Anônimo disse…
Cara de pau! (2)
O mesmo cara que se lamenta e pede desculpas pelos erros de "alguns membros da ICAR", é o que acobertou inúmeros casos de padres pedófilos entre as décadas de 60 e 80 e é quem pune até hoje hoje esses padres com "uma vida de oração", enquanto, muitas vezes, desacredita, abandona ou até mesmo culpa suas próprias vítimas.
O lado bom de ler declarações como essas é saber que, aos poucos, esta figura está destruindo a falsa reputação que sua instituição ainda tem.

Winston Smith
Anônimo disse…
Cara de pau! (2)
O mesmo cara que se lamenta e pede desculpas pelos erros de "alguns membros da ICAR", é o que acobertou inúmeros casos de padres pedófilos entre as décadas de 60 e 80 e é quem pune até hoje hoje esses padres com "uma vida de oração", enquanto, muitas vezes, desacredita, abandona ou até mesmo culpa suas próprias vítimas.
O lado bom de ler declarações como essas é saber que, aos poucos, esta figura está destruindo a falsa reputação que sua instituição ainda tem.

Winston Smith
Anônimo disse…
Cara de pau! (2)
O mesmo cara que se lamenta e pede desculpas pelos erros de "alguns membros da ICAR", é o que acobertou inúmeros casos de padres pedófilos entre as décadas de 60 e 80 e é quem pune até hoje hoje esses padres com "uma vida de oração", enquanto, muitas vezes, desacredita, abandona ou até mesmo culpa suas próprias vítimas.
O lado bom de ler declarações como essas é saber que, aos poucos, esta figura está destruindo a falsa reputação que sua instituição ainda tem.

Winston Smith
Anônimo disse…
Lucas, então para você cristianismo é a torre de babel protestante ou o cristianismo ortodoxo?

Talvez para você cristianismo seja o luteranismo, calvinismo, anglicanismo, pentecostalismo, metodismo, ortodoxos orientais,...

O cristianismo é tudo a mesma coisa: Onde ninguém se entende e ao mesmo tempo tenta convencer um bando de otários que a sua seita é a verdadeira.
Anônimo disse…
Marijuana, você deve ler isso aqui:

http://www.quatrocantos.com/lendas/109_vozes_do_inferno.htm
Anônimo disse…
Bem, um vídeo resume boa parte do que eu acho sobre o papa atual.
Assista e divirta-se.

http://www.youtube.com/watch?v=VpcS4fCUOIo&feature=related
Anônimo disse…
A igreja esta acabando
Cognite Tute disse…
Cara de pau (n)

A manchete deveria ser "Papa tenta novamente desviar a atenção do problema real da pedofilia na ICAR". Que não é o "misté´rio" de padres abusando de crianças, sabemos que é um desvio de personalidade que pode ocorrer em qualquer área ou grupo humano.

O mistério, que nem é tão misterioso assim, é o acobertamento recorrente, criminoso, de pedófilos, quando descobertos dentro da Igreja Católica, sob a desculpa de "proteger a imagem da santa igreja".

É isso que é o escândalo real, não a existência de pedófilos, nem a desculpa esfarrapada que "não é apenas entre padres que isso existe".

A questão é, se uma empresa, organização, grupo, etc, descobre um pedófilo entre os seus, o comportamento natural, justo, lógico, esperado, é denunciar e permitir o legítimo processo legal.

Nunca mudar de paróquia apenas, esconder os fatos, pagar pelo silêncio das vítimas, etc, todo o padrão de comportamento da ICAR por décadas a fio.

Se hoje em dia isso é, um pouco, diferente, é apenas por pressão irresistível das mídias, e as denúncias, sempre dolorosas, das vítimas, que se acumularam a um ponto difícil de ignorar. Não por decisão da própria ICAR, ou por desejo, recente, de justiça.

Se Papas em geral não são lá grande coisa, esse está sendo especialmente mesquinho e daninho.

Cognite Tute
Anônimo disse…
http://bulevoador.com.br/2012/06/35818/
Se fosse so os casos de pedofilia estavamos bem tem os casos de estupros,a divida ativa da icar sobre a maçonaria francesa no que resultou nestes inumeros casos de pedofilias as mentiras da icar a manipulação mental e os etceteras inumeros que caem e sobre recaem sobre a mae das prostituições
"...eles abusaram de pessoas e minaram a credibilidade da mensagem da Igreja", disse". Em primeiro lugar, não é a igreja quem tem que passar credibilidade: é a Palavra de Deus! Os homens A tem deturpado durante anos!
_Onde está escrito que devemos ficar ajoelhados em frente a uma imagem ou a um confessionário e contar nossos pecados para outro homem?
_As pessoas se preocupam com religiões e esquecem de olhar para o grau de espiritualidade que se encontram; geralmente esse grau é 0º.
_São frios e egoístas! Dão-se o direito de abrir sua boca caiada, para falar tolices acerca de um Deus Maravilhoso e Soberano que deseja salvar, antes que seja tarde demais!
Anônimo disse…
Um Deus que deseja salvar, porém se você não comportar-se, exatamente, do jeito que ele quer, ele envia-te para um martírio eterno. Hum... isso lembra-me ditadores fascistas...
Anônimo disse…
Se fosse só pedofilia estariamos bem? É isso mesmo?
Anônimo disse…
Se ele quer salvar mesmo entao esta fazendo um serviço de porco, esse deus incompetente e fascista.
_Olhe-se no espelho! Tenha compostura, se é que tem uma breve noção do que seja isso! Cuidado com tuas palavras, louco! Você não tem a mínima ideia do que está falando!
_Ouça: se não quer aceitar, se não quer se incluir no plano de Deus para salvar a tua alma da perdição eterna, isso é algo traçado por tua conta e risco!
_Se acaso, estás decepcionado por não tê-Lo encontrado, a culpa é tua; claro que não vais admitir pois, és incapaz de um gesto como este!
Anônimo disse…
Infelismente a religião nunca acabara, pois a ingnorancia humana é infinita.
Anônimo disse…
Salamandra do que a religião vai me salvar mesmo ?
_Você é uma pessoa inteligente! A religião não vai te salvar de coisa nenhuma: o que vai te salvar, é o Senhor Jesus! Não sei com que intenção, você fez esta pergunta, seja como for, esta é a resposta.
_Não se deve confundir fé com religião: uma coisa, nada tem a ver com a outra!
Fabiano disse…
Repetindo a pergunta do Warner, o "Senhor Jesus" vai nos salvar do que, mesmo?
Hahahahahaha! Foda!
Anônimo disse…
Alguem entendeu o que a Salamandra explicou?
Fabiano obrigado pela parceria, a Salamandra ficou na mesma.
Anônimo disse…
Entao vc é obreira da iurd por hobby?
Anônimo disse…
Guarde suas ameaças vazias para outros borra-botas de jeova como vc.
Anônimo disse…
É DOSE!!!
Esther disse…
Infelizmente temos milhões de Salamandras por aí... Os pastores e seus comparsas principalmente são treinados para fazerem uma verdadeira lavagem cerebral , principalmente em pessoas humildes, desesperadas, essas são o alvo principal, depois vem os fracos que não sabem como enfrentar os seus problemas de frente recorrendo a esses espertalhões... Uma lástima mundial
Esther disse…
Concordo plenamente com você!
Esther disse…
Onde? Meu caro, hoje em dia a cada esquina vemos nascer uma igreja evangélica, quando olho para elas penso: Mais um banqueiro a vista, para o ignorante eu explico: banqueiro = dono de banco... Triste realidade! Conheço gente que deixa de comer para dar dinheiro a igreja em nome de Jesus...Santa ignorância...
Anônimo disse…
Sério, Anfíbio? Ameaçar-me com a "punição eterna" não adianta, querida. Pois não possuo medo de conto de fadas. Ademais, se, de fato, Deus ou o Diabo existissem, eu, com certeza, preferiria ir para o inferno, como já disse antes aqui nesse blog. Agora se você tem tanto medo do inferno, isso mostra o quão covarde você é, o que, de fato, não é muito surpreendente, vindo de uma ramificação da ICAR.

Isso demonstra, também, o quão importante é o Diabo em sua mitologia, até mais do que Deus, pois você tem tento medo do tinhoso, que ajoelha-se perante um Deus fascista, submetendo-se cegamente às suas normas torpes. De fato, as igrejas cristãs não são nada sem o Diabo. Por isso, agradeça ao Diabo pelo belo trabalho que ele tem feito.
Liber disse…
Pedofilia NÃO é crime, abuso sexual é. (http://raopo.com.br/2009/06/pedofilia-nao-e-crime/)
Relacionamento sexual entre adulto e adolescente não é pedofilia e, na maioria dos casos, também não é abuso.

Lembrando que a idade do consentimento sexual no Brasil é 14 anos (lei 12.015, de 7 de agosto de 2009, ter conjunção carnal ou ato libidinoso com menores abaixo de 14 anos é considerado Estupro de Vulnerável). Lembrando também que o ECA classifica como "criança" a pessoa de 0 a 12 anos INCOMPLETOS. No Brasil, de acordo com o mesmo estatuto (ECA), a partir dos 12 (e até os 18) trata-se de "adolescente"!

Observação 1: De acordo com a ONU, adolescência classifica-se entre pessoas dos 10 aos 20 anos de idade. Todavia, pela então atual Código Penal Brasileiro, houve aí o "estupro de vulnerável".

Observação 2: Na Argentina e no México, por exemplo, a idade do consentimento sexual de adolescentes é 13 anos. Organismos internacionais em defesa dos direitos sexuais (direitos humanos) de crianças e adolescentes defendem uma redução desta faixa etária nas leis para adequá-las à realidade e, progressivamente, desvencilhá-las das influências meramente religiosas que hoje ainda as regem.

Observação 3: Muito me desanima ver o alto grau de puritanismo (pela influência cultural/religiosa) e preconceito inter-etário presente entre os comentaristas ateus/cépticos neste espaço.

Ainda contribuem para manter o ato sexual, especialmente entre pessoas adultas e adolescentes, sendo um grande TABU!


tabu

s. m. 1. Instituição religiosa ou mágica que atribui a uma pessoa ou coisa caráter sagrado, interdizendo qualquer contato com elas. 2. A própria pessoa ou coisa sagrada. 3. Qualquer coisa que se proíbe supersticiosamente, por ignorância ou hipocrisia. 4. Escrúpulo sem justificativa. Adj. m. e f. Que tem caráter sagrado, sendo proibido a qualquer contato.
Liber disse…
ERRATA: A "Observação 1" refere-se ao seguinte post aqui do Paulopes:
http://www.paulopes.com.br/2012/06/padre-e-preso-em-flagrante-abusando-de.html
Anônimo disse…
Chico Bento 16 fazendo "história".
Anônimo disse…
É tudo que qualquer pessoa sã gostaria de dizer a um acobertador de estupradores de crianças.
Anônimo disse…
Droga, quem é que gravou a minha suruba???
Anônimo disse…
Mistério? Pegue um cara que provavelmente tem algum problema relacionado com sua sexualidade a ponto de precisar reprimir seus instintos "pecaminosos" para alcançar a "santidade", em seguida, em um lugar sacro acrescente crianças em trajes próximos de fantasias que ocultam seus corpinhos, e façam com que elas fiquem de joelhos na frente desse cara para receberem as "bençãos" do senhor dele, tem coisa mais tentadora? Pronto, está ai a receita para o "tal" do mistério do incrédulo pope.
Anônimo disse…
Os governos são os principais culpados por acobertar a danosa interferência das igrejas nas sociedades. Deveriam banir a moral e a ética advindas dos principios religiosos, dos dogmas fundamentalistas e fomentar instituições de ensino, pesquisas científicas e ética humana de valorização e respeito à toda forma de vida. Chega de democracia babaca. Viva a BIOCRACIA.
Unknown disse…
mario e juana, tentei ver o vídeo mas diz que é privado.Como faço para assistir?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih