Pular para o conteúdo principal

Buscador Yahoo já pode exibir Universal como 'Casa da Moeda'

O TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo derrubou a decisão que impedia o Yahoo Brasil de exibir referências à Igreja Universal do Reino de Deus no resultado da busca pela expressão “Casa da Moeda”. Cabe recurso.

Em 2006, a igreja recorreu à Justiça por se sentir ofendida com essa conexão. Além da proibição, a primeira instância determinou que o site pagasse multa de R$ 500 para cada dia de descumprimento da sentença.

Agora, o TJ-SP revogou essa decisão por entender que o site não pode assumir responsabilidade pelo conteúdo da internet, cujo rastreamento é feito automaticamente pelo seu buscador, sem nenhuma intervenção ou manipulação.

Esse também foi o entendimento do STJ (Superior Tribunal de Justiça) no processo em que Xuxa tenta obrigar o Google a não trazer o nome dela na busca por pedofilia.

Essa associação ocorre porque no filme “Amor, Estranho Amor”, de 1982, Xuxa interpreta uma prostituta pedófila e também porque recentemente a apresentadora deu uma entrevista ao Fantástico revelando ter sofrido abuso sexual em sua adolescência.

O STJ derrubou o veto do TRF-RJ com o argumento de que todos têm o direito à informação. O Google, em sua defesa, informou ser impossível alterar o algoritmo do seu buscador.

A tentativa de impedir associações indesejadas na internet acaba alimentando ainda mais os buscadores com esse tipo de conexão.

Com informação do UOL.
Justiça proíbe Google de associar Xuxa à pedofilia.
outubro de 2010

Comentários

Anônimo disse…
Sobre o google ( informou ser impossível alterar o algoritmo do seu buscador.), é mentira, pois o google pode sim impedir certas coisas nas buscas, eu me lembro que antigamente a 5 anos ou mais, atras, era possivel encontrar manuais de fabricação de bombas e granadas, no google, hoje fazendo a mesma pesquisa nao é mais possível encontrar esse conteúdo, o google nao deixa aparecer esse tipo de conteudo de acordo com certas pesquisa, entao, é possivel sim se o google quiser, retirar o nome da xuxa.
Israel Chaves disse…
E por que ele iria querer? Ele só busca as informações, não é o Google que as cria.
Besteira é tentar censurar esse tipo de informação.
Se ela reclamar de alguém acusando-a de pedofilia, por exemplo, é uma coisa. Isso é calúnia, ela está certa em se defender contra falsas acusações.
Mas ela não pode achar que vai poder apagar da história o fato de ter feito um filme... Que é o que ela queria. Sumir com a existência do dito filme e calar qualquer um que o mencionasse.
Isso é estúpido em muitos níveis, mas principalmente, é um tiro pela culatra, porque só serve para trazer o assunto à tona. Merda quanto mais mexe, mais fede.

Já a Universal... Bem, eles são tão patéticos que deviam ficar felizes em não aparecer coisas piores na pesquisa.
Wickedman disse…
A resposta do Google sobre ser impossível alterar o algoritmo de busca realmente foi uma desculpa esfarrapada, porque o algoritmo vem sendo incrementado com o tempo. Mas ainda assim, a empresa não tem responsabilidade sobre o conteúdo. Os provedores é que devem policiar isso.
Marcos disse…
A questão não é ser impossível alterar o algoritmo de busca. A questão é a impraticabilidade de alterar um algoritmo de busca para que ele deixe de mostrar ou mostre apenas o que queira cada pessoa que se sentir prejudicada.
É mais fácil o Google tirar o site do ar e pronto.
Essa coisa de culpar o mecanismo de busca pela associação que o senso comum, o acúmulo de opiniões pessoais publicadas na internet, faz é o tipo de coisa preferida de pessoas com passados nebulosos e/ou práticas não muito bem vistas pelas pessoas.
Yuri disse…
Pois eu já sei como fazer bombas caseiras e coquetéis molotov só procurando no google.
Anônimo disse…
Ô empresinha sem vergonha essa IURD!
Anônimo disse…
Isso vai mudar o mundo! Esses ateus tá bom de procurarem uma lavagem de roupa, só vivem de fofocas, esses pastores estão pouco se lixando para as opiniões dos ateus, quanto mais o evangelho é perseguido, mais ele cresce.
Anônimo disse…
Cresce as custas de ignorantes como vc

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes