Pular para o conteúdo principal

Ex-presidente do Banco do Vaticano teme ser morto

Ettore Gotti Tedeschi, ex-presidente do Banco do Vaticano
Tedeschi investigava quem estava
por detrás das contas numeradas
O economista Ettore Gotti Tedeschi (foto), 67, ex-presidente do Banco do Vaticano, elaborou um relatório sobre as irregularidades da instituição para ser entregue a dois seus amigos, um advogado e um jornalista do Corriere della Sera, caso ele venha a ser assassinado. A informação é do jornal El País

Na versão do jornal, Tedeschi teme ser morto por alguém da cúpula do Vaticano desde que começou a investigar algumas contas numeradas do banco, as quais seriam de dinheiro sujo de empresários, políticos e integrantes da máfia.

A convite do papa Bento 16, de quem é amigo, Tedeschi, um membro importante da ordem ultraconservadora Opus Dei, assumiu em 2009 o Instituto para Obras Religiosas (nome oficial do Banco do Vaticano) com a missão de tornar transparentes os seus demonstrativos, o que era (e continua sendo) uma exigência de instituições financeiras internacionais, de modo a evitar a lavagem de dinheiro.

O economista foi demitido sumariamente em maio, um dia depois da detenção de Paolo Gabriele, o mordomo do papa e apontado como um dos responsáveis pelo vazamento de documentos confidenciais do Vaticano.

A rede de intriga no Vaticano que tem vindo à tona se apresenta tão densa, que, só pelo noticiário, é difícil localizar o seu eixo.

Fala-se que, além do dinheiro sujo do Banco do Vaticano, está em jogo o cargo de dom Carlo Maria Viganò, responsável pelas aquisições de suprimentos – ele estaria atolado em casos de corrupção.

Há ainda uma versão de que tudo faz parte de um plano para assassinar Bento 16 e antecipar, assim, a sua substituição. Um dos inimigos de Tedeschi é o cardeal Tarcísio Bertone, secretário de Estado e um dos cogitados para suceder Bento 16, que está com 85 anos.

Se tantas implicações fossem apresentadas em um filme sobre o Vaticano, alguém poderia dizer que se trata de um enredo por demais fantasioso.

Pablo Ordaz, correspondente em Roma do El País, escreveu que o Vaticano teme que o relatório confidencial de Tedeschi venha a ser investigado pelo Ministério Público italiano, expondo a feroz luta pelo poder que ocorre na hierarquia da Igreja Católica, além da lavanderia que é o Banco do Vaticano.

Na sexta-feira (8), a propósito do vazamento de documentos, a Santa Sé soltou uma nota onde afirma ter confiança nas autoridades judiciais italianas, mas que a soberania do Vaticano tem de ser respeitada.

"A Santa Sé (...) está analisando com muito cuidado a nocividade possível das circunstâncias", disse a nota. Para o El País, esse trecho quis dizer: “Não se metam em nossos assuntos”.

Tedeschi (à esquerda) foi defenestrado mesmo sendo  amigo do papa
Com informação do El País.

Comentários no Facebook.

Promotoria obriga Vaticano a adotar norma contra lavagem.
junho de 2011

Comentários

Anônimo disse…
dou 20 anos pro vaticano cair
Anônimo disse…
Seu bozó vai ficar em frangalhos e o Vaticano ainda estará lá.
Vânia Gomes disse…
E mais uma vez a história se repete, perseguição por causa da verdade. Os 2 últimos post desse blog são exatamente sobre isso. Estamos vivendo uma guerra silenciosa, não seria mais uma vez a inquisição? Não aquela que queimava bruxas em praça pública para que todos ali presente pudessem ver que a igreja era poderosa. A inquisição que vivemos hoje é silenciosa, pois o que se deseja é esconder os escândalos, a podridão. Com o avanço da mídia nenhum líder religioso quer ver seu nome e o da sua igreja sendo escandalizado. É como se estivéssemos passando pr aquela fase novamente , em que a bíblia era proibida para o "povão". Estão tentando nos esconder a verdade. Aliás, essa perseguição fanática em nome da "igreja é uma herança religiosa. Desde que o mundo é mundo ela existe. Inquisição, Ditadura militar e ate mesmo o holocausto instalado por Hitler e o fruto dessa herança maldita. Contudo devemos lutar contra isso, não de forma que se instale a 3° guerra mundial, mas abrindo os olhos da pessoas, levando elas a conhecerem a verdade e a ter consciência do perigo do engano.
Já tá virando moda isso?
Rodolfo disse…
Gotti Tedeschi acumulou inimigos poderosos não somente no vaticano, a exemplo do 2º do Deutsche Bank que "coincidentemente" o substituiu. Até o "respeitado" JP Morgan pediu "institucionalmente" a cabeça de Gotti. mas toda essa celeuma é apenas a ponta o iceberg...e os 1,3 bilhões de dólares que "desapareceram" em empresas suspeitas aqui da américa latina são apenas fração do bolo. Se Gotti for morto, os suspeitos estarão por todo o planeta, e nos mais diversos "ramos profissionais"...
Michelle disse…
Ô máfia esse Vaticano. Faz a Cosa Nostra parecer brincadeira de criança.
Anônimo disse…
Chamem o Robert Langdon para investigar!
Anônimo disse…
A italia é brabo.
Conspiratus disse…
Um membro da Opus Dei com medo de ser assassinado por Cardeais?
É claro que os Padres Vermelhos tem tudo nas mãos para isto: A Elite da Guarda Suíça, Gendarmeria, Santa Aliança, Opus Dei!

Parece que nem tudo que dizem por aí é só teoria da conspiração!
Anônimo disse…
Tirando os escândalos, não sobra nada de interessante no Vaticano.
Anônimo disse…
Quem se lembra o que aconteceu com Roberto Calvi, o "banqueiro de Deus"?
Anônimo disse…
E faz Don Corleone parecer um amador.
Michelle disse…
Com toda certeza, Baphomet. hehehe
Mavie disse…
Igreja e política: a desgraça de qualquer nação..são literalmente corruptas, déspotas, nepotistas...
César Moura disse…
Eu chamaria o perito Molina...
Anônimo disse…
Sempre pensando em dinheiro, silêncio devasso, e nunca serviu e nem serve pra nada. Já ouviram dizer que icano fez algo de bom pra humanidade ou um ser humano?
Nem irá ouvir.
Unknown disse…
O MUNDO,que é formado por cada um de nós,precisa estar mais com DEUS,para evitar que o demônio ganhe espaço entre nós. Precisamos rezar mais e ter plena cconsciência que "tudo passa mas a eternidade fica". DEUS NÃO DORME...
Unknown disse…
O MUNDO,que é formado por cada um de nós,precisa estar mais com DEUS,para evitar que o demônio ganhe espaço entre nós. Precisamos rezar mais e ter plena cconsciência que "tudo passa mas a eternidade fica". DEUS NÃO DORME...
Michelle disse…
Eneli Oger,

Para começo de conversa, deus não existe. E o demônio tb não.
Gleydson Góes disse…
Formidável colocação, Vânia... Disse que tudo que eu sentia e tinha vontade de dizer. Parabéns!
valter c barbosa disse…
meu querido irmão não fale isso eu tambem ja pensei asim um dia tamdem mas hoje me arependi e acredito muito que deus existe e o diabo tambem basta olhar en volta pesa perdão a deus e de hoje en diante e siga paz
deus u a pensoe fiquem com deus a partir de hoje
Anônimo disse…
não sou contra nsa suas concepções,porém sinto que vocês não entendem nada desse assunto e o melhor q vcs fazem é ficar em silêncio,no mínimo vcs são protestante. a igreja catolica sofreu sim tudo isso q vcs acham,porem é grande a sua força alicerssada sólidamente na coluna q é nosso senhor jesus cristo, porque nenhuma igreja particular estaria em pé com tanta perseguição, e ela sobrevive, e digo mais com toda a firmesa, se o vaticano vier a cair , antea q isto acon teça haverá uma intervençãol divina e tudo se conssumará.amém?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes