Pular para o conteúdo principal

Espalhar cinzas de cremação é desrespeito, diz Icar de Portugal

Igreja só autorizou
a cremação em 196
3
A Igreja Católica de Portugal pediu aos fiéis que não espalhem na terra, no mar ou ao vento as cinzas da cremação de seus parentes porque os mortos merecem “dignidade”.

Afirmou o pároco Luís Manuel Pereira, da Sé de Lisboa: “O que se pede é que as cinzas sejam conservadas com respeito porque são cinzas de uma pessoa, de uma vida, de uma história, e, portanto, não podem ser objeto de decoração ou até de um sentimento mórbido”.

O novo ritual para a celebração das exéquias da Igreja de Portugal estabelece que as cinzas devem ser enterradas em local adequado ou depositada em nicho especifico.

“Não cabe na cabeça de nenhum de nós andar com as cinzas de alguém querido atrás de si”, disse Pereira. “Acima de tudo, o que se deve evitar é um uso abusivo daquilo que são os restos mortais de outra pessoa.”

A Igreja Católica resistia um pouco à cremação até 1963, quando o papa Paulo VI assinou um documento autorizando a prática por considerar que ela não contradiz a doutrina da ressurreição. Mesmo assim a Igreja mantém preferência pela inumação (sepultamento do corpo).

O espargimento das cinzas de cremação tem se tornado mais frequente nos últimos anos em vários países, incluindo o Brasil. O caso mais recente de uma pessoa famosa foi o de Chico Anísio. A pedido dele, suas cinzas foram espalhadas na floresta que fica perto da Central de Produção da Globo, o Projac, e na cidade natal do humorista, Maranguape, no Ceará.





Fonte: Portal Sapo.

Mulher manda fabricar diamante com cinzas mortuárias do marido
julho de 2009

Comentários

Adelino disse…
Manda o Papa achar um emprego e contribuir pra humanidade de forma concreta. Pq até aqui só fez encher tripas com carne moida de porco.
Unknown disse…
Eu quero ser cremada!
Unknown disse…
E to pensando onde quero que me joguem kkkk,meu ultimo desejo.
FreieR disse…
Verdade.
Me desejo é ser cremado e minhas cinzas sejam jogadas no Encontro das Água no Rio Amazonas. Depois de doar meus orgãos, é claro.

E que se dane o que o Papa pensa! Ele só fala, fala e fala. Pô, cala a boca, seu velho chato!
Leandro Bueno disse…
Eu penso que a palavra correto em um caso como esse não seria "desrespeito", mas, sim, ter reverência pelos nossos antepassados. Basta ver como os orientais respeitam seus antepassados e certamente poderíamos aprender muito com eles. Hoje, a coisa aqui no Ocidente está tão banalizada que o guitarrista dos Stones, Keith Richards, diz que cheirou até as cinzas do pai, em face do seu notório vício de drogas. Isso é certo ?!?
Anônimo disse…
Por mim, pode doar o que prestar, queimar o que sobrar e a cinza pode jogar no vaso sanitário. Não serei mais eu naquele resto de corpo, não será a partir da minha morte. O que eu fui será marcado pelo que deixei nos meus filhos, nas minhas ações e no que eu criar enquanto vivo. Depois de morto, serei só lembrança mesmo.
Jardeson Barbosa disse…
Você realmente precisa ser reverenciado depois de morto? Vamos diminuir o ego, o que restam são apenas as lembranças, que ficam lá, espalhadas nos cérebros dos que conheciam aquele que faleceu. Cinzas não representam mais nada.
eu quero ser empalhado, com o penis ereto
jorgemautone disse…
Quero que espalhem minhas cinzas no meio de uma festa rave.
Éder Baum disse…
Pode parecer bizarro, mas se analisarmos bem, o mais natural seria que cadaveres sirvam de adubo, ou de alimento a animais.

Na natureza é assim.
Anônimo disse…
Concordo, contanto que as cinzas sejam todas elas depositadas nas igrejas com suas urnas até o teto.
wolvie disse…
eu quero ser cremado e que joguem minhas cinzas nos olhos de todo mundo que der..

mandei guardar um pouco pra jogar nos olhos desse bispo..
Anônimo disse…
Você está corretíssimo, mas o homem acha que é superior a todos.

Paz.
Anônimo disse…
Não há no texto, nenhuma alusão ao Chico Bento 16...

Eu quero ser cremado(depois de doar tudo o quer puder ser utilizado) e que minhas cinzas sejam usadas como adubo mesmo!

Charles
Anônimo disse…
A igreja acha que ainda esta na idade média. vai morrer
Anônimo disse…
Falou a instituição que queimava pessoas vivas!!! Falou asneira de novo em nome de seu falso (d)eus !!!
Anônimo disse…
Vai meter a sua nariz em meninos parroco da m**** o que eu fazo com as cinzas do meus parentes e problema meu (perdâo por meu portugués)
@lisangelo disse…
Minha ultima vontade é que meu corpo seja doado para alguma faculdade de Medicina. Acho que eh a melhor utilidade que se pode dar para um monte de carne. Ou que sirva de adubo pelo menos.
Anônimo disse…
Guardar as cinzas , para manutenção do emprego de sacerdotes.
Anônimo disse…
Eu não quero morrer, mas morrer é uma obrigação, não adianta não querer.
Anônimo disse…
Nascer e opcional, morrer é obrigatorio, não poluir o meio ambiente tambem.
Abbadon disse…
Cinzas sao cinzas.

Cinzas de restos humanos nao guardam muita diferenca com cinzas de outras especies ou materiais diversos.
Joshka disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
José Agustoni disse…
Até nisso eles metem o bedelho!!!
Eu quero ser cremado, que as minhas cinzas sejam depositadas num vaso e puxem a descarga. kkkkkkk
Anônimo disse…
Nesse planeta é melhor não ter nascido.
Bruxa Luh disse…
poxa é só um corpo sem vida não tem nada a se respeitar, enterro não é pros mortos é pros vivos.
Unknown disse…
Nossa descobri que minha filha fará um diamante de mim poxa,enfim acho que vou deixar meu desejo registrado no cartório. kkkkk
Mujica disse…
Em qual você gostaria de ter nascido...?
Aguçou a nossa curiosidade...
A NASA também tem interesse...
Anônimo disse…
Num planeta, onde eu tivesse superpoderes.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...