Pular para o conteúdo principal

Decisão histórica da Noruega separa Estado da Igreja

Catedral de Nidaros, em Trondheim
A Igreja da Noruega foi fundada após a reforma protestante.
Na foto, a Catedral de Nidaros, em Trondheim
O parlamento norueguês aprovou emenda constitucional que estabelece o Estado Laico, desatrelando a Igreja da Noruega do governo (e de seu orçamento). Trata-se de uma “decisão histórica”, disse Svein Harberg, porta-voz do ministério que cuida de assuntos relacionados à educação e igreja. A medida vinha sendo reivindicada desde os anos de 1970 por grupos seculares.

A Igreja da Noruega foi fundada após a reforma luterana, em 1536. Seu nome oficial é Igreja Luterana do Estado.

A partir de agora, o governo deixará de ter participação na nomeação de bispos e a Igreja não mais receberá subsídios oficiais.

A Noruega é uma monarquia hereditária cujo regime de governo é a democracia parlamentar. O rei Harald V é o chefe de Estado. O país tem 4,7 milhões de habitantes e, de acordo com dados de 2001, possui o mais elevado índice de desenvolvimento humano do mundo.

Embora um estudo de 2001 tenha revelado que 72% dos noruegueses não acreditam em um Deus pessoal, outros dados, de 2009 e 2010, revelam que a maioria (79%) da população é batizada por tradição, mas apenas 20% consideram a religião importante e 2% frequentam a igreja.

Helga Haugland Byfugliens, presidente do Colégio Episcopal, disse que a Igreja continuará a mesma porque ela “é o povo”.

Devotos estão criticando a decisão do parlamento por tirar Cristo da Constituição e parte dos noruegueses duvida que, na prática, haja uma separação entre Estado e Igreja.





Fontes: Digital Journal, entre outras.

Atirador diz ser de uma nova ordem de Cavaleiros de Cristo
julho de 2011

Religião no Estado laico.


Comentários

Anônimo disse…
Quero ir embora pra Noruega.
Abbadon disse…
Helga Haugland Byfugliens, presidente do Colégio Episcopal, disse que a Igreja continuará a mesma porque ela “é o povo”.

---> Que "povo" ? A igreja nao os representa mais.

Devotos estão criticando a decisão do parlamento por tirar Cristo da Constituição e parte dos noruegueses duvida que, na prática, haja uma separação entre Estado e Igreja.

---> Tem de tirar mesmo. Jesus nunca existiu como personagem real e historico, nao serve como referencia moral e etica. E tambem, 72% dos noruegueses nao acreditam mais nessas coisas.
Anônimo disse…
Vou-me Embora pra Pasárg... Noruega.
Anônimo disse…
Eles dizem que estão tirando cristo da constituição. Coitado de Alá que nem nunca foi lembrado e nem Zeus e nem um outro Deus :-( Merda quando este povo vai se dar conta que o estado o governo não tem nada a ver com que eles acreditam ou deixa de acreditar. Cristo não deve estar na constituição como qualquer outro Deus não deve estar na constituição.
A arquitetura dessa igreja é bonita, admito. Mas é só.

Vou-me Embora pra Pasárg... Noruega. (2)

Brasil é um país de fracassados, vão eleger o Lula como o maior brasileiro de todos os tempos. Aff!
Major.Ed disse…
Senhores,

Temos que invejá-los e buscar nessa noticia mais inspiração para nos unirmos e enfrentar o clube de corruptos e religiosos que querem a criação do Estado Teocrático do Brasil.

Paulo faz um ótimo trabalho em seu blog postando informações que não aparecem nos telejornais brasileiros, que é a fonte de informação da massa manipulada de nossa grande e adormecida Nação.

Abraços a todos!

Major.Ed
Anônimo disse…
Cristo esta perdendo
Igor disse…
Parabéns à Noruega! Está seguindo a tendência... e ainda fez pela Constituição de lá, o que é muito bom.
Anônimo disse…
País com EDUCAÇÃO DE QUALIDADE é outra coisa.
Vitória da sensatez.
Ah se não fosse tão frio por la...
Anônimo disse…
ki=bom!!!!!!
Anônimo disse…
Nossa! quando isso vai acontecer com o Brasil?
Anônimo disse…
REPUBLICA não presta definitvamente....
noruega maior idh do mundo monarquia
suécia numero 1 no raking das democracias monarquia
holanda espanha
sem contar q se fosse a monarquica inglaterra o mundo sucunbido ao fascismo ignorado pela REPUBLICA DOS eua e apoiada pela REPUBLICA da urss
Revolução já! disse…
Quando Jesus voltar

Ou seja, nunca.
Anônimo disse…
Monarquia + parlamento= perfeição

As pessoas ficam nos cargos, se fazem merda são demitidas.

Não é que nem aqui que politico faz carreira politica e só se importa com os anos de mandato, não deixando nenhuma obra pra ser continuada no futuro.
sara moreira disse…
ooooooooooh animal.Monarquia só funciona em países pequenos ,tanto que a monarquia britânica e espanhola são apenas representativas.O rei é uma espécie de "garoto propaganda" do país,ele não tem tanta serventia ,politicamente, quanto um primeiro ministro,este atuando semelhante há um presidente.Imagine se no Brasil tivéssemos uma monarquia ,e os membros do pt fossem a família real,iam cagar sobre nossas cabeças.
sara moreira disse…
Ainda não entendi qual utilidade tem a porcaria de uma monarquia ,semelhante a inglesa,que vive esbanjando luxuria a custa do dinheiro publico.
LEGIÃO disse…
EU SOU o Estado Laico!

Engana-se quem declara minha morte. Pois, vem das terras frias as melhores notícias sobre meu constante renascimento.

Para que você me conheça melhor, darei uma breve descrição de como sou e do que posso fazer por você:

Não ligo para suas crenças religiosas, mas não espere que eu financie seus rituais e suas igrejas;
Comigo, você sempre terá condições de buscar o pão, o sustento para sua vida, com o suor do seu rosto;
Comigo, todos terão condições para buscar, sem nenhum obstáculo, a luz(conhecimento e orientação), pois ninguém estará perdido, todos terão seu lugar;
Comigo, a vida será prolongada ao máximo, pelas técnicas da Ciência, a idade não virá acompanhada pela dor física, a depressão se desvanecerá diante do reconhecimento que darei a seus esforços por tornar-se melhor a cada dia;
Eu sou o caminho para a única grande verdade a ser defendida: A Sobrevivência da Raça Humana;
Não o tratarei como uma ovelha, mas com o respeito e a dignidade que devo ao meu criador, que é você!
Luan Cunha disse…
Mas você tem que concordar que essas monarquias européias funcionam muito melhor que muita república quando o assunto é qualidade de vida.
Wickedman disse…
Falou e disse!
J. Tadeu disse…
Ia comentar sobre isso, mas quando olho ao meu redor, o país dos fanáticos religiosos... dos criminosos... do "jeitinho"... da impunidade... da alienação... "Até quando, Senhor?", gritou minha consciência cristã de outrora. Não há Senhor, nem Lei. Há apenas macacos nus idolatrando o Grande Macaco. Alguns macacos tentam voar: são espancados pelos macacos idólatras, se estiverem por perto. Quanto mais reluz a grama do vizinho, mais o chão onde piso apodrece.
Anônimo disse…
A Noruega é um exemplo de país verdadeiramente LAICO.
Anônimo disse…
verdade !!
Jonas disse…
São de 2001 ou 2011 os dados do estudo que apontam-na como o maior IDH? Se for de 2001, esses dados não significariam nada hoje.
Michelle disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Michelle disse…
Vou-me Embora pra Pasárg... Noruega. (3)

Baphomet e Luan, que tal irmos juntos pra Noruega? Lá a gente arranja um lugar pra morar, dividir as despesas...hehehe
Anônimo disse…
Seria perfeito Michelle! Eu gosto de clima frio, gosto de metal e de países pouquíssimos religiosos.
CriseRight Blog disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Quero ir embora pra Noruega (2)
Anônimo disse…
Sempre falei isso aqui:

Enquanto os protestantes ficam dizendo que só em países católicos a Igreja era junto com o Estado, e os países protestantes haviam a separação dos dois, os países protestantes também sempre foram assim.

Os países europeus sempre tiveram a religião junta com o Estado. A Suécia, se eu não estou enganado, só no início desse século que fez a separação entre Igreja e Estado

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Delírios bolsonaristas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Pregação anti-gay de Malafaia respinga na imagem da Avon

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê...

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

O compositor e cantor Chico Buarque  disse em várias ocasiões ser ateu. Em 2005, por exemplo, ao jornal espanhol La Vanguardia , fez um resumo de sua biografia.

MP obriga Catho a anunciar só empregos existentes

Algo estava errado com os anúncios da Catho na internet: mesmo em época de queda da taxa do índice de emprego, durante os anos de refluxo da economia, a agência informava que dispunha de uma abundância de vagas. Pois bem: o Ministério Público de São Paulo pediu à Polícia Federal que investigasse a denuncia de um ex-funcionário da agência sobre um suposto esquema de anúncios de falsas vagas.  Como resultado das investigações, a Catho teve de assinar acordo na 15ª Vara Federal Cível de São Paulo comprometendo-se a anunciar só vagas existentes. Ou seja, a Catho não foi punida, embora muitas pessoas, atraídas pela propaganda enganosa, tenham pago pelo serviço. Além disso, nos anúncios não ficava suficientemente claro que o uso gratuito do serviço se esgotava em sete dias. Quantas pessoas foram prejudicadas? É difícil de saber. Creio que quem achar que foi lesado deve recorrer à Justiça, com base na Lei de Defesa do Consumidor. Pelo acordo, a agência só será punida daq...