Pular para o conteúdo principal

Tribunal suspende lei que impôs pai-nosso nas escolas de Ilhéus

A lei foi proposta pelo 
vereador evangélico Gurita
O TJ (Tribunal de Justiça) da Bahia concedeu ontem (12) ao Ministério Público Estadual liminar (decisão provisória) suspendendo a lei que impôs aos estudantes e professores do ensino municipal de Ilhéus a obrigatoriedade de rezar o pai-nosso todos os dias, antes das aulas.

A lei foi proposta pelo vereador Alzimário Belmonte Vieira (PP), o Gurita (foto), e sancionada ao final do ano passado pelo prefeito Newton Lima (PT).

Para Gurita, a sua lei aproxima os estudantes de Deus e eles assim serão “cidadãos melhores”. O vereador é fiel da Igreja Batista.

A cidade litorânea de Ilhéus tem 184 mil habitantes e fica a 446 km de Salvador. A sua rede municipal de ensino possui 26 mil estudantes distribuídos em 52 escolas.

O Ministério Público recorreu contra a lei porque ela é inconstitucional. O artigo 19 da Constituição determina que nenhuma instância de governo pode se envolver com crenças religiosas, em respeito à laicidade do Estado.

Na sentença da liminar, o desembargador Clésio Rosa afirmou que "a imposição diária de pronúncia de oração específica da religião cristã, nos estabelecimentos de ensino vinculados a rede municipal, em si aparenta não apenas violação ao fixado na Carta Política Estadual, como a própria Constituição da Bahia".





Lei do pai-nosso de Ilhéus foi ditada pelo fanatismo, diz antropólogo
março de 2012

CNBB afirma que escolas não podem impor o pai-nosso aos alunos
abril de 2012

Lei do pai-nosso de Ilhéus.   Religião no Estado laico.

Comentários

Uma coisa não está coerente aí...

Um vereador evangélico propondo impor o "pai-nosso" nas escolas? Evangélicos rezam o pai-nosso também? Não sabia dessa.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Úhu.

É crentes. A casa de vocês está caindo.

É só uma questão de tempo.

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
Verdade, os evangélicos não possuem orações que parecem um roteiro, ao contrário dos católicos, bom eu creio que não.
Davi K. Vidal disse…
Rezam.

O Pai-nosso não é uma oração instituida pela igreja católica, mas é uma oração instituída pela bíblia mesmo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pai_Nosso
Wickedman disse…
Demorou. Era pra ter sido suspensa logo de início. Também não entendi um político evangélico querendo impor o pai-nosso. Mas aqui no Brasil de vê de tudo. O que importa é que essa aberração foi posta pra escanteio.
Bom, nunca vi o Malafaia rezar o pai-nosso, por exemplo... Talvez ele não seja um cristão de verdade, afinal de contas...
Anônimo disse…
Esses cristão negativo não tem jeito mesmo só as lei pra nos proteger deles. Já foi dito se a religião não pode promover a paz entre todos os povos é preferível não ter religião nenhuma.
Anônimo disse…
Daqui a pouco vem os negativo neo pentecostais e protestantes ficar de mimimi. Recitar a bíblia com seus negativismo dizer que vamos para o inferno que blá blá blá e etc
Israel Chaves disse…
Concordo, Lógica e Razão. Se existe uma lei que deveria ser aprovada, seria essa.
Não faz sentido perder tempo e dinheiro com algo que só vai servir para gastar mais tempo e dinheiro para derrubar depois. Por isso, deveria haver uma punição para quem fizesse.
Esses políticos fazem essas leis inconstitucionais porque estão pouco se lixando, eles simplesmente apostam, vai que ninguém reclama e ela fica, né? Não custa tentar.
Mas se eles fossem sofrer alguma consequência por isso, aposto que pensariam duas vezes antes de sair criando leis escrotas à torto e à direita.
... disse…
3, 2, 1, 0, -1, -2, -3, ...
Adelino disse…
Sim, rezam. O Pai nosso é bíblico. Todos cristãos rezam. Podem não fazer como os católicos que possuem outras orações. Como ave-maria, que são da igreja. No entanto o pai nosso está no N.T. Logo é apreciado. Ele é um pouco diferente. No final termina com: "Mais livrai-nos do mau, pois teu é o reino o poder e a glória para sempre, amém." Mas é em suma a mesma oração.
Wickedman disse…
Israel Chaves & Lógica e Razão, concordo com vocês. Há muitos políticos que propõem leis que vão contra a constituição, sejam com agenda religiosa ou não, que deveriam levar uma chamada. Mas querem apostar que os crentes vão vir com mimimi e alegar que as reclamações acontecem apenas quando é com um político com agenda religiosa?
JoaoTex disse…
Deveriam ensinar moral e ética em vez de orações decoradas. Isso é o que falta em muitas famílias brasileiras.
Rodrigo DIas disse…
Moral e ètica é mais dificil de ensinar.....
Unknown disse…
A lei foi um completo absurdo. A tentativa de sangrar o estado laico através de leis inconstitucionais perpetradas por evangélicos mal-intencionados me dá nojo.
AlyneS2 disse…
Um inferno à menos.
SATANÁS disse…
a constituição se fez soberana!!! dá-lhe, MP!!!!
Anônimo disse…
Desde quando religioso é um cidadão melhor que um não-religioso?
Anônimo disse…
Impor seguir a religiao deles é anti-democratico.
O estado é laico politicos incompetentes.
Anônimo disse…
Pegando o gancho do assunto das orações, realmente uma das coisas que eu mais estranhava quando eu era católico eram os terços e as ladainhas. Pra quê tanta repetição?! 1 pai-nosso & 10 ave-marias 5 vezes, mais uma ladainha onde só faltam lamber os pés da santa, num ritmo intermitente, todos os dias. Não faz sentido! É muita estupidez! Mas, contanto que rezem no seu cantinho, sem IMPOR a ninguém, eu serei o último a atrapalhar, pois é um direito deles. Ass: Winston Smith
Felipe... disse…
Tomem crentes estado laico, cade seu deus?
Anônimo disse…
O Estado é laico e cada fez vai ficar mais secular....
Anônimo disse…
As crianças deveriam cantar o hino nacional.
Anônimo disse…
Não sou muito fã de se cantar o Hino Nacional todos os dias, Warner, mas concordaria com essa lei se ela fosse exposta, pois não seria inconstitucional. No entanto, não sei se cantar o Hino Nacional todos os dias faria das crianças cidadãos melhores, pois pra mim isto é só um ato simbólico, agora, se mostrarem a elas o que esse Hino representa de importância para o país, se mostrarem a elas nossos heróis (Tiradentes, Zumbi dos Palmares, até mesmo o Frei Caneca, entre outros), o que eles fizeram e sofreram para o bem da nação, aí sim eu acredito que elas podem ser cidadãs melhores no futuro, mas só cantar o hino não trará resultados diferentes que o pai-nosso na prática, mas pelo menos é um ato constitucional. Ass: Winston Smith
Anônimo disse…
Acho que o Brasil deveria fazer algo realmente inovador: deixar que os alunos tenham liberdade de pensamento, mas o que nós estamos vendo é o assalto do pensamento dos alunos pelos evanjegues.
Michelle disse…
Os evangélicos não tem uma oração roteirizada. Qdo eles oram, eles vão na base do improviso, digamos assim.
Felipe... disse…
Ainda bem porque rezando não se aprende nada, não se tem conhecimento nenhum.

Ou prefere um estado teocrático, assim como irã uganda?
Revolução já! disse…
Crentes, onde está seu deus agora?
Israel Chaves disse…
Acho que isso depende da ramificação em questão. Meus parentes são presbiterianos, e na igreja presbiteriana, rezas prontas como o Pai-Nosso são quase uma ofensa, eles não gostam.
O que faz sentido, de certa forma. Se o deus deles é todo poderoso, cheio amor, ouve tudo e blá blá blá, provavelmente ele iria preferir uma oração pessoal, com sinceridade, dizendo aquilo que a pessoa sente no momento, do que uma fala decorada e vazia.
Eu acho conversar com amigos imaginários estúpido, lógico. Mas acho que dentro do contexto de quem acredita em um deus, as orações evangélicas, feitas de acordo com o momento, com sinceridade, são melhores do que uma reza receita de bolo, que o cara pode estar rezando no modo automático, sem pensar, enquanto divaga sobre qualquer outra coisa.
Dan Idra disse…
A oração do pai nosso consta no novo testamento como um modelo do que deveria constar numa oração. Logo usar ou não, pode ser feita por qualquer igreja ou seita de ramificação cristã.
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Tudo frescura. Deus é muito mais do que uma oração. Ou essas piadas em forma de religião sobrando por aí. Eu rezo todos os dias ajudando meus pais, meus irmãos e amando minha esposa.
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rolei com o "Espancador de Pastores"

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Por que o apoio do governo dos EUA à religião não torna necessariamente as pessoas mais religiosas