Pular para o conteúdo principal

Novos ateus forçam cristãos a debater tempos atuais



por Lorenzo Fazzini
para Avvenire, jornal dos bispos italianos

O sucesso dos "novos ateus" nasceu de um déficit de capacidade apologética da teologia contemporânea? O desafio que os "novos ateus" apresentam ao pensamento crente não deve, talvez paradoxalmente, ser saudado favoravelmente? Em suma, citando o editorial da da revista Credere Oggi, é preciso mudar de perspectiva: "O novo ateísmo é um desafio, mas, ao mesmo tempo, uma oportunidade propícia para purificar as imagens correntes de Deus, colocando-as em confronto com o único e definitivo modelo que nos vem da revelação: Jesus Cristo".

A provocação da revista bimestral dirigida por Ugo Sartorio já está no título da contribuição que abre o fascículo dedicado ao "Novo ateísmo e fé em Deus" (www.credereoggi.it): "O novo ateísmo: desafio ou kairós [oportunidade] para os cristãos?".

Pensador
Novo ateísmo
é desafio ou
oportunidade?
E não faltam outras vozes teológicas que, sem dar desconto a uma certa aproximação teofilosófica ao novo ateísmo, entreveem nele as provocações benéficas para o ato de crer. E, ao contrário, encontram em certas posições "espirituais" e "neognósticas" maiores riscos do que nas posições dos negadores de Deus, o "quadrilátero" Hitchens-Dawkins-Dennett-Onfray.

"Ao longo do século XX, a teologia católica tomou distância das tentativas de demonstrar a existência de Deus elaboradas pela apologética dos séculos XIX e XX. Sob certos aspectos, essa mudança foi positiva: a velha apologética era muito condicionada pelo positivismo e não assumia suficientemente o valor convincente da própria fé. Mas é possível que tenha se exagerado no sentido contrário: hoje, os ateus se lamentam que os crentes não se dedicam o suficiente para responder às suas perguntas".

A opinião, bastante dura, é de alguém que entende do assunto: mons. Charles Morerod, dominicano suíço, novo bispo de Lausanne-Genebra-Friburgo, teólogo de valor: ele foi secretário da Comissão Teológica Internacional, braço direito do cardeal George Cottier, teólogo da Casa Pontifícia.

A opinião de Morerod vem da revista francesa Sedes Sapientiae, em uma contribuição dedicada à relação entre "São Tomás de Aquino e o ateísmo contemporâneo", no qual – surpresa! – o prelado reavalia as críticas de Paolo Flores d'Arcais:  "Flores d'Arcais acusa os católicos de não se interessarem realmente pela questão de Deus".

Segundo Morerod, que parece concordar com o diretor da MicroMega, "a partir do momento em que os católicos renunciam de qualquer tentativa de argumentação para se refugiar na pura fé, eles renunciam totalmente a qualquer diálogo com os não crentes."

E Morerod põe sobre a mesa algumas questões concretas que o novo ateísmo repropõe para a teologia: o materialismo, a origem e a ordem do universo, o mal, o papel do desejo na fé... Portanto, é hora de levar a sério os novos ateus.

Andrea Toniolo, reitor da Faculdade Teológica de Triveneto, relança na Credere Oggi aquela "purificação, sempre necessária, da religião vivida", solicitada fortemente por Bento XVI em Assis em outubro passado: "A gênese do ateísmo contemporâneo – escreve o teólogo de Pádua – não é somente externa, mas também interno à religião e depende da imagem de Deus e da fé que uma tradição religiosa veicula".

"Cristãos são responsáveis pelo surgimento
 do novo ateísmo por não se comprometerem
a compreender o tempo em que vivem"

E se o papa Ratzinger já atribuiu aos "agnósticos em busca" um status de maior proximidade com Deus do que os "crentes de rotina", há quem vá além: "Os cristãos (e as Igrejas) devem, em alguma medida, ser considerados responsáveis pelo 'novo ateísmo'".

Francesco Ghedini, professor de filosofia do ISSR de Pádua, acrescenta: "Os cristãos são responsáveis por ele se não se comprometem a compreender o tempo em que vivem, a entender as suas renovadas dinâmicas existenciais e comunicativas. Uma compreensão que implica, no espírito da Gaudium et Spes, uma aceitação de fundo, uma partilha simpática que afirme a acolhida das pessoas com quem nos encontramos".

Mas há mais: algumas notáveis vozes teológicas não veem nos neoateus o perigo mais premente para a fé. Ao contrário, as "espiritualidades sem Deus" de pensadores como André Comte-Sponville e de Luc Ferry, ou ainda o pensamento neognóstico atual são os verdadeiros atentados atuais contra o cristianismo na sua essência de proposta de verdade.

Essa convicção, respectivamente, é do teólogo belga Jean-Marie Verlinde e Giandomenico Mucci, jesuíta escritor da La Civiltà Cattolica. Na prestigiada Nouvelle Revue Théologique de Bruxelas, Verlinde pontualiza: "O ateu contemporâneo não tenta mais tomar o lugar de um Deus inexistente. O problema mudou. Um filósofo como Comte-Sponville se propõe a construir 'uma sabedoria para os nossos tempos' baseada em uma 'metafísica materialista, em uma ética humanista e em uma espiritualidade sem Deus'"

Analisando o pensamento do pensador e ex-ministro da Cultura, Ferry, Verlinde conclui com um dado que faz refletir: "Essa espiritualidade sem Deus nos leva a espiritualidades sem sujeito pessoal. A pessoa humana paga o preço da abolição de Deus Negar o Interlocutor primeiro, original, leva a privar o ser humano das condições da sua humanização integral, ou seja, o acesso ao seu status de sujeito pessoal, criado capax Dei (Santo Agostinho)".

Por sua parte, o padre Mucci, ainda na Credere Oggi, volta os holofotes (citando um diálogo entre João Paulo II e Luigi Giussani) para a neognose, da qual eles são exemplos concretos: Paolo Rossi e Salvador de Madariaga.

Um desvio que Mucci considera muito mais inimigo do cristianismo do que o Novo Ateísmo: "O fenômeno neognóstico é de tal porte e periculosidade que coloca em segunda ordem a gravidade do ateísmo entendido no sentido clássico, e até mesmo nas suas expressões mais radicais e berrante. Hoje, a cultura dominante está comprometida em instaurar uma super-religião tranversal, um humanismo ético e espiritualista, de modo pacífico e subterrâneo, que não anula as culturas, as hierarquias, e aspira a se encarnar nelas".

Vem à mente o famoso romance de Robert H. Benson, Il padrone del mondo (Jaca Books), em que uma religião humanista sem Deus é proposta como solução para os males do mundo. É quase de chorar a provocativa dureza do neoateu Richard Dawkins que, em seu livro “Deus, um delírio”, pedia um novo pensar cristão: "Se a religião sutil e refinada de Tillich e Bonhoeffer predominasse, o mundo certamente seria um lugar melhor, e eu teria escrito um outro livro".

Com tradução é de Moisés Sbardelotto para IHU Online.



Agnósticos questionam a 'falsa certeza' dos ateus, afirma papa

Comentários

Unknown disse…
Gostei muito de ler esse texto porque mostra a muitos ateus que afirmam que as ações do Dawkins e de outros ateus pelo mundo não tem efeito prático.

Forçar os religiosos a defender seu ponto de vista é uma oportunidade de demonstrar a fraqueza de suas bases publicamente. E também uma oportunidade de o grande público cristão, ignorante da história e da construção de sua religião, refinarem seu conhecimento. Estou farto de debater com cristãos que nunca abriram seu livro sagrado.
Keli disse…
Estou farta de debater com cristãos que nunca abriram seu livro sagrado.
Alguns pontos me chamaram a atenção: o desinteresse dos religiosos pela questão de Deus, sobre a qual não costumam refletir; o sóbrio ateísmo de Sponville (que aprecio muito) e o seguinte trecho:

" "Essa espiritualidade sem Deus nos leva a espiritualidades sem sujeito pessoal. A pessoa humana paga o preço da abolição de Deus Negar o Interlocutor primeiro, original, leva a privar o ser humano das condições da sua humanização integral, ou seja, o acesso ao seu status de sujeito pessoal, criado capax Dei (Santo Agostinho)"."

De fato, os religiosos são os mais desinteressados da questão "Deus", que sequer assim se coloca para eles. Na verdade, Deus não é questão, é um verdade que deve ser protegida contra os ataques dos hereges, dos ímpios. Se os apologistas da religião se queixam da inabilidade argumentativa do público religioso, deveriam reconhecer que isso muito se deve lapidação ideológica operada por anos de doutrinação nas igrejas. A Igreja plantou o problema que alguns teólogos parecem reconhecer. Detendo-me no trecho citado, não acho que a supressão de Deus nos leve "a uma espiritualidade sem sujeito pessoal", tampouco à impossibilidade de uma humanização integral. Aqui, por um lado, pressupõe-se uma concepção de sujeito pessoal muito limitada, como se a pessoa do sujeito fosse tão só "uma pessoa com Deus"; se, por outro lado, "sujeito pessoal" se refere a Deus, aí nos envolvemos no terreno lodoso da ideologia, afinal, Deus não é pessoa, nem sujeito. Esses predicados só podem ser atribuídos a ele no plano ideológico. Quanto à privação da "humanização integral do homem", ela depende justamente da abolição de Deus, pois que Deus é a negação do homem no homem. Deus nega o humano no homem, este se aliena de si, ao projetar-se para adorar sua própria essência na forma de Deus. A ideia de Deus também impede a humanização integral porque os homens vêem a realidade de modo falseado, enviesado, não conseguindo olhar para o mundo e reconhecer as formas como ele é e funciona. A ideia de Deus os cega para os fatos (sociais, históricos, políticos, culturais). Entra no conceito de humanização também a capacidade de as pessoas se reconhecerem e atuarem como agentes da história, como sujeitos sociais participantes efetivamente da dialética social e não como "filhos de Deus" desejosos da Salvação, submissos a uma Lei absoluto e irrevogável.
A.Porto disse…
O maior desafio para os cristãos nunca foi o ateísmo,
e sim os escândalos e divisões que acontecem dentros dos seus átrios.
O ateísmo é mais uma ideologia, e assim como todas as
outras, passível de questionamentos, como qualquer religião.
Caruê disse…
Gostei do texto.

Quanto aos cristãos a própria duvida em relação a Deus pode ser tida como heresia, suas fabulas valorizam mais um pai que esta disposto a matar o filho sobre ordem de Deus do que a busca de conhecimento que Adão e Eva tentaram obter ao comer a maça.

Quanto aos gnósticos virou moda, eles misturam religiões antigas e formam novas aberrações em suas mentes. São uma religião como qualquer outra a única diferença é o nome que significa conhecimento.

"Essa espiritualidade sem Deus nos leva a espiritualidades sem sujeito pessoal. A pessoa humana paga o preço da abolição de Deus Negar o Interlocutor primeiro, original, leva a privar o ser humano das condições da sua humanização integral, ou seja, o acesso ao seu status de sujeito pessoal, criado capax Dei (Santo Agostinho)"

Isso é ad hominem,nem vale apena comentar.
Anônimo disse…
Podiamos ser ateus de Allah é de fato somos da mesma maneira que você é. Parece que você confunde ateu com anti cristão ,mais não somos anti cristão somos anti deuses que como diz richard dawkins Deus é um delírio, e é a mais pura verdade. . É impossível que o homem não fosse conceber deus na sua história evolutiva mais como eu digo este deus é só mesmo fruto da concepção humana.
Unknown disse…
"refinarem" foi #FAIL. Desculpem, mas escrevi do celular e postei sem revisar.
paulo de tarso disse…
é a sua verdade apenas isso.
paulo de tarso disse…
extra extra cristão agora tem duvidas de deus. ateus como sempre lábios fraudulentos.
Eu preciso confessar... Não sou mais ateu.

Ontem minha mãe me obrigou a ir para a igreja, fui contrariado, mas quando cheguei lá, senti uma paz que não sentia faz tanto tempo. Estou passando por tantas dificuldades. Os pessoas oraram por mim lá, e depois de muito tempo, eu chorei. Deus estava comigo de novo.

Agora, eu quero deixar o homossexualismo, não quero mais isso para mim, agora eu sei que é pecado.

Espero que Deus me perdoe por tudo que eu fiz contra ele. Também espero que todos que eu ofendi neste blog me perdoem também.

Eu me rendo.
paulo de tarso disse…
luan jesus te ama amado, de verdade estou muito feliz por voce eu sou o primeiro a te pedir perdao, voce nao foi atoa pra igreja foi um chamado de deus. estou muito feliz por voce fica na paz isso é só o começo da sua vitótia que será grande.
Anônimo disse…
Paulo de tarso estuda história da humanidade deste tempos muitos remotos e você saberá que não e somente a minha verdade[] Bons estudos e saia um pouco de ficar com a cara enfiado nesta bíblia vai se curar da lavagem cerebral que eles fizeram em você . Seu não deus não existe cara eu sinto muito.
Yuri disse…
Hoje é dia do troll, otário SHAUSHAUSHASUAHSUAHSAUSHAUSHAUHS
Yuri disse…
BOA RSRSRS
Anônimo disse…
"Cristãos são responsáveis pelo surgimento do novo ateísmo por não se comprometerem a compreender o tempo em que vivem"

Cristãos e Islâmicos, especialmente as dissidências mais virulentas como as neopentecostais. Sempre achei que o NEO-ateísmo é uma força reacionária. Num mundo onde cada vez mais se ve o avanço de crenças que invadem a liberdade pessoal dos outros, era de se esperar um movimento contrário. Mas o ateísmo como um todo, tende a crescer também.
Anônimo disse…
Ô seu trouxa, hoje é primeiro de abril! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
1 de abril dia da mentira Huakakakaka
Anônimo disse…
E jesus deus o espírito santo nem avisou ele kakakaka
Anônimo disse…
Realmente, o desafio não é o ateísmo pois esse ainda é pequeno.
O desafio cristão foi sustentar as asneiras bíblicas por 2000 anos, mantendo encobertos os escandalos e incoerências, e remando contra a maré da ciência e do secularismo. Bravo!
Renato disse…
Aleluia irmão!!
paulo de tarso disse…
yuri e anonomo o deus de isarael é grande ele esta restaurando a vida do luan porque a misericordia de deus é muito grande, e voces viram a força e o poder dele na vida de um menino que era ateu.
paulo de tarso disse…
glória a deus glória em glória toda honra e todo o louvor seja dado ao senhor jesus,luan deus é contigo.
Não sou um menino, tenho 19 anos. :)
Anônimo disse…
Droga Luan, eu ia fazer isso...
paulo de tarso disse…
luan tem um louvor da aline barros junto com o fernandinho o nome do louvor é rendido estou,é muitolindo esse louvor,tem haver com voce amado.
Anônimo disse…
Esse Paulo é marcha lenta! Não entendeu até agora?
paulo de tarso disse…
rendido estou amado muito lindo aline barros e fernandinho tem haver com voce luan,que a paz do senhor jesus fique com voce. hoje voce é uma nova criatura em nome de jesus. o sengue de cristo liberta de todo o pecado para os que o buscam.
Anônimo disse…
Hahahahahahahahahaha... Putz! Qual a parte da ironia você não entendeu?
Anônimo disse…
Seu deus é um hipócrita quem falou que a vida dele precisa ser restaurada ou o que quer que seja . Você conhece ele pra julgar ele?. Crentes e seus jargões que acredita que todo mundo precisa dessas muleta fdp.
paulo de tarso disse…
ta tudo bem jesus te ama luan. eu acredito na sua palavra.
Anônimo disse…
Acho o paulinho esta tendo um surto de esquizofrenia.. da espaço pra respirar e cair a ficha...
paulo de tarso disse…
ele até agora nao disse nada eu confio na palavra do luan baphomet.
Anônimo disse…
Rapaz, esqueceu de tomar sua mediação hoje?
Anônimo disse…
medicação*
Mauro disse…
Eu também quero ser salvo mas nao sei como fazer... tenho q aceitar jesus dentro de mim? o que eu faço, help!
Anônimo disse…
Que dia é hoje Paulo? Pois é, relacione este dia com a "conversão" do Luan.
paulo de tarso disse…
nao sei 1 de abril é um dia normal como os outros ele tem 24 horas assim como os outros dias baphomet.
Anônimo disse…
Annnnnnh... você é lentinho em Paulo.

Leia isso:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira
Droga, não dá pra brincar de 1º de Abril com ateus, são muito espertos. Assim não tem graça. ¬¬

Pelo menos peguei um otário. Não acredito que o Paulo realmente acreditou na minha estórinha chorosa. Cara, ri demais! Ele é muito lerdo!

Continuo ateu, bebê! Eu te enganei, hoje é dia do troll! Helloooo! Caiu a ficha agora?

Desculpa por ter pego sua ideia, Baphomet, mas não resisti. Adoro o 1º de Abril.

Como diria o Aguinaldo Silva: eu só quis causar, e causei. Fom fom! (trollface)
E olha que eu nem caprichei na estória.
AlyneS2 disse…
rsrsrsrsrs
Luan, muito bom Luan^^
AlyneS2 disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Mauro disse…
Vem jesus! possua-me!! vem com tudo!!!!
Mauro disse…
rendido estou, de 4 e pronto pra jesus me possuir!
Anônimo disse…
Não sei se acho graça ou se fico triste pelo paulo.
Ai, Mauro, para com isso. Assim me deixa excitado. ¬¬'
paulo de tarso disse…
ta tudo bem luan fica na paz, vou fazer a mamadeira da minha filha que esta chorando acho que é fome,abraços.
Anônimo disse…
Eu acho graça sinceramente porque o deus todo poderoso dele nem deu um toque nele Huahahahaha
Anônimo disse…
Quando eu comecei a ler o post do Luan eu gelei: "Preciso confessar uma coisa... não sou mais ateu." CARACA! Logo o Luan, pensei, mas aí me toquei que hoje é 1° de abril e que tudo isso foi ironia. Rsss, a vida é irônica, mas ironia mesmo é o que aconteceu comigo, Luan, EU SIM VOLTEI PRA DEUS hoje, e sabe quando? lendo seu post... Pois é, os mistérios de Deus são inexplicáveis, pois enquanto lia seu post, mesmo sabendo ser de brincadeira, veio em minha mente que aquilo podia estar sendo dito por mim, e, apesar de eu não ser homossexual, o meu ateísmo já era pecado demais pra minha vida. Como pude ter sido tão injusto com Deus, logo Ele, que morreu na cruz por mim! Me senti um lixo, mas agora eu sei que é nessas horas que Deus mostra sua verdadeira face. Agora preciso renovar minha vida, redimir meus pecados e viver uma vida em Cristo, pois ele sim é a plenitude da vida. Um abraço a todos! Agora sou um homem de Deus, porém sem preconceitos, como aprendi a ser quando fui ateu, pois as partes boas você tem que manter, para seu melhor crescimento pessoal. Espero continuar amigo de todos vocês. Falow! Ass: Winston Smith
Anônimo disse…
Quando eu comecei a ler o post do Luan eu gelei: "Preciso confessar uma coisa... não sou mais ateu." CARACA! Logo o Luan, pensei, mas aí me toquei que hoje é 1° de abril e que tudo isso foi ironia. Rsss, a vida é irônica, mas ironia mesmo é o que aconteceu comigo, Luan, EU SIM VOLTEI PRA DEUS hoje, e sabe quando? lendo seu post... Pois é, os mistérios de Deus são inexplicáveis, pois enquanto lia seu post, mesmo sabendo ser de brincadeira, veio em minha mente que aquilo podia estar sendo dito por mim, e, apesar de eu não ser homossexual, o meu ateísmo já era pecado demais pra minha vida. Como pude ter sido tão injusto com Deus, logo Ele, que morreu na cruz por mim! Me senti um lixo, mas agora eu sei que é nessas horas que Deus mostra sua verdadeira face. Agora preciso renovar minha vida, redimir meus pecados e viver uma vida em Cristo, pois ele sim é a plenitude da vida. Um abraço a todos! Agora sou um homem de Deus, porém sem preconceitos, como aprendi a ser quando fui ateu, pois as partes boas você tem que manter, para seu melhor crescimento pessoal. Espero continuar amigo de todos vocês. Falow! Ass: Winston Smith
Anônimo disse…
Quando eu comecei a ler o post do Luan eu gelei: "Preciso confessar uma coisa... não sou mais ateu." CARACA! Logo o Luan, pensei, mas aí me toquei que hoje é 1° de abril e que tudo isso foi ironia. Rsss, a vida é irônica, mas ironia mesmo é o que aconteceu comigo, Luan, EU SIM VOLTEI PRA DEUS hoje, e sabe quando? lendo seu post... Pois é, os mistérios de Deus são inexplicáveis, pois enquanto lia seu post, mesmo sabendo ser de brincadeira, veio em minha mente que aquilo podia estar sendo dito por mim, e, apesar de eu não ser homossexual, o meu ateísmo já era pecado demais pra minha vida. Como pude ter sido tão injusto com Deus, logo Ele, que morreu na cruz por mim! Me senti um lixo, mas agora eu sei que é nessas horas que Deus mostra sua verdadeira face. Agora preciso renovar minha vida, redimir meus pecados e viver uma vida em Cristo, pois ele sim é a plenitude da vida. Um abraço a todos! Agora sou um homem de Deus, porém sem preconceitos, como aprendi a ser quando fui ateu, pois as partes boas você tem que manter, para seu melhor crescimento pessoal. Espero continuar amigo de todos vocês. Falow! Ass: Winston Smith
Anônimo disse…
Quando eu comecei a ler o post do Luan eu gelei: "Preciso confessar uma coisa... não sou mais ateu." CARACA! Logo o Luan, pensei, mas aí me toquei que hoje é 1° de abril e que tudo isso foi ironia. Rsss, a vida é irônica, mas ironia mesmo é o que aconteceu comigo, Luan, EU SIM VOLTEI PRA DEUS hoje, e sabe quando? lendo seu post... Pois é, os mistérios de Deus são inexplicáveis, pois enquanto lia seu post, mesmo sabendo ser de brincadeira, veio em minha mente que aquilo podia estar sendo dito por mim, e, apesar de eu não ser homossexual, o meu ateísmo já era pecado demais pra minha vida. Como pude ter sido tão injusto com Deus, logo Ele, que morreu na cruz por mim! Me senti um lixo, mas agora eu sei que é nessas horas que Deus mostra sua verdadeira face. Agora preciso renovar minha vida, redimir meus pecados e viver uma vida em Cristo, pois ele sim é a plenitude da vida. Um abraço a todos! Agora sou um homem de Deus, porém sem preconceitos, como aprendi a ser quando fui ateu, pois as partes boas você tem que manter, para seu melhor crescimento pessoal. Espero continuar amigo de todos vocês. Falow! Ass: Winston Smith
Arrã, sei Winston. :P
Arrã, sei Winston. :P
Anônimo disse…
pocha, galera, tenhu uma confissao a, faser me tornei menbro da CRUZADA EVANGÉLICA DO PASTOR WALDEVINO COELHO, A SUMIDADE Gezuis me tocou,e hoje sou renovado NA PAZ DE CRISTO, DO SENHOR GLORIA GLORIA O SENHOR oje sou renovado e eu vivia, no, pecadu, agora çei que essis ateus sao coizas do tinhoso.eu vivia no pecado, agora sou livre,us ateus nao vao me enganea mais voces sao fracos. penssan que sao fortes mais sao fracos. so Gezuis salva se nao voces vao para o inferno.

Paz de Cristo.
Você quase me pegou nessa. :P
Anônimo disse…
Você também, Baphomet? Que benção de Deus! Eu tenho um problema, e sei que você pode me ajudar: como eu faço pra me expressar no idioma correto, pois escrevendo assim, receio não estar sendo entendido por meus amigos crentes. A paz de Jesus! Ass: Winston Smith
Anônimo disse…
Ainda estou aprendo a linguagem fanática "neopentecostalistiana", é difícil, mas com o tempo nos acostumamos. Estou no quinto período da linguagem "neopentecostalistiana" fanática.

Acredite, eu aprendi Mandarim mais facilmente, portanto não posso te ajudar muito, lamento.
Anônimo disse…
Juraaaaaaaaaaaaaaaa?
Yuri disse…
Ele disse que vai acreditar no Luan? uahsuahs tinha que ser cristão msm, acreditar numa mentira uahsuhaushas
Quo Vadis disse…
Cristãos cantando louvores e sendo comidos por Leões.
Fernando disse…
Repita esse cometário no dia 02/04.
Fernando disse…
Paulo de Tarso voce é simples como as pombas, que Deus te abençoe.
Anônimo disse…
Paulo de Tarso, do mesmo modo que se critica a sua eventual falta de respeito por aqui, como ad hominem, homofobia e afins, também se deve ressaltar o apoio a você agora, pois falar de criança desta maneira é desprezível, e você está certo em se sentir desrespeitado. Você tem, pelo menos neste caso, meu apoio absoluto. Ass: Winston Smith
paulo de tarso disse…
tem um anonimo aqui que é ateu esta falando da minha filha ela tem apenas 1ano de vida. pode falar da minha pessoa o que for mais deixe minha filha de fora desse debate.
Felipe N disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ri
Fernando disse…
Quando li a mentira que o Luan escreveu e o que o Anônimo Apr 1, 2012 01:19 PM disse a seguir:

"Quando eu comecei a ler o post do Luan eu gelei: "Preciso confessar uma coisa... não sou mais ateu."

Percebi que ambos como muitos não são inocentes, mas entendem perfeitamente a vontade de Deus.








L
Fernando disse…
Paulo de Tarso voce é simples como as pombas, que Deus te abençoe.
Anônimo disse…
Com certeza dois pombos enxadristas
Anônimo disse…
Filho de Abraão, o meu texto também foi sátira, tá? Só brincamos um pouco pra melhorar o clima deste post. Você poderia ter feito o mesmo, falando que virou ateu, só de brincadeira, até porque o intuito era só se divertir. Ano que vem tem mais! Rsss... Ass: Winston Smith
O termo ideologia é polissêmico. Por isso, é preciso defini-lo. Parece que você o adota numa perspectiva modernista que desde o pós-guerra declara o "fim da ideologia". A ideologia, no sentido de Marx, é um mascaramento do real, uma inversão entre a ideia e o real. Nisso, o ateísmo não tem nada de ideológico, já que busca desconstruir uma ideologia, a religiosa. Religiões são sistemas ideológicos e sistemas de ideias que buscam respaldar-se na realidade são, no mínimo, sistemas contraideológicos.
Ai, Cristão-Irmão-Fernando, você é muito chato! Era só brincadeira. ¬¬'
Charles disse…
O ateísmo não é religião.

O desafio dos cristãos é explicar as trapalhadas(imoralidades) da Icar e o crescimento ASSUSTADOR dessas seitas caça-dízimo e seus pastores,bispos,apóstolos, ungidos e salafras de todos calibres
paulo de tarso disse…
valeu pela força filho de abraão,que o quarto homem da fornalha te proteja dos homens de coraçao de ervilha.
Anônimo disse…
Cristão que é cristão costuma dizer frases imbecis a torto e a direito, simplesmente porque faz parte da sua rotina não racionalizar nada referente à sua própria fé. Ele ouve e repete; lê e acredita; ora e espera. É assim que funciona e sempre funcionou. Mas de todas as frases imbecis que se pode ouvir de um religioso, “Deus é fiel” ganha o primeiro lugar, à frente até da surrada “Jesus te ama”, segunda colocada, e “Deus é amor”, a terceira.
Deus é fiel, crente? Claro que ele vai dizer que sim, e, como sempre, não vai querer seguir com a conversa. Porque a conversa acabaria por revelar que ele está equivocado. Equivocado no seu entendimento do que seja ser fiel, ou equivocado no que venha a ser o Deus que ele diz que ama. Na verdade, na verdade, o crente só é crente porque ele ignora um sem-número de coisas, dentre elas, sua própria divindade.
Se eu dissesse, crente, que ser fiel é ser leal, eu poderia perguntar: Deus é/foi leal a quem exatamente? Eu sei que você pode tirar alguns bons exemplos do seu livrinho de fábulas, mas, ainda assim, a coisa fica feia pro seu lado, porque você vai precisar admitir que Deus foi leal a certas pessoas, e a outras não. Se ele apoiou um lado num campo de batalha, porque era o lado cujo comandante babava seu ovo sagrado, não demonstrou um pingo de lealdade para com Jó, por exemplo, que também era seu devoto. Se Deus é leal, às vezes, quando lhe convém, você não pode transformar isso num tipo de “descrição” dele. A menos que queira aumentar aquela frase campeã de imbecilidade para “Deus é fiel, quando quer”.
Outra: ser fiel é ser constante. E taí uma coisa que o Deus bíblico não é. Muito ao contrário, ele é bastante volúvel, para não dizer bipolar. Se não acredita em mim, faça uma coisa que você nunca fez (embora sua alma eterna dependa disso): leia a sua Bíblia. Você vai ver que Jesus e Deus têm personalidades bem diferentes. Só pra não me estender, lembro que Deus queria ser o deus dos hebreus, seu povo escolhido — e só. Jesus queria ser o deus de todo mundo.
Outras definições de fiel? Seguro. Que não falha. Você acha que Deus se encaixa? O mesmo Deus que vem tentando há milênios ser o único deus digno de adoração? Que criou a humanidade e se arrependeu? Que veio à Terra em carne e osso deixar uma mensagem que explicasse como a gente poderia se salvar de sua fúria e só complicou tudo mais ainda?
Quando alguém, inadvertidamente, me diz que Deus é amor, eu invariavelmente respondo “Ou você não entende porra nenhuma de Deus, ou não entende porra nenhuma de amor”. Já quando um religioso me diz que Deus é fiel, eu pego mais pesado ainda.
Eu pergunto “Por quê? Por que você acha que Deus é fiel?”. E termino por fazer um crente infeliz.
Porque, por um segundo, eu o obrigo a perceber a imbecilidade que acabou de proferir.
Valmidênio Barros (Deusilusão
Anônimo disse…
Valmidênio Barros
Cristão que é cristão costuma dizer frases imbecis a torto e a direito, simplesmente porque faz parte da sua rotina não racionalizar nada referente à sua própria fé. Ele ouve e repete; lê e acredita; ora e espera. É assim que funciona e sempre funcionou. Mas de todas as frases imbecis que se pode ouvir de um religioso, “Deus é fiel” ganha o primeiro lugar, à frente até da surrada “Jesus te ama”, segunda colocada, e “Deus é amor”, a terceira.
Deus é fiel, crente? Claro que ele vai dizer que sim, e, como sempre, não vai querer seguir com a conversa. Porque a conversa acabaria por revelar que ele está equivocado. Equivocado no seu entendimento do que seja ser fiel, ou equivocado no que venha a ser o Deus que ele diz que ama. Na verdade, na verdade, o crente só é crente porque ele ignora um sem-número de coisas, dentre elas, sua própria divindade.
Se eu dissesse, crente, que ser fiel é ser leal, eu poderia perguntar: Deus é/foi leal a quem exatamente? Eu sei que você pode tirar alguns bons exemplos do seu livrinho de fábulas, mas, ainda assim, a coisa fica feia pro seu lado, porque você vai precisar admitir que Deus foi leal a certas pessoas, e a outras não. Se ele apoiou um lado num campo de batalha, porque era o lado cujo comandante babava seu ovo sagrado, não demonstrou um pingo de lealdade para com Jó, por exemplo, que também era seu devoto. Se Deus é leal, às vezes, quando lhe convém, você não pode transformar isso num tipo de “descrição” dele. A menos que queira aumentar aquela frase campeã de imbecilidade para “Deus é fiel, quando quer”.
Outra: ser fiel é ser constante. E taí uma coisa que o Deus bíblico não é. Muito ao contrário, ele é bastante volúvel, para não dizer bipolar. Se não acredita em mim, faça uma coisa que você nunca fez (embora sua alma eterna dependa disso): leia a sua Bíblia. Você vai ver que Jesus e Deus têm personalidades bem diferentes. Só pra não me estender, lembro que Deus queria ser o deus dos hebreus, seu povo escolhido — e só. Jesus queria ser o deus de todo mundo.
Outras definições de fiel? Seguro. Que não falha. Você acha que Deus se encaixa? O mesmo Deus que vem tentando há milênios ser o único deus digno de adoração? Que criou a humanidade e se arrependeu? Que veio à Terra em carne e osso deixar uma mensagem que explicasse como a gente poderia se salvar de sua fúria e só complicou tudo mais ainda?
Quando alguém, inadvertidamente, me diz que Deus é amor, eu invariavelmente respondo “Ou você não entende porra nenhuma de Deus, ou não entende porra nenhuma de amor”. Já quando um religioso me diz que Deus é fiel, eu pego mais pesado ainda.
Eu pergunto “Por quê? Por que você acha que Deus é fiel?”. E termino por fazer um crente infeliz.
Porque, por um segundo, eu o obrigo a perceber a imbecilidade que acabou de proferir.
Mauro disse…
Jesus continuo te esperando e nada! Nem um telefonem , um sms,recado no face! O que eu preciso pra chamar sua atençao, botar uma calcinha rendada?? Vem penetrar no meu ser!!
paulo de tarso disse…
dizendo se sábios tornaram se loucos, voce é louco warner.
Anônimo disse…
Obrigado vindo de voçe é um elogio.
Anônimo disse…
Alguem me responda por favor:
A questão do livre arbitrio.
Diante de uma escolha, assombrado pela duvida.
Orando o devoto sera inspirado pelo divino.
Se der errado quem leva a culpa ?
Anônimo disse…
Vc é quem trouxe ela pra ca, pare de xororo.
Anônimo disse…
É tão sagrado que não pode ser tocado.rs
Alex disse…
Para mim o que realmente importa é expurgar do direito tantas leis e costumes que são puramente baseadas em crenças! Direitos das mulheres, homossexuais, direito a ser julgado em um tribunal sem crucifixo, direito a não sofrer preconceito, direito a andar nú, etc...
Não vejo ser necessário convencer ninguém a ser ateu ou religioso. Só quero que me respeitem. O melhor convencimento se faz com boas ações.
Williamctb disse…
Sim, os falsos crentes, como costumo chamar. É patético!
Unknown disse…
mesmo que pelo celular foi otimo o comentario.
Unknown disse…
ótimo comentário.
Anônimo disse…
Não há o que debater. O cristianismo e todas as outras religiões são uma farsa: não há nenhum velhinho barbudo no céu que mandou seu filho na terra pra nos salvar, é tudo uma bobagem para os fracos que precisam de algo pra acreditar em suas vidas medíocres e sem sentido.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová