Pular para o conteúdo principal

Calhordas da prosperidade não abalam movimento cristão, diz leitor


do leitor Marcos Vital a propósito de
Pastor elogia ateísmo ético e critica canalhice em nome de Deus

Há muito o pastor Ricardo Gondim é considerado herético pela ortodoxia protestante (que existe!). Todavia, a Bíblia diz que devemos examinar todas as coisas e reter o que é bom.

Há alguns pontos positivos no discurso de Gondim. A crítica ao movimento evangélico é soberba. Tenho nojo destes crentes gnósticos contemporâneos. A bancada evangélica então... terrível.

A insanidade de alguns prosélitos do evangelicalismo moderno permeia a ignorância e alienação total.

Os calhordas da prosperidade, da cura, do pentecostalismo gnóstico pós-moderno, enfim, estão fazendo com que o nome do Senhor Jesus seja blasfemado por conta de ações irreverentes, egoístas, maltrapilhas.

Todavia, isto não nos dá o direito de desacreditar todo o movimento cristão. A verdade não pode ser desacreditada pela praxe. A verdade será sempre a verdade. Ela é imutável, sublime, sui generis.

Se as pessoas se preocuparem em estudar um pouco mais o cristianismo, perceberão que isto que vemos proliferando a cada esquina nada mais é que uma heresia.

Outra questão é a do comportamento ético. Não há dúvidas de que a ética não pertence à religião. Mas sim à consciência. Logo, todo homem pode ser ou não ético. Obviamente que a religião, principalmente a cristã, enfatiza uma forma de comportamento ético para com o próximo que nem sequer de longe é vista na maioria dos crentes de hoje.

Ademais, entristeço-me com o caminho trilhado pelo Gondim.

Ele sabe que sempre houve/haverá dentro da igreja este movimento herético. Todavia, como pastor do rebanho, ele deveria se engajar na persuasão do rebanho com relação às verdades exprimidas nas Sagradas Escrituras.

Já consigo ver a mágoa de Gondim empurrando-o para um secularismo que lhe sorri amistosamente por conta do interesse inato em ridicularizar o cristianismo.

'Ou dá ou desce' é expressão bíblica, diz bispo da Universal.
março de 2012

Exploração em nome de Jesus.   Gondim.   Posts de leitor.

Comentários

juliano disse…
eu vejo as religiões como um retrocesso na evolução, um obstáculo dentre outros para um mundo melhor
Monstro Nerd disse…
"Já consigo ver a mágoa de Gondim empurrando-o para um secularismo que lhe sorri amistosamente por conta do interesse inato em ridicularizar o cristianismo."

Tava indo bem, mas isso foi uma derrapada ridícula na coerência do texto.
Anônimo disse…
Verdade,Monstro,pensei o mesmo...mas crente não perde a oportunidade de fazer-se de vítima.

Charles
Anônimo disse…
Normalmente pastores crentes são caras expertos que tiram toda a grana dos fieis trouxas ....esse ai por um outro motivo cansou de enganar os otarios e resolvem cair na real....?

Uma raridade ja que crentes são a segunda pior especie religiosa do planeta so perdendo pros muçulmanos....
Anônimo disse…
Sou ateu mas não posso concordar com isso, acho que é generalização.Nunca frequentei mas tinha familiares que frequantavam a Assembléia de Deus( a original ) e nunca ouvi falar em dízimo, tampouco ouvia falar em demônios e etc, isso é coisa dessa corja de Vardos, Edires, Soares, Malassemalças e outros do gênero...
Regis disse…
Apatia de Alexandria não gosta mais de Cristãos, principalmente dos bons.
Anônimo disse…
Concordo Monstro Nerd, estava indo bem até essa parte.
Anônimo disse…
Cristão é tudo igual um gosta ficar de acusando o outro trocando farpas entre eles.
Regis disse…
Correção: Hipátia de Alexandria não gosta mais de Cristãos, principalmente dos bons.

Hipátia, não Apatia.
J. Tadeu disse…
Ortodoxos vs. heterodoxos, conservadores vs. liberais, tradicionalistas vs. renovadores. Sempre houve essa dicotomia, e foi assim no surgimento do cristianismo; de um lado judeus (especialmente do grupo dos fariseus, que tentaram reerguer o judaísmo durante e após as guerras judaico-romanas e a destruição do Templo de Jerusalém no século I, daí a carga pejorativa que receberam, pois os Evangelhos foram escritos após esse período) e de outro lado judeus recém-convertidos cristãos, que estavam se separando, não totalmente, do judaísmo tradicional e se aproximando dos "gentios" (absorvendo a cultura greco-romana).

Essa dicotomia é exemplificada na Bíblia Cristã em Atos no concílio a respeito da circuncisão em que se contrapunham judeus cristãos e gentios cristãos convertidos por Paulo de Tarso.

Posteriormente houve outros concílios e cismas. A Igreja Católica se separou da Igreja Ortodoxa, O Protestantismo surgiu como uma crítica de Lutero ao catolicismo, e posteriormente houve diversas ramificações dentro do protestantismo.

Hoje a história se repete com outros atores, mas com diversas forças contrapostas ao mesmo tempo: de um lado o protestantismo mais tradicional, dito ortodoxo, como luteranistas, calvinistas, presbiterianos, batistas, metodistas, adventistas, dentre outros, e de outro o crescente ramo dos pentecostais e neopentecostais, com suas diversas igrejas e doutrinas específicas, além do catolicismo que tenta se modernizar através da renovação carismática, incorporando elementos pentecostais em seus cultos.

Indo um passo além é possível ver hoje uma dicotomia entre protestantes praticantes (dentre todos os grupos citados) e os não-praticantes, que de acordo com algumas pesquisas tendem a crescer.

Hoje também é possível ver um outra dicotomia que parece ser o próximo passo cultural evolutivo: de um lado os religiosos - no caso aqui todos os cristãos de todos os grupos, praticantes ou não, e de outro o aparente crescimento dos ateus e agnósticos.

Toda essa sucessão histórica, em que movimentos se contrapõem uns aos outros através de gerações, não são, como pode parecer, uma escada linear em que os antigos são abandonados e os novos incorporados definitivamente. Considere-se o catolicismo romano, que mesmo após alguns séculos de cismas ainda se mantém, apesar de menos influente como fora antes. Ou mesmo o judaísmo, com pelo menos alguns séculos de existência em comparação com o cristianismo.

O cristianismo possui cerca de dois mil anos de existência, o que comparativamente com a história do homo sapiens é um período extremante pequeno, como já se sabe. Mesmo que o cristianismo dure mais dois mil anos, certamente será, se a humanidade ainda existir, uma página virada na história da civilização humana.
J. Tadeu disse…
ERRATA: onde se lê "Ou mesmo o judaísmo, com pelo menos alguns séculos de existência em comparação com o cristianismo" lê-se "Ou mesmo o judaísmo, com pelo menos alguns séculos A MAIS de existência em comparação com o cristianismo"
J. Tadeu disse…
ERRATA 2: "um período extremante pequeno" por "um período extremamente pequeno"

Se houver mais algum erro, por favor avisem.
Benjamin Bee disse…
Exatamente. Gondim não se deixará levar pelo secularismo porque o Mistério é genético nele. Ele é daqueles que atraem fiéis legítimos sedentos da Verdade, e Gondim tem parte com a Verdade e não com o mundo.

Ele é mais fiel que Leonardo Boff e não acredito que ele esteja magoado. Foram os evangélicos das correntes demagógicas que o perderam e não ele que perdeu o evangelismo demagógico.
Wickedman disse…
Concordo. O autor deu a impressão que há algo de negativo no secularismo.

O secularismo tem ligação com a imparcialidade da gerência do estado com relação à influências religiosas. Acredito que não há nada melhor que isso. O contrário seria a teocracia dos próprios calhordas da prosperidade, da cura, do pentecostalismo gnóstico pós-moderno que o autor critica. Foi uma derrapada.
Ateu feliz disse…
Pastor esperto se veste até de ateu, se necessário, para ganhar fiéis. Ateísmo não é religião e nem torcida organizada. Somos livres para pensar sozinhos. Este discurso me faz lembrar daquele pastor americano famoso(esqueci o nome) que era conselheiro do Bush e era contra homosexuais.Descobriram ele, que tanto pregava contra, com um garoto de programa num hotel, e usando drogas. Agora abriu uma igreja que aceita homosexuais, ou seja, não deixou de ganhar dinheiro e ter poder. Se o pastor Gondim é tão inteligente, se usa a lógica e fala contra o mal uso da cristolatria, por que ainda é crente em divindades? E vive do que, dá crendice alheia? Do dinheiro alheio? Tem igreja criticada que mudou o discurso para catar surfista desgarrado, tem igreja para homosexuais, etc. Não deveríamos abrir espaço para repetir discurso de gente que só fala o que todo mundo já sabe: Cristolatria dá grana e poder! ----Gostaria de deixar claro que nada tenho contra homosexuais, na minha opinião eles devem ser livres como qualquer heterosexual é, com direitos e deveres iguais. Citei "igreja para homosexuais" por serem eles normalmente odiados pelos cristólatras e agora aceitos em algumas igrejas, logicamente se pagarem o dízimo e serem fiéis ao seu pastor. Assim como eles, nós ateus também mostraremos que não somos pessoas abomináveis.----
Anônimo disse…
Concordo. Cagou todo no final.
Analista Man disse…
Jesus disse para dar a outra face, quando alguém bater em uma, mas os Cristãos, quando lêem o texto, não lêem literalmente, no fim das contas entendem que não é para dar a outra face, que Jesus não quis dizer isso, aí vem aquele papo de metáfora e em vez de dar a outra face, os Cristãos se tornam violentos.
Angelo Costa disse…
Meu querido Anônimo, então vc deve estar sabendo pouco. Trabalho dando aulas de música em uma Ass. de Deus mega tradicional, bem antiga, e que tem todo sábado sessão de descarrego entre outras coisas...enfim.
Cláudio disse…
E desde quando uma opinião é dado relevante? Os calhordas são o que me animam mais a reagir CONTRA as religiões. Não precisam ser maioria ou não. Eles já demonstram estar no poder a muito tempo impondo suas crenças em prédios e outros lugares públicos.
Fernando disse…
A insanidade de alguns prosélitos do evangelicalismo moderno permeia a ignorância e alienação total.

Os calhordas da prosperidade, da cura, do pentecostalismo gnóstico pós-moderno, enfim, estão fazendo com que o nome do Senhor Jesus seja blasfemado por conta de ações irreverentes, egoístas, maltrapilhas."

Um recado para Marcos Vital, Concordo de que devemos não só examinar tudo, mas ver os frutos de cada crente, porque pelos frutos se conhece a arvore. Também devemos ter cuidado com as palavras quando nos referimos aos irmãos por causa da patrulha secular.


"Há alguns pontos positivos no discurso de Gondim. A crítica ao movimento evangélico é soberba. Tenho nojo destes crentes gnósticos contemporâneos. A bancada evangélica então... terrível."


"Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno." Mateus 5:2

Vemos no verso acima que também devemos ter esse cuidado em relação aos irmãos para não incorremos no pecado da maledicencia.
Anônimo disse…
Da primeira ves que li um artigo do citado ex-crente eu achei que ele estava procurando uma maneira de estabelecer um dialogo com os ateus, mas com fins duvidosos, acho que estava certo. Não sei bem aonde ele quer chegar. Seu antigo time é de calhordas ele ja descobriu. Os ateus não são de ganhar dinheiro com agremiações escusas. Qual o caminho que ele vai seguir ?
Fernando disse…
"Foram os evangélicos das correntes demagógicas que o perderam e não ele que perdeu o evangelismo demagógico."

Benjamim Bee. O cara apoia casamento de homossexuais,(Ninguém vai impedi-los de casar, mas daí a apoiar, é demais.) Diz que Deus não e uni-ciente, e que Deus não está no controle. E nós é que somos demagogos? Se voce é crente, me poupe.
Unknown disse…
Até agora o Godim foi um pouco coerente e honesto, mais honesto que coerente. Mas aqueles que foram religiosos e hoje são ateus ou agnósticos sabem que o caminho entre o religioso e o secular passa pela contradição e pela incoerência. Pois a verdade absoluta pregada pela religião é implodida aos poucos pela relatividade das coisas.
Anônimo disse…
>>"A insanidade de alguns prosélitos do evangelicalismo moderno permeia a ignorância e alienação total."

-Essa frase define-te muito bem, Filho de Abraão.
Anônimo disse…
O Cristianismo (ou qualquer religião) não é para ser estudado, é para ser acreditado. Quem o estuda, não acredita.
São duas coisas que não coexistem, pois não existe lógica racional em qualquer religião.
Anônimo disse…
Se cuide, Marcos Vital.O Cristão-Fernando está , com todo seu amor e tolerância cristãos, desejando o seu mal.

Charles
Anônimo disse…
Tenho medo do seu "mundo melhor", querido ateu, onde não cabem opiniões diferentes das suas.

Se você parasse pra pensar um pouco, teria medo também.
possível resposta disse…
E se alguém dissesse para o pseudo-pastor Gondim e suas fãzocas:

"Pseudo-pastores gayzistas e ateus enrustidos não abalam movimento cristão"
Tatiana disse…
Tenho várias objeções ao texto, mas o que mais me incomodou foi a idéia de que Gondim, como "pastor do rebanho" deveria ter ficado na sua igreja para guiar suas ovelhas na direção correta. Ora, meu caro, o problema do Gondim não era e nem nunca foi com as "ovelhas" do rebanho. Seu problema é com o sindicato dos pastores de ovelhas, que está a dois passos de ser igual à mafia siciliana. Os crentes, membros do rebanho, seguem o que os pastores dizem, acreditam nas mentiras e nas histórias da carochinha, a ponto até de comprarem amuletos e outras coisas que os evangélicos de raiz consideram herético. Lutero estaria se virando no túmulo se pudesse ver estes absurdos que os que se dizem protestantes hoje acreditam e fazem em nome da sua fé.

O problema é que os líderes das igrejas - todas elas - são mais interessados em manter seu dinheiro, o status, e o poder sobre outros seres humanos do que em serem honestos éticos. O Gondim não conseguiu ficar neste meio, teve que sair.

Deixo aqui uma ressalva: sou atéia, mas nascida em igreja ultra-conservadora. Sei muito bem como é a realidade tanto para os membros quanto para os poderosos da organização. Até hoje tenho parentes na igreja, inclusive meu cunhado é pastor. Acho que o Gondim, se tiver mesmo comprometimento com a "Verdade" vai acabar se desligando do cristianismo e passando pelo caminho tortuoso, confuso, e assustador que talvez também o leve ao ateísmo.
Marcos Vital disse…
Gostei da sua máxima. Porém, em minha experiência não posso comprová-la. Acho que você deveria repensar este seu último argumento. Não existe lógica racional em qualquer religião. Não há como elevá-lo à uma verdade universal.
Marcos Vital disse…
Meu caro,

obrigado pelo aviso. Concordo com sua afirmação, mas não posso frear minhas palavras quando o erro está consolidado. Ademais, preste a atenção no bom uso da hermenêutica e exegese de um texto, não o retirando de se contexto para fins próprios.

Abraço,

Marcos Vital
Marcos Vital disse…
A implosão que causa a relatividade parece real mas não passa de uma ilusão. Afinal, tudo que é relativo não pode ser objetivo. Jaz no plano da subjetividade.
Marcos Vital disse…
Minha querida,

Não disse que Gondim tinha problemas com suas ovelhas. Somente deixei transparecer que, se ele como pastor está desabrochando para algumas verdades, ele deveria passá-las a seu rebanho, antes de sair por conta da precariedade do meio evangélico de mídia. Quanto as loucuras dos evangélicos você expressou-se muito bem. Realmente a corrupção do caráter pelo dinheiro tem sido um câncer nas igrejas.

Acredito que se Gondim realmente tiver um comprometimento com a verdade ele não dará ouvidos ao ateísmo, mas sim, à verdade, ao bom senso, à ciência, à razão, à fé em Cristo, à historicidade, à epistemologia e outros meios que temos de chegarmos mais perto da verdade.

Abraços,

Marcos Vital
Mr. Piada Pronta disse…
No mínimo é um igrejeiro, para muitos a igreja e seus estatutos pisam em cima da bíblia que eles pregam e eles nem percebem seu deus é a igreja...
Mr. Piada Pronta disse…
Alguém me diz o que é uni-ciente?
Mr. Piada Pronta disse…
"Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno." Mateus 5:2

Putz, não sou "expert" no assunto, mas dentro das respectivas opiniões que a própria religião propõe, por definição uns seriam "filhos de Deus" e outros "filhos do diabo", como então poderiam ser irmãos?

Me parece que tal texto fala dos que tem uma mesma linha de pensamento, não dos que divergem...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová