Pular para o conteúdo principal

Brasil já tem pelo menos dez igrejas dedicadas aos gays

Título original: Desafiando preconceito, cresce número de igrejas inclusivas no Brasil

por Luís Guilherme Barrucho, da BBC Brasil

Igreja inclusiva
As inclusivas se concentram
no eixo São Paulo-Rio
Encaradas pelas minorias como um refúgio para a livre prática da fé, as igrejas "inclusivas" - voltadas predominantemente para o público gay - vêm crescendo a um ritmo acelerado no Brasil, à revelia da oposição de alas religiosas mais conservadoras.

Estimativas feitas por especialistas a pedido da BBC Brasil indicam que já existem pelo menos dez diferentes congregações de igrejas gay-friendly no Brasil, com mais de 40 missões e delegações espalhadas pelo país.

Concentradas, principalmente, no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, elas somam em torno de 10 mil fiéis, ou 0,005% da população brasileira. A maioria dos membros (70%) é composta por homens, incluindo solteiros e casais, de diferentes níveis sociais.

O número ainda é baixo se comparado à quantidade de católicos e evangélicos, as duas principais religiões do país, que, em 2009, respondiam por 68,43% e 20,23% da população brasileira, respectivamente, segundo um estudo publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

O crescimento das igrejas inclusivas ganhou força com o surgimento de políticas de combate à homofobia, ao passo que o preconceito também diminuiu, alegam especialistas.

Hoje, segundo o IBGE, há 60 mil casais homossexuais no Brasil. Para grupos militantes, o número de gays é estimado entre 6 a 10 milhões de pessoas.

Segundo a pesquisadora Fátima Weiss, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que mapeia o setor desde 2008, havia apenas uma única igreja inclusiva com sede fixa no Brasil dez anos atrás.

"Com um discurso que prega a tolerância, essas igrejas permitem a manifestação da fé na tradição cristã independente da orientação sexual", disse Weiss à BBC Brasil.

O número de frequentadores dessas igrejas - que são abertas a fiéis de qualquer orientação sexual - acompanhou também a emancipação das congregações. Se, há dez anos, os fiéis totalizavam menos de 500 pessoas; hoje, já são quase 10 mil - número que, segundo os fundadores dessas igrejas, deve dobrar nos próximos cinco anos.
Resistência

As igrejas inclusivas ainda enfrentam forte resistência das comunidades católicas e evangélicas. Embora a maior parte delas siga a tradição cristã - pregando, inclusive, o celibato antes do casamento e a monogamia após o matrimônio - ainda não são reconhecidas oficialmente por nenhum desses dois grupos.

Não raro, em igrejas tradicionais, os homossexuais são obrigados a esconder sua opção sexual. Descobertos, acabam sendo expulsos - ou, eventualmente, submetidos a tratamentos de "conversão" para se tornarem heterossexuais.

"Segundo a Bíblia, homossexualidade é pecado. Na igreja evangélica, gay só entra caso queira se converter e, para isso, tem de se tornar heterossexual. É uma regra de Deus", disse à BBC Brasil Silas Malafaia, fundador de uma das principais igrejas evangélicas do Brasil, a Assembleia de Deus - Vitória em Cristo.

"Tenho vários casos de ex-gays na minha igreja. Trata-se de um desvio de comportamento; afinal, gays têm a mesma ordem cromossômica que nós, heterossexuais. Depende deles, portanto, mudar sua opção sexual para serem aceitos na nossa comunidade", acrescenta.

A pernambucana Lanna Holder, de 37 anos, acreditava poder "curar" a atração que sentia por mulheres que, segundo ela, vinha "desde a infância". Usuária de drogas e alcoólatra, Lanna converteu-se a uma igreja evangélica aos 21 anos, passando a fazer pregações no interior do Brasil.

Enquanto todas as meninas brincavam de boneca, eu soltava pipa e jogava futebol", lembra ela à BBC Brasil.

Lanna tornou-se uma das principais pregadoras da igreja Assembleia de Deus, a mais importante do ramo pentecostal no Brasil. Casou-se aos 24 anos e, dois anos depois, teve um filho.

Mas durante uma viagem aos Estados Unidos em 2002, conheceu outra pregadora, Rosania Rocha, brasileira que cantava no coral de uma filial da igreja em Boston. Um ano depois, elas tiveram um caso amoroso às escondidas e acabaram expulsas da comunidade.

Igreja inclusiva
Lanna Holder abriu
a sua própria igreja


De volta ao Brasil em 2007, Lanna teve a ideia de criar uma igreja voltada predominantemente para homossexuais que, como ela, não ganharam acolhida em outra vertente religiosa. Ela montou a "Comunidade Cidade Refúgio", no centro de São Paulo.

De reuniões pequenas, com apenas 15 pessoas, a igreja possui hoje 300 fiéis e planeja abrir uma filial em Londrina, no Paraná, até o fim deste ano.

O embrião das igrejas inclusivas começou a surgir no Brasil na década de 90, em pequenas reuniões feitas normalmente sob sigilo.

Nos Estados Unidos, entretanto, elas já existem há pelo menos quatro décadas, praticando o que chamam de "teologia inclusiva", com um discurso aberto à diversidade.

Um das pioneiras foi a Igreja da Comunidade Metropolitana (ou Metropolitan Church), a primeira a ter sede própria no Brasil, em 2002.





 Arcebispo teme que após o casamento gay venha a poligamia
julho de 2011

Homofobia.

Comentários

Pedro Henrique disse…
Tão mais fácil ser ateu!!!
Analista Man disse…
Nessas igrejas, foi ignorado o pé, a mão, a cabeça e as outras partes da letra.
Anônimo disse…
Acho uma idiotice igreja para homossexuais. Sou homossexual e sei que a Bíblia condena a homossexualidade. Então ir pra igreja por que? pra perder tempo? já que estamos condenados mesmo.
A menos que a pessoa fique sozinha a vida toda e nunca arrume um companheiro do mesmo sexo (claro).
Existe ai uma escolha: ou vive sozinho a vida toda e aguenta uma vida de solidão ou não adianta ir pra uma igreja porque se praticar a homossexualidade já está condenado.
http://imirante.globo.com/noticias/2012/04/26/pagina306726.shtml disse…
Padrasto mata adolescente de 14 anos por não aceitar orientação sexual da vítima

Crime aconteceu na cidade de Bequimão na noite dessa quarta-feira. Polícia acredita que vítima tenha sido enterrada viva.
Se fosse mesmo só esse problema da bíblia, eu ainda seria cristão hoje. Mas a bíblia possui tantos outros absurdos, tantas outras aberrações, que nem todas as igrejas inclusivas do mundo vão resolver.

Mesmo que eles afirmem que a homossexualidade não é pecado, o livro sagrado deles ainda não passa de lixo mal escrito.
Também acho uma idiotice isso aí.

Gays, se estiverem lendo isso, eu peço a vocês, larguem a religião! Ou virem budistas, que é menos ruim.
Anônimo disse…
SEGUNDO A GIBIBLIA ? Queimar a rosca é pecado mortal...o correto eras os gays serem ATEISTAS...
Maycon disse…
Concordo com o Luan. Não a necessidade de ser cristão, pois a regra de fé e prática deles, a bíblia, condena essa opção sexual. Se quiser ter uma crença tudo bem. Mas congregar é outro coisa. Acho meio paradoxo. Conheci recentemente uma menina por quem até me apaixonei, ela é filha de uma auxiliar de pastor. Cresceu dentro da igreja, deixou a igreja a mais de um ano e no momento se relaciona com a pessoa do mesmo sexo. Depois que ela me conheceu comecei a incentivá-la a estudar sobre religião, ateísmo e agnosticismo. Hoje ela se considera agnóstica e ta vivendo bem.
Anônimo disse…
Está mais do que provado que são os seres-humanos que controlam a opinião de deus. Na Idade Média, um deus que amasse e acolhesse negros e mulheres era inimaginável, hoje não, hoje esse mesmo deus ama e acolhe os negros e as mulheres. Estou percebendo algo parecido nestas igrejas inclusivas, uma tentativa de mudar a opinião de deus em relação ao homossexualismo, e não me surpreenderia se muito em breve deus passasse a "amar e acolher" os gays. Deus ou a sociedade? Para isso tem uma palavra: Hipocrisia! Ass: Winston Smith
Anônimo disse…
Sou gay não preciso de religião. Só acredito em Deus e pronto. Quem sente bem com qualquer religião que fique nela.
Anônimo disse…
É mais fácil o deus judaico empalar os homossexuais tanto homem ou mulher do que ama-los.
Eu sinceramente queria saber como os homossexuais se sentem congregando em religiões onde obviamente não são bem aceitos. No meu caso, que sou gay, quando ainda ia para a igreja me sentia um lixo, o pior tipo de ser humano que podia existir, a sensação era horrível, eu sentia que não fazia parte daquele lugar, estava "sobrando", mas ficava lá por pura necessidade de acreditar.

Como esses homossexuais que congregam se sentem naquele lugar, onde são vistos como aberrações? Acredito eu, por experiência própria, que eles também se sentem muito mal, mas continuam lá porque se tornaram dependentes daquela religião.

Eu tenho um colega na faculdade que é gay, mais afetado que eu. Ele estava falando de um retiro evangélico que ele foi, e eu quase ri da cara dele. Perguntei, como um homossexual pode participar de uma religião onde é visto como uma abominação? E ele ficou revoltadinho comigo, e disse que é "porque eu acredito num deus todo-poderoso que se ele quiser, pode muda minha orientação sexual". E eu rebati "aposto que ele quer, então porque ele não faz logo?". Ele ficou calado.

Às vezes penso que esses homossexuais que congregam ou são masoquistas ou não tem amor próprio, porque para aguentar aquele nível de preconceito, intolerância e hipocrisia, tem que ter os nervos de aço. Já eu, não tenho esse sangue de barata.
Anônimo disse…
Pode ser uma saida para quem não consegue viver sem religião. Mas, concordo com o Luan: Melhor o budismo ou mesmos as religiões matriz afro. Há 30 rompi com a igreja e não sinto a menor falta...E depois do que tenho visto dos "Malafaias" a "Joãos Campos", tá dificil...
Anônimo disse…
Concordo! É muito contraditório ser gay e seguir essa religião.
AlyneS2 disse…
Pois é, seria melhor se eles apenas acreditassem em Deus sem religião nenhuma. Deus iria compreender se existisse.
Anônimo disse…
Mas a Bíblia não fala nada contra negros mas condena claramente a homossexualidade. Isso é fato.
Anônimo disse…
Creio que, quando um gay é religioso ele ta apenas querendo ser visto como uma pessoa "normal" aos olhos da sociedade, querendo provar que não é pq é gay que é tudo aquilo que a sociedade diz que.
Anônimo disse…
Mania de brasileiro, o sujeito'e discriminado em uma igreja, fica revoltado e muda para outra. Nesse caso, os homossexuais criam uma igreja s'o para eles, parece piada.

Isso 'e consequ^encia de uma boa falta de educac~ao. Aqui no Brasil tem uma mentalidade, um pensamento, onde todos tem obrigac~ao de ter um religi~ao. Que 'e uma idiotice!

Se nosso povo fosse mais esclarecio largaria essa fonte de alienac~ao.

Nesse caso criam sua propria religi~ao e v~ao continuar sendo enganados por outros pastores pilantras. Nao 'e uma forma de libertc~ao dos individuos, 'e apenas uma substitui'c~ao de enganac~ao.

Flavio Henrique
Anônimo disse…
Perdi minha vida inteira indo em uma igreja numa maldita esperança que Deus me transformasse em hétero mas perdi todo o tempo. Religião e preconceito matam. Isso é uma maldição. Destruiu minha vida. Malditos!!!!!!!
Anônimo disse…
Homossexuais religiosos é o mesmo que negro ou judeu nazista.... é tão lógico, não?! Será que esse povo não sabe que deus(es) não exite(m)?! =D
Izaque Bastos disse…
o cristo nao compactua com o pecado, e homossexualismo é pecado abominavel.sei o que os reacionarios preconceituosos vao falar, mas tenho que falar, nao existe brecha para o pecado nas escrituras sagradas.
isso é que faz os homossexuais e ateus ficarem revoltadinhos com os cristaos protestantes de verdade.
-nao se trata de preconceito, mas da verdade.e a verdade incomoda.
Michelle disse…
Embora eu tb seja da opinião que é um contra-senso homossexuais seguirem uma religião que os condena por causa de sua orientação sexual, mas é interessante essa idéia das igrejas inclusivas.

O fato é que tem homossexuais que são católicos ou evangélicos e se sentem bem seguindo essas religiões. E tendo o direito de exercer essas religiões que seja num lugar onde eles sejam bem-vindos e não num lugar onde eles tenham que esconder quem são ou "converter para a heterossexualidade" para não serem expulsos da igreja e onde eles não tenham que ouvir calados o quanto eles são "pecadores" por sentirem afeição por pessoas do mesmo sexo e que vão para o inferno por isso.

Nada mais justo em ter igrejas abertas à diversidade, que acolhem os homossexuais que seguem essas religiões e os tratem com respeito e aceitação.
Anônimo disse…
A homossexualidade só é pecado no ponto de vista do seu deus, que é só mais um entre milhares, agora me responda Izaque o faz seu deus mais real do que Odin?
Anônimo disse…
Eu não entendo os cristãos. Sério!
.
O Novo Testamento diz claramente que Jesus é o cordeiro imolado por Deus para salvar a humanidade e retirar todos os pecados do mundo. Certo?
.
Sendo assim, um cristão que afirma ainda existir pecado no mundo, é um cristão que não acredita em Jesus como sendo o Messias e salvador. Estranho, não?
Anônimo disse…
No passado havia na bíblia mais textos aprovando a morte do herege do que, há hoje, reprovando a homossexualidade. O Bem Maior fez com que "sumissem" tais textos que aprovavam a morte do herege e fará também "sumir" os textos que reprovam a homossexualidade. Já existem interpretações como no livro "Bíblia e homossexualidade. Verdades e mitos." de Alexandre Feitosa. E poderá surgir outros entendimentos sobre os textos bíblico nesse sentido.
Anônimo disse…
"Mas a Bíblia não fala nada contra negros"?
Vc já ouviu falar do chamado racismo teológico? É uma teologia cristã baseada na bíblia.
E no passado escreveram o livro: "Provas Bíblicas e Científicas de que o Negro não é Membro da Raça Humana". Usam a bíblia tanto para o racismo quanto para a homofobia.
Anônimo disse…
Inclusive acreditavam e pregavam que os negros eram a semente amaldiçoada de um filho de Noé.Outros atribuiam a cor escura da pele a um "sinal" que Deus teria imposto a Caim e aos seus descendentes.Justificavam o regime escravocrata com essas "teologias".A ICAR apoiava a escravidão e em muitas igrejas evangélicas negros não aceitos.Essa questão dos gays acho tolice,pois sempre serão igrejas "excluídas" do mundo oficial das religiões.
Izaque-fanfarrão, você sabe o que significa "reacionário preconceituoso"? É exatamente o que você é, safado!

O que me deixa revoltado não são suas "verdades" mentirosas, é a hipocrisia nojenta de gente da sua laia!
_Existem diferenças, sim e cada um deve arcar com as suas!
_Os comentários postados neste espaço são, na maioria, bastante coerentes.
_O que muitas pessoas não entendem, é que Deus não faz acepção de pessoas e sim, de suas práticas.
_Cada um é livre para fazer o que quiser, todavia, isso não inviabiliza o fato de as práticas serem ou não, rejeitadas.
_A cor da pele, por exemplo, não se constitui em prática ou linha de comportamento, portanto, não pode ser rejeitada; não me refiro somente ao tema em questão, existem outras práticas que fazem parte do círculo das "atitudes rejeitadas". Tome-se como exemplo, a mentira: não creio que algum ser humano admita a mentira que lhe é dita, como se fosse verdade. Contudo, a pessoa que adota tal prática, não deve simplesmente, ser descartada; ao contrário: precisa de ajuda e acolhimento.
_Creio ser esta, a melhor forma de resolver o impasse.
Anônimo disse…
Resta saber então quais as práticas que te fazem merecer o paraíso e quais te fazem queimar no inferno. Uns dizem uma coisa, outros dizem outras, e todos acreditam piamente estar certos. E agora? O Impasse nunca será resolvido.
_Todas as práticas que são abominação perante os Olhos de Deus estão, claramente, descritas em Sua Palavra. É óbvio que só vai ler, aquele que se interessar! O fato é que estão lá porque todos aqueles que desejam obedecer a Deus, precisam ter um manual para consultar.
_Uma coisa é certa: é preciso haver "um querer".
Anônimo disse…
Homossexualidade só é pecado na visão do seu deus que é só mais um entre milhares, o que faz o seu deus ser mais real que Zeus? Nenhuma, as chances de um ou outro existir são iguais.
_Escuta: não é da minha conta se você vive nessa prática: isso é assunto seu!
_Tenho "certeza absoluta que conhece a Palavra de Deus", de cor e salteado.
_Se pensa de outra maneira, é direito seu!
Anônimo disse…
Isso foi direcionado pra mim?
_Talvez! Mas.., isso não importa!
Anônimo disse…
"Todas as práticas que são abominação perante os Olhos de Deus estão, claramente, descritas em Sua Palavra."

Vc come frutos do mar, Salamandra? Ou carne de porco? Usa calça jeans com camisa de microfibra? Faz a barba? Tem tatuagem?
Anônimo disse…
pffff, eu não esperava muito de uma psicopedagoga. (eu vou tirar sua duvida, eu não sou gay, sou bissexual). Veja pelo lado engraçado, você ainda não me disse por que seu deus é mais real do que os outros das demais religiões.
_Vamos lá, vou escrever acerca deste tema! Inicialmente, vou responder e após fazer algumas considerações!
_Gosto bastante de frutos do mar e, sempre que surge uma oportunidade, me alimento deles;
_Não como carne suína porque não gosto do sabor;
_Uso calça jeans e camisa de microfibra;
_Não tenho tatuagem por gostar do jeito que sou, sem "desenhos" espalhados pelo corpo.
_Todas estas coisas, são parte do aspecto físico, do senso do belo que as pessoas têm, alimentos que provocam ou não, efeitos colaterais. Somos capazes de administrar estas coisas em nós, através de algo que se chama: bom senso.
_Em minha postagem anterior, fiz menção aos aspectos comportamentais, atitudes e valores.
Michelle disse…
Salamandra Gouvea

Se vc frequenta a igreja, vc fica calada como diz em 1 Coríntios 14:34 ou vc comete a "vergonha" de abrir a boca dentro da igreja?

Se vc tem um marido e vc quer aprender algo, vc espera chegar em casa para fazer perguntas ao seu marido ou vc comete a "vergonha" de falar na igreja como se diz em 1 Corintios 14:35?

Vc vai com a cabeça descoberta para a igreja? Se a resposta for afirmativa, vc tem que raspar a cabeça (1 Corintios 11:6) pq vc - sendo mulher - não é a imagem e glória de deus e sim a glória do homem ((1 Corintios 11:7)

Se caso o seu cabelo for comprido, por acaso vc faz tranças nele? Usa ouro, pérolas ou qualquer outra jóia e usa vestidos bonitos e chiques? De acordo com o que é dito em 1 Timóteo 2:9, vc não pode. Vc tem que se vestir com pudor e com modéstia.

Vc por acaso aprende em silêncio, com toda a sujeição como é dito em 1 Timóteo 2:11?

Por acaso vc ensina o seu marido ou usa autoridade sobre ele? Se a resposta for "sim", vc não pode. Uma mulher não pode ensinar o marido e nem fazer uso de autoridade sobre ele (1 Timóteo 2:12)

E essas são passagens que dizem respeito "...aos aspectos comportamentais, atitudes e valores" que vc mencionou em seu comentário.
Michelle disse…
Shiroyasha

O deus que a Salamandra é mais "real" do que os outros das demais religiões pq ela acredita que ele é real e que todos os outros deuses não passam de mitologia, são todos falsos. O único deus verdadeiro é o deus que ela acredita pq a fé que ela tem na existência de deus já é "prova" suficiente dessa existência.

E não podemos esquecer dessa "evidência": deus existe pq a bíblia diz que ele existe e pq a bíblia é a palavra de deus.

PS: Se eu estiver errada Salamandra qto à isso, é só me dizer, ok?
Anônimo disse…
O engraçado é que vc aceita um livro velho como se fosse a palavra de deus sem qualquer crítica. Ainda por cima, é consenso entre estudiosos da bíblia que o texto que temos hoje é um colcha de retalhos longe dos textos originais. O seu "manual de obediencia" continua sendo só mais um dentre vários, e vc aí na sua soberba típica de fanático achando que tem o manual certo.
crentes.... rs
Anônimo disse…
Tenho certeza que muitos céticos aqui conhecem a bíblia melhor do que grande parte dos crentes. Vcs só gostam das partes boas, nós lemos tudo.
Anônimo disse…
Isso mesmo Michelle. O que vc esperava de uma "obreira da igreja universal"?
_Só posso fazer uma afirmação, diante do que você escreveu: Eu sou responsável pelas coisas que eu falei e escrevi e não pelas coisas que você entendeu!
_Quanto ao que disse acerca de meu Deus ser o real..., se você quer outro..., tudo bem! Eu não troco o meu, por nada!
Anônimo disse…
Se vc nascesse no irã numa familia muçulmana ia estar achando que o alcorão é o manual certo. Seu argumento continua vazio e furado.
_Lá vem um completo ignorante falar de religião!
Anônimo disse…
Em outras palavras:
"Meu deus é o verdadeiro, lalalalaaaaa, não to ouvindo, lalalalaaaaa, o seu é falso, lalalalaaaaaa".

Patético.
_Pense o que quiser!
Anônimo disse…
Quem pensa o que quer é vc. Eu analiso, critico, discuto e mudo de idéia quando o outro tem razão. Vc não muda nem se a razão tiver pintada de vermelho dançando ula-ula na sua frente.
_Experimente dançar o ula-ula!
Anônimo disse…
Prove que sou ignorante, lagartixa troll.
Michelle disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Michelle disse…
Salamandra Gouvêa,

>> "Quanto ao que disse acerca de meu Deus ser o real..., se você quer outro..., tudo bem! Eu não troco o meu, por nada!"

Mas não foi isso que Shiroyasha perguntou. Ele não pediu vc pra trocar de deus. (olha o red herring...)

O que Shiroyasha perguntou foi: o que faz o seu deus ser mais real do que os deuses de outras religiões (considerando que eles tem a mesma probabilidade de existirem)?

E ai? Vai responder ou vai desviar do assunto de novo?
Anônimo disse…
Desculpe, esqueci que vcs não ligam muito pra provas quando contraria seus interesesses.
Homemsexual disse…
Evidências de Deus na constelação de Órion
http://www.youtube.com/watch?v=yYhdmWXclJo&feature=related
Anônimo disse…
Ela é mestre em esquivar dos assuntos, não espere uma reposta sensata.
Anônimo disse…
Que lixo... uma falácia atras da outra, não consegui ver nem 20 minutos dessa baboseira.
Michelle disse…
Anônimo (Apr 28, 2012 05:51 PM)

E tem alguma novidade nisso? hehehe

Alguns religiosos sempre fazem isso qdo eles não tem uma resposta ou argumento válido.

Mas - mesmo assim - eu quero ver o que a resposta da Salamandra, se caso ela decidir responder. Vai ser engraçado ela apelar de novo para falácias ou então fazer uma verdadeira ginástica mental pra tentar responder de forma convincente (se isso é possível...)
Anônimo disse…
Infelizmente ela vai desviar do assunto de novo, Michelle. Isto nem é mais novidade... Ass: Winston Smith
Michelle disse…
Homemsexual,


Evidências de que deus não existe: That Mitchell and Webb Look - http://www.youtube.com/watch?v=N57gBJSq7Xc

PS: é um vídeo de humor colocado por motivos de sátira, ok?
Homemsexual disse…
O que eu vou fazer então?
Ligar para uma prostituta!
Anônimo disse…
Orion era um gigante da mitologia grega.
O que quer dizer que os gregos estavam certos, curvem-se mortais perante o poder de Zeus, Poseidon e Hades os mais poderosos deuses do olimpo.
Homemsexual disse…
Histórias engraçadas da Bíblia
http://www.youtube.com/watch?v=nO_1OekWkzc&feature=relmfu
Anônimo disse…
absolutamente apoiado!
Angelo Costa disse…
Eu diria "tão mais coerente ser ateu"...hehe
Angelo Costa disse…
Concordo contigo nesse sentido, Michelle.
Michelle disse…
Angelo Costa

É um contra-senso homossexuais serem católicos ou evangélicos, mas é contra-senso tb eles frequentarem um culto onde eles ouvirão o qto eles são abominações pecadoras e pervertidas, não é?
carlosqevedo disse…
Não é contraditório ser gay e seguir religiao. Afinal a maior tendencia entre os novos teístas de hoje é: adaptar o deus judaico-cristão ao seu perfil pessoal. ou seja, o deus pregado nos templos é como uma massa de modelar, que voce apenas apara algumas arestas e pronto... adéqua a você.
é algo parecido com o que os primeiros lunáticos fizeram no princípio: e criou o homem a deus, à sua imagem e semelhança.
apesar de ateu, tenho vários amigos teístas e cada um adora um deus de um perfil diferente, o engraçado é que cada deus adorado tem o perfil que encaixa nos interesses do momento.
Marcelo Gomes. disse…
A questão de ser homo ou heteressexual não quer dizer nada, até porque a bíblia é um livro mentiroso e cheio de pilantragem, que veio para confundir parte da humanidade, o que deveria existir era uma humanidade mais humana, justa, igualitária e menos preconceituosa afinal de conta somos todos de uma mesma espécie.
_SE você é homossexual ou seja lá o que for, é problema seu!
_Pilantra e mentiroso é você: pessoa altamente frustrada, infeliz e abandonada; com sérios problemas de rejeição e autodestruição; acha-se no direito de escrever uma tolice como essa; procure dentro de você, o motivo para a decepção!
_É confuso porque não é capaz de aceitar as verdades que a Palavra de Deus te apresenta e, certamente é como a maioria das pessoas: quer que todos te digam o que deseja ouvir, isso te dá a falsa impressão de ser alguém correto!
_Não generalize! Não sou da mesma espécie que você por uma razão: não compartilho de suas ideias sem nexo e muito menos, com sua maneira asquerosa de referir-se a Palavra de Deus! Você não tem a mínima ideia do que está falando! Acorda, enquanto ainda dá tempo! Daqui à pouco, pode ser tarde demais!
Michelle disse…
Salamandra Gouvea

Só uma coisa que nós ateus temos a dizer sobre a tal palavra de deus: f*da-se essa palavra. Estamos mto bem sem ela, graças à Gandalf.

PS: é melhor se arrepender de suas palavras antes que vc pare no reino dos mortos para ser escrava de Hades depois que vc morrer, lol.

Brincadeiras à parte: suas pregações religiosas e ameaças vazias são vazias e não surtem o menor efeito aqui. Isso pode funcionar lá com seus amiguinhos da igreja que passaram por lavagem cerebral suficiente ao ponto de serem alvos fáceis e ingênuos para acreditar nessa besteira, mas nós aqui somos espertos e questionadores demais para cair nesse conto do vigário (ou do pastor, dependendo da religião que vc segue e que igreja frequenta)
_Não consigo deixar de ter pena de você; a sua inteligência e precariedade de entendimento e vocábulos, constitui-se em algo profundamente, lamentável!
_Percebo que você gosta de chamar atenção das pessoas, seja da maneira que for, para conseguir que pelo menos, alguém rebata suas insanidades e decepções!
_Se nada do que escrevo surte efeito, não vejo porque tentar advertir ou mesmo afirmar que são "espertos e questionadores": o que são ou deixam de ser, não me interessa em nada.
Michelle disse…
Salamandra Gouvea,

>> "Percebo que você gosta de chamar atenção das pessoas, seja da maneira que for, para conseguir que pelo menos, alguém rebata suas insanidades e decepções!"

Por acaso é vc a pessoa religiosa que vem em um blog feito por um ateu voltado para ateus pra fazer pregações religiosas, fazer ameaças inúteis e vazias e tratar ateus com intolerância e ignorância só pq nós não acreditam no seu amiguinho imaginário.

Baseado nisso, quem quer chamar a atenção é vc, Salamandra "Troll" Gouvea.

PS: qdo for na igreja, lembre-se de ficar calada, ok? lol
_A cada postagem, sinto mais pena de você: pessoa incapaz de enxergar, talvez,uma das únicas pessoas neste mundo, que querem o teu bem!
_Sinto muito por suas palavras!
_Ouça: a igreja não é lugar de ficar calada e sim, lugar de adorar a Deus e manifestar uma fé viva no Deus-Vivo!
_Talvez você tenha tido uma experiência bastante difícil com relação a este assunto mas..., lembre-se: nem todas as pessoas querem te machucar, pode ser que seja por conta disso, que queira machucar e esteja sempre na defensiva, achando que está sendo atacada o tempo todo.
Michelle disse…
Salamandra Gouvea,

>> "_A cada postagem, sinto mais pena de você: pessoa incapaz de enxergar, talvez,uma das únicas pessoas neste mundo, que querem o teu bem!"

Com comentários tão "amorosos" e "tolerantes" de sua parte vc quer o meu bem, imagina se quisesse o mal, né? hehehe

>> "_Ouça: a igreja não é lugar de ficar calada e sim, lugar de adorar a Deus e manifestar uma fé viva no Deus-Vivo!"

Ah não? Mulher não pode falar na igreja e não pode entrar nela de cabeça descoberta. Está na bíblia:

Se vc frequenta a igreja, vc fica calada como diz em 1 Coríntios 14:34 ou vc comete a "vergonha" de abrir a boca dentro da igreja?

"Se vc tem um marido e vc quer aprender algo, vc espera chegar em casa para fazer perguntas ao seu marido ou vc comete a "vergonha" de falar na igreja como se diz em 1 Corintios 14:35?"

"Vc vai com a cabeça descoberta para a igreja? Se a resposta for afirmativa, vc tem que raspar a cabeça (1 Corintios 11:6) pq vc - sendo mulher - não é a imagem e glória de deus e sim a glória do homem ((1 Corintios 11:7)"

Leia mais sobre essas coisas no meu comentário que dirigi à vc (se quiser, obviamente): http://www.paulopes.com.br/2012/04/brasil-ja-tem-pelo-menos-dez-igrejas.html?showComment=1335658609109#c3340931774265237135

>> Salamandra, pessoas que me desrespeitam e me tratam mal só pq não compartilho da crença delas são pessoas que não me querem bem. Preocupações (que não passam de mesquinharia e falso moralismo) de pessoas assim eu dispenso e não necessito.
_Você não acredita que alguém à distância e ainda por cima, sem nenhum tipo de vínculo com você, seja capaz de querer o teu bem, que pena, você está errada! Não te faltei com o respeito em momento algum, você sim, leia tuas postagens anteriores, antes de contestar. Você não gosta de si mesma e é por isso que está sempre se defendendo e achando que está sendo atacada, o tempo todo.
_Talvez tenha tido uma experiência bastante cruel na vida mas..., lembre-se: nem todas as pessoas estão dispostas a magoar as outras.
Michelle disse…
Salamandra

>> "Você não acredita que alguém à distância e ainda por cima, sem nenhum tipo de vínculo com você, seja capaz de querer o teu bem, que pena, você está errada!"

A questão não aqui não é distância ou vínculo, filhinha. Eu conheço uma pessoa apenas no virtual que mora centenas de km de mim e somos amigos há 4 anos; essa pessoa me quer bem da mesma forma que a quero bem e eu posso contar com a ajuda dessa pessoa para o que der e vier (como já aconteceu de ela me ajudar qdo mais precisei) e essa pessoa sabe que pode contar comigo tb para o que der e vier.

A questão aqui é em relação às suas atitudes, o desprezo que vc tem contra ateus apenas por sermos ateus e por não darmos à mínima para as suas pregações religiosas e ameaças inúteis. Essas suas pregações e ameaças podem ser efetivas para os cristãos que postam aqui; mas são inúteis para os ateus, agnósticos e simpatizantes de religiões pagãs que comentam neste blog.

E vc está bem longe de querer o meu bem ou o bem de qualquer pessoa que não crê no seu deus.
>> "Não te faltei com o respeito em momento algum, você sim, leia tuas postagens anteriores, antes de contestar."

Mas vc faltou com respeito com outras pessoas e por isso vc não merece respeito algum de minha parte. Leia um de seus comentários:

>> "Pilantra e mentiroso é você: pessoa altamente frustrada, infeliz e abandonada; com sérios problemas de rejeição e autodestruição; acha-se no direito de escrever uma tolice como essa; procure dentro de você, o motivo para a decepção!"
Se isso não é desrespeito, então não sei mais o que é.

>>" lembre-se: nem todas as pessoas estão dispostas a magoar as outras."

Isso eu sei, querida. Eu já passei por maus bocados na minha vida com pessoas que não me queriam bem, mas nem por isso virei uma pessoa amarga que odeia as pessoas e não aceita ajuda de ninguém. Por cada pessoa que me fez mal nessa vida houve várias que me ajudaram e se não fosse por elas nem sei o que seria de mim.

Eu tenho noção que - nesse mundo - tem pessoas que são capazes de td pra te ferrar da mesma forma que tem pessoas que fazem td pra te ajudar. Infelizmente - pelas suas atitudes - não vejo em vc uma pessoa disposta a querer o meu bem. Sorry.
_Ok,você confirmou tudo o que eu entendi a partir das tuas palavras!
_Lamento que não tenha entendido nada...
_Ainda assim, quero teu bem!
Michelle disse…
Salamandra,

Se vc acha que eu não entendi direito, então explique-se.
_Durma bem, Michelle!
Michelle disse…
Salamandra,

Não quer explicar? Td bem...ainda não acredito que vc seja o tipo de pessoa que queira o meu bem. Mas tá de boa.

Durma bem e sonhe com Gandalf.
_Vou sonhar com o Deus da minha vida, o qual eu amo e sempre irei amar!
Michelle disse…
Salamandra

Sua herege! Gandalf é mil vezes melhor que o seu deus! lol
_Você quer brigar, é só isso!
_Sinto muito, mas não é possível manter um diálogo saudável com alguém como você!
Michelle disse…
Salamandra

Pelo amor de Ganeesha, "alumeia" essa alma e essa cabecinha que a Salamandra não entende ironia e sarcasmo!

Foi uma brincadeira, uma piadinha com ironia e uma pitada de sarcasmo. Vc não sacou pelo lol (sigla pra "laugh out loud", que é como se fosse "rindo a valer") depois da frase?
Michelle disse…
Salamandra

Só vc mesmo pra se sentir ofendida com uma brincadeira com um personagem fictício da trilogia do Senhor dos Anéis.

Que falta de senso de humor. Ria um pouco, relaxe, goze e aproveite a vida. Ela é mto curta pra ser levada a sério. :)
J. Tadeu disse…
Nem li o texto, mas os comentários estão impagáveis! Catfight!!! A tal da Salamandra tá fugindo que nem cobra das perguntas! Que nem quando eu tento conversar numa boa com um(a) evangélico(a), pergunto um coisa, ele(a) fala outra, ou que nem no Chaves:
"Não sabia que só os idiotas respondem uma pergunta com outra pergunta?"
"É mesmo?"
J. Tadeu disse…
Michelle
"relaxe, goze"
Falou a Marta Suplicy![risos]
Anônimo disse…
Unnnnnn Safadinha
Michelle disse…
Shiroyasha,

Nao faz brincadeiras com a Salamandra. Ela não tem um pingo de senso de humor e se sente tão ofendida que acha que a gente que a gente tá querendo brigar com ela. hehehehe
Anônimo disse…
Jesus também era gay, veja só: o cara com mais de 30 anos, nenhuma mulher, 12 "seguidores", lavava os pezinhos deles e queria que todo mundo comesse da carne dele...
Anônimo disse…
Oh! So good, Don´t Stop!
_Lave sua boca suja com gasolina e querosene!
_Você não sabe o que está dizendo! -Nada mais está fazendo do que atrair maldição para sua vida! Se é o que quer, vá em frente e continue na prática daquilo que escolheu!
_Você não tem uma gota de nobreza para entender nada, quanto mais quando se fala de Jesus! _Insolente!
Michelle disse…
Salamandra,

Respira fundo, medita, relaxa, calma...que estresse é esse, minha filha?

Jesus não vai se importar pq ele é um cadáver com mais de 2000 anos. Don't worry...be happy!
_Sabe, cheguei a pensar que pudesse mudar de ideia com relação a você, me enganei!
_Você perdeu uma ótima oportunidade para ficar calada ou... imóvel, sem escrever!
Michelle disse…
Salamandra

Só pq falei pra vc acalmar um pouco?

Vc fica estressada por qualquer coisinha que a gente posta aqui em relação à sua crença. Por acaso vc tá de TPM? rsrsrs

Brincadeiras à parte: se vc não gosta do que vê aqui querida, é mto simples: não visite mais este blog. O que os olhos não vêem o coração não sente. Se vc vive voltando neste - mesmo se sentindo profundamente ofendida com os comentários e posts - é pq vc gosta de sofrer. Isso é não é saudável.
_É, você tem razão!
_Ocorre que eu e você,somos diferentes por conta do amor que eu tenho por Jesus! Vou voltar sempre a este blog porque..., quero ver até onde vão as sandices de certas pessoas e escrever acerca das mesmas.
Michelle disse…
Salamandra

- Desculpa se não sou obcecada com um carinha morto há 2 milênios que provavelmente não passa de um punhado de ossos.

- Vc realmente gosta de sofrer. Fazer o que, né? Esse é um dos princípios do cristianismo: gostar do sofrimento, se fazer de perseguido e dar uma de mártir.

- Salamandra, vc não fica mto atrás qdo se trata de sandices, né? Nesse quesito, vc é profissional. :)
_Lamentável tua exposição!
_Deixe-me te falar ainda uma coisa: existem pessoas que estão mortas em vida! Espero que tenha entendido!
_Boa noite!
Michelle disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Michelle disse…
Salamandra,


>> "_Deixe-me te falar ainda uma coisa: existem pessoas que estão mortas em vida! Espero que tenha entendido!"

Vc quer dizer no caso dos vampiros ou dos zumbis? lol
Anônimo disse…
Sou Gay e Catolico, Acredito em Deus e pronto e ele gosta de mim do jeito que sou, preconceitos é coisa do ser humano e não de Deus.
Anônimo disse…
Que parte da Bíblia apoia o que você diz?
Joao Marinho disse…
Sou a favor das igrejas inclusivas.
Anônimo disse…
Isso me incomoda muito. Me incomoda o preconceito que há nas igrejas, já fui em várias, e hoje já não frequento nenhuma, porque não quero ouvir de ninguem que sou uma aberração.
mas me incomoda tambem a atitude dos grupos gays, glbts e etc...
eles acham que todo gay, bi, deve ser assumido, deve "enfrentar a sociedade". Será que não da pra entender que cada um tem a sua situação?
Que não é todo mundo que gosta de expor a sua vida pessoal?
Que cada pessoa se relaciona consigo mesma de uma maneira muito própria e que isto deve ser respeitado?
Achei ridículo o comentario que disse que todo gay deveria ser ateísta, ah meu fala sério ne cara. Cada um cada um...
Cada um que decida por si mesmo. isso sim é que é liberdade, se um gay quiser ir na igreja que já, centro espírita, cadomblé, umbamda ou o que ele quiser.
Anônimo 28 de outubro de 2012 21:54


_Não dê tanto valor para o que as pessoas falam a teu respeito: cada um que cuide de sua própria vida; já está bom demais!
_Procure estar sempre perto de Deus: é só o que vale à pena!
_Felicidades!
Anônimo disse…
Concordo cara!!!
Carvalho disse…
Anonimo, seja feliz, e foda-se a bíblia ... deus nao existe, se existise, nao haveria as atrocidades no mundo pois ele seria onisciente onipotente onipresente ... acorde, ser homosexual nao é doença, é opção, e todos tem que respeitar a sua opção. e eu sou hetero e nao sou diferente de voce, porque também sou um ser humano com opção diferente da sua mas com a mesma fialidade, ser feliz. grande abraço e viva em prol do amor e esperança e nao de um livro inventado e de seres celestiais inexistentes ..
Unknown disse…
Hello? Tem alguem ai'?

Esqueceram que a principal funcao das igrejas e'coleta de dizimo e garantir a vida mansa do clero?

Muitos gays sairam do armario, entao se formou um nicho de mercado muito bom para ser atacado.

So'isso.
Unknown disse…
Gay parece ser uma coisa bem retrograda, conservadora. Isso mostra que o grande problema dos LGBT é a aceitação. Eles dizem que a sociedade não os aceita, mas são eles que não se aceitam. Fazem tudo para se enquadrar, para parecem como os demais. POR ISSO ESSA HISTERIA DO MOVIMENTO LGBT.

Lembro que antes da influencia do movimento gay norte-americano não havia essa coisa de identidade gay. Você trepava e não se preocupava com rótulos.

Eu me aceito, não preciso casar, nem adotar filhos, meus amigos heteros me respeitam e não preciso de religião.
Unknown disse…
Isso mostra como os LGBT são retrogrados e conservadores.
Eles dizem que não são aceitos, mas eles que não se aceitam. Por isso essa histeria do movimento LGBT. Ainda hoje ainda vemos muitos gays adotam atitudes só para agredir, como forma de defesa.

Eu me aceito como sou. Não preciso de casamento, adotar filhos, nem de religião.
A maioria dos meus amigos são heteros(só tenho um amigo gay, mas ele não é histérico) e me respeitam. E eu os respeito. Somos diferentes e cada um com sua orientação.
Dentro dos diversos comportamentos gays, eu sou um gay masculino, não sou Barbie, não sou bofeca, não sou bichinha quaquá, nem travesti, nem bicha mulher.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová