Pular para o conteúdo principal

Discriminação às minorias é mais forte em países de única religião

do site da ONU

Bielefeldt fez
 advertência sobre 
o uso da religião
O relator sobre direitos humanos da ONU, Heiner Bielefeldt (foto), afirmou ontem (06/03) que estados teocráticos de religião única correm o risco de alienar as minorias e discriminar membros de outras religiões.

 Ao discursar no Conselho de Direitos Humanos, Bielefeldt apresentou seu mais recente relatório sobre liberdade religiosa ou de crença e sobre problemas de reconhecimento religioso.

“Parece difícil, se não impossível, conceber uma ‘religião de Estado’ oficial que na prática não tem efeitos adversos sobre as minorias religiosas, porém discrimina seus membros”, ressaltou Bielefeldt, que também alertou contra o uso da religião “oficial” para fins políticos de identidade nacional.

O novo relatório analisa os principais problemas que afetam o direito à liberdade religiosa no mundo – dos limites impostos a grupos religiosos por procedimentos rígidos de registro ao risco que a religião oficial representa para grupos minoritários.

Bielefeldt pediu aos países para oferecerem opções “rápidas, transparentes, justas, inclusivas e não-discriminatórias” para as comunidades religiosas alcançarem o status de pessoa jurídica, que é frequentemente necessário para o desfrute pleno da liberdade de culto.





ONU critica Brasil por permitir ensino religioso em escolas públicas
maio de 2011


Comentários

VOZ DO BRASIL disse…
Acho que não são apenas os paises de religião única que oprime as minorias, mas também aqueles paises onde uma certa religião tem mídia forte.

Aqui mesmo no Brasil, a maior religião é o Catolicismo, mas a que tem mais poder de mídia são os neo-pentencostais, e os efeitos dessa diferença causa todo tipo de discriminação, principalmente contra os gays, camdomblé, etc...
Ed disse…
Queria ter o emprego desse cara.
Falar o óbvio, ganhar grana e aparecer no jornal.
Que beleza...
A.Porto disse…
Só levaria essa notícia a sério quando o chorão(Bielefeldt ) fizer o mesmo julgamento de paises com regime ateu oficial.
Como ele não tem coragem...
Anônimo disse…
A. Porto seu lixo desonesto, não existe países com regime ateu oficial.
Países comunistas proibiram as religiões pq para eles a religião amansava o povo, e impedia a ditadura do proletariado.
Não existe nenhuma regra dizendo oq ateus devem ou não devem fazer. Ateísmo é somente não acreditar em deuses.

Mas eu tenho certeza que vc já escutou isso, só que vc é um lixo desonesto que repete suas asneiras na esperança que algum dia se torne verdade.
Rodrigo*
Unknown disse…
O Brasil é uma teocracia Cristã. Os cristãos só não escolheram quem é o chefe dessa teocracia, por enquanto.
Marcelo Alberto disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo Alberto disse…
Combater o "imperialismo cristão" é baba, estas leis que estão sendo impostas inverterá a situação. Logo ser cristão será crime e dar o rabo será a religião oficial do reino. E claro, o ritual será a base do sangue dos fetos abortados. Não é isto o que vcs querem? O que é curioso nesta história toda é ver que nos países islâmicos o extermínio das minorias cristãs não incomoda os mesmos defensores dos gays e dos afros. Hipocrisia pura. Mas não se preocupem com isto, breve vcs tbm terão churrasquinho de cristãos defumando os ares do Brasil, e vossas filhas serão meninos e meninas os vossos filhos. Tudo será conforme clamam. Não é isto o que querem? Assim será feito. No entanto, assim como no oriente, as fogueiras não poderão nos mudar. Há algo em nós que ninguém e nada pode destruir, e enquanto estivermos aqui seremos esta praga defensora dos princípios nos quais fomos gerados. Mas, não por muito tempo, já estamos de partida. Breve não nos sofrerão mais.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/03/paises-de-unica-religiao-discriminam-as.html#ixzz1odLnECF8
Reprodução deste texto só poderá ser feita com o crédito e link da origem.
A.Porto disse…
A china é o único país em que uma minoria (partido comunista) oprime a maioria.
E todos sabem que a china é oficialmente ateu, como era a união soviética.
Nunca um realtor da onu se levantará contra o regime opressivo da china.
Não tem peito pra isso.
J. Tadeu disse…
Alerta Vermelho, com um vocabulário tão refinado e um pacote de falácias tão abundante não me admira que você seja cristão. Vá na sombra.
J. Tadeu disse…
Se informe melhor:

http://agrandeepoca.com/mundo/68-mundo-01/534-relator-da-onu-pede-a-governos-europeus-uma-posicao-mais-definida-contra-a-perseguicao-ao-falun-gong.html

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/onu-denuncia-medidas-de-repressao-contra-tibetanos-na-china-20111101.html
Anônimo disse…
quando as pesquisas com celulas tronco derem resultado, permitindo o cultivo artificial de orgãos que são 100% compátiveis com o indivíduo, voce vai leva a mão ao céu e agradecer ao deusinho bondozo e esquecer todo a luta que cientistas tiveram contra religiosos para tornar isso possivel
Unknown disse…
Acho que esse texto do Alerta vermelho me deu câncer. E depois deu câncer no câncer.

Ninguém quer criminalizar ser cristão. Há uma janela MUITO grande entre desejar a liberdade de culto e o não-desrespeito, e querer "matar" quem antes te "matava".

Permitir que gays se casem em momento algum anulará o casamento heterossexual. Só validará os casais homoafetivos JÁ EXISTENTES aos olhos da lei. Porque na prática, já são válidos. Não é crime um casal gay morar sob o mesmo teto. O problema reside nos direitos básicos, como herança, visita em hospital...

Igualmente, aborto ser permitido não significa que será obrigatório. Você não precisa abortar, não precisa sequer gostar de quem aborta. Mas deveria permitir que ela o faça, pois a vida dela não lhe diz respeito.

Eu sou ateu, critico abertamente a discriminação praticada pelos cristãos (principalmente os neopentecostais) às minorias, porém nem por isso desejo vê-los sofrendo discriminação igual à que afligem. Porque? Oras, porque sou humano.

PS: sei que é um texto do ano passado. Ainda assim. rs
Anônimo disse…
Faz parte do "homem" se demonstrar insatisfeito e se manifestar. Independente do q vc crê ou descrê, sempre haverá críticas de ambos os lados. Mas o 'amigo' lá de cima falou tanta coisa bonita que quase acretitei. kkkk. Como tem gente alienada no mundo :(
Agildo Matos disse…
Alerta Vermelho

Estados teocráticos também perseguem e matam ateus e homossexuais mas cristãos fundamentalistas também não se preocupam com estes justamente por não serem
cristãos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos