Pular para o conteúdo principal

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Stenger diz que a ciência, como área de conhecimento, não se preocupa com a existência ou não de deuses


As religiões garantem que a oração tem poder de obter a ajuda divina para cura de doenças, por exemplo, mas estudos provam que o que ocorre, quando há resultado positivo, é algo como o efeito placebo. 

Ou seja, esse poder, na verdade, vem da mente das pessoas, disse Victor Stenger, professor americano de física e de filosofia.

Stenger afirmou que estudos científicos como esse podem ser tomados como provas de que não existe divindade. Argumentou que os cientistas podem “pensar na existência de Deus como uma hipótese e, então, analisar a evidência empírica dela”, disse.

Victor Stenger diz que ciência prova que Deus não existe

Para Stenger, 
poder da oração
é semelhante
ao efeito placebo

Afirmou que outra experiência empírica se refere à moralidade, cuja origem, segundo as religiões, é Deus, o que deveria fazer com que os crentes se comportassem melhor em relação à demais pessoas.

“Mas a história mostra que, em média, não há essa diferença de comportamento, e sabemos que existem assassinos impiedosos que são religiosos.”

Para Stenger, a afirmação de livros sagrados de que o homem é uma criação divina também prova o absurdo da existência de Deus ou deuses.

Se o ser humano fosse tão especial, disse, semelhante a um suposto deus, a Terra e o universo deveriam ter sido feitos sob medida para ele. “Mas não é”, afirmou. “Temos que nos adaptar, e essa adaptação nem sempre é fácil.”

Stender afirmou que, apesar dessas evidências, a ciência ainda tem sido neutra em relação à existência ou não de Deus. Contudo, observou, da parte dos cientistas americanos não ocorre o mesmo porque 93% deles não acreditam em divindades.

> Com informação da Galieu

Comentários

Anônimo disse…
O Fernando, agora usando o nome de Paulo de Tarso, anuncia mais uma vez que está indo embora do site. Mas deveria ter indo há tempos, porque daqui foi expulso. Esperamos que desta vez ele suma daqui, embora ela não seja homem de palavra, embora não tenha vergonha na cara. Saia daqui, peste!
Israel Chaves disse…
E os trolls continuam invadindo, e o nível continua caindo. É por isso que nenhum tipo de fórum de discussão funciona no Brasil (Maldita inclusão digital), a menos que os usuários permitidos de postar sejam muito restritos; infelizmente não se pode dar liberdade a usuários na internet, ou vira bagunça total. Os usuários em sua maioria não têm bom-senso e só querem aparecer, estão pouco se lixando para uma discussão produtiva.
Os usuários estragaram o Orkut, agora estão estragando o Facebook, e também estão estragando os blogs.
Sinceramente, desanima ter que ler tanta bobagem de trolls desocupados.
Sr. Igor, não sou telepata nem vidente, não poderia adivinhar que você é ateu, você nem deixou isso explícito. Da próxima vez, avise para eu saber que não estou desperdiçando meu tempo precioso. Ainda assim, sua lógica continua falaciosa.

Bom, já que é mesmo ateu como alega ser, sabe muito bem onde eu quis chegar com meu argumento e o porquê de não acreditar em deuses metafísicos, seja lá o que for isso.
Por Zeus, não é opção, é orientação sexual.

Só uma pequena correção. ;)
Luiz Lima disse…
Discordo completamente de qualquer estudo que possa concluir a existência ou inexistência de uma entidade sobrenatural, principalmente baseada em metodologia científica. Não é essa a função da ciência e é uma total perda de tempo. Seria o mesmo erro que procurar evidências científicas em escritos religiosos.
_É uma pena mas... lamento desapontá-los! _Se pensam que suas ironias ou discordâncias, me desanimam: enganam-se! Aliás, agradeço a todos: vocês me enchem de força e alegria cada vez que tentam me ofender! _Quanto ao que falou acerca de minhas postagens terem se estendido até a madrugada..., deveria se envergonhar! _Se sabe a respeito da hora, me parece evidente que não fiquei escrevendo sozinha, se é que me entende!
_Dê as mãos para seus iguais: vocês compartilham da mesma "verdade" _Se lê e responde é porque quer, lembrem_se: "seres superiores" como vocês, não se misturam!
Anônimo disse…
Pregação é na igreja, não aqui.
Anônimo disse…
Você colhe o que planta, chegou no blog xingando e diminuindo as pessoas e agora não gosta quando somos mais diretos com vc. Aconselho a Sra. a procurar ajuda psiquiátrica.
Você é psicopedagoga, imagino a que naipe de coisas vc deve submeter os seus alunos com uma mentalidade assim...
Se passasse menos tempo tomando as dores do seu amigo imaginário, e mais tempo estudando, não estariamos aqui agora falando nisso.
Anônimo disse…
Aproveito e deixo um video interessante pra vc ver sobre o salafrário que vc apóia:

http://www.youtube.com/watch?v=o0iQji3nhqk
_Agradeço sua preocupação mas..., o psiquiatra deixo para você! _Você não entendeu! _Estou agradecendo as ofensas pois elas me dão FORÇA E ALEGRIA! _É uma pena que isso também te incomode!
_Não tente se esquivar! _Estou falando acerca das coisas que escrevem sobre Deus, só!
Anônimo disse…
Os mestres em se esquivar são vcs fanáticos.
Até agora eu não vi vc discutir UMA coisa sequer com bons argumentos e sem ofensas.
Não exija o que vc não dá.
E temos todo o direito de escrever o que quisermos sobre o seu deus. Não é um ataque pessoal, mas vc toma as dores de uma figura imaginária e isso sim é psicologicamente preocupante.
E alguém que admira o Edir Macedo realmente não bate bem da cabeça...
_Não se preocupe comigo! _Sinceramente, cuide de você!
Yuri disse…
Você deve ficar muito feliz mesmo. Tantas críticas construtivas...
Aconselho segui-las.
_Agradeço por seu valoroso conselho e, também sua brilhante ironia!
Anônimo disse…
Sábios, filósofos e sabichões:para que tanta preocupação? Por que estão tanto preocupados? Se não acreditam, fiquem tranquilos e continuem dando vazão às suas vidas. Se querem respostas, tenham mais paciência! Esperem até o último dia! Lá vocês terão a respostas. se não tiverem, será o que realmente acreditam e defendem e amam: o frio, sem graça, finito, solitário, gelado fim de suas histórias. Seres "inteligentes" e "indagadores", que final terrivelmente melancólico não... Prefiro a esperança e acreditar! Antes dos moderadores deletarem, pense se vale a pena. Se deletar é porque tem algum forte medo aí dentro de você, não é? Qual seria este medo?
Anônimo disse…
Por enquanto...
E vc é um completo imbecil, parece uma criança raivosa e vingativa de 10 anos... é isso o cristianismo pra vc? Fazer os outros engolir?
É por causa de psicopatas como vc que lutamos por um estado laico. Se interna.
Anônimo disse…
http://www.youtube.com/watch?v=o0iQji3nhqk

Veja e comente, se é que vc tem alguma honestidade intelectual.
EU disse…
http://www.youtube.com/watch?v=o0iQji3nhqk

Veja e comente, se é que vc tem alguma honestidade intelectual.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/03/fisico-afirma-que-ciencia-pode-provar.html#ixzz1q91U6DL1
Reprodução deste texto só poderá ser feita com o crédito e link da origem.
Anônimo disse…
Ameaças não vão te levar a lugar algum, pare de trollar.
Anônimo disse…
"Lá vocês terão a respostas. se não tiverem, será o que realmente acreditam e defendem e amam: o frio, sem graça, finito, solitário, gelado fim de suas histórias."

Não se preocupe caro amico, teremos o mesmo destino, ao final de nossa vil existência.
O problema é que vocês tem tanto medo de que a vida não continue no pós morte, que criam explicações fantásticas para se esquivarem desse medo. Uma palavra define muito bem a maioria das religiões: Medo.
Igor disse…
Ok, Igor Roosevelt, eu me equivoquei na leitura de suas postagens. Mas de qualquer forma, o metafísico teria interferido no físico, ao criá-lo. Haveria, portanto, evidências físicas, e a possibilidade de prová-lo. Mas durante toda nossa história, nem as evidências aparecerem, e menos ainda foram provadas. E, ao contrário que você afirmou, não há como se fazer prova da inexistência, passo que não se faz prova de algo que não existe; que não deixa evidências para serem verificadas ou demonstradas com intuito de se chegar a uma conclusão.

Já no campo da idéia, isso fica a critério de cada um, sendo a imaginação o limite! Só não há em que se falar de prova, pois essa remete necessariamente à experiência científica – exata ou humana –, sendo necessárias as evidências!
Anônimo disse…
A probabilidade da oração dar certo ou não é sempre de 50%. Taxa alta. Ou a coisa ocorre e deu certo ou não. Talvez isso explique muita coisa.
Anônimo disse…
Me deparei com algumas exposições bem interessantes, principalmente a de um ateu "anônimo" que retrata o que costumo considerar, Deus, como a concepção que possuímos esta de fato além do escopo científico, e por conseguinte, não sujeito a validação ou invalidação por parte deste. Assim, quem fundamenta sua descrença na metodologia científica é tão crédulo quanto os crentes em divindades, já que Deus é impassível de ser experimentado como algo tangível, perceptível ou simplesmente observável dentro de parâmetros que permitam extrair um resultado seja para conceber uma lei ou um modelo teórico.
Saliento que pelas não poucas dificuldades, o questionamento dos livros sagrados é quase inevitável e perfeitamente compreensível, até eu mesmo, como cristão convicto que sou já me envolvi em várias reflexões muitas das quais até hoje ainda não obtive conclusões satisfatórias. Entretanto, descobri que tratando-se da bíblia as complexidades vão se desfalecendo proporcionalmente à aproximação com o texto original, abrindo-se mão de paradigmas e concentrando-se esforços na compreensão do propósito do livro e sua contextualização.
Ao amigo que citou os 6.000 da história do judaísmo/cristianismo como anulação do Deus em questão tenho a citar que é improcedente por dois aspectos:
1º O fato da datação dos registros ser aparentemente "recente" não necessariamente implica na paralela existência de Deus, mas sim em sua manifestação para com a humanidade de forma permissível a documentá-la;
2º O livro da Gênese oferece indícios de que houve um período considerável entre os primeiros contatos (homem adâmico) e as posteriores manifestações de Deus no Pós-Queda (exílio do Éden), os escritos são posteriores, fato este que talvez não permita haver consenso sequer entre eruditos da historicidade bíblica quanto às datas da genealogia de Gênesis e consequentemente real intervalo desde a criação até a contemporaneidade.

Abraços
Wesley
Anônimo disse…
as pessoas já vem tentando provar a tanto tempo...nunca saem do lugar.
apenas isso: prove que ele não existe.
Flávia disse…
Divertido, alguns aqui argumentaram sobre unicórnios e dragões, mas não vejo fóruns discutindo a respeito disso. O que não existe, apenas não existe, não discute-se isso. Nem estou defendendo a existência ou inexistência de Deus, apenas incomoda-me a paixão no discurso de alguns ateus, compara-se aos extremistas religiosos, tentam a todo custo enfiar guela abaixo sua crença, ou a falta dela.
Geddy Lee disse…
Onde na bíblia fala especificamente que quem não crê vai para o INFERNO? Veja bem, pergunto inferno, não outra metáfora qualquer. Aliás, uma curiosidade que tenho, onde na bíblia fala que não é possível se arrepender depois de morto? Afinal, se pode se arrepender até o último segundo de vida, pode se arrepender no primeiro segundo de morto depois de constatar o "erro". Ou não tem isso na bíblia e o pastor fala isso só para manter o rebanho preso e apavorado?
Geddy Lee disse…
O deus bíblico está provado que não existe. É só usar a bíblia para verificar a existência deste e observar que não ocorre. Cobra falante, jumenta falante, um deus onisciente que se arrepende, um deus que trata a lua na mesma categoria do sol, não fala nada do universo, do fundo do oceano, que não aparece agora para esclarecer a confusão, que fez questão de aparecer apenas para uns lunáticos do deserto que tomaram muito sol na cabeça, com certeza já está mais do que verificado que não existe.
Unknown disse…
Concordo. Pura criação da mente humana
Mais antigos Antigos 201 – 229 de 229

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

MP estuda pedir demolição de templo da Mundial que roubou rua

O Ministério Público do Estado de São Paulo poderá enviar à Justiça um pedido para a demolição do templo que a Igreja Mundial está construindo em São Paulo, no bairro Santo Amaro, zona sul. Com a conivência de autoridades municipais, a construção roubou 137 metros de um terreno previsto em lei para ser o prolongamento da rua Bruges, até a Benedito Fernandes, conforme mostra o mapa acima.   Hussain Aref Saab, que foi diretor do Aprov (Departamento de Aprovação de Edificação), da Prefeitura, teria participado de manobras ilegais para permitir que a igreja de Valdemiro Santiago assumisse um pedaço da rua. A informação é de Diego Zanchetta e Rodrigo Burgarelli, do Estado de S.Paulo. Saab se afastou do Aprov após denúncias de que ele se tornou proprietário de 125 apartamentos em 7 anos, levantando a suspeita de enriquecimento ilícito. As obras começaram em março de 2011 sem alvará, apenas com documento provisório chamado “direito de protocolo”. Os vizinhos alertaram as autoridade...

Versão legendada em português mostra trailer de filme anti-islã

Tipologia escolhida  para a legenda dificulta a leitura Começou a se difundir hoje (23) na internet uma versão de 13 minutos com legendas em português do trailer do polêmico filme anti-islã Innocence of Muslims ("A Inocência dos Muçulmanos"). O blog anti-Nova Ordem Mundial informa ter traduzido o vídeo não porque concorde com a mensagem do filme, mas para que os brasileiros “tirem suas próprias conclusões”. O dono do blog se assina como Emerson. Dezenas de pessoas já morreram em países de cultura islâmica durante protesto contra o filme. Um ministro do Paquistão está oferecendo US$ 100 mil (R$ 200 mil) pela morte do diretor do filme, que seria o egípcio cristão copta Nakoula Basseley Nakouda, radicado nos Estados Unidos. No Brasil, a comunidade muçulmana fez uma manifestação discreta. O Google tem resistido às pressões, inclusive do governo americano, para tirar o trailer do Innocence of Muslims do Youtube. Apenas o bloqueou na Líbia e Egito, onde a indignação te...