'Que Deus é este que não se revela no remédio que cura doença banal?'

Título original: Salmo do desespero

por Ricardo Gondim, pastor da Igreja Betesda

Certa mulher sofria de uma síndrome rara. Na flor da idade, dores, mal estar, debilitação, passaram a fazer parte do seu cotidiano. Na cabeceira do seu leito de hospital, enfermeiras encontraram um papel amassado. Abriram imaginando tratar-se de alguma receita médica ou talvez alguma correspondência recebida durante o tratamento. Para a surpresa de todos, era um Salmo desesperado:

Hoje quero escrever um Salmo em que derramo todo o meu rancor contra um Deus que nos faz esperar sem necessidade. Deus nos deixa sofrer sem precisão. Que Deus é esse que se revela conceitualmente, mas não se mostra em um prosaico remédio que cura uma doença banal? Que Deus é esse que se faz carne para revelar seu rosto amoroso, mas não se faz carne para revelar a vacina contra malária. Em meu Salmo, digo o que os cantores de Israel nunca tiveram coragem de dizer: fomos criados para a tragédia; nossa breve e estúpida existência não passou de um erro cósmico. No dia em que o sol explodir e a terra deixar de existir, o universo não sentirá nossa falta. Deus não sentirá falta da humanidade. Mas nós, desaparecidos e reduzidos a nada, retribuiremos nosso desprezo ao Divino. Nossa não-existência será um tapa na cara de Deus. Nós também não sentiremos sua falta.

As enfermeiras choraram. Mas, nas lágrimas derramadas, jamais se entenderá a angústia de alguém que precisou escrever uma poesia tão dolorida.

Este texto foi publicado originalmente no blog do Gondim.

Gondim afirma que ateus têm de ser ouvidos e respeitados.
janeiro de 2012

Ricardo Gondim.    Ciência versus religião.

Comentários

  1. É basicamente por isso que eu não acredito em Deus e me tornei ateia. Por esse tipo de situação infeliz em que ela se encontrava que pra mim esse Deus não existe, por que seria extremamente cruel e egoísta deixar coisas assim ocorrerem. É como adotar um cãozinho e deixá-lo sozinho no quintal, sem dar comida, vacina nem nada. Pra mim Deus é esse dono cruel do cachorrinho. Mas como isso é doentio demais pra se imaginar... Simplesmente duvido a existência de qualquer Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Comerás o pão com o suor do teu rosto"

      Excluir
    2. O comerás o pão com o suor do teu rosto serviu muito pra quando os "hebreus" que comeram do manjá que caiu do céu (rsrs).

      Excluir
    3. "Não queremos essa porcaria branca"

      Excluir
    4. Não sabia que Noviço era racista com os brancos.

      Excluir
    5. Minha mãe é mais branca que 98% dos europeus.

      Excluir
    6. Que feio, despreza a própria mãe.

      Excluir
    7. É, só que porcaria branca é o maná, e não nenhum dos indivíduos na discussão

      Excluir
  2. Lindo... pessoas que dizem que não acreditam em Deus, pelos motivos que a poesia insinua... não verdade são apenas pessoas que acreditam em Deus, mas que não quereriam acreditar. apenas isso.

    Ora, pensem... para quê Deus vai curar alguém? Quem morre vai pra junto Dele de um modo que nunca esteve... a vida é nossa escola, a dor, nossa professora, o sofrimento nosso diretor e a morte nosso diploma.

    Adoro quando ateus reclamam de um Deus que eles dizem que não acreditam... se revoltar contra Deus, não é ateísmo, muito pelo contrário, é profissão de fé.

    Paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então por que deus em toda sua onipresença, onipotência, bondade e humildade que dizem ele ter, não é capaz de sentir algo, qualquer coisa para com seus "criados", "filhos", "brinquedos", etc.. A ponto de sequer levantar um dedo para nos ajudar. Até mesmo para os mais psicopatas, colocar um filho no mundo para sofrer é crueldade.
      Se acredita em algo tão trivial, sarcástico e sádico quanto deus, com base nessa ideia fraca de que quando morrer estrá com ele, sinto muito, mas para mim isso é apenas medo de ter um fim para ter uma vida eterna com um pai que te maltratou sua vida inteira. Re veja seus conceitos, eu já aceitei a verdade de que quando morrer, irei simplesmente morrer, sem mais.

      Excluir
    2. NithapeleFeb 4, 2012 02:17 PM
      Lindo... pessoas que dizem que não acreditam em Deus, pelos motivos que a poesia insinua... não verdade são apenas pessoas que acreditam em Deus, mas que não quereriam acreditar. apenas isso.

      Ora, pensem... para quê Deus vai curar alguém? Quem morre vai pra junto Dele de um modo que nunca esteve... a vida é nossa escola, a dor, nossa professora, o sofrimento nosso diretor e a morte nosso diploma.

      Adoro quando ateus reclamam de um Deus que eles dizem que não acreditam... se revoltar contra Deus, não é ateísmo, muito pelo contrário, é profissão de fé.

      Paz e bem
      -------------------------

      E nós adoramos crédulos em lendas com péssima interpretação de textos.

      Parabéns!

      Excluir
    3. Há... me desculpa! Esqueci de dizer que eu sou Ateu. E exatamente por isso, vejo a fraqueza dos argumentos de "ateus" que tem raiva de Deus... ora, se Ele não existe, por que ter raiva Dele?

      Deus nos abençoe então!

      Agora, medo? Medo de que? De morrer? Sinceramente, todo mundo tem medo da morte, não pela morte, mas por que ela significa mudança. Quem se habituou a mudanças, não tem medo da morte.

      Agora, você acaba menosprezando os argumentos dos religiosos, não os enfrenta. Isso é comum! É mais fácil acredita que ignorando um argumento, ele esteja superado, é o que Dawkins faz o tempo todo.

      Claro... ele também não é ateu, apenas quer dinheiro e fama.

      Paz e bem

      Excluir
    4. Na verdade, o problema não é Deus, é quem se aproveita dessa lendas pra gerar pseudo-ciência e os "Pastores das Toalinhas"....

      E sim, combatemos tais argumentos com RACIOANLIDADE, assim como Dawkins.

      Dawkins combate essa fé cega, que leva religiosos a deturparem a ciência com pseudo-ciência.

      Criacionismo é uma delas.

      E, se me permite duvidar de seu dicurso, você não me parece ser um ateu... Posso estar errado, mas, tenho esse direito de duvidar.

      Excluir
    5. Deus: a Conclusão

      http://osalmao.blogspot.com/2012/01/deus-conclusao.html

      Pense o que quiser... mas pense!

      Paz e bem

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Tenho que concordar com o Nithpele numa coisa, se alguém é ateu SÓ por causa de uma infelicidade por que passou, então isso me parece muito mais revolta contra um "deus bondoso" do que ateísmo. No caso, essa pessoa seria ateu em relação a ideia de deus-bondoso-onipotente, mas não necessariamente contra um deus deista, não intervencionista, por exemplo.

      Excluir
    8. Apenas uma coisa te atrai ou te afasta da religião, essa coisa e a dor. No meu caso afastou.
      Uma pena pessoas gastarem tempo de sua vida em adoração a mitos e fabulas. Deixando-se guiar por espertalhões eternos.
      Cancei de tentar levar a verdade a essas pessoas, acho que devem seguir suas vidas mediocres. Porem lutarei para que não influenciem mais inocentes.

      Excluir
  3. A lógica religiosa funciona assim:

    Se der certo a reza, deus é magnífico!
    Se der errado, foi vontade de deus.

    Eu não jogo no lixo minha sanidade e racionalidade por uma coisa tão tola quanto essa "lógica".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Nós"... Você por acaso é nós?

      Eu heim...

      Excluir
    2. Se me permite: você é mais um troll religioso disfarçado de ateu.

      Excluir
    3. Foi a vontade de Deus, e Ele continua sendo magnífico.

      Excluir
  4. O ser humano tem o que ESCOLHEU ter....desgraça..

    ResponderExcluir
  5. - Cada um colhe o que plantou. Essa é a lógica.
    Dor? Doenças? Sofrimentos? Quem não tem?! Acredite ou não em Deus, vivemos em um mundo que nos faz progredir espiritualmente pela dor. Morrer não é o fim, apenas uma passagem para uma outra vida. Não vejo nenhuma injustiça, nenhuma maldade ou crueldade em alguém sofrer com uma doença e não receber uma cura divina. Quem quiser,procure entender a lei de reencarnaçãoe tudo se explicará. Entenderá, pela reencarnação, que não há injustiça alguma nisso e que Deus é misericordioso ao dar-nos a oportunidade de expiarmos nossos erros através da doença e da dor. Uma dor passageira, que vai passar. Tudo passa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendas e mitos sendo explicados com mais lendas e mitos.

      As justificativas que temos do porquê da lenda do deus de Abraão ser caracterizado como onipontente, onisciente e termos todos nós as mesmas condições dentro da aleatoriedade do Universo são sofríveis.

      Notem que as justificativas lembram e muito o conto "Um Dragão na minha garagem", de Carl Sagan.

      Para cada questionamento, inventa-se uma desculpa.

      Excluir
    2. Os espiritas resolveram o problema da justiça cósmica inventando a reincarnação. Você esta justificando uma hipotese usando outra hipotese, não teve prova de coisa alguma.

      Excluir
    3. Atualmente tem mais pessoas na terra do que em todas as eras , de onde vieram esses espiritos novos?, qual o sentido de se sofrer sem saber pq esta sofrendo? e o pior que deus burro e esse que sabe menos que um pedagogo qualquer que sabe que educacao pelo castigo nao é um bom meio pedagogico? Nao seria bem melhor ter consciencia da eternidade e das vidas passadas para viver esssa? E as pessoas que sao mas pq tiveram uma ma criacao? Das burras a religiao reencarnacionista fica no pareo.

      Excluir
    4. Complementando o anonimo acima:

      PRA QUE essa gincana cosmica de sofrimento? Pq não fomos feitos logo perfeitos por esse deus todo poderoso? Pq ele precisa nos ver ralando e sofrendo pra poder chegar ao lado dele? Se a gincana é pra todos, pq esse deus permite que muitas pessoas passem a vida toda sem nem saber disso?

      Excluir
    5. Lei da Reincarnação...? Tá no Código Civil?

      Excluir
    6. Atualmente tem mais pessoas na terra do que em todas as eras , de onde vieram esses espiritos novos?
      - Deus não para de criar.
      _______
      qual o sentido de se sofrer sem saber pq esta sofrendo?
      - Uma criança não sabe que a panela tá quente, toca nela e mesmo assim se queima.
      _____
      e o pior que deus burro e esse que sabe menos que um pedagogo qualquer que sabe que educacao pelo castigo nao é um bom meio pedagogico?
      - O sofrimento também nos faz aprender. Não é uma punição, mas uma consequência de seus atos.
      ______
      Nao seria bem melhor ter consciencia da eternidade e das vidas passadas para viver esssa?
      - Temos dentro de nós a ideia da eternidade. Não é preciso ter uma consciência das vidas passadas para se viver essa, apenas do que é certo e bom. O que já temos dentro de nós.
      _____
      E as pessoas que sao mas pq tiveram uma ma criacao?
      - Cada um nasce onde merece nascer, com as provações que serão necessárias para o seu desenvolvimento.
      ____
      Das burras a religiao reencarnacionista fica no pareo.
      - Não sou nenhum especialista, mas posso dizer que as suas perguntas são tolas, se você pesquisar a fundo, seriamente, sem recorrer a esoterismo. Pois muita gente mistura as coisas, mistificam muito e criam histórias sem pé e nem cabeça. Você irá encontrar respostas para essas PEQUENAS dúvidas bobas. PESQUISE e de uma próxima vez faça perguntas mais profundas.

      Excluir
  6. Como afirmei acima: estamos sujeitos à aleatoriedade do Universo.

    Não importa no que você acredite, estamos sujeitos às mesmas Leis da Física.

    Porque sempre tem alguém que crê em um deus, em uma doutrina, mas sempre olha para os dois lados da rua quando atravessa, e procura um médico quando está doente.

    ResponderExcluir
  7. Se combater a pseudo-ciência, a crença em lendas apenas pelo bom-senso, usando argumentos fracos e a religião segregadora como é as religiões baseadas nas lendas do deus de Abraão é ser "ateu fundamentalista", então, eu sou.

    Guerra e mal!

    ResponderExcluir
  8. ...como *são* as religiões baseadas...

    ResponderExcluir
  9. Eclesiastes 9:11:
    Retornei para ver debaixo do
    sol que a corrida não é dos ligeiros, nem a batalha dos poderosos, nem tampouco são os sábios os que têm alimento, nem tampouco são os entendidos os que têm riquezas, nem mesmo os que têm conhecimento têm o favor; PORQUE O TEMPO E O IMPREVISTO SOBREVÊM A TODOS ELES.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Esse "pastor" Ricardo Gondim é um ótimo militante ateísta, além de já ter se mostrado um excelente gayzista.

    Merece um beijo do Richard Dawkins e de todo o fã-clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma criatura triste.

      Excluir
    2. Trolls deveriam viver em Mordor ao lado de Sauron.

      Excluir
  12. Se ela fosse uma atéia de ocasião, manteria sua revolta restrita ao pensamento, à oração silenciosa.

    ResponderExcluir
  13. Religião so prospera em meio a falta de informação.

    ResponderExcluir
  14. Como é possível... uma Lei, sem um legislador?

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Será que ela se lembrou de Deus como deve ser lembrado antes de estar no hospital?

    Sera que algum dia lhe dirigiu apenas uma oração sincera?



    Hoje vemos as maldades do ser humano, que se esquecem do seu criador.

    Hoje muitos pensam em carnavais e luxuria.

    Está escrito: Do que se queixa o homem, cada um se queixe do seu pecado.

    Lembre-se do seu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os dias maus.

    Quanto a mim reconheço perante Ele as minhas fraquezas e pecados e oro para ser alguém melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não fui "criado". Eu tive pais e teve biologia no meio. Nada foi "arquitetado".

      Excluir
    2. Nao, vc nao reconhece as suas fraquezas e pecados.

      Muitas vezes, vc sempre atacou e ofendeu todo mundo que discordava de vc, odeia quem nao compartilha de suas crenças, nao sente empatia e compaixao pelo proximo, muitas vezes mente e inventa inverdades a respeito de ateus e agnosticos, é sempre iracundo, raivoso, faz ameacas de inferno e castigos, etc

      Vc é a pessoa mais pecadora e fraca aqui neste blog..

      Vc nunca vai ser uma pessoa melhor, pois estamos todos vendo quem vc é realmente.

      Excluir
    3. Graças a Deus. Porventura o Abbadon não é alguém falando de si mesmo ao olhar no espelho.

      Excluir
    4. Cristão, a crítica do Abbadon foi pra você, não para mim.

      Excluir
    5. Cristão, para mim é quem tem crista grande. Seus argumentos são idiotas.

      Excluir
  17. A angústia diante da dor e da morte só mostra o que o homem
    não é : um ser natural.
    Você por acaso já viu uma animal com inquietações filosóficas diante da dor?
    Também é comum alguém se desesperar com médicos, quando um parente morre de algo tão banal, mas nem por isso deixa de ir aos hospitais.
    Nos momentos de sofrimento é que nós vemos que este mundo não está certo.Teorias naturais não funcionam.
    Ela só disse o que jesus já havia dito(com outras palavras)
    deus meu, deus meu, por quê me desamparou?

    ResponderExcluir
  18. Pensar sobre a morte é uma questão natural do ser humano não aceitar seu fim seu aniquilamento fizeram eles confabular uma vida ou melhor uma outra vida após esta unica vida que nos temos.

    ResponderExcluir
  19. TAMUZ:
    deus da Suméria e Fenícia,
    morreu com uma chaga no flanco e,
    três dias depois, levantou-se do
    túmulo e o deixou vazio com a
    pedra que o fechava a um lado.
    Belém era o centro do culto a
    Tamuz.
    Hórus - 3000 a.C.:
    Deus egípcio do Céu, do Sol e da
    Lua;
    Nasceu de Isis, de forma
    milagrosa, sem envolvimento
    sexual;
    Seu nascimento é comemorado
    em 25 de dezembro;
    Ressuscitou um homem de nome
    EL-AZAR-US;
    Um de seus títulos é "Krst" ou
    "Karast";
    Lutou durante 40 dias no deserto
    contra as tentações de Set
    (divindade comparada a Satã);
    Batizado com água por Anup;
    Representado por uma cruz;
    A trindade Atom (o pai), Hórus (o
    filho) e Rá (comparado ao Espírito
    Santo).
    Mitra - séc. I a.C.:
    Originalmente um deus persa,
    mas foi adotado pelos romanos e
    convertido em deus Sol;
    Intermediário entre Ormuzd
    (Deus-Pai) e o homem;
    Seu nascimento é comemorado
    em 25 de dezembro;
    Nasceu de forma milagrosa, sem
    envolvimento sexual;
    Pastores vieram adorá-lo, com
    presentes como ouro e incenso;
    Viria livrar o mundo do seu irmão
    maligno, Ariman;
    Era considerado um professor e
    um grande mestre viajante;
    Era identificado com o leão e o
    cordeiro;
    Seu dia sagrado era domingo
    ("Sunday"), "Dia do Sol", centenas
    de anos antes de Cristo;
    Tinha sua festa no período que se
    tornou mais tarde a Páscoa cristã;
    Teve doze companheiros ou
    discípulos;
    Executava milagres;
    Foi enterrado em um túmulo e
    após três dias levantou-se outra
    vez;
    Sua ressurreição era comemorada
    cada ano.
    Átis (Frígia / Roma) - 1200 a.C.:
    Nasceu dia 25 de dezembro;
    Nasceu de uma virgem;
    Foi crucificado, morreu e foi
    enterrado;
    Ressuscitou no

    ResponderExcluir
  20. A maioria das pessoas deste século não deveriam cobrar nada do Deus Cristão.

    Quem sabe deveriam cobrar de AFRODITE deusa grega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tem o que cobrar, pois tal deus nao existe. Do que vc ta falando mesmo ?

      Excluir
    2. Zeus, Poseidon e Hades te perdoam pelas suas blasfêmias, cristão.

      Excluir
    3. Que Zeus tenha piedade dele... (ou Hades!)

      Excluir
    4. "A maioria das pessoas deste século não deveriam cobrar nada do Deus Cristão."

      Tem razão, devem cobrar dos farsantes que pregam que o ateísmo e a ciência são a salvação da humanidade e a solução para todos os males.

      Excluir
  21. Como alguem que sofra na vida espera apos a morte viver ao lado do causador de suas dores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para esperar basta ficar parado esperando.

      Excluir
  22. Deus é um Anunnaki do planeta Niniru!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus é um Anunnaki do planeta Nibiru!

      Excluir
  23. "Nossa não-existência será um tapa na cara de Deus"!
    _Que triste! Nem na hora da morte, foi capaz de reconhecer suas falhas. Não se sabe de que maneira esta mulher conduziu sua existência mas, uma coisa é certa: desprezou a Ele durante toda a sua vida! É impossível que se O tivesse amado algum dia, escreveria todas as coisas que escreveu.
    _Vai ver foi atéia, não quis ouvir quando alguém lhe falou acerca de Deus, rebateu, difamou, ofendeu...
    _Se frequentava reuniões em uma igreja, isso não quer dizer nada!!! Existem ateus dentro das igrejas, até mesmo, igrejas evangélicas.
    _Se você não segue os ensinamentos contidos nos livros da escola, reprova! É exatamente isso que acontece com quem não quer seguir os ensinamentos de Deus, é reprovado e, foi a própria pessoa que se reprovou!

    ResponderExcluir

Postar um comentário