Pular para o conteúdo principal

Por que religiosos acham que secularismo é um urso feroz?

Título original: A religião está realmente sob ameaça?

por Julian Baggini para The Guardian

O secularismo é uma ameaça real
ou ele está sendo distorcido?
Pessoas com fé dizem que o secularismo se tornou uma força agressiva e intolerante na Grã-Bretanha. O que deu errado? Ele deveria unir a sociedade.

Um fantasma ronda a Europa – o fantasma do secularismo. Todos os poderes da velha Europa entraram em uma sagrada aliança para exorcizar esse fantasma: o papa, os políticos tanto do partido Conservador quanto Trabalhista, Melanie Phillips [jornalista e escritora britânica]...

Parece estranho pedir emprestadas as palavras de abertura do Manifesto Comunista Marx e Engels para descrever o secularismo e achá-los muito apropriadas. Para alguém como eu, que sempre viu o ideal secularista como o legado mais benigno do Iluminismo, é um pouco como descobrir que o seu ursinho de pelúcia está sendo retratado como um urso feroz e arrasador.

Mas não há dúvida de que o secularismo é cada vez mais visto como uma ameaça à liberdade em vez do seu mais vigoroso defensor. A presidente do Partido Conservador, Lady Warsi, foi a última pessoa a soar o alarme, falando do seu "medo" de que "a secularização militante está tomando conta das nossas sociedades". Ela não faz rodeios ao afirmar que, "em sua essência e em seus instintos, ele é profundamente intolerante" e "demonstra traços semelhantes aos regimes totalitários".

Líder conservadora 
associa secularismo
ao males do nazismo

Praticamente a mesma mensagem veio de David Lammy, do Partido Trabalhista, no programa Friday's Any Questions?, da Radio 4, quando atacou "um secularismo agressivo que está afogando a capacidade das pessoas de fé de viver com essa fé".

Warsi está levando essa mensagem ao papa, o que é um pouco como levar pizza para Nápoles. Na visita do pontífice ao Reino Unido em 2010, ele também protestou contra "formas agressivas de secularismo", comparando-as aos males do nazismo e afirmando que "a exclusão de Deus, da religião e da virtude da vida pública leva, finalmente, a uma visão truncada do ser humano e da sociedade".

Outros clérigos o seguiram. O líder da Igreja Católica na Escócia, cardeal Keith O'Brien, usou seu último sermão de Páscoa para condenar o "secularismo agressivo" que tenta "destruir a nossa herança e cultura cristãs e tirar Deus da praça pública".

E a lista daqueles que disseram coisas semelhantes é interminável. Mas quanto as pessoas estão aterrorizadas com isso? O secularismo é realmente uma ameaça, ou ele simplesmente tem sido distorcido por seus críticos, seus defensores ou ambos?

Para responder a isso, poderíamos fazer pior do que começar com os supostos exemplos mais recentes da terrível perseguição dos cristãos do país: a decisão da Suprema Corte na última sexta-feira de que as orações não fazem parte legítima de um conselho empresarial formal. A isso se seguiu a manutenção da sentença do Tribunal de Recurso contra dois donos de pousada cristãos, Peter e Hazelmary Bull, que afirmava que eles eram culpados de discriminação por não permitir que casais gays ficassem em quartos duplos.

O alarmista antissecular vê ambas as decisões como um indicativo dos tempos, quando, como Warsi afirma, "sinais religiosos não podem ser expostos ou usados em edifícios governamentais; quando os Estados não financiam escolas religiosas; e onde a religião é posta de lado, marginalizada e rebaixada na esfera pública".

Cristianismo age como
estivesse de novo sob uma
chuva de cassetetes


É difícil levar a sério a ideia de que disso representa uma ameaça mortal à religião na vida pública. Eu só posso afirmar que o cristianismo sempre se fortaleceu na perseguição, e ele está forçando um pouco demais ao se retratar como se estivesse debaixo de uma chuva de cassetetes novamente, quando, na verdade, em grande parte, ele está sendo apenas ignorado.

No entanto, a outra extremidade da linguagem – as comparações com o nazismo e o modo em que tais afirmações estão cada vez mais vistas como verdades autoevidentes – nos diz que algo deu errado com o secularismo na Grã-Bretanha. E o problema, eu acho, é que ele perdeu a sua alma secular.

O secularismo, no sentido político, não é um projeto abrangente para varrer a religião completamente para fora da vida pública. Nem é uma celebração da ciência sem Deus, como o plano mal concebido de Alain de Botton para a construção de um "templo para ateus" de 46 metros na cidade de Londres. Ao contrário, ele é – ou deveria ser – uma forma maravilhosamente simples de aproximar as pessoas de todas as fés ou de nenhuma, não um meio de opô-las.

Tudo remonta a como entendemos o princípio secularista fundamental da neutralidade na praça pública. A neutralidade significa exatamente isto: não se posicionar nem a favor nem contra a religião ou qualquer outra visão abrangente de mundo. É por isso que, em teoria, senão na prática, os Estados Unidos é tanto culturalmente o país mais religioso do Ocidente desenvolvido, quanto, constitucionalmente, o mais secular.

Lá, compreende-se claramente que o valor do secularismo é que ele permite que todas as fés sejam praticadas livremente, sem que nenhuma delas desfrute de um lugar especial no coração do poder. Isso explica porque, quando eu participei uma vez de um painel de discussões com um Batista do Sul, uma das denominações mais conservadoras, ele estava tão entusiasmado com o secularismo quanto eu.

Por que, então, na Grã-Bretanha, o secularismo passou a ser visto como hostil à religião? Porque muitas vezes assume-se que a neutralidade exige a dissolução de todos os vestígios da fé, excluindo a crença o discurso religioso da vida pública. Mas isso não acontece, e nós podemos ver por que pelo apelo à noção de razão pública articulado mais claramente pelo falecido filósofo político John Rawls.

Rawls era bastante claro de que os religiosos não têm nenhuma obrigação de manter a sua fé inteiramente para si mesmos. "Doutrinas abrangentes e razoáveis, religiosas ou não religiosas, podem ser introduzidas na discussão política pública a qualquer momento", escreveu ele, "desde que, em seu devido momento, apresentem-se razões políticas adequadas – e não razões dadas apenas por doutrinas abrangentes – que sejam suficientes para defender o que quer que seja que as doutrinas abrangentes dizem defender".

A linguagem certamente tem uma aridez jurisprudencial, mas a mensagem é bastante clara. Quando entramos na praça pública, somos obrigados a falar uns com os outros em termos que podemos compartilhar e compreender, e não de formas que estejam vinculadas às nossas "doutrinas abrangentes" específicas.

Se estivermos debatendo a ética do aborto, por exemplo, não chegaremos a lugar algum se alguns insistirem que seus pontos de vista repousam sobre sua fé católica, enquanto outros inexoravelmente tiram os seus do seu ateísmo. O que todos nós precisamos fazer é fornecer razões que tenham algo a oferecer para as outras pessoas em sua qualidade de concidadãos, independentemente de suas visões de mundo. Isso não significa negar ou mesmo encobrir o fato de que temos motivações religiosas ou outras para acreditar naquilo que acreditamos. É simplesmente reconhecer que não podemos esperar que eles carreguem qualquer peso com os outros.

Novos ateus acabaram 
com o silêncio educado
que cercava a religião

Por que então o evidente melindre sobre falar de religião na vida pública? A resposta curta é que nós simplesmente não estamos acostumados com isso.

O mais impressionante da observação de Alastair Campbell, em 2003, de que "nós não nos ocupamos de Deus" foi que, até então, era absolutamente preciso dizer isso. Quase ninguém se ocupava de Deus em público.

O discurso público refletia o fato de que a fé de muitos é, como David Cameron descreveu, "um pouco como pegar a rádio Magia FM em Chilterns: ela meio que vai e vem". Ou como uma pesquisa da BBC concluiu, o maior grupo na Grã-Bretanha são os de "fé vaga". Assim, a religião era ocasionalmente vista e raramente ouvida, e essa era assim que as pessoas gostavam.

As coisas mudaram por várias razões. Vários dos chamados novos ateus dizem que o 11 de setembro os motivou a levantar o silêncio educado que cercava a religião e lançar seus ataques. O Islã mudou a agenda e, com ela, a religião em geral. Mas agora que a fé está a céu aberto não parecemos saber o que fazer com ela.

O despertar de uma seriedade religiosa que parecia estar em um estado vegetativo permanente perturbou os secularistas que talvez estivessem então muito preocupados para sedá-la novamente. Mas, como os romanos aprenderam, quanto mais um grupo se sente perseguido, mais forte, e não fraco, ele fica. Eles também são estimulados pelas simpatias daqueles de fé vaga, que muitas vezes veem os semelhantes a Richard Dawkins como pestes furiosas, mesquinhas e agressivas.

Uma das causas disso foi, creio eu, um clássico erro racionalista. É verdade que não há nada de justo ou democrático com relação a ter deselegido bispos anglicanos na Câmara dos Lordes. Não há nenhuma razão para que a religião tenha um espaço protegido chamado Thought for the Day [Pensamento do Dia] no meio do principal programa de notícias da emissora nacional. Uma reunião de conselho não é lugar para orações. Mas todas essas anomalias existem porque a Grã-Bretanha tem uma história enraizada na Cristandade. Onde a tradição voa em face à razão e à justiça, ela deve ser desmantelada. Mas quando ela simplesmente as importuna, muitas vezes é melhor permitir a passagem do tempo para que corroa essas reminiscências anacrônicas do que tentar demoli-las.

A maioria das pessoas, ao contrário, parece gostar dessas heranças estranhas ou são indiferentes a elas. Por isso, quando elas se transformam em locais totêmicos de batalha, o público em geral olha perplexo.

Mas o erro central é simplesmente perder de vista o fato de que o secularismo realmente é um princípio muito específico acerca do funcionamento das instituições públicas e políticas. Enquanto elas operam sem conceder privilégios a nenhuma visão de mundo particularmente abrangente, o secularismo não tem nada a dizer sobre quanto o resto da sociedade e do discurso público deveria ser religioso.

Secularistas deveriam
evitar o exagero da
proibição das orações

Para defender os ideais secularistas, portanto, nós precisamos renová-los. A neutralidade do Estado deve ser ferozmente defendida quando se trata de legislação e de instituições-chave. Mas, assim como com aquilo que acontece além desse núcleo, os secularistas deveriam estar mais relaxados. E se devemos nos queixar, precisamos fazê-lo seletiva e proporcionalmente. Deseleger bispos na Câmara dos Lordes é indefensável, e devemos nos posicionar firme e persistentemente contra isso. Mas tentar usar a Lei dos Direitos Humanos para frear as orações em uma reunião atinge muitos, mesmo aqueles simpáticos à causa, como um exagero. E debater ano após ano sobre o Thought for the Day parece mais uma obsessão do que uma busca de justiça.

O que eu estou defendendo é, em parte, pragmático, mas o seu núcleo é inteiramente baseado em princípios. Permitir a livre expressão e discussão da religião é tanto um princípio inegociável do secularismo, quanto a manutenção da neutralidade das instituições centrais da sociedade civil. Pode ser injusto criticar os secularistas por serem "militantes" ou "agressivos", mas muitas vezes somos desajeitados e desastrados. Se o secularismo passou a ser visto como o inimigo do religioso quando deveria ser seu melhor amigo, então nós, secularistas, devemos compartilhar ao menos uma parte da culpa.

Este texto foi traduzido por Moisés Sbardelotto para IHU On-line. Julian Baggini é autor de “Ateísmo: Uma Breve Introdução” (sem tradução para o português), entre outros livros. Ele é editor de uma sobre filosofa.





Intolerância do secularismo quer excluir Deus da Europa, diz Vaticano
novembro de 2011

Secularização


Comentários

Auridian disse…
Muito bom o texto. Estão querendo corromper o significado da palavra, isso já aconteceu antes com a palavra "materialsmo". Da forma como anda o trem, em breve "secularismo" será uma palavra perjorativa.
Anônimo disse…
otimo artigo !! concordo plenamente quando o autor escreve que o melhor alido das religiões é o secularismo pois ele é o ponto de equilibrio entre elas, o grau zero que permite que elas coexistam na sociedade sem se impor umas às outras pela violência!! lembro-me de um muçulmano, na França que, durante o debate sobre o secularismo que existiu ha dois ou tres anos antes neste pais, disse: "é graças ao secularismo que eu não sou obrigado a ter um crucifixo em torno do pescoço" - certissimo !!
Charles disse…
Vejo que as igrejas cristãs (mais) tradicionais, a católica e a assembléia de deus apontam suas armas para o inimigo errado, o ateísmo, o secularimso. Os verdadeiro inimigos dessas igrejas são essas vendedoras de milagres e prosperidade ou até mesmo o islã pode ser uma ameaça, o ateísmo, nunca.
Anônimo disse…
KKK Ser chamado radical de por um grupo de pessoas que diz. "Siga meu deus e minha religião, ou seja, torturado por toda eternidade." É hilário.

Secularismo = Ser neutro. Não faz propaganda "símbolos, discursos, e leis." de religiões, ou cosmovisões em detrimento de outras. E também não fala mal. Não é tão difícil de entender, eu acho que deve ter alguns que se fazem de desonestos mesmo.

Que a coragem, a lógica e razão, tenham piedade de sua mente "AMEM" :). Pq certamente os autointitulados representantes do ditador celestial não terão KKK.
Sem generalizar.
Rodrigo*
Unknown disse…
Se quisermos ver-nos livre de um estado teocrático devemos apoiar o secularismo. Um estado secular é bom para os ateus e bom para os religiosos.
Anônimo disse…
É só se sentir ameaçada que a digníssima e virtuosa religião manda cortar a cabeça dos ímpios: é a rainha vermelha de Alice no País das Maravilhas. Tenho 25 anos e ei de presenciar a queda de toda religião.
Anônimo disse…
É simples! A critica feroz de uma pessoa secular as religiões podem abrir os olhos de mais pessoas. Ao contrário do ateismo totalitário, o que temos agora e o ateismo inteligentes. Você estuda é aprende que toda as crenças são bobagem.
Anônimo disse…
A igreja católica podia pelo menos admitir que concepção virginal é um mito, mais eles não fazem pra não cair outro mito o da santa que subiu virgem para o céu. Mentir nunca foi um bom negócio . E se não fosse o secularismo estariam atrás de nossas cabeças, quem sabe para nos inforcar ou nos matar em alguma fogueira.
Anônimo disse…
*corrigindo* enforcar
marlom2312 disse…
Nunca também não Charles. Ólha, não sou contra a religião, sou contra a institucionalização de normas religiosas, só isso. A religião e a lei são coisas completamente diferentes, a religião é uma coisa que "não é para este mundo". A bíblia não é um código civil e nem um código político(constituição), é um código moral que visa a salvação da alma e não a organização do Estado, o modo mais eficiente de produção, a ciência, etc.. Até o Olavo de Carvalho concorda com isso.
Baphomet disse…
Caro AnônimoFeb 20, 2012 05:59 PM:
Uma pequena correção na frase - Mentir nunca foi um bom negócio - mentir sempre foi um bom negócio, pois as igrejas (principalmente a ICAR) são sustentas em mentiras e hoje possuem grande fortuna e patrimônio, creio que mentir seja um bom negócio ($$$), não acha?
Abraços.
Baphomet disse…
Excelente texto! O autor usa uma palavra, que eu concordo plenamente, a neutralidade. Deve-se manter fora da esfera política todos os discursos de visões do mundo, tanto os discursos ateístas quanto os religiosos. Era para o governo, supostamente, prestar serviços básicos ao seu povo, melhorando a vida das pessoas, nada mais.
Porém as religiões gostam de se manter no poder, se não, não estariam tão incomodadas assim. E outro ponto que eu achei interessante no texto, foi que as religiões estão sendo ignoradas e abandonadas e elas não estão gostando, pois sem fiéis não há religião.
Creio que este seja o principal motivo para as religiões temerem o "mostro" do secularismo, pois elas irão perder poder e a manipulação sobre as pessoas.
Anônimo disse…
Realmente mentir é algo lucrativo para as igrejas porque na verdade todas elas mente. Mais nisto eles só prova para nos a sua desonestidade e compromisso com a verdade a humanidade deveria ficar livre desses canalha papas bispos padres e estes que enfia uma bíblia debaixo do braço e se dizem pastores. Eles deveriam levar a palavra pastor ao pé da letra pra eles poder ver que são uns canalha também.
Anônimo disse…
Todo processo de desapego é dificil. Desapegar das coisas que reforçam sua crença em amiguinhos invisiveis é dificil.
Anônimo disse…
O medo que os religiosos sentem do secularismo nao é novo. A ICAR chegou a ter, no início do século XX o juramento ante-modernidade. O problema reside na efetiva separaçao igreja-estado e é isso que o religiosos temem.
Historicamente separou-se a igreja do estado, mas a religiao manteve sua influencia sobre a política, basta ver eleiçoes presidenciais, crucifixos em repartiçoes publicas, feriados religiosos, juramento sobre bíblia, nomes de cidades, escolas, o fato de a imprensa sempre pedir a opiniao da igreja ou de algum clérigo nalgum assunto sobre a vida pessoal dos indivíduos.
Ou seja, separamos formalmente igreja e estado, mas a igreja manteve sua influencia quase intacta, foi apenas arranhada.
Agora o cenário é outro. Há uma pressao para uma efetiva separaçao. Ou seja, nao só que o país nao tenha religiao oficial, mas que esta náo exerça nenhuma influencia.
Portanto, a situaçao atual é muito mais séria e perigosa para as religioes. Pois, em maior ou menor grau a cristandade sempre se pautou na influencia política.

Ps: desculpem os erros de acentuaçao, o teclado está desconfigurado.
Felipe N disse…
"Se Deus quiser" também verei hauhauhsuhsuah
Anônimo disse…
Não gostei da tradução... Além das passagens mal-escritas, o que é "deseleger" bispos? Não deveria ser uma atitude positiva?

Só não sei se existe mesmo essa dita "ferocidade" do secularismo... O que ocorre, a meu ver, é que uma parte maior da população governante e/ou esclarecida finalmente está tomando consciência de que, no espaço público/estatal, ou se subvencionam todas as religiões, ou não se subvenciona nenhuma. E em nome da praticidade e do bom senso, com qual das opções devemos ficar?

Infelizmente, o célebre historiador do ateísmo termina por legitimar a confusão, feita voluntariamente por religiosos, entre laicidade pública e ateísmo antirreligioso privado.
Anônimo disse…
O secularismo realmente é um bom negócio, pois já vimos que governos apoiados em ideais religiosos e ateistas foram um total fracasso e uma total desilusão para o povo. O caminho deve ser o secularismo, ou então, mais dia ou menos dia estaremos governados por alguma espécie de ''Grande Irmão'', e aí não terá mais saída...
Igor disse…
Achei o artigo muito mal escrito e bastante confuso, com o articulista citando autores, conceitos, posições alheias e dados históricos sem explicar o porquê dessas citações – e por qual motivo são pertinentes ao texto. Pareceu querer enfeitar demais o artigo, e acabou sendo pouco profundo.

O secularismo visa retirar a influência social das religiões, que chegam ao ponto de formular as políticas do Estado, a elaboração de leis ou tornarem-se institucionais. É justamente moldar o Estado para que ele relegue ao privado à matéria de fé e religião, efetivando assim a liberdade religiosa em sua plenitude.

E o articulista parece defender justamente o oposto, ao clamar como “indefensável” o fato da Câmara de Lordes “deseleger” (?) bispos, ou chamar de “exagero” a proibição pela justiça britânica de se realizar orações formais e/ou oficiais em câmaras públicas municipais (que está traduzido como “conselho empresarial formal”, e creio não ser essa a tradução para o caso se, claro, for o mesmo). São medidas exemplares em relação ao secularismo, e não “indefensáveis”!

Fora que o articulista deixa de reconhecer que a tal “ferocidade” é na verdade existente em determinadas instituições religiosas que já declararam ser contra o secularismo, assim como contra a laicidade e algumas liberdades individuais. A Igreja Católica, por exemplo, faz campanha contra o secularismo, e chega a ser ingênuo tratar as declarações desta Igreja como se fosse um “mal entendido” que os secularistas teriam “parte da culpa” e deveriam se explicar melhor!
Anônimo disse…
ei de presenciar o fim de todo fanatismo e preconceito, 13 anos.
Mello disse…
Eu daria nota 5 para o texto. O cara defende a manutencao da cota dos religiosos na camara dos lordes, que eh uma humilhacaoao ao Estado Ingles. As vezes fala como um admirador das religioes e da a impressao que o neutralismo eh o ideal, parece que esta em cima do muro.
Secularismo tem que ser inimigo das crendices, SEMPRE, nao existe como conviver com mitologias da era do bronze a emburrecer os mais humildes. Nada de neutralidade com religiosos, se eles pudesse estariam ainda queimando pessoas, pois os dogmas sao exatamente os mesmos.
Rita Voss disse…
Lúcido.
Não importa quão educado ou brando você tente ser, se disser a um líder religioso que ele deve manter sua pregação fora da esfera do Estado ele se dirá ofendido a tratará de fazer com que os fiéis assim se sintam. Não esperemos honra de líderes religiosos. Só os fiéis merecem o respeito a sua crença. Por bem pouco não dá pra chamar líderes religiosos de "ateus do mal".
Anônimo disse…
jamais vai ver isto é impossivel...ateus vao ser sempre a minoria , odiados para sempre pois representam tudo que é de ruim , decretaram a morte de todos os anseios humanos , sao a ESCORIA DA HUMANIDADE.
Anônimo disse…
cristãos também já foram minoria, ô escória. o ateísmo está crescendo juntamente com as idéias seculares e a crentelhada tá toda apavorada pois estão se sentindo oprimidos por uma minoria de ateus. e se quiser ver tudo que é de ruim, pegue uma bíblia e leia, nunca vi um livro ter tanta coisa ruim.
a religião e as pessoas preconceituosas e bitoladas como você que são a escória da humanidade e do universo.
Leonardo Tomé disse…
muito bom o texto e este comentário (pois trouxe uma breve história que se encaixa perfeitamente).
Anônimo disse…
O maior problema é que os líderes religiosos encaram seus preceitos da religião como um estilo de vida, e por isso tendem a aplicá-los quando agem em sociedade, sem considerar que nem todos compartilham dos mesmos preceitos. Eles pensam que seu estilo biblificado de vida é o único válido, e ao torná-lo compulsório, estão fazendo um bem à sociedade. Isso funciona dentro de templos, não em um Estado laico. Vide bancada evangélica no Congresso.

O Secularismo em sua essência já é uma ameaça à influência religiosa no povo e no governo, mas só o é devido à intransigência da religião em setores da sociedade que não a competem. Se a religião respeitasse sua própria condição, não temeria o secularismo, pois o mesmo se trata unicamente de neutralidade.
Bruno de Moura disse…
Infelizmente tem que forçar... Não no sentido de acabar com a religião (não vi nenhum secularista propor isso), mas no sentido de fazer o que o secularismo deve fazer, que é remover a religião da esfera pública. Eles não vão simplesmente abrir mão dos espaços conquistados. Esse pessoal se mantém no poder porque usa de todo tipo de artimanha para deixar as coisas como estão. Eles não vão concordar em abrir mão os secularistas "pedirem com jeitinho".... Esse secularismo que o autor defende é secularismo que está ai e nunca mudou nada. É preciso forçar sim, mas sem perder a razão. Religião faz parte da esfera privada e não pública, e quanto a isso, não devemos baixar o tom.
Bruno de Moura disse…
Infelizmente tem que forçar... Não no sentido de acabar com a religião (não vi nenhum secularista propor isso), mas no sentido de fazer o que o secularismo deve fazer, que é remover a religião da esfera pública. Eles não vão simplesmente abrir mão dos espaços conquistados. Esse pessoal se mantém no poder porque usa de todo tipo de artimanha para deixar as coisas como estão. Eles não vão concordar em abrir mão os secularistas "pedirem com jeitinho".... Esse secularismo que o autor defende é secularismo que está ai e nunca mudou nada. É preciso forçar sim, mas sem perder a razão. Religião faz parte da esfera privada e não pública, e quanto a isso, não devemos baixar o tom.
Anônimo disse…
Para os estupidos o discernimento é um inimigo.
Agildo Matos disse…
Estão confundindo liberdade de exercer religião com liberdade de impor religião. Simples assim.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih