Pular para o conteúdo principal

MPE acusa prefeito de favorecer com verba Marcha para Jesus

Para agradar evangélicos, Lippi
desrespeitou o Estado laico
O MPE (Ministério Público Estadual) encaminhou à Justiça uma ação de improbidade administrativa contra o prefeito Vitor Lippi (PSDB), de Sorocaba (SP), pela liberação ilegal de verba para a Marcha de Jesus entre 2006 e 2010.

A ação inclui como acusados o secretário municipal Anderson Santos (Cultura), o deputado estadual Carlos Cézar (PSB) e o Conselho de Pastores Evangélicos de Sorocaba.

O prefeito não poderia liberar verba para um evento religioso porque o Estado brasileiro é laico, como expressa a Constituição.

Além disso, não há prestação de contas do dinheiro repassado ao Conselho de Pastores Evangélicos, não se podendo afirmar, portanto, que a totalidade da soma tenha sido de fato usada para promover a marcha.

A Justiça deu aos acusados prazo de 15 dias para se manifestarem em sua defesa.

Em caso de condenação, os acusados terão de devolver aos cofres públicos cerca de R$ 2,94 milhões, incluindo multas. A lei prevê ainda perda de função pública e dos direitos políticos por 8 anos.

Com informação do portal Cruzeiro do Sul.

Justiça manda tirar Marcha para Jesus do calendário de Brasília.
julho de 2011

Marcha para Jesus.   Religião no Estado laico.

Comentários

Templar disse…
Ho man, pqp man, quando esse pesadelo vai acabar!?
Anônimo disse…
Sh!t got serious! ^^
Unknown disse…
Cumpra-se a lei.

Devemos respeitar as crenças, quer sejam religiosas quer não, de todas as pessoas até o limite em que a prática dessas crenças configure crime.

Quando práticas religiosas infringem a Lei, os envolvidos devem ser penalizados.
Israel Chaves disse…
O único problema é que, no Brasil, esses que cometem crimes em nome da religião têm apoio popular e político, o que os torna imunes à lei.
Acho que essa ação tem tanta chance de dar certo quanto a denúncia de charlatanismo do Edir Macedo ou a de homofobia do Silas Malafaia.
Espero que algo mude e a lei seja cumprida, mas sinceramente, acho que a maior probabilidade é que alguém seja muito bem pago e o assunto acabe morrendo sem dar em nada. Nos três casos.
Anônimo disse…
vagabundo vagabundo vagabundo
Anônimo disse…
Se houve realmente o que estão dizendo com certeza eles terão que devolver o dinheiro . Agora parece que estão começando a levar a sério que o brasil é laico e que o governo não favorece nenhuma religião ,eu acho que esta voz chegou no ministério público que agora vai acabar com esta festa, desde símbolos religiosos em repartições públicas ao ensino proselitista do cristianismo em escolas públicas, o estado laico é o único que pode garantir um estado de direito e de paz entre todas as raças e crenças. Agora querer institucionalizar o cristianismo ou qualquer outra religião pode e vai trazer muitos problemas para a nação. Religião e poder político nunca deu certo isto é fato não podemos mais cometer este erro.
Anônimo disse…
Só para complementar homens não podem impor a toda uma nação que vivam segundo as suas convicções religiosas, mais deve se governar para o bem estar de todas as pessoas raças religiões e orientação sexual por isso o estado laico é tão importante fazendo garantir o direito de todos os povos e havendo disputas e guerras entre religiosos o governo possa agir com toda soberania para garantir a paz e o estado de direito.

Anderson
Vivem jogando na cara dos militantes lgbt que eles usam dinheiro público para financiar a parada deles. Hipócritas.

Agora estamos empatados, bebê! Vocês não são melhores do que nós!
Unknown disse…
Mas o movimento GLBT ainda é visto como apoio ao Estado contra a prática de preconceito, assim como uma luta por direitos sociais. Já a marcha para Jesus não é nenhum movimento de luta política, apenas uma louvação a deus.
Eu sei, mas para os evangélicos é apenas para promover a "fuleiragem". Hipocrisia, não?
Robson disse…
Olá amigos Ateus...Sou de Sorocaba e digo uma coisa: Sorte que ,ainda, não apareceu um Ateu extremista, pois o dia que um "endoidar" e se for um cara inteligente com dinheiro, vai bater fácil o Anders Breivik Behring !!!!!!!!!

Espero que isso não aconteça...

Robson Kvalo
Anônimo disse…
Duvido que isto aconteça ateus são bastante racionalista.
Igor Mendonça disse…
Mai uma notícia confirmando que este não é um Estado Laico. Já até sei onde levantar informações quando for debater sobre a laicidade do Brasil. Parabéns ao MPE, mas que pena que ainda temos ignorantes.
Anônimo disse…
Acho que está misturando os papéis aqui. Nunca vi um ateu sem cultura, e geralmente são os que agregam valores à humanidade. O ateu não tem um livro para massacrar a concorrência, clamando pela exclusividade e principalmente, pelo LUCRO!!!!
Anônimo disse…
putz mano, olha carnaval, mata. destroi familia, adulterio, prostituicao drogas, tudo financiado com dinheiro publico e niguem reclama disso
VOZ DO BRASIL disse…
Faço uma pergunta:

"...O Estado pode impedir o dogma de uma igreja ou religião?..."

Se a resposta for "NÃO", posso criar um igreja que prega o sacrifício humano.

Se a resposta for "SIM" , então está na hora do Estado regulamentar o dízimo para a atividade da religião, por passar por um assunto econômico e financeiro que atinge diretamente ao Estado.
Anônimo disse…
Política e Religião são parentes?
Religiões e seitas semeiam ódio e separação das pessoas entre si, conduzindo seus crentes, uns escravizados e fanáticos abusando, prejudicando e lutando para erradicar os das outras crenças.
Desde os tempos antigos, as religiões e seitas não criaram liberdade, paz, harmonia e amor, mas sim animosidade, ira, briga e raiva, bem como fúria cega, ódio racial, o ódio contra outras religiões, a dependência, a servidão, a escravidão, a guerra e conflitos, angústia, miséria, tristeza, ansiedade, medo, a fé delirante, a superioridade sobre as outras pessoas, autonomia, e muitos, muitos outros males graves, que através de assassinatos o caos prevalece entre os povos da Terra. Acreditar em político honesto é o mesmo que acreditar na fábula de faz de conta de Jesus Cristo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih