MP pede a retirada das cédulas do real a frase 'Deus seja louvado'

A referência a Deus é incompatível
com o Estado laico brasileiro
Pedro Antônio de Oliveira, procurador substituto do MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo, enviou em dezembro uma representação ao BC (Banco Central) para que deixe de imprimir nas cédulas do real a frase “Deus seja louvado”, de modo a cumprir a laicidade do Estado brasileiro, prevista na Constituição.

Como resposta, o BC apresentou duas argumentações.

Primeira: a representação tem um “vício de origem” porque não cabe ao BC tratar desse tipo de questão, mas, sim, ao CMN (Conselho Monetário Nacional), que é o responsável pela emissão de cédulas e moedas do país.

Segunda: a república brasileira não é antirreligiosa ou anticlerical, o que não impede que as cédulas tenham a referência a Deus, o que, inclusive, se repete na própria Constituição.

O que não pode, segundo o BC, é que haja nas cédulas menção a uma doutrina religiosa ou a um determinado credo.

As argumentações do BC são contraditórias entre si porque, se a questão só cabe ao CMN, a instituição não poderia se manifestar favoravelmente à inscrição religiosa no dinheiro.

Com informação da Veja.


Ministério Público vai pressionar ministro para que tire Deus do real.
março de 2012


Religião no Estado laico.

Comentários

  1. Respostas
    1. Só comprar um carimbinho escrito "o caralho!" e aí a gente carimba todas as notas que passarem em nossas mãos... Vai ficar bem legal o efeito. =D

      Excluir
  2. Deus do céu, quanto mimimi.
    Gente reclamando que tem "Deus seja louvado" no dinheiro... eu quero dinheiro, pode até ter a sharia ali dentro,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reclamar do descumprimento do princípio da Laicidade e, consequentemente, do respeito à Constituição Federal é um dever cívico.

      E se isso é "mimimi" então religoso nenhum tem de reclamar da retirada.

      Excluir
    2. Mais uma demonstração de vagabundagem e de ativismo politiqueiro de alguns promotores do Ministério Público.

      Excluir
  3. Tinha que ter Louvado Seja o Povo Brasileiro ,Eles tinham que dar uma prova que existe um deus em algum lugar fora da imaginação . Ou também eles pode colocar louvado seja o unicornio cor de rosa, ou louvado seja o saci perere, este faz mais sentido porque ele é 100% nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se isso aqui fosse facebook, eu iria curtir e ompartilhar teu comment pra mostrar, pq vc falou pouco, mais falou com perfeição oque eu e muitos pensam.

      Excluir
    2. Louvado seja o Monstro de Espaguete Voador!

      Excluir
  4. Que babaquice gente, ate parece que muda alguma coisa se estiver escrito essa frase no dinheiro, grande coisa, tantas coisas mais importantes a se preocupare os ateus encabados com essa mesquinharia e coisas pequenas. OS: nao acredito em nenhum Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babaquice agora você vai ver o dia que vão lutar pra colocar Allah seja louvado --

      Excluir
    2. Concordo que a retirada da frase não seria um avanço prático, mas sem dúvidas representaria um avanço filosófico.

      Excluir
    3. Um avanço filosófico? Eu diria ideológico, rs

      Porém além de que isto seria um marco importante de espaço na defesa da laicidade do Estado, seria interessante pois também representaria um marco por ser a aplicação da laicidade no capital brasileiro.

      Parece pouco, meus caros, mas eu digo, não é.

      Excluir
  5. Esse frase pode não prejudicar nossas vidas, mas a retirada dela representa um avanço no secularismo brasileiro, que ainda está longe de acontecer.

    ResponderExcluir
  6. E outra o que esta inscrição quer dizer para um deus ser louvado numa nota de dinheiro? O dinheiro pra se ter tem que trabalhar muito ele não cai do céu e ai você tem que louvar a deus? Acho que faz mais sentido para os evangélicos dizimo$ entenderam.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deletado por se tratar de uma provocação que nada acrescenta ao post.

      Excluir
  8. "Segunda: a república brasileira não é antirreligiosa ou anticlerical, o que não impede que as cédulas tenham a referência a Deus, o que, inclusive, se repete na própria Constituição."

    Só 1 deus deve ser louvado? Monoteísta? E as religiões que seguem vários deuses? Claramente isso posição monoteísta. E linhas do budismo que não tem deus nenhum?

    Agnósticos, ateus, deístas e etc são obrigados a fazer propaganda religiosa "Deus seja louvado", toda vez que troca dinheiro por algum produto?

    Desde quando retirar uma propaganda monoteísta da moeda nacional é ser anticlerical?? Vc sabe oq significa ser neutro? Neutro é simplesmente não apoiar ou desfavorecer nenhum lado. Onde esta a menção politeísta, de agnósticos e ateus nas cédulas? Se não cabe ao seu órgão determinar isso, pq se manifestou a favor de deixar seu proselitismo religioso nas cédulas?

    Claramente esta fazendo propaganda monoteísta, e aposto que tem muito religioso que acha que colocar "Deus seja louvado" nas cédulas é algo de muito mau gosto.
    Seja louvado com nota de 50 ou 100 de preferencia. :)

    Mais algum argumento tosco para ser detonado??

    Rodrigo*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu ainda me espanto com a capacidade falaciosa das instituições, político e cidadãos que ficam protegendo as religiões a todo custo.

      A frase é claramente um atentado à laicidade. Não há argumento que possa ser contra.

      A menção a deus na CF também é um ataque à laicidade, mas o STF, interpretando a bel prazer, afirmou que o Preâmbulo não tem força normativa e que por isso não afeta a laicidade, sendo mera manifestção do legislador constituinte à época da promulgação.

      Um total absurdo. Mesmo não tendo força normativa, está usando um instrumento público para fazer proselitismo. Portanto, fere sim a laicidade!

      Isso dá medo demais! A insegurança jurídica causada por ministros do STF que ficam fazendo política ao invés de seguirem as leis.

      Excluir
    2. Basta ver o crucifixo gigante que existe no STF. E o CNJ ja, junto com um ministro do STF [não me lembro qual] já manifestou que não considera símbolos religosos em repartições públicas uma ofensa ao Estado Laico.

      É a invenção da interpretação política [hermenêutica]. O ministro interpreta a CF de acordo com a consequencia política que ela pode gerar.

      Toda doutrina dominate que trata do assunto AFIRMA VEEMENTEMENTE que simbolos religiosos em repartições públicas, quando em locais onde pode se entender que estão auferindo religião ao Estado, ferem sim a laicidade.

      É difícil viver num país onde hipócritas e demagogos interesseiros chegam à suprema corte.

      Excluir
    3. Apoiado:

      Stíphanie

      Excluir
  9. Três coisas me incomodam bastante no laico estado brasileiro: 1- A menção à palavra deus na Constituição federal; 2- Os discursos padrão de abertura e encerramento das seções legislativas incluem "sob a proteção de deus"; 3- deus seja louvado nas cédulas de real. Isso sem contar os feriados religiosos impositivos, todos deviam ter direito a um "dia de culto" por ano, assim respeita-se a liberdade de culto individual e não obrigam aos não seguidores de determinado culto ou fé aos feriados religiosos. Vamos contar os feriados oficiais: são Sebastião (para os cariocas); são Jorge (para os fluminenses); Aparecida; Natal. Os extra-oficias: Páscoa e Corpus Christi. Isso sem falar nos feriados espalhados pelas cidadezinhas e enforcamentos.

    ResponderExcluir
  10. Realmente não há motivos para essa frase, cada um de nós sabemos a quem devemos louvar ou não louvar, cada um tem sua crença, seu poder de expressão!!!

    ResponderExcluir
  11. Já estava na hora de alguém tomar a iniciativa de tirar aquela coisa das cédulas. O estado é laico, os crentes gostando ou não.
    Mas duvido que vá ser retirado, porque a grande maioria dos políticos têm interesses nisso. Ou são religiosos, ou não querem perder o apoio dos religiosos. Já vimos o que aconteceu com nossa nova ministra por ela ter dado uma opinião pessoal. Nesse país, fazer qualquer cpoisa contra religiosos é pedir para ser boicotado.
    E quem vier reclamar que não é importante, que não faz diferença e etc., então porque se incomoda em reclamar da retirada? Não vai fazer diferença, não é mesmo?
    Mas sim, é importante. É importante porque é isso que manda a lei, e quando o próprio governo descumpre a lei, que moral ele tem? Não que o nosso tenha muita, mas... Quanto menos coisas erradas, melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defendendo assassina?Opinião própria é uma coisa...assassinato é outra bem diferente...Como mulher tenho nojo dessa ministra e acho um absurdo que ela não esteja em uma cela imunda qto ela própria...Quanto a frase na cédula...tanto faz...Deus esta é no coração...Brasileiro não lê nada mesmo...

      Excluir
    2. É por isso que o Brasil é o que é hoje, porque tem pessoas que nem tu que essa mente de miseravel que nem tu, quantos problemas brasil tem pra resolver, e se preocupam com isto. ah vá

      Excluir
  12. Retirar "Deus seja louvado" das notas de real pode ser encarado como um símbolo da defesa da laicidade no Brasil.

    O dinheiro não valerá mais ou menos se tiver ou se não tiver essa frase. A questão está em cumprir a Lei e respeitar a laicidade.

    É bom ver que o MP está atento a isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo (Laicidade. Mas há Porém...
      Talvez essa atitude de tirar a frase das notas nos traga liberdade, mas também libertinagem de alguns ideais anti-Cristãos, que terão um degrau alcançado rumo a suas metas antropológicas.
      Às vezes é melhos ficar quieto,e não jogar o que temos, pois poderá servir-nos de arma no futuro. Enquanto ficamos (brasileiros) em busca de Laicismo, algumas civilzações baseadas em ideologias religiosas "fortes" estão cada vez maiores e mais poderosas politicamente.
      Pense nisso !

      Excluir
  13. O mais coerente seria que a figura aquela esfinge (não sei o que ela representa) seja louvada...
    Particularmente não vejo qual o problema de tirar a frase, até parece que as pessoas deixaram suas religiões só por tirar a frase "Deus seja louvado" tipo o cidadão cristão vai olhar para a nota e não vai ver mais a frase e vai dizer "não eu não vou mais louvar a Deus, porque não está escrito na nota" Ou que as pessoas não irão mais usar dinheiro só porque a frase saiu.
    Acredito que para o ateu( falando de mim) cago ando, não vou deixar de ser ateu por conta disso, pra mim é só uma frase louvando um ser imaginário, até rio quando leio, brinco, as vezes risco o nome e coloco Goku, Thor, Saori Kido em fim... Mas acho inconstitucional e acredito que existe muitas pessoas que acreditam em vários outros deuses que devem se incomodar. Fico imaginado a tortura que deve ser para uma Testemunha de Jeová ver "Deus seja louvado" ao invés de "Jeová seja louvado" em fim deve ser muito desconfortante para as pessoas de outras crenças ter esse tipo de frase nas cédulas

    ResponderExcluir
  14. Quem faz as confecções das notas é o Banco Central do Brasil. E a inscrição já deveria deixar de constar nas notas desde o início da vigência da Constituição de 1988.

    Fora que laicidade, dentre outros conteúdos, conota neutralidade e ausência de confissão religiosa, o que de longe pode ser interpretada como “antirreligiosa ou anticlerical”. A justificativa de se amparar no preâmbulo (que não faz parte do corpo normativo constitucional) é tão absurda que deveria haver uma sindicância para ver se o funcionário respeitou o princípio da impessoalidade ou não ao emitir tal “resposta”.

    Espero êxito do Ministério Público Federal! Apesar de até institucionalmente o Procurador irá encontrar barreiras...

    ResponderExcluir
  15. A frase fere a democracia ,nem todo mundo crê em deuses e nem todo mundo acredita que um deus deva ser louvado e deus nenhum escreveu em lugar visível que não restasse dúvidas que ele quisesse ser louvado por quem quer que seja.

    ResponderExcluir
  16. Jeferson Tadeu de Souza14 de fevereiro de 2012 15:15

    Ate qquando os crentes nao vao entender que Estado Laico nao é a mesma coisa de Estado Agnostico? Os crentes leem assim: Estado laico, eu posso falar de deus o quanto quiser, desde que eu nao fale da igreja. Mas na realidade é : O Estado nao se envolve com isso. Imagine tu indo em um médico e ele te dando um atestado qualquer e no final coloca assim: Com muita fé no que falei. ou Que Deus confirme o que falei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior seria o médico receitar reza duas vezes aos dias antes das refeições

      Excluir
  17. Ainda bem que não colocaram esta frase nas moedas!

    ResponderExcluir
  18. Quando alguém quer alguma coisa bem feita, faz por si próprio....

    Entenderam ou quer que eu desenhe??????

    Robson Kvalo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós não entendemos, desenhe.

      Excluir
    2. Está sugerindo ao povo que façam sua própria moeda, ou que rabisquem a frase e coloquem: Deus não existe?
      Não entendi o que você quis dizer com isso...

      Excluir
    3. Estudante Bíblico Constitucional17 de fevereiro de 2012 10:15

      Se o Deus seja louvado for rabiscado e outra pessoa não aceitar receber o dinheiro assim?

      Excluir
  19. isso aí..
    Começam com a frase do dinheiro,
    depois que abre o precedente
    tiram todos os feriados de dias santos
    e continua tudo muito laico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois deveria mesmo... É um absurdo as pessoas deixarem de trabalhar por causa de uma suposta santa, por exemplo. Nem todo mundo é católico. Isso sim seria um estado laico.

      Excluir
    2. Eu particularmente sou contra a qualquer tipo de feriado religioso. O Brasil tem feriados demais. Por isso pagamos tantos impostos, pra compensar os dias que coçamos...

      Excluir
  20. Sexta feira da paixão também é outro feriado que não deveria sair do âmbito das igrejas onde apenas seus fiéis a esta crença faça seus comemorativo.

    ResponderExcluir
  21. Quem não parar de adorar a Deus vai ser jogado na fornalha de fogo!

    ResponderExcluir
  22. Ou tira ou coloca "Darwin Rules!" no outro canto, como direito de reciprocidade.

    ResponderExcluir
  23. Se os brasileiros se preocupassem mais com isso:

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    Do que com:

    "Deus seja louvado".

    SERIAMOS UM PAÍS MUITO MELHOR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se nós brasileiros nos preocuparmos com isso e no fim Deus for louvado, então não é preciso nos preocuparmos, pois Deus resolve tudo.

      Excluir
    2. Se Deus melhorasse a visão dos que estão cegos a previdência melhoraria.

      Excluir
    3. Como querer que a Constituição seja cumprida criticando quem deseja que a mesma seja cumprida em sua plenitude? Isso é hipocrisia!

      Excluir
    4. Igor,

      Eu não disse que não quero que a Constituição seja cumprida, disse? Mas para mim, há prioridades. Muda minha vida a frase? (y)

      Mas mudaria se eu tivesse segurança pública e ngm discute sobre isso com tanto afinco.

      Excluir
    5. Políticos são eleitos para cumprir isso, se você vota em ladrões ou não mostra aos outros que certo político é rouba, provavelmente continuará carecendo do que é previsto em lei.

      Excluir
    6. Estudante Bíblico Constitucional17 de fevereiro de 2012 10:18

      Igor, a Constituição possui contradições igual a Bíblia.

      Excluir
    7. Estudante Bíblico Constitucional17 de fevereiro de 2012 19:59

      Juliana, o que é prioridade tem que estar bem no começo da Constituição, ou seja, os deputados promulgaram a Constituição sob a proteção de Deus, mas todo poder não vem de Deus e sim do povo, a não ser que Deus seja o povo, pois alguns dizem que a voz do povo é a voz de Deus.

      Excluir
    8. Juliana Benare,

      Eu não disse que não quero que a Constituição seja cumprida, disse? Mas para mim, há prioridades. Muda minha vida a frase?

      Existe uma violação da Constituição neste caso, mas você critica a ação de quem se preocupa com isso por causa das “prioridades”, então você postula que deve se deixar de agir neste caso para agir nas tais “prioridades”. A omissão do Estado, mesmo que temporária ou condicionada, diante uma violação da Constituição é uma forma de não cumprimento da mesma. Assim, você está sendo hipócrita ao querer o cumprimento da Constituição, mas criticar quem está agindo neste sentido!

      Ademais, não existe prioridade de temas da Constituição. Isso é ideologia sua! Há, no máximo, conflito de normas, o que não é o caso aqui. E nem esta ação do MP afasta a possibilidade de se preocupar com outros artigos da Constituição!

      Se houvesse respeito integralmente a Constituição, sem seleção de temas pela conveniência, daí sim seriamos um país muito melhor!

      Excluir
  24. Pela laicidade!


    Não há que se privilegiar credos de maioria ou de minoria em nada que seja público. Muito menos em cédulas de Real...

    A busca pelo cumprimento das leis da Carta Magna demonstra o caráter exemplar por parte das autoridades. É um bom sinal.

    ResponderExcluir
  25. Se o deus é imaginario, que a frase também seja! Assim qualquer um pode imaginar a frase que deseja, ou nenhuma frase!

    ResponderExcluir
  26. Uma pergunta: nos EUA estado e religião sáo separados, mas, se faz o juramento da verdade sobre a Bíblia, o presidente recém empossado também faz o juramento sobre a Bíblia e notas de dólar também tem menções ao deus de mitologia Abraâmica.

    Afinal, existe algum estado laico no Mundo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os EUA não são o melhor exemplo de laicidade. Eles ainda passam pela a mesma fase que o Brasil de amadurecer o conceito da laicidade. O vizinho Canadá tem uma postura muito mais avançada no tocante à laicidade!

      Excluir
    2. A Inglaterra é o mais próximo do laicismo que eu tenho visto ultimamente.

      Excluir
    3. A Inglaterra é o mais próximo do laicismo que eu tenho visto ultimamente.

      Inglaterra tem religião oficial, com igreja do Estado e regalismo. A chefe de estado é também a chefe da Igreja Anglicana. E é confessional. Por isso está longe de ser laica!

      O Canadá e a França seriam exemplos melhores, tanto da laicidade quanto do secularismo. Apesar de que a França andou pisando na bola e violando a laicidade com essas políticas discriminatórias contra islâmicos de quase criminalizar o uso das vestimentas pelas mulheres...

      Excluir
  27. Só agora me dei conta disso.
    Deus não está nem aí para essa hipocrisia.
    E nem nós.

    "Eu não recebo glória dos homens; João 5:41"

    "Porque conheço as suas obras e os seus pensamentos; vem o dia em que ajuntarei todas as nações e línguas; e virão e verão a minha glória. Isaías 66:18"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus não está em nenhum lugar, pois Deus não existe.

      Excluir
  28. O dinheiro é do povo, e não do governo, ainda que o produzam.

    Eta laicidade idiota.

    ResponderExcluir
  29. Não sou contra a um estado laico, porque de outra forma viraria uma bagunça por serem várias as religiões, principalmente nas escolas.

    Mas seria bom que os governantes julgassem bem estas ignorancias impostas por satanás.

    Porque Deus não é uma religião, Ele é um ser supremo, e como tal, tem autoridade para agir como lhe convier.

    "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7"

    "Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Hebreus 10:31"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu deus é um bundão, você se sente ameaçado, ateus da risada da tua papagaiada incansáveis e ameaças sem fim . Deixa de ser patético seu deus não existe e ponto final.

      Excluir
  30. Me explique os ateus a dificuldade se crer num ser SUPREMO que prima pela justiça, tendo em vista de que há escala de grandeza para tudo no universo?

    Eu respondo: "2 Coríntios
    4:4 Nos quais o deus deste século(satanás) cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus Javé tem o poder de dar visão aos cegos.

      Excluir
    2. "Me explique os ateus a dificuldade se crer num ser SUPREMO que prima pela justiça, tendo em vista de que há escala de grandeza para tudo no universo?"

      Simples: Não existe nenhuma evidência de sua existência.

      Tudo o que existe são descrições contadas por outras pessoas, que também nunca o viram. A existência do seu deus tem tanta base quanto a do Curupira.

      Até que prove sua existência, é lógico que não vamos acreditar.

      E não cite a Bíblia. Ou vou começar a citar O Senhor dos Anéis para provar a existência de Sauron, e você não poderá dizer nada contra.

      E, prima pela justiça? Faça-me o favor... O deus cristão é o mais injusto dos seres mitológicos.

      Excluir
  31. Deus Javé tem o poder de dar visão aos cegos.

    ResponderExcluir
  32. Não adianta apagar a frase do dinheiro, se as pessoas continuarem a falar graças a Deus, vai com Deus, pelo o amor de Deus, aí meu Deus, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  33. Ridícula essa frase em cédulas.

    E se eu fosse islâmico e quisesse "Allah seja louvado", ou hindu e quisesse "Brahma seja louvado"?

    O melhor mesmo é deixa um espaço para você poder escrever a lápis o deus que você quiser.

    "__________ seja louvado"

    ResponderExcluir
  34. A MP podia pedir a retirada da frase: ", sob a proteção de Deus," do preâmbulo da Constituição Federal. Já ajudaria também.

    ResponderExcluir
  35. Mas eu não to lendo uma besteira dessa, quantos problemas temos no nosso país, e tem gente miserável de mente recheada de porcaria que tem o absurdo de imcopetência de querer tirar uma referencia a DEUS na nota aonde é um país católico, ah mas é brincadeira uma coisa dessa.

    ResponderExcluir
  36. Olha o quanto crentes e ateus as vezes se parecem, cheios de uma futilidade tosca. verdadeiras nulidades ineficazes.... Discutindo irrelevancias diversas

    ResponderExcluir
  37. Velhos onde esta a verdade, pq estamos aqui?Que diferença faz nossa vontade?Os controladores de grana permitem discussões deste tipo pois sabem que de nada valem!Que os deuses humanos são lendas tudo bem...mas que a ciência também anda em círculos...há a menor duvida!O fato é com com ou sem louvores divinos no dinheiro ateus ou não, estamos navegando por águas turvas com mapas duvidosos em uma viagem sem nexo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

-------- Busca neste site