Pular para o conteúdo principal

Evangélicos protestam contra projeto de escultura de Iemanjá

Iemanjá de Praia Grande, 
cidade vizinha de São Vicente
Evangélicos de São Vicente, no litoral paulista, protestaram na quarta-feira (15) contra o projeto de lei para a construção de uma imagem de 2,30 metros de altura e 1,05 de largura de Iemanjá em uma praia da cidade, em homenagem à Mãe das Águas.

Izaías Lopes, da Associação Amigos Pastores, disse que o protesto na praia de Itararé, local previsto para a instalação da imagem, não foi uma manifestação de intolerância religiosa, mas, sim, uma demonstração de democracia.

Argumentou que “o culto [a Iemanjá] tem de ser exercido em locais apropriados”, e não na praia. “Além disso, haverá impacto ambiental por causa das oferendas que serão deixadas na praia.”

Para Valter Guerreiro, pai-de-santo e presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, tratou-se, sim, de uma manifestação de intolerância religiosa.

“Isso chega a ser um crime”, disse. “Não vamos ficar parados vendo uma cultura milenar ser tratada com preconceito”.

Pela laicidade do Estado brasileiro, expressa na Constituição, o dinheiro do erário e o espaço público não podem ser alocados para obras de cunho religioso. Mas ainda assim existem estátuas de Iemanjá e monumentos à Bíblia em várias cidades.





Com informação de A Tribuna.

Promotor diz ser legal construção em homenagem à Bíblia
janeiro de 2012

Religião no Estado laico.  Religião contra religião.   Intolerância.

Comentários

Anônimo disse…
Se fosse uma estátua de Jesus ninguém reclamaria.
Fabricio Gomes disse…
Sou contra a monumento de qualquer figura religiosa, seja qual for a crença. Como se não bastasse todo primeiro dia do ano as pessoas sujarem as praias com oferendas a essa entidade.
Anônimo disse…
Se pode estátua de jesus porque não pode de iémanja, desde que não seja custodiado pelo governo por mim tudo bem. Mais realmente as questões das oferendas não é nada bom, tem que ver se não fere nenhum código ambientalista.
Igor disse…
Assim como a construção de um monumento cristão com o Erário Público e em terreno do Estado, esse monumento também fere a laicidade!

Agora, é interessante observar que a manifestação não foi em prol da laicidade, mas sim por intolerância religiosa! Se fosse o símbolo religioso deles, estariam criando milhares de sofismas (nem preciso fazer cometer redundância para dizer que é de má-fé) para dizer que o Estado deve construir!
@lisangelo disse…
Moro em uma cidade litoranea e temos aqui uma estatua para culto a Iemanja. Pelo menos fizeram um espaco fechado para as velas e as oferendas. Mas a estatua levanta tambem algumas questoes interessantes. A maioria das pessoas daqui chama a Iemanja de 'Santinha' e muitas pessoas saem da missa catolica na igreja matriz e vao direto para a estatua fazer mais uma oferenda complementar. Muitos dizem que a Nossa Senhora e a Iemanja são a mesma entidade. Então ficam duas perguntas: se são a mesma pessoa, porque sair de um templo para ir a outro rezar? Porque nao fazer tudo no mesmo lugar? E, finalmente, o que a Maria mãe de Jesus tem a ver com uma Orixá africana, mãe dos peixes?
Izual disse…
Gastar dinheiro para cultuar estatuas de deuses e biblias ... com tanto lugar precisando de uma escola boa, de um posto de saúde que preste ! e esses pestes brigando por causa de estatuas.
[Ironia Mode On]

Aaaah! Agora não pode! Iemanjá tem que ser cultuada em lugares apropriados (e tem coisa mais apropriada para ela do que uma praia?), isso aí está errrado, não pode construir. Isso é "democracia"

Mas construção de monumentos para a bíblia pode! Para Jesus pode! Construir templos com dinheiro público (o nosso dinheiro) pode, está corretíssimo! Quem for contra é intolerante! Esse país é nosso, nós é que mandamos aqui nessa parada louca, porque somos a maioria!

[Ironia Mode Off]

Impressionante, como esses fundamentalistas surtados de merda inventam cada sofisma deslavada só para favorecer eles mesmos! A hipocrisia deles me enoja! Argh!

Só por causa disso sou à favor dessa escultura! Até que é bonitinha!
Israel Chaves disse…
É muito engraçada essa situação (na verdade não, mas temos que rir para não chorar com tanta hipocrisia).
Todos os dias evangélicos usam recursos públicos para custear todo tipo de coisa relacionada à sua religião, mas acham tudo muito normal. Levantam a bandeira da liberdade religiosa, da liberdade de expressão, deturpam o conceito de democracia para transformar em ditadura da maioria, colocam os dedos nos ouvidos e gritam "BLÁBLÁBLÁ NÃO ESTOU OUVINDO" quando se fala na laicidade prevista pela constituição.
Mas aí quando a situação envolve outra religião, o discurso se inverte no mesmo segundo. E eles não vêem nada de errado em tanta incoerência.

Lógico que essa estátua é inconstitucional e o projeto não deve ir para a frente. Mas os evangélicos que reclamaram estão pouco se lixando para a constituição, eles só querem evitar a concorrência... Como foi dito, se fosse estátua de Jesus, eles estariam fazendo um discurso totalmente oposto e apoiando o uso da verba pública irregularmente.
É hipocrisia demais.
@lisangelo disse…
Tambem acho interessante que só fazem estátua de Iemanjá branca. Por que não fazem estátua com a aparência original da orixá?
Fernando disse…
Não deve ter imagem nenhuma. Por isso somos á favor de um Estado Laico.
Michelle disse…
Como é incrível a hipocrisia de certos evangélicos. Eles se acham no direito de gritar em metrôs, ônibus, hospitais, de te acordar seis da manhã em pleno domingo pra pregar a palavra de Jesus/deus e ai de quem reclamar e dar "não" como resposta.

Agora construir uma imagem de Iemanjá não pode...por favor! Me poupe dessa hipocrisia! Isso é intolerância religiosa pura. Eles são contra a construção da imagem de Iemanjá só pq eles acham que as religiões afro-brasileiras são obra do tinhoso.

Liberdade do exercício de religião não é privilégio dos evangélicos; é direito de todo e qualquer cidadão brasileiro que escolhe seguir uma crença religiosa e exercê-la. Está na constituição: todo cidadão
brasileiro tem a liberdade de crença e não-crença.
Michelle disse…
Cristão

O motivo pelo qual evangélicos (não sei se vc é um) são contra imagens religiosas de Jesus e td qto é santo é pq deus disse na bíblia para não fazer imagens e idolatrá-las:

- Exodo 20: 4 – Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

O que me faz pensar: pq os evangélicos tb não protestam contra o Cristo Redentor que tem no RJ e em várias cidades brasileiras? Pq eles não protestam contra a imagem de Padre Cícero? Pq eles não protestam contra o monte de cruzes, imagens de Nossa Senhora, São João, São Sebastião, Santa Rosa Mística, etc, que estão espalhadas por td qto é lugar no Brasil?
Israel Chaves disse…
"Por isso somos á favor de um Estado Laico."

Você e o Silas Malafaia, né?
Felipe N disse…
Se fosse uma estátua do Edir Macedo eles não reclamariam.
Anônimo disse…
JESUS NEM PRECISA DE ESTATUA,POR QUE ELE É DEUS VIVO,A CIDADE DE SÃO VICENTE NÃO PRECISA DE ESTATUA DE IEMANJÁ,POIS ELA JA ESTA DEBAIXO DAS BENÇÃOS DE DEUS.
Anônimo disse…
DEIXA DE SER IPÓCRITA,O POVO DE DEUS SABE QUE DEUS ABOMINA AS IMAGENS!
Anônimo disse…
Exodo 20: 4 – Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra
Luciano Cequinel disse…
Esse tipo de matéria jornalística tinha que ser anexada àquela petição sobre a remoção da frase "deus seja louvado" das notas de Real.
( http://migre.me/7XCp7 ) - Aproveitem e assinem a petição!
Isso só mostra que, ao contrário do que falou o Banco Central, o Brasil não pode manter somente deus, por ser uma entidade cristã. Se a frase fosse em louvor a Iemanjá, os crentes/ católicos fariam um estardalhaço pra removê-la, exatamente como no caso dessa matéria.
Felipe... disse…
Evangelicos o povo mais tolerante de todos...


ok /parei
Anônimo disse…
Meu nome é Juca Xavier,

TOLERÂNCIA RELIGIOSA também deve ter limites. Os evangélicos estão passando da conta. Como tolerar uma classe de gente fanática que coloca em risco aliberdade de expressão?
Cristão, não tente ser piadista, pois você sempre soa hipócrita.
Anônimo disse…
deixa construir, se deus num gostar ele derruba... Mas ele num derrubou o cristo redentor e tantos outros que ha, entao ele num ta nem ai... Dai ficam fazendo briga cum pouca merda... Oxi vao xerar meu...
Anônimo disse…
para que gastar dinheiro com uma estatua tão insignificante?tem olhos e não ve,tem boca e não fala,tem pes e não anda,tem ouvidos e não ouvi,não cerve para nada e inutiu,a humanidade esta completamente cega caminha em direção errada,este dinheiro deveria ser envestido em crianças carentes, seria mais util acoooooooooda brasil
Anônimo disse…
Iemanjá é branca e toda gostosa em seu vestidão molhado. O brasileiro tem um tipo de racismo muito estranho, não importa as origens, o nome, apenas a tonalidade da pele (quanto mais clara melhor).
miss m disse…
3! Se fosse a de Jesus ia ser visto como algo maravilhoso inclusive!
miss m disse…
Bom, se a gente pensar q Jesus nasceu no oriente médio e é retratado como loiro dos olhos azuis, ou cabelos castanhos e olhos verdes, vê q o ideal de beleza grego refletido em supostos deuses não começou aqui.
miss m disse…
2!
Robson disse…
Vamos fazer as imagens de Exu Caveira, Oxossi, Osama Bin Laden, Pomba Gira e não podemos esquecer a alegria da festa, o onipresente, onipotente, a cereja do bolo, ele o misericordioso ALLAH !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Robson Kvalo
Igor Mendonça disse…
Inconstitucionalidade por parte do governo, gastando dinheiro público para construir monumento religioso e (talvez) hipocrisia do grupo evangélico, pois (talvez) não se importam se governantes fazem monumentos à Bíblia. Mas os argumentos do Izaías são sensatos, pelo menos.
Anônimo disse…
Bobagem, e como um monumento a qualquer time de futebol.
Avelino Bego disse…
Mais um capítulo da novela: "Minha lenda é mais verdadeira que a sua".
Avelino Bego disse…
Mas, como o Estado é laico, isso também não deve ser obra de dinheiro público.
Avelino Bego disse…
O que não deixa de ser irônico, são Evangélicos tão fanáticos em suas crenças, que AMAM quando são bajulados por políticos, se indignarem com isso...
Anônimo disse…
Isso ai glória a:
Hórus - deus do Céu;
Ísis - deusa do Amor e da Magia;
Osíris - deus da Morte;
Seth - deus do Mal;
Rá - deus do Sol;
Amon - deus criador do universo;
na mitologia grega:
Zeus, deus líder do panteão olímpico, do raio;
Atena, deusa da sabedoria, da estratégia e da razão;
Apolo, deus do sol;
Ártemis, deusa da lua e da caça;
Gaia, personificação da Terra;
Ares, deus da guerra;
Cronos, personificação do Tempo;
na mitologia nórdica:
Odin, deus líder dos Aesires;
Thor, deus do trovão;
Tyr, deus da justiça;
Freya, deusa do amor e da beleza;
Jord, deusa da terra;
Bragi, deus da sabedoria e da poesia;
Loki, deus trapaceiro;
Ran, deusa do mar;
na religião de Umbanda:
Oxalá, deus de todos os deuses;
Iemanjá, deusa dos mares;
Oxum, deusa dos rios;
Iansã, deusa dos ventos e das tempestades;
Ogum, deus da guerra;
Xangô, deus da justiça;
na religião hinduísta:
Shiva, deus da criação e da destruição;
Varuna, deus guardião da ordem cósmica;
Vishnu, deus da justiça e da disciplina;
Lakshimi, deusa da prosperidade e da generosidade;
Agni, divindade do fogo;

PEÇO PERDÃO AOS DEUSES ESQUECIDOS!!!
Caruê disse…
Isso tudo é questão de sincretismo religioso, por séculos os escravos não podiam venerar os seus Deuses, então passaram a venerar Maria mas no fundo ainda estavam venerando Iemanjá. Com o tempo as entidades passaram a se misturar ate que Maria tornar-se Iemanjá.
Agislânia disse…
Crentada: "Mimimi os evangélicos sofrem preconceito dos ateus... não respeitam nossa religião..."
Respeitar a religião alheia ninguém quer né?! Fora a covardia deles de atacar uma religião de impacto inferior à deles; cadê que eles foram atrás de alguma escultura de santo da igreja católica! Vão nada, bando de covardes metidos a valentões. Podem reparar que os evangélicos só atacam os 'mais fracos' (ateus ou qualquer outra religião com menos seguidores - minorias mesmo), a igreja católica que ta em pé de igualdade eles fingem que respeitam. Aff que povinho viu!

Por mim retiravam TUDO, mas já que vai deixar alguns, tem que deixar todos.
Anônimo disse…
nunca foi visto notícia semelhante; umbandistas protestam contra construção de monumento à biblia. De quem é a intolerância?
Anônimo disse…
faz uma guitarra no lugar deste ídolo, que coisa.

Punk not dead.
Anônimo disse…
Já que ele não pode responder. Eu o ajudo. Há muitas imagens que um dia serão extirpadas (cristo redentor etc...). Mas se nós podermos evitar mas uma evitaremos um pecado maior.
Anônimo disse…
Agora os ateus defendendo os macumbeiros. Já viram eles no jornal meia hora do Rio? O probrlema é com o evangelho que condena os vossos pecados.
Anônimo disse…
Falar besteira é um direito seu.
Anônimo disse…
Fala sérioo,como vc mesmo já postou esse versículo que está na Bíblia :
Exodo 20: 4 – Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

vc quer ver mais oq?
nem vc e nem ninguém precisa de outro "santo" não! e muito menos um pedaço de madeira para adorar... Pois pense bem,Pois nós que somos evangélicos,não nos importamos com a Cultura afro-brasileira não,só uma consciência que poucos tem,Pra gente basta somente DEUS como santo! Pois pedaço de madeira nenhum vai nos salvar um dia,e pode ter certeza de uma coisa. Que nenhuma madeira ou seja lá o que for que vcs considerem com "santo",vai fazer o que Deus fez por todos nós,que foi entregar o seu proprio filho pra morres por nós! / imagino a decepção que Deus sente quando ver alguns filhos seus ingratos renegando ele,e mais,"brigando" por um lugar para instalar uma imagem que se quer fez algo pra vcs! /acordem pra vida. se vc ainda estar viva hoje,não por causa d alguma imagem,mais sim por permissão de Deus. #Ficaadica.
Anônimo disse…
Falou tudo!
Anônimo disse…
Conversar com meu gato é mais produtivo que ficar aqui discutindo com crente imbecil.
Greyska disse…
RSRSRSRSRSRSRS SERIA BONITO VARIAS IMAGENS DOS ORIXÁS...
Greyska disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
concordo em partes, acho que não é necessário a construção, mas, o protesto É SIM PRECONCEITUOSO E INTOLERANTE. se fosse uma ong usando os argumentos tudo bem, mas, evangelicos, fica meio na cara que é a religião que encomoda.
Paulo Lopes disse…
O blog deleta comentários escritos só com letras maiúsculas
D(ex)crente disse…
Interessante idéia, desde que não seja custeada pelo Estado...
bruno servo de deus disse…
essa obra do diabo vai cair por terra jesus como é bom saber que só o senhor é santo o senhor nao precisa de imagem para ser notado como pode as pessoas questionarem o que vem de deus e ficar a favor de uma deusa que tem boca e nao fala tem ouvidos e nao ouve tem nariz e nao cheira tem pernas e nao andam som nenhum lhe sai da garganta santo santo santo santo santo é o senhor e nao a outro
bruno servo de deus disse…
econhecereis a verdade e a verdade vos libertará
Michelle disse…
Anônimo (Feb 18, 2012 08:25 AM)

Nós defendemos a liberdade de credo religioso e o direito de exercê-lo garantido pela constituição. Da mesma forma que se tem o direito de construir cruzes, imagens de jesus e de santos católicos, que se constroem igrejas a rodo, os praticantes das religiões afro-brasileiras tb tem direito de construir imagens das entidades que eles acreditam (contanto que eles paguem isso do próprio bolso e não usando dinheiro público, pq usar dinheiro público pra construir imagens religiosas - não interessa de qual religião seja - é inconstitucional num estado laico).
Michelle disse…
Bruno,

Até qdo vc vai ficar dando murro em ponta de faca? Pregações religiosas aqui são inúteis.

O Brasil é um país laico e que garante o livre-exercício de qualquer crença religiosa e o livre-exercício da falta de crença.

Da mesma forma que evangélicos têm a liberdade de construir 20 igrejas por m² - e se acham no direito "dado por deus" de incomodar as pessoas com suas gritarias em metrôs, ônibus e hospitais e de incomodar as pessoas que trabalham no seu único dia de folga às 7 da manhã - os praticantes das religiões afro-brasileiras tb têm a liberdade de construir as imagens das entidades que eles acreditam.

A sua religião não tem privilégios num país laico só pq vc acha que ela é a única religião certa com o deus certo.

Se vc não concorda que o Brasil não dá direitos apenas à sua religiao, vá morar numa teocracia cristã. A única que tem - até onde eu saiba - é o Vaticano, mas como o catolicismo tb é uma doutrina cristã, talvez vc vai se sentir em casa.

Só não proteste contra a Capela Sistina, a Pietá, a Basílica de São Pedro, contra as pinturas de Rafael e as de Caravaggio retratando jesus, etc, pq essas são obras que tem importância artística e histórica.
bruno servo de deus disse…
michelle pedro era apóstolo de jesus como voce cre nele e nao cre em cristo voce tem razao liberdade de expressao é para todos só que voces quando trata da igreja de cristo voces querem nos calar objetivo que nao vai dar certo porque deus nao nos deu um coraçao covarde e sim um coraçao forte e corajoso fica na paz de cristo michelle
PedroDamned disse…
Na verdade Cronos é um Titãs, a personificação do tempo tem outra escrita, só que fica foda pra explicar em letras romanas
Michelle disse…
Bruno,

>> "pedro era apóstolo de jesus como voce cre nele e nao cre em cristo"

Onde foi que eu disse que eu creio em Pedro? Eu só falei em Pedro ao citar a Basílica de São Pedro que fica no Vaticano. Pedro pode ter existido, mas ele era apenas um homem. Eu não considero Pedro como um santo ou como uma personalidade religiosa; apenas histórica...mais nada. A Basílica de São Pedro - pra mim - tem apenas importância histórica, artística e arquitetônica, não religiosa.

>> "voce tem razao liberdade de expressao é para todos só que voces quando trata da igreja de cristo voces querem nos calar..."

Filhinho, eu não quero tirar de vc o direito de ser teísta e cristão. O que me incomoda em relação à certos religiosos é:


- hipocrisia: evangélicos podem gritar em metrôs, ônibus e hospitais - que não são lugares pra pregações religiosas (pra isso é que existem as igrejas, pra realização de cultos e pregações pra quem está interessado) - forçando todo mundo a ouvir pregações e ai de quem reclamar (esses evangélicos fazem a maior chantagem emocional, falando que é perseguição religiosa - como se nós quiséssemos que eles deixassem de ser evangélicos); evangélicos e testemunhas de jeová podem vir na minha casa em pleno domingo e me acordar 7 da manhã no meu único dia de folga pra pregar a palavra de deus e eu nem sequer tenho o direito de falar que não estou interessada (eles ficam insistindo e teve alguns casos em que fui desrespeitada na minha casa só pq disse que não estava interessada pq eu era atéia). Agora qdo pessoas que seguem uma religião afro-brasileira (que os evangélicos acreditam ser uma religião do capeta) exercem o mesmo direito de liberdade de credo religioso que esses evangélicos têm ao construir uma imagem de Iemanjá, esses evangélicos se sentem ofendidos e tentam de tudo qto é maneira cercear a liberdade dos umbandistas e praticantes de candomblé (eu já ouvi falar de casos de pastores que foram em terreiro de umbanda pra encher a paciência). Isso sem falar tb daquela gracinha de governador do Acre que comunicou a construção de um parque gospel no valor de 7 milhões de reais, onde o Estado bancaria - com dinheiro público - R$4,5 milhões (http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=17119&Itemid=26).

Pq um parque evangélico pode ser construído e uma estátua de Iemanjá não pode? A minha única ressalva é que a construção dessa imagem não seja bancada com dinheiro público.



- querer que as pessoas sigam - à força - os dogmas de sua religião, não dando importância se essa pessoa tem a mesma religião, se acredita em deus ou não.

- querer que o governo baseie suas decisões nos dogmas da religião deles, como por exemplo: não querer que a união civil entre homossexuais seja reconhecida pela lei (com a desculpa de que isso é inconstitucional pq a constituição diz que um casal se trata de um homem e uma mulher - como se a constituição estivesse escrita a ferro e fogo e não pudesse ser modificada) sendo que a verdadeira razão disso é puramente por motivos religiosos; ser contra o direito de a mulher interromper uma gravidez, mesmo se essa gestação for de risco ou resultante de um estupro ou qdo o feto tiver uma má-formação que o impedirá de viver após o nascimento...isso só pra citar algumas.
OmoLogun disse…
É lamentável ver queainda hojeIntituições religiosas hajam com tamanha intolerancia no que tange às religioes de matriz africanas...
Tal manifesto é um eco do preconceito velado que faz o inconciente de algumas pessoas identificar cultura negra como algo marginal, digno de menos respeito, demoniaca.
É certo que estamos em um Pais Laico, porém em inumeras repartiçoes se hostenta crucifixos, imagens de santas católicas veneradas em determinadas cidades, como a exemplo de Belém, Nossa Senhora de Nazaré, enquanto o dinheiro público pode custear praças dedicadas à biblia, imagens de santos e crucifixos em intituiçoes que deveriam ser neutras, todas a s politicas voltadas à dar alguma dignidade à crença e cultura do povo negro são vetadas por politicos que se elegeram não para representar o povo, mas sim para representar uma minoria, um grupo especifico. Lamentável, realmente lamentável que os evangélicos tenham se organizado para protestar contra a Imagem de Iyemojá, e nunca tenham se organizado para protestar contra o comercio realizado pelas IURD dentro de seus templos e canais de TV (Estes digam-se de passagem são concessoes do Estado), fato que de alguma forma macula a imagem que algumas pessoas podem fazer da Crença protestante.
A constituição Brasileira garante a qualquer Brasileiro o direito de cultuar, de ter sua crença e exerce-la dentro da necessidade e costumes de tal religião, entao nós afrorreligiosos continuaremos indo às águas, à mata, às pedreiras, estradas para cultuar nossas divindades, quanto a justificatica do pastor em querer concervar o ambiente marinho, nossas oferendas nada tem de poluidor, spmente matéria organica, que o tempo, diga-se de passagem um curto tempo encarrega-se de tornar tal oferenda como parte do meio ambiente, é reciclável, totalmente reciclável toda é qualquer oferenda que fazemos...
bruno servo de deus disse…
deus é luz e nele nao a trevas e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará independente de religiao seja ela qual for quando o calo aperta é o nome de deus que é gritado tem gente que fala que nao acredita em deus aí eu pergunto pra essa mesma pessoa será que em nenhum momento da vida essas mesmas pessoas nunca pediram ajuda a deus porque a biblia fala que todo joelho si dobrará e toda língua confessará que só o senhor é deus
Michelle disse…
bruno,

Sabe o que as suas pregações significam aqui? Nada. É puro blá blá blá.


Cadê seus argumentos válidos? Td que vc tem a dizer e a fazer é proselitismo religioso? Se for assim, vc está no lugar errado. Vai pregar na sua igreja (que lá é o lugar certo pra isso) e não num blog feito por um ateu voltado para o público ateu.
bruno servo de deus disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
bruno servo de deus disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
O blog deleta comentários escritos só com letras maiúsculas.
bruno servo de deus disse…
michelle acho que voce precisa de um namorado para suprir suas raivas sobre a igreja de cristo
Anônimo disse…
Não vamos assistir mais TV, porquê tem IMAGEM.
Michelle disse…
Bruninho, meu bem

Uiiii...ele escreveu um comentário que caixa alta...que meda....hehehehe. Caso vc não saiba, neste blog não pode escrever comentários em caixa alta pq eles são deletados. Deixa eu refrescar sua memória sobre um aviso que o Paulo Lopes colocou sobre regras para se postar neste blog: "O texto do leitor pode ser eventualmente promovido a post. Comentário escrito só com letras maiúsculas e trollagem serão deletados".

Este é um blog ateu, escrito por um ateu voltado ao público ateu/agnóstico/livre-pensador/secular-humanista. Não significa que religiosos não podem comentar nos posts deste blog. Podem sim, mas que venham com argumentos válidos e com um debate maduro e não com trollagem, apelação a falácias, paranóia, teorias da conspiração, ataques pessoais gratuitos, discriminação, desrespeito e proselitismo.

Eu não falo por todos os ateus que aqui postam, mas eu tô pouco me lixando pra sua crença religiosa. Eu respeito o direito que vc tem acreditar no que quiser, seja em deus, seja no curupira ou na fada madrinha. Isso é uma escolha pessoal sua. Mas não significa que eu tenha que concordar e respeitar a sua religião em si, pq eu não concordo e não respeito a sua religião. Respeito não é incondicional e religião que vc segue não merece respeito nenhum de minha parte. Pessoas podem ser respeitadas (dependendo do caso tb, né?), idéias não. Eu critico a sua religião, não a sua pessoa. Se vc leva uma crítica à sua religião, aos dogmas ultrapassados e a hipocrisia da mesma pelo lado pessoal, o problema é seu que não sabe separar as duas coisas. Eu jamais ataco uma pessoa por ela ser evangélica, católica, umbandista, espírita, judia, muçulmana, wiccana, satanista., budista, etc. Qdo se trata de crenças religiosas e a falta de crenças religiosas, cada um no seu quadrado.

Eu não tento converter ninguém a ser ateu. Isso é uma decisão individual. Pena que alguns evangélicos não são assim e tentam nos converter a qualquer custo e - às vezes - nos tratando com grosseria só pq não estamos interessados nos mitos que eles acreditam.


>> "FAZ UM SEGUINTE COLOCA ASSUNTOS ESPECIFICOS DE VOCES QUE EU CALO A MINHA BOCA..."

Vc está reclamando com a pessoa errada. Eu não sou a criadora do blog, eu apenas comento aqui. O Paulo é o criador do blog. Quem decide o conteúdo postado é ele. Reclama com ele. O Paulo já coloca os assuntos que interessam a ele e que interessam ao público-alvo de seu blog (público-alvo este que não inclui religiosos obcecados).


>> "QUEM SAO VOCES PRA NOS ATACAR PORQUE VOCES NAO FALAM QUE SAO AFAVOR DO DIVÓRCIO , ABORTO SAO ADÚLTEROS PROMISCOS TROCA ESSAS IDEIAS QUE VOCES APOIAM AÍ SIM SERÁ UM BLOG ATEU A IGREJA PRO SEU GOVERNO SALVA MUITAS VIDAS EO QUE VOCES FAZEM DE BOM NADA SÓ SABE NOS CRITICAR NOS CRITICAR É MOLE QUERO VER VOCES FAZER ALGO PELO PROXÍMO"

Ad hominem!!! Que bonito e simpático!!!! Not... vc acabou de provar o meu argumento: a maior parte dos religiosos que postam aqui apelam pra falácias e ataques gratuitos.

Eu sou a favor do divórcio pq não faz sentido continuar casado com uma pessoa na qual vc não ama mais ou que te desce a porrada a todo dia. Em abortos há casos e casos: uma mulher que foi estuprada e ficou grávida do pulha que a violentou não cometeu adultério (poxa vida, será que vc pensa igual aos muçulmanos que estupro=adultério?) e - obviamente - não escolheu ficar grávida. Uma mulher que tem uma gravidez de alto-risco ou cujo feto tem uma má-formação que o impedirá de viver fora do útero não escolheu ter uma gravidez de alto-risco ou um feto mal-formado. Tem mulheres que abortam pq não estão prontas pra ser mães; embora - neste caso apenas - eu não concorde com o aborto pq tem a alternativa da adoção, mas eu não julgo a mulher por isso. O corpo é dela, é ela que está grávida e ela tem o direito de decidir o que fazer com o próprio corpo.

Bruno, o dia que vc engravidar (o que é impossível pq vc é homem) aí nós conversamos sobre os direitos das mulheres sobre o próprio corpo, ok?
Michelle disse…
Bruninho,

PS: Eu já faço algo pelo próximo, criatura. Qdo possível, eu ajudo pessoas necessitadas sem exigir nada em troca. Eu faço isso apenas para ajudar quem tem menos do que eu, não pra ter um terreninho no paraíso depois que eu morrer. Sabe como se chama isso? Altruísmo.

>> "SABE O QUE É ISSO CARENCIA ESSE É O MOTIVO DE NOS ATACAR FRUSTRADOS E VAZIOS MAS JESUS PODE MUDA ISSO ELE ME LIVROU DAS DROGAS ÁLCOOL ETC PODE MUDA ESSE FARDO QUE VOCE CARREGA SEM ELE NAO EXISTE A PAZ ELE QUE DERRUBA ESSAS GRADES QUE TE PRENDEM MAS NO FINAL A ESCOLHA É SUA ME DESCULPE ALGUMA COISA SÓ QUERIA AJUDAR PERDAO MICHELLE"

Carência de que? De uma fadinha mágica imaginária que vive em nuvens fofas e branquinhas? Meu querido, tem mtas coisas boas que dão sentido à minha vida e nenhuma delas tem a ver com seu deus e com sua religião. E eu não uso drogas ou faço coisas ruins pra compensar algo. Pra me sentir bem, eu escrevo, ouço música e toco violão. Ou então leio um livro ou vou tomar um sorvete ou ando de bicicleta ou assisto meu filme predileto.

Eu não carrego fardo nenhum pq eu sou feliz do jeito que eu sou e não dou a mínima para que as pessoas dizem pq eu sou maior de idade, trabalho, compro minhas coisas, pago minhas contas e não preciso da aprovação delas pra nada (e não preciso da aprovação da sua religião e da benção do seu deus pra ser feliz).

Do meu ponto de vista, vc não quer me ajudar. Vc só quer empurrar a sua crença religiosa em mim, mesmo após eu mostrar várias que não estou interessada. Se um dia eu tiver interesse em seguir a sua religião (o que eu duvido mto, pois pra mim seria regredir/andar pra trás), eu passo a frequentar igrejas, ok?

PS: não que minha vida pessoal seja da sua conta, mas eu já tenho alguém (só que essa pessoa é do mesmo gênero sexual que o meu) e nós duas estamos mto felizes ;)
bruno servo de deus disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
bruno servo de deus disse…
michelle jesus te ama mesmo que voce nao creia nele
bruno servo de deus disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
Deletado por manifestar homofobia.
bruno servo de deus disse…
sem manipular imagem que eu digo é nao presta culto
Michelle disse…
Bruno,

>> "michelle tira a vida de um inocente é uma covardia sem tamanho tinha que da cadeia"

Que inocente? Um aglomerado de células sem atividade cerebral e com o sistema nervoso incompleto que não sente dor e nem emoções e que não tem consciência?


>> "mas como isso é brasil fica elas por elas é mas mole acredita no kurt cobain no the doors do que em deus falo isso nao por voce mas por mim que ja fui fan dessas 2 bandas e chegava a dizer que ia me matar quando aos 27 anos só pra homenagear essas bandas..."

Eu acredito no Kurt Cobain pq ele era real. Eu gosto dos Doors, Alice in Chains, Joy Division e Nirvana desde que eu tinha 15 anos de idade e eu nunca usei drogas e nunca tive overdose (como no caso do Jim Morrison, Layne Staley e Kurt Cobain) e nunca tive vontade de me matar e nunca tentei suicídio (como aconteceu com Ian Curtis e Kurt Cobain). As bandas que eu gosto são apenas isso: bandas que eu gosto e cujas músicas eu curto bastante. Não significa que sou viciada em heroína e alcool, deprimida e que penso em me matar.

>> "hoje tenho 28 anos e larguei isso que só me dava depressao hoje eu sou um ser muito feliz de verdade"

Isso foi com vc. Depressão tem várias causas, mas eu te garanto que gostar do Nirvana não é uma delas. Mas o bom é que vc saiu dessa e espero que não tenha uma recaída.

>> "nao minha mas vou orar por voce nao te sei quem voce é mas sinto que voce é uma menina triste vazia frustrada einfeliz caso nao seja isso peço desculpas mas vou esta orando por voce"

Primeiro: vc não me conhece pra afirmar que sou uma pessoa triste, vazia e frustrada. Vc apenas tem essa impressão pq não acredito no seu deus, não sigo sua religião e só pq sou bi. Obviamente que tenho altos e baixos como todo ser humano que não vive numa bolha, isolado do mundo. Mas eu não preciso de um deus pra me sentir bem e pra sair dos meus maus momentos. Pra isso eu tenho minha família e amigos que são pessoas que posso contar sempre (e que podem contar comigo) e tenho a música que é uma verdadeira terapia pra mim.

Segundo: não preciso de suas orações, então não perca o seu tempo.

>> Eu critico toda e qualquer religião intolerante e preconceituosa, não apenas a sua. As religiões têm o direito de ter os dogmas que elas quiserem, mas eu não sou obrigada a concordar com eles só pq essas igrejas acham que os dogmas delas são dados "por deus". A única coisa que faço é não fazer parte dessas religiões pq eu já sei que eu não serei respeitada e vc pode ter certeza que não vou mudar só pq esses religiosos não concordam com minha orientação sexual.

A homossexualidade é apenas uma orientação sexual. Não é um demônio morando dentro de mim (tb não acredito em demônios). Se a igreja não apóia minha orientação sexual, dane-se. Como eu disse antes eu não preciso do aval da sua igreja pra viver minha vida e e não preciso do seu deus pra ser uma pessoa feliz e realizada. Eu sou feliz do jeito que sou, quem não concorda, dane-se. Vai plantar batata no asfalto. Não sei o pq o fato de eu ser atéia e bi incomoda tanto vc. Eu não tô prejudicando ninguém e nem a mim mesma. Então me deixa em paz pra ser feliz do jeito que sou.

Eu sou uma mulher que gosta de relacionar romanticamente e sexualmente tanto com homens qto com mulheres (não ao mesmo tempo, hehe). O deus e o demônio que vc acredita não têm nada a ver com isso. Se vc acha que vou pro inferno, ok. Mas uma coisa eu te digo: vc é que acredita em deus e no demônio, vc é que acredita no paraíso e no inferno, vc é que acredita na graça e no castigo divinos; então esse inferno - caso vc desobedeça o seu deus ou faça algo que não o agrade - é para vc, não para mim.

E bem feito pelo Paulo ter apagado seu último comentário tão "tolerante" (só pra não dizer o contrário) contra os homossexuais. Vc fala isso pq - de acordo com sua crença religiosa - vc nos ama...imagina se nos odiasse, né?
bruno servo de deus disse…
michelle tem 4 anos que nao uso drogas nao vou recair porque jesus me curou ja que voce nao precisa de deus tudo bem voce sabe a verdade si é feliz ou nao agora eu sei porque voce tem essa raiva da igreja de cristo mas saiba que deus te fez mulher ainda que voce queira as vezes ser outra coisa e isso sua família seus amigos seu ateismo nao pode mudar e nunca diga que nao vai precisa de deus porque voce vai e ele vai te receber de braços abertos porque ele te ama mas que tudo nessa vida nunca diga desta água nao beberei fica na paz michelle na verdadeira paz
Michelle disse…
Bruno,

>> "michelle tem 4 anos que nao uso drogas..."

Ok...bom pra vc.

>> "ja que voce nao precisa de deus tudo bem voce sabe a verdade si é feliz ou nao agora eu sei porque voce tem essa raiva da igreja de cristo"

Como eu já falei antes eu não tenho indignnação somente em relação ao cristianismo; eu tenho indignação a qualquer religião que prega intolerância, preconceito, discriminação, que tem hipocrisia em seu currículo e que fica tentando empurrar os seus dogmas em assuntos que não lhe dizem respeito como por exemplo em assuntos de saúde pública, ciência e política.


>> "mas saiba que deus te fez mulher ainda que voce queira as vezes ser outra coisa"

Quantas vezes eu vou ter que dizer que não acredito em deuses e que não dependo do deus que vc acredita pra ser feliz? Eu sou mulher pq tenho os genes XX e gênero sexual não tem nada a ver com orientação sexual. Mas vc - obviamente - não sabe separar uma coisa da outra por causa da sua cegueira. Fazer o q, né?


>"seu ateismo nao pode mudar e nunca diga que nao vai precisa de deus porque voce vai e ele vai te receber de braços abertos porque ele te ama mas que tudo nessa vida nunca diga desta água nao beberei"

Falar que eu preciso de deus é a mesma coisa que falar que preciso das três fadas boas da Bela Adormecida pra minha vida ter sentido.

Ps: o seu deus me ama, mas ele me manda para o inferno só pq não acredito nele e por causa da minha orientação sexual. Mto "amoroso" esse seu deus, não?

Só um conselho: por favor, coloca pontuação nas suas frases. Fica difícil entender o que vc quer dizer sem ter uma vírgula, um ponto final, etc. As frases ficam sem sentido algum

E outra coisa: parei por aqui. Eu não vou mudar meu ponto de vista e é inútil manter um debate com uma pessoa que não traz nada de útil à ele.
Unknown disse…
Quando um crente fala isso em situações como essas (em que é contrariado) muito dificilmente não está pensando me mandar o ateu ou quem quer que seja tomar naquele lugar.
kkkkkkkkkk
Erzulie disse…
ahãn! Agora "estauta" de G-Zuiz virou "pecado menor". Haja cadeira pra tanta Claudia!
Erzulie disse…
Enquanto teu deuzinho ficava criando inferno pra jogar os descrente Iemanjá estava abençoando os navios e segurando as tempestades pra que nao faltasse peixe nas nossas mesas #fikadika ;)
Erzulie disse…
Luciano o pessoal da Liga tinha que se organizar pra tirarem o nome de d-eus da CF. Isso, sim é o cumulo do "absoldo".
Erzulie disse…
"macumbeiro" porra nenhuma, olha o respeito, o seguidor da religiaão do Jumento de Balaao. rs
Erzulie disse…
Parabéns pela resposta, mas eu iria mais além: o sr. defende o direito de irem as matas, ao mar professarem sua religião, a propria Biblia diz o "intolerante" liberou Moises para ir ao deserto cultuar seu deus. Cadê os evangélicos indo bater na porta das EMPRESAS COMERCIAIS (grande parte delas de propriedades dos pastores), que não liberam os cristãos para ir cultuar seus deus aos domingos?!?!?
bruno servo de deus disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Michelle disse…
Bruno que se diz servo de deus,

Vai começar de novo com ataques homofóbicos e xingamentos gratuitos contra as pessoas que postam aqui?

O Cristão já foi excluído deste blog pelo Paulo Lopes justamente por postar conteúdo preconceituoso. Vc quer ser o próximo?

Caramba! O que há de errado com vc?
Erzulie disse…
">> "michelle tira a vida de um inocente é uma covardia sem tamanho tinha que da cadeia"

aham , como na matança dos primogênitos (genesis) ou como no sagrado infanticidio em Exodo?

la vem realtivismo cultural...
Michelle disse…
Bruno,

Mas de novo? WTF!!! Vc não aprende mesmo!

Aliás, que mania é essa de vc perseguir o Luan? Faz dias que ele não comenta neste post em particular...
Anônimo disse…
E os templos que se construí hoje sem ídolos mais ostentando poder são os falsos profetas agindo e visando só o dizimo e a recardação vendendo a salvação de almas puro golpe e falso moralismo religioso!
Anônimo disse…
Tem uma igreja evangélice em frente a minha casa ao qual o pastor que já grita, usa o som em ultimo volume, a cidade está infestada de igrejas que não respeitam o espaço alheio poluindo até nosso direito ao descanso de fim de semana, nos acordando logo cedo com o pretexto de evangelizar.Tem muita igreja que invade área de preservação ambiental permanente.Isto tudo colocado superficialmente, se formos a fundo mesmo, esses caras não respeitam a crença e cultura de ninguém,com os indígenas contaminaram sua cultura com frases como, Jaci é o demonio, Tupã não é deus e nem de deus, com os muçulmanos, que Aláh é do mal e os muçulmanos são terroristas,e agora já usam radio e televisão para adquirir ibope e angariar mais ouro e passam a perseguir, quando na época de Cristo os verdadeiros cristãos eram perseguidos.Mas com que moral eles vem falar em nome de Deus? Com absoluta certeza eu afirmo que Deus não aprova seus comportamento. Deus quer em primeiro lugar Amor ao próximo e amor inclui dentre tantas outras coisas do bem, o respeito. Bem que se lê na própria biblia que o anticristo viria e falaria em nome de Jesus e confundiria até seus filhos. Mas não me iludem, pois eles mesmos estão vestindo a carapuça do mal e já não mais vão conseguir se esconder enganando milhões.
Anônimo disse…
Esqueceram de dizer também que não é só alusão á escultura que se fala na biblia ,e sim também aos templos, que em linguagem figurada se diz respeito ao corpo, então o corpo é o "TEMPLO" do espirito. E os templos CAIADOS de pedra não sobrariam pedra sobre pedra, pois as coisas materiais perecem mas Deus habita nosso eu. Deus nunca nos proibiu nada sobre esculturas, apenas nos ensinou a valorizar as coisas espirituais acima da materiais, este é o significado.O resto é tudo preconceito, nódoas humanas.
Anônimo disse…
É assim que começa as mais vãs guerras. Um imbecil qualquer que não entende as escrituras e nada do amor que Cristo nos ensinou começa a criticar por exemplo, Iemanjá, então se ele não respeita, abre precedentes para que nós também não os respeitemos, sim , porque que devemos aceitar as igrejas, muitas delas arapucas colocadas em cada esquina para tirar valores dos incautos? Esses caras ganham a maior grana, não pagam impostos compram canais de televisão, ficam poluindo a tv com suas idéias sem fundamento, pois seu maior objetivo é o dinheiro, suas atitudes mostram que nem eles mesmos creem em Deus, pois se cressem não agiriam tão escandalosamente, pois teriam respeito em primeiro lugar a Deus e aí por consequência ao próximo.Então baseado nessa falta de respeito, nós também os atacaríamos e começaria aí uma era de insanidade. Aliás, insanidade é uma palavra bem apropriada, que se colocaram no lugar do AMOR.
Anônimo disse…
VOU POR O BISPO MACEDO OU OUTROS NO LUGAR...PESSOALZINHO MAIS POBRE DE ESPIRITO EM, PORQUE NÃO PEGAM UMA VASSOURA E VARRE A CIDADE, SERIA MELHOR DO QUE FICAR FALANDO ASNEIRAS...
Anônimo disse…
mimimi... não pode colocar Iemanjá... mimimi pq estão tirando as cruzes das repartições publicas? tem que deixar! pq estão proibindo orações obrigatórias? tem que deixar... mimimimimi
Unknown disse…
Já vi várias vezes, Evangélicos fazerem batismo na praia e deixar papéis entre outras coisas na areia e na água do mar. O problema é que a nossa sociedade ainda é muito individualista. Tenho fé em meu pai Oxalá, que a nossa presidenta vai autorizar a colocação dessa linda estátua na orla de São Vicente.
Tenho certeza que nossa cidade só ganhará com essa atitude.
Anônimo disse…
Aquele totem dos inferno escrito piracicaba é do senhor jesus cristo ninguem reclama neh?? ninguem fica falando de estado laico.... mas qunado a religião é dos outros ficam usando esse argumento... crentelhosdosinferno
Anônimo disse…
OLA
realmente o que falta e educaçao
Anônimo disse…
Incrível como os evangélicos, que se dizem cristãos, tem um comportamento tão fora dos padrões do que Cristo ensinou. Essa discriminação contra outras religiões, querendo impôr sua fé à força... Isso não é de Deus, não. Jesus Cristo mesmo disse que quem não está contra ele está com ele. Quem lhe disse que os umbandistas, que Iemanjá está contra Jesus? Só porque na Bíblia diz que não pode haver estátua de entidades? Ninguém venera estátua, só loucos. Ali estão prestando culto à Iemanjá, não a um pedaço de gesso ou madeira. Isso de proibição a imagens foi no antigo testamento, e depois que Jesus veio, fora os 10 mandamentos, a lei mosaica, só vale o que Jesus falou, o Antigo testamento foi sobrepujado por Jesus Cristo ! Religião significa religar, os evangélicos vem a religião como clube de futebol, disputa de egos, cadê a caridade, cadê o fazer o bem aos outros, amar o próximo como a si mesmo? só depredar centro espírita e magoar as pessoas com seu orgulho maldito.
Unknown disse…
Ah, tanto pastor envangélico por aí bando de mercenário, deixem as pessoas cultuarem sua fé, bando de ladrões, o estado é laico, não vejo umbandista nem outras religiões indo até a porta de suas casas se intrometendo, na suas pregações, bando de enxerido, vão cuidar de duas vidas.
Esse é doido, Iemanja , manda em porra nenhuma
O corpo é dela ñ o da criança, sacou , o imbecil, esquerdistas , assasina , comunista feminista safada
Quando tiver morrendo numa cama no instante clama por Jesus
Feminista ridícula, vcs mulheres são privilegiadas hoje em dia, juntamente com os negros e gays. Os negros eu acho justo eles sofreram e ainda sofrem . Enquanto ao machismo acho um merda , coisa de caba safado e sem futuro que ñ respeita as mulheres não tolero nem machismo n.feminismo somos o todos iguais homem ñ pode mandar na mulher e sim amar e respeitar assim como a mulher o seu esposo

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih