Pular para o conteúdo principal

Araguaína mantém leitura da Bíblia nas escola pública

A Câmara Municipal de Araguaína (TO) derrubou o veto do prefeito Félix Valuar de Sousa Barros (DEM) à lei da leitura diária da Bíblia nas escolas públicas, mantendo, assim, a obrigatoriedade que começa a valer este ano.

Araguaína tem cerca de 150 mil habitantes e fica no norte de Tocantins,  a 350 km de Palmas, a capital do Estado.

Proposta pelo vereador Manoel Moreira de Brito, o Mané Mudança, a lei foi aprovada com facilidade pela Câmara. Como Brito é do mesmo partido do prefeito, a expectativa era de que a lei obtivesse a sanção, o que acabou não ocorrendo.

Barros vetou a lei com o argumento de que ela fere a laicidade do Estado. O artigo 19 da Constituição proíbe que as instâncias do Executivo se envolvam com  decisões ou atividades de cunho religioso.

Inconformados com a decisão do prefeito, os vereadores realizaram uma sessão extraordinária em dezembro e derrubaram o veto. Apenas um vereador votou contra a lei.

Um leitor deste blog que acompanhou a sessão da Câmara disse ter ficado impressionado com o despreparado dos vereadores. “Parece que eles disputam para saber quem é o mais ignorante”, afirmou.

Quando a Câmara aprovou a lei e ainda antes do veto do prefeito, o Giama (Grupo Ipê Amarelo pela Livre Orientação Sexual) tinha encaminhado ao Ministério Público pedido para que houvesse uma providência contra a inconstitucionalidade.

Mané Mudança apresentou a proposta da lei com a justificativa de que a leitura diária da Bíblia colocará as crianças em contato com valores morais.

O professor de psicologia Rogério Santos, da Universidade Federal de Tocantins, escreveu um artigo contestando a justificativa do vereador.

Santos reconheceu a importância da Bíblia na formação da cultura judaico-cristã, mas argumentou que, além de a lei ser anticonstitucional, as escrituras cristãs não servem como exemplo de conduta porque, em nome de Deus, justificam assassinatos, estupros e escravidão. No artigo, ele indicou os trechos bíblicos que são perniciosos às crianças.

"O texto bíblico é bastante inadequado às crianças por estas não terem suas capacidades de avaliação crítica plenamente desenvolvidas", escreveu. "As tendências infantis ao literalismo e à credulidade tornam as crianças especialmente vulneráveis a um conteúdo que elas não estão preparadas para elaborar."

Com informação deste blog.

É a Constituição que deve ser lida nas escolas, e não a Bíblia, diz professor
por Rogério Santos em janeiro de 2012

Itapeva (SP) faz proselitismo religioso com a cartilha 'Deus na Escola'.
dezembro de 2011

Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
O pior é que o texto bíblico é de dificil compreensão para crianças. Mas fazer o que, é o novo brasil pentecostal

Noviço
Anônimo disse…
Não aceito que no meu Município façam isso.
Se tentarem, pode ter certeza que vou incomodar.
@lisangelo disse…
Se eu fosse um professor obrigado a tal disparate, escolheria a dedo as passagens a serem apresentadas em aula:
- Caim, e seus descendentes, sendo condenados a vagarem pela terra e logo em seguindo fundando uma cidade;
- Moises e Josue assassinando criancas de colo;
- O pai que apos uma batalha sacrificou a filha em homenagem a deus;
- e para terminar, um teatrinho com alunos representando o Cantico dos Canticos apos farta distribuicao de preservativos.
Anônimo disse…
A religião não poderia ser imposta desta forma para crianças.Isso é um absurdo que atenta contra o Estado laico(só no papel porque na prática passa bem longe de ser).É,rumo à ditadura teocrática.
Anônimo disse…
Mas isso não seria professar o nome do Senhor deles em vão? Ô raça hipócrita!!!!
Wagner Melo disse…
Acabei de fazer uma consulta à Ouvidoria do MP de Tocantins. Não podemos facilitar, deixar correr solto pois, quando menos esperarmos, estaremos sendo queimados em fogueiras com a anuência do Estado.
Anônimo disse…
A biblia fala de mortes , assassinatos ,romances incestuosos, traição , sacrificios , puta merda que moral que existe neste livro? Se eu tivesse um filho e pegasse um adulto com um livro desse aberto lendo para meu filho eu iria ver isto como um estrupo. E pior que estes adultos não tem nem vergonha de ler este livro para crianças.
John Constantine disse…
A Biblia, como formadora do carater moral das criancas ? Fala serio, ne ?
Anônimo disse…
Como e que o legislativo derruba um veto de uma ação do executivo?

Cara, não entendo nada do sistema jurídico brasileiro.
No Name disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
No Name disse…
É o fim do mundo mesmo, ao invés dos pais se manifestarem o Giama é o bastião da liberdade das crianças.

Quem tem que decidir ou se manifestar são os pais
Anônimo disse…
Como é que o legislativo derruba um veto de uma ação do executivo?

O legislativo diz não e o executivo obedece.
Ateu Consciente disse…
A Bíblia como formadora de valores morais é um ótimos conto de fadas.
pombobranco13 disse…
Esta Casa de "Leis" de Araguaína em TO, deve ser o fim da picada! Bíblia para ensinar crianças! Fala sério? A Bíblia é de uma leitura extremamente complexa e pode ser um instrumento perigoso nas mãos de um fanático, pois ela usa muito de parábolas e um néscio pode perfeitamente entender outra coisa, daí o perigo de idiota ler a mesma! No Corão, livro sagrado dos muçulmanos, muitas das barbáries que se cometem em nome do livro sagrado, simplesmente são interpretados erroneamente por fanáticos que é uma coisa muito perigosa, emntre o ateu ou agnóstico, prefiro o segundo, o ateu não se importa, já o fanático mata!
Anônimo disse…
Sou professor e apoio totalmente abordar temas biblicos com as crianças nas escolas, tudo contextualizado com a capacidade cognitiva e as limitações lógicas da infância.

Criar meninos somente de forma conteudista, deixando sua formação de caráter, de personalidade sem amparo, produz uma geração de pessoas sem referencia moral, que vai viver segundo o que "der na telha", viver igual bicho no cio, irracional, só importanto que seu ego seja satisfeito.....isso é doentio.

Temos que levar a atitude desses vereadores para outras localidades, espalhar pelo Brasil, para criarmos pessoas sob uma ótica Cristã Genuína e não religiosa..

Facebook: Renato Cdrel
Anônimo disse…
Formacao de carater.... temos 2 mil anos de biblia, a idade media teve toda sua educacao dada em torno da biblia, qual carater foi formado/
Referncia moral... A referencia moral é de foro íntimo, há muitos que leem a bibilia e nao tem moral, e muitos ateus com moral.
Professor... leia a constituicao, o estado e laico. é diferente de ser ateu, laico quer dizer que nao se envolve com isso. ensine filosofia, ética, constituicao, ate mesmo pq so se le a biblia sob algum viez filosofico. E por favor fale onde tu da aula pra eu nao botar meu filho la.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Parabéns
Vereador, realmente a moral neste país esta cada vez pior. Na Bíblia existe passagem complicadas, mas na Constituição Federal também, a cidade é cristã e deve lutar por valores cristãos. O primeiro mandamento da lei de Deus norteando valores teremos mais educação, respeito.
No Brasil por falta de valores tempos.
drogas,
50.000 assassinatos anos.
educação uma porcaria,
falta de respeito com pais, professores, mestres.
A cidade esta de parabéns, o estado é laico, mas nós não somos ateus.
SERVIR PRIMEIRO A DEUS E DEPOIS AOS HOMENS.
Anônimo disse…
O ateísmo foi responsável por milhões de morte no mundo inteiro.
Comunismo, socialismo, marxismo, tudo ateu.
Russia, China, Coreia, Cuba, leste europeu. Todos países comunista e ateus. 100 milhões de mortos, ateus e ateus.
Anônimo disse…
Nenhum professor vai lei trechos complicados para as crianças.
Basta ler trechos que falem de amor, perdão, respeito.
Moldar o caráter dos alunos, baseado na ética cristã do amor e respeito com o próximo.
Estudante Bíblico Constitucional disse…
E também se Deus existe e tivesse colocado o fruto proibido fora do alcance de Adão e Eva, eles não o teriam comido e ainda estariam no paraíso com a vida eterna.
Analista Man disse…
Para o executivo obedecer o legislativo, é porque o legislativo possui seu lado executivo.
Anônimo disse…
Há uma grande diferença da Bíblia que é a palavra de Deus e do que a igreja católica fazia em nome de Deus. Não podemos confundir tudo isso, pois afinal o verdadeiro evangelho tem transformado vida. Se algum de vocês não acha importante que seus filhos conheçam a biblia, deixem eles serem educados pela televisão onde a cada dia vemos mais porcaria e idecência. Acredito que a motivação do vereador foi a seguinte: Leio a biblía, minha vida foi mudada por causa dela, a palavra do Senhor me fez alguém melhor e por isso seria bom se todos tivessem acesso.
Yuri disse…
Engraçado que quando se fala em corrupção ninguem faz nada, so reclama e diz que político é tudo ladrão, agora quando é sobre religião cada um quer que a sua música toque, independente se é boa ou ruim. Que tal pensar assim? Vai ser bom pro meu filho? A biblia conta muitas mortes? Sinto muito mas toda a historia da humanidade ocorreram mortes. Vamos procurar saber como é esse livro antes de criticá-lo.
Anônimo disse…
A Biblia NÃO é a palavra de Deus. É tão somente um amontoado de histórias "selecionadas" não por mim, nem por você, para compor um livro. E porque não montar outra Bíblia com os demais evangelhos apócrifos? Tentam de toda maneira torná-la coleção de fatos, mas a ciência, os historiadores, não concordam. Possui incoerências e contradições. A humanidade evolui, avança tecnologicamente, enquanto a Bíblia está presa a um povo e época. A sociedade passa por momentos difíceis para evoluir, por sua própria culpa, mas não serão promessas de salvações e ameaças de envio ao infermo que farão um cidadão mudar sua índole, senão já teria dado certo quando a Igreja dominava. Falta é união, mas a religião separa.
Anônimo disse…
Correto. Principalmente verificar se a história comprova os "fatos" narrados, se são possíveis cientificamente, se os autorres são confiáveis, se os demais evangelhos apócrifos não seriam melhor escolha em vez dos escolhidos... Tem-se mesmo que estudá-lo antes de aceitá-lo.
Bia disse…
Ops! A Revolução Russa não mexeu com religião... A Teoria Marxista é atéia a Russia nunca o foi... E vamos falar de Estados assassinos? Tds os teocráticos, Israel, EUA...
Anônimo disse…
Caro irmão, vc está analizando a situação de uma forma limitada, pois a Bíblia não fala de assuntos alheios aos acontecimentos atuais.
Vc precisa entender o contexto histórico da época, que era um contexto bélico.Ali estão apenas alguns relatos de acontecimentos de cunho mundial.
Aprenda que os povos que foram destruidos na guerra, eram povos desobedientes e idólatras, que desagradavam a Deus. Por isso foram destruidos.
E que de acordo com os padrões culturais, no Israel antigo era normal e aceitável o casamento entre parentes, e tudo o que fizesse parte de um casamento.
Mas entenda que Deus não está em tudo!
E as nações que procederam deste "encesto", não foram participantes das promessas de DEus.
Entenda que o ensino deve ser completo. Iniciando no gênesis e findando no Apocalipse. Vc ainda não saiu do Genesis!
Até agora vc analizou a situação, de acordo com seu padrão cultural, e não, de acordo com o padrão cultural da época.
Anônimo disse…
A Bíblia apoia a escravidão (Levítico 25:44); a exploração sexual de meninas (Números 31:17,18); o assassinato brutal de crianças e o estupro que ocorrerão no "Glorioso dia do Senhor" (Isaías 13:16); o preconceito contra deficientes físicos (Levítico 21:18).

Deus manda, através do profeta Samuel, que Saul extermine a cidade de Amaleque, incluindo "mulheres, meninos e crianças de peito" (I Samuel 15:1-5).

Qualquer pai que deixe seus filhos expostos a esse tipo de "padrão moral bíblico" sem protestar é um irresponsável.

E quanto a essa contextualização cultura que você fala, não são vocês mesmos que dizem que seus deus não muda nunca? Se ele não muda nunca, como pode ser menos selvagem hoje do que era naqueles tempos?

Eder Paulo Sampaio
eder.p.sampario@gmail.com
Anônimo disse…
Ateus provocaram mortes???

Pois olhe essa beleza de frase no cinturão dos soldados nazistas: "Gott mit uns", que significa "Deus está conosco".

Considerando o (mau) caráter do deus bíblico, não me supreende nada os nazistas acharem isso...

Precisa dizer mais alguma coisa?

Eder Paulo Sampaio
eder.p.sampaio@gmail.com
Anônimo disse…
Mais um pequeno detalhe que esqueci: É com base nos padrões culturais de hoje que em sua resposta você justifica o extermínio desses povos que desagradavam a deus, não é? Afinal de contas, essa sua resposta está sendo dada em 2012!!!

Eder Paulo Sampaio
eder.p.sampaio@gmail.com
Anônimo disse…
A Bíblia apoia a escravidão (Levítico 25:44); a exploração sexual de meninas (Números 31:17,18); o assassinato brutal de crianças e o estupro que ocorrerão no "Glorioso dia do Senhor" (Isaías 13:16); o preconceito contra deficientes físicos (Levítico 21:18).

Deus manda, através do profeta Samuel, que Saul extermine a cidade de Amaleque, incluindo "mulheres, meninos e crianças de peito" (I Samuel 15:1-5).

Qualquer pai que deixe seus filhos expostos a esse tipo de "padrão moral bíblico" sem protestar é um irresponsável.

Eder Paulo Sampaio
eder.p.sampaio@gmail.com
vocês cristãos querem justificar a todo custo as barbáries que seu deus e sua bíblia sagrada. que é mais um livro de torturas e assassinatos... instituídos do que algo que vem a ser bom! um livro de cunho patriarcal traduzindo-se em machista. autoritário preconceituoso e por ai segue, e vocês ainda querem falar de moral, educação e bons costumes sem ter moral ética alguma!!! vocês e sua bíblia não podem jamais servir de modelo ético para ninguém!revisem seus conceitos e talvez muito talvez, vocês consigam enxergar algo que em seu grande livro a muita coisa cruel e descabida. (phosphoros)
Anônimo disse…
esses vereadores sao umas merdas.Eles tem que agir de acordo com uma lei ai que diz q deve se ter liberdade religiosa e q o pais e laico.isso ai esta obrigando os jovens a crer na biblia.(mesmo q a maior parte do brasil seja catolico)
Anônimo disse…
Eder Sampaio. Creio que é um absurdo obrigar crianças a lerem a Bíblia ou a qualquer um acreditar naquilo que você acredita. No entanto a Bíblia é um livro de cunho espiritual que mantem uma mensagem. Não é livro histórico, nem de psicologia... ela tem uma mensagem espiritual que quer dizer o que poucos crentes ignorantes sabem. É o seguinte: No Antigo Testamento: O homem tenta alcançar Deus pelas suas forças e faz barbaridades em nome dele. Nem todo o texto do Antigo Testamento é literal. Há mitos, fábulas, analogias... e uma história de pessoas que fazem uma imagem de um Deus cruel e age dessa forma em nome dele. No novo Testamento Deus se Revela na imagem de Jesus. O que Jesus ensinou no Novo Testamento pode ser seguido por crianças sem problema algum: Amar o próximo.
Anônimo disse…
Tenho pena de todos que têm esses pensamentos contrários a Deus. Se acham inteligentes.Deveriam se aprofundar no conhecimento da Bíblia e aceitar a Deus como o Nosso Pai Eterno, Bondoso,Misericordioso, e pronto a perdoar tanta ignorância, Opa!falta de conhecimento.No dia do Juízo Final, todos serão julgados de acordo com suas atitudes e pensamentos e então virá o seu destino.Leiam a Bíblia com sinceridade, façam estudo aprofundado e verão o quanto estão cegos, e ainda terão tempo de se arrependerem.Deus os perdoe.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih