Pular para o conteúdo principal

Oscar Niemeyer, ateu famoso

Niemeyer projetou mais de uma dezena de igrejas
O arquiteto comunista Oscar Niemeyer (foto) foi ateu desde criança, mas isso não o impediu de projetar belas e inovadoras igrejas, como a da Pampulha, em Belo Horizonte, e a Catedral de Brasília. Ele se notabilizou por usar o concreto armado para desenhar linhas suaves e elegantes. 

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares nasceu em 15 de dezembro de 1907 no Rio de Janeiro. Em 2012, aos 104 anos de idade e lúcido, ele ainda trabalhava em sua prancheta em alguns projetos. Mas estava com a saúde fragilizada. Morreu no dia 5 de dezembro às 21h55, no Hospital Samaritano, do Rio. Ele havia sido internado com desidratação e pneumonia.

Em uma entrevista em agosto de 2011 ao portal G1, ele disse que, embora seja ateu e comunista, é natural o seu interesse pelas igrejas. “Eu morava com meus avós, que eram religiosos”, afirmou. “Tinha até missa na minha casa, e fui criado em um clima assim.”

Em uma entrevista por ocasião de seus 100 anos, ele afirmou que a sua arquitetura não é importante porque não resolve “merda” alguma.  “O importante é a luta por uma vida melhor.”

Em agosto de 2011 lançou um livro com 16 igrejas por ele projetadas no Brasil e exterior. Ele garante que as “suas igrejas” nunca abalaram a sua convicção ateísta.

Com informação do G1, entre outras fontes.

Morre aos 104 anos o arquiteto e ateu Oscar Niemeyer
5 de dezembro de 2012


Comentários

Charles disse…
Gênio brasileiro!
Avelino Bego disse…
E quem disse que pra ter vida eterna, precisa-se de um deus? ahaha

Ele é um dos nossos gênios.
Anônimo disse…
Bom, logo ele poderá saber se esta certo ou errado, ta no bico do corvo já.
Unknown disse…
Certo ou errado ela já com mais de cem anos,um marco na historia mundial,uma vida de realizações e obras que serão lembradas sempre, isso sim valeu e tudo que importa a um vivente. Que o corvo o carregue,grande homem exemplo de vida.
Unknown disse…
Certo ou errado ela já com mais de cem anos,um marco na historia mundial,uma vida de realizações e obras que serão lembradas sempre, isso sim valeu e tudo que importa a um vivente. Que o corvo o carregue,grande homem exemplo de vida.
ADERSON BEZERRA disse…
quem oferece a vida eterna é DEUS, logo se não for por DEUS é apenas uma matéria simples e sem sentido como a teoria da evolução humana como um simples macaco.
Anônimo disse…
Acredito mais num monte de merda do que em deus. A merda existe, e fede pra caramba!
Unknown disse…
Você pode acreditar no que lhe faz bem, no que lhe conforta, mas isso não muda a realidade. Que alias você não conhece. "... teoria da evolução humana como um simples macaco." Ele viveu sendo ateu, e morreu ateu. Ele sabia que nada maravilhoso viria do céu, então fez da própria vida, algo maravilhoso.
Anônimo disse…
Para ser ateu e defender o socialismo tem que ser inteligente, algo reservado a poucos, como Niemeyer.
Enilda Miceli disse…
Parabéns pela mente lúcida Vinicius Pessotti a tua frase é uma síntese perfeita do que realmente é importante!
Unknown disse…
até quando pesoas fundamentalistas e sem sensibilidades vão entender que o sentido da existencia nao esta nos credos formulados por interesses vis....viva a razão humana e a liberdade...viva niemeyer......
Anônimo disse…
afirmo o que vc disse vinícius , grande comentário
CELIO disse…
VINICUS O QUE VC ESCREVEU É UM ABSURDO
Anônimo disse…
Quanta Hipocrisia, para existir as obras dele ele as criou não é? para cada criatura existe um Criador, que pena que
existam tantas pessoas que não perderia nada em ficar quietos,assim poupava Deus maravilhoso,onipotente,onipresente, Criador do céu e da terra e que tudo neles há, de ouvir tanta besteira.
Anônimo disse…
Se seu deus é tão onipotente e maravilhoso não deve se importar com comentários nesse site... mas como ele é seu amigo imaginário você tenta defendê-lo, pois ele não pode fazer isso... Abraço
Poeta Mauro Leal disse…
Tem uma Bíblia, então a leia, pois ela é diz que Jesus Cristo é o único caminho que conduz ao céu. Disse Jesus Cristo: Eu sou o caminho, a verdade e a vida quem crer em mim ainda que esteja morto viverá.
Senhor Anônimo,
Como poderia Oscar Niemeyer ou qualquer pessoa que morra saber se existe um Deus? Quem morre, morreu, jamais saberá de qualquer coisa. O que fica, após nossa morte, são nossas obras, nosssos feitos e atitudes durante a vida. E a vida é terrena e única; a alegada transcendência reflete justamente nosso desejo de continuidade, nossa inconformidade com a finitude da vida.
Mas nosso desejo, inflelizmente, não será atendido.
"A dura realidade é melhor que a mentira consoladora", já dizia Carl Sagan.
Assis Utsch (autor de O Garoto Que Queria Ser Deus)
Sua Bíblia, como todos os livros santos de todos os credos são uma coleção de fábulas, mitologias, lendas e narrativas populares acumuladas ao longo de séculos e milênios. (Já li a Bíblia duas vezes, é por isso que confirmei que ela é realmente uma fábula).
Todos os Salvadores, Messias, Deuses ou Jesuses são invenções humanas.
E nós só existimos porque o arranjo cosmológico aleatoriamente estabelecido permitiu que na Terra moléculas pré-biológicas se tornassem biológicas, e evoluíram.
Assis Utsch (autor de O Pastor Rebelde)
Anônimo disse…
este ateu eu respeitava, nunca vi falando merda como estes otários que se passam por ateus.
Vinicius Sou fã de Oscar e agora sou seu fâ tb cara...

Você falou tudo cara, meus parabéns!!!
Anônimo disse…
Quem julga nunca será perfeito em suas palavras e em suas obras.
Anônimo disse…
vc diz que a biblia é um mito! daqui a cem anos gerações futuras podem afirmar que oscar niemeyer também é um mito não é? para tudo existe um criador, o oscar niemeyer foi um bom arquiteto mais futuramente as pessoas só vão saber quem foi ele em livros e só! Deus criou o céu e a terra e tão perfeito que nem um ser humano tem a capacidade de si quer fazer uma boa previsão do tempo. mim explique como foi que o mundo foi criado, como o mar surgiu, ou até como uma criança si forma no ventre de sua mãe? Há um Ser que si Chama DEUS que tem todo esse poder e que sabe como o ser humano que ele teve o prazer de criar é falho ao ponto de não acreditar nele e sim de acreditar que nós surgimos do NADA!! sim eu sou muito abençoada por Deus, POR DEUS.
Anônimo disse…
Tudo passa mais suas palavras permanecem. Deus é maravilhoso e eterno. Não daremos importancia a essas pessoas tão pequenas e flahas que abrem suas bocas de merda pra falar de Deus logo de DEUS!
Anônimo disse…
tenho total certeza que essas criaturas sem importancia alguma na terra abram suas bocas pra falar de Deus, tenho certeza que querem aparecer publicando coisas desse tipo. Aproveita e posta uma foto sua com a cara melada no seu proprio coco, pois isso que voce é "um coco".
Anônimo disse…
Trenho pena de vc!!!!!!!
Beatriz disse…
O importante são as atitudes,e não a religião,pois muitos q se dizem tementes,e não saem das igrejas,,e são bitolados,muitos,,já vi,que matam o cão a paula,envenenado..e vivem falando maldade do próximo,,

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová