Pular para o conteúdo principal

Demônio trabalhava para Deus como perseguidor


Parceiros

por Álvaro Oppermann
para Superinteressante

Se a gente fosse fazer um retrato falado de Satanás, ele sairia mais ou menos como Hellboy (foto), das histórias em quadrinhos de Mike Mignolla.

Peço desculpas aos fãs, pois o personagem da HQ, no fundo, é um sujeito de bom coração - enquanto o Diabo (alguém duvida?) quer mais é atazanar o ser humano. Mas a comparação vem a calhar, pois é de maniqueísmo que estamos falando. A cultura ocidental se acostumou a pintar o Universo como uma guerra cósmica entre o bem e o mal. E o mal tem a cara do Diabo, um monstrengo escarlate de chifres e rabo, quase sempre com um tridente em punho.

Agora pasme: essa imagem simplesmente não existe na Bíblia. Pelo menos é isso que demonstra o pesquisador americano Henry Ansgar Kelly, professor emérito da Universidade da Califórnia, no livro "Satã: Uma Biografia".

Kelly garante que a história original do demônio - aquela que está registrada nos textos bíblicos - foi deturpada ao longo dos tempos. Na verdade, o Diabo não seria assim tão ruim quanto se pinta. E a "difamação" começou lá atrás, nos primeiros séculos do cristianismo, por obra de patriarcas da Igreja como são Jerônimo.

Para o pesquisador americano, a Bíblia revela que o demônio era uma espécie de "empregado de Deus" - uma entidade moralmente correta, encarregada de perseguir e acusar os pecadores. No século 2, porém, os pais da Igreja, ao interpretar o episódio bíblico de Adão e Eva no jardim do Éden, associaram-no à imagem da traiçoeira serpente. A partir daí, diz Kelly, ele foi sendo transformado em inimigo de Deus, até virar a representação máxima do mal.


Uma visão menos maniqueísta do Diabo, como a proposta por Henry Kelly e outros autores modernos, parece estar em sintonia com o conceito de "mal" observado em algumas religiões. No hinduísmo e no budismo, por exemplo, existem criaturas malignas, como os demônios hindus Asuras, ou as criaturas infernais budistas chamadas Naraka. Mas elas não são personagens centrais como o Diabo é na mitologia cristã. "O maniqueísmo clássico é o do zoroastrismo", afirma Kelly. Nessa antiga religião originária da Babilônia, existe um deus 100% benevolente, chamado Ahura Mazda, e um espírito totalmente mau, conhecido como Angra Mainyu ou Ahriman.

Uma das versões de Satã mais fascinantes talvez seja a encontrada no islamismo. Também chamado Iblis, o demônio dos muçulmanos é um anjo caído, assim como o dos cristãos e o dos judeus. As similaridades se dão até no nome: shaitan, em árabe. Mas ele tem uma tarefa que os outros não têm. Segundo a crença islâmica, todos os recém-nascidos são tocados pelo diabo na hora do nascimento - para que, mais adiante na vida, possam fazer a escolha que bem entenderem entre o certo e o errado.

O shaitan do islamismo, contudo, não é nem de longe tão maléfico e assustador quanto seu equivalente cristão. Na tradição judaico-cristã, nada pode ser mais perverso, traiçoeiro e perigoso que o demônio - um servo extraviado do Todo-Poderoso, que acabou sendo expulso do Reino dos Céus porque trazia em sua essência o nefasto e contagiante princípio da corrupção universal.

Inferno parece ser coisa séria, pois todas as religiões têm o seu. Para os antigos gregos, ele era o tártaro (pior região do hades, o mundo do além). Os hebreus chamavam-no de gehenna. E os muçulmanos até hoje se referem a ele com uma palavra parecida: jahanna. No hinduísmo, inferno é naraka - termo usado também no budismo, mas com outra acepção, a de "seres infernais".

A descrição mais vívida do inferno talvez seja a de Dante Alighieri no clássico A Divina Comédia, de 1321. O "Inferno de Dante", como ficou conhecido, é composto de 9 círculos. O primeiro destina-se a cristãos não batizados e pagãos virtuosos (aqueles que não tiveram a "sorte" de aceitar o cristianismo em vida). Abaixo dele, há círculos para adúlteros, glutões, avarentos e preguiçosos. A coisa começa a esquentar, literalmente, no 6º círculo, o dos heréticos. O 7º círculo, reservado aos violentos, é terrível: suas vítimas são banhadas num rio de sangue fervente. No 8º, para fraudadores, o pecador fica imerso num mar de excrementos. E o último é gelado, surpreendentemente gelado. Nele ficam os traidores - a escória da escória humana.



Igreja Anglicana deixa de citar Satanás na liturgia do batismo

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Izaque Bastos disse…
mitologia cristã?

agora so faltava essa , ateus querer fazer comparaçoes com religioes babilonicas , islamitas, induistas, e budistas com o cristianismo.
e querem fazer o diabo de bonzim?:leva ele pra sua casa entao.

uma das estrategias do diabo é essa; fazer as pessoas acreditarem que ele nao existe, outra é fazer comparaçoes com todo tipo de religioes, quem duvida que o diabo é so mitologia, é pq talvez nunca viu uma pessoa endemoninhada.
Anônimo disse…
Eu levaria o Izaque pra casa, pois é bem parecido com o Diabo que ele gosta, e parece bem endemoniado - Rancoroso, segregacionista, cheio de ódio e intolerante com os outros, dono da verdade, desrespeitoso, vaidoso e nem um pouco humilde rss diferente do Deus dele que talvez pregue o amor ao próximo mas só se for de religiões cristãs, claro.
Anônimo disse…
se for ver o tal diabo usava o proprio deus ,ele usava a humanidade para deus ficar nervoso e sair matando todo mundo enquanto isto ele com as mãos na barriga morria de dar risadas de quanto deus era imbecil e nervoso, Tudo lenda o deus judaico é mito e nem precisa apelar para pensadores e nem famosos historiadores biblicos famosos para afirmar isto , deus é só uma lenda , tanto se você perguntar para um crente como é deus logo vai vir na cabeça dele a imagen de um homem grandão ,pura infantilidade imbecilóide.
Anônimo disse…
As religiões , devem muito ao capeta, imagine, sem ele, como elas venderiam a proteção.
O capeta vem de graça ja a defesa, esta custa muito caro.
Esquema mafioso legitimo.
Unknown disse…
No livro de Jó, Deus chama o diabo para fazer um teste com seu servo. Quer texto mais exemplar como este para exemplificar o mito ?
Só mesmo cristão que interpreta a Bíblia literalmente para acreditar nesse conto da carochinha.

Jó 1,6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.
Jó 1:6-12
Anônimo disse…
Ué se satanas só faz mal porque deus deixa, qual a diferença de um mandante de um crime e um executor, se eu tenho um filho e ele só pode fazer mal se eu deixar no caso eu seria o verdadeiro mal pois sem minha ordem ou permissão ele nada faria , o diabo então é um fantoche de deus que ele liberta e aprisiona quando quer??? É isto mesmo kakaka
Anônimo disse…
Religião é coisa de Deus e do Diabo, sem os dois não teria graça, seria como Chapeuzinho vermelho sem o Lobo mau.

Crente vive com o capeta na cabeça e no "corpo" ai quando fazem M... jogam a culpa nele.
O cara rouba, mata, enche o rabo de cachaça, usa droga, trai a mulher a família, mas a culpa não é dele, é do capeta!
Desculpinha esfarrapada!
Anônimo disse…
Outro dia em um engarrafamento, dentro de um ônibus cheio tive de aguentar duas loucas evangélicas conversando. Falavam que deus dá o que a gente pode carregar, falavam do demônio, o inimigo como eles chamam. Falavam de coisas cotidianas como dificuldades financeiras, relacionamentos conflitivos, etc., como obstáculos e provas que deus pôs no caminho para que elas provassem sua fidelidade a jesus, etc e tal. Uma delas havia sido atacada por seu próprio cachorro, mas a explicação dela obviamente era sobrenatural: o demonio incorporou no cachorro e a atacou.

Uma ladainha absolutamente insana. Incrível!!! Tudo no mundo, tudo o que acontece na vida daquelas duas mulheres era explicado por vias sobrenaturais. Impressionante!!! Caso de hospício mesmo!
Ateu4Ever
Anônimo disse…
ô Izaque, vai te lascar!!! Esse papo furado de endemoninhado (sic) é absolutamente insano. Essas coisas não existem.

Na minha vida, jamais vi nenhum ser endemoniado, jamais escutei vozes do além (anjos ou demonios), nunca vi sombras nas paredes, nunca, nenhum ruido estranho, nada. Já fui a igrejas evangélicas para ver ao vivo o tal do "endemonhamento".

Quer saber minha opinião: papo furado, encenação, mentira! É isso o que é. De repente um cara lá cai no meio e começa a falar grosso como se fosse um espírito de umbanda. Todo mundo se assusta e fica com medo. O pastor vem e começa a gritar em nome de jesus. Todos estão tensos e esperando uma solução divina para a incorporação.

Eu cheguei perto de um desses endemoniados. Tive de fazer um esforço para vê-lo de perto, porque os pastores não te deixam chegar muito próximo (por motivos óbvios). Bem consegui chegar a uns 8 metros do cidadão endemoniado. Para minha surpresa. Maior farsa! Maior encenação do mundo. Coisa para impressionar gente ignorante. O cara simplesmente fingia. Era óbvio. Tão óbvio que não sei como outras pessoas não notaram. Talvez não queiram notar ou talvez o espetáculo dos pastores e auxiliares gritando e invocando a palavra de deus faça tudo ficar confuso.

Mas constatei por mim mesmo: uma farsa, fingimento, mentira!!!

Crentes fanáticos são profundamente impressionáveis. São cordeirinhos idiotas a serviço de espertalhões que sugam seu dinheiro. Bando de coitados!
Ateu4Ever
"mitologia cristã?"

- Sim, é a mesma coisa. Jeová ou Javé é tão real quanto Zeus, Odin, Rá e etc.

"agora so faltava essa , ateus querer fazer comparaçoes com religioes babilonicas , islamitas, induistas, e budistas com o cristianismo."

- Também é a mesma coisa. E quem dera que fosse só os ateus. Teólogos sérios tratam as lendas de Abraão no mesmo patamar que a mitologia grego-romana e nórdica.

"e querem fazer o diabo de bonzim?:leva ele pra sua casa entao."

- Pelo menos ele matou menos gente, é menos pior que deus.

"uma das estrategias do diabo é essa; fazer as pessoas acreditarem que ele nao existe, outra é fazer comparaçoes com todo tipo de religioes"

- Diabo isso, diabo aquilo, blá-blá-blá... a mesma falácia imbeciloide cristã de sempre. Tudo é culpa do diabo ou de deus. Isso enche o saco.

"quem duvida que o diabo é so mitologia, é pq talvez nunca viu uma pessoa endemoninhada."

- Ah, tá! Você é do tipo de pessoas que acredita naqueles exorcismo na televisão que não passam de teatrinho de quinta categoria! Quanta ingenuidade!

Sério, cara, acredita mesmo naquele bosta?

Digimons são mais reais.
Anônimo disse…
Eu acrescentaria na lista de adjetivos ao Izaque, do primeiro anônimo, o de mentiroso e mau caráter.

E, ateu4ever, é tudo ator contratado , tão verdadeiro quanto os 'casos' do programa do Ratinho no SBT.
Qualquer mongoloide finge que está possuído pelo demônio.

É só engrossar a voz como se estivesse rouco, se contorcer como se estivesse tendo um ataque epilético, gemer como se estivesse com dor de dente, gritar como um demente, babar um pouquinho, fazer uma caretinha e repetir tudo que o pastor-estelionatário falar.

Tudo isso desde que se pague bem, é claro.
Gustavo M. Gomes disse…
Mais merda, São Jerônimo!? Já não bastava ter falado a asneira abaixo?

Se é bom não tocar uma mulher, então é ruim tocar uma mulher sempre e em todos os casos.
A mulher é uma ferramenta de Satã e um caminho para o inferno. (São Jerônimo)
Icarus disse…
No caso das possessões, nem todas são fingimento.

Existem muitos disturbios que levam a isso. Epilepsia e Distúrbio de multipla Personalidade são exemplos.

Na igreja que eu frequentava, algumas pessoas que tinham carências emocionais tambem "se manifestavam" para ter atenção dos membros e dos pastores.

Deveriam haver leis específicas para proibir este tipo de coisa, principalmente na TV. Estas pessoas precisam de especialistas e não destes charlatões.
Anônimo disse…
E primeiro,precisa-se saber se falamos da mesma coisa. o que é o diabo pra vc? Me digam e eu lhes provo pq ele n existe.
Anônimo disse…
engraçado que diabo só pega em crente, eu desafio todos crentes macumbistas exorcistas do mundo a tirar diabos de ateu, veja que estes lider cristãos não se metem com ateus porque eles sabe que nós não temos um pingo de medo deles e nem do deus deles e eles sabe que o deus deles não pode nada, eles abusam destes pobres que é tudo maria vai com as outras,
Avelino Bego disse…
Izaque Bastos disse...
mitologia cristã?
------------------------

E no que você acredita é o que?
Anônimo disse…
Lembro-me na época do antigo segundo grau (lá pelos meus 16 anos - faz tempo), uma menina começou a passar mal e teve convulsões, com alguns gritos ou gemidos estranhos. Eu não a vi. Mas colegas me disseram o que havia acontecido. E como sempre, no meio da convulsão da menina apareceu algum candidato a pastor e tentou exorcizá-la, invocando jesus e coisas do gênero. A menina foi levada ao médico e, como me informaram depois, tratava-se de um problema físico, relativo, se bem me lembro, à diabetes. No entanto, o boato se espalhou e como todo boato, em cada boca um pontinho, uma virgula a mais. Depois de algum tempo, já circulavam versões de que a menina era filha de macumbeira, que sacrificava animais, invocava o maldito, etc e tal. É só um exemplo de como tais mitos se espalham entre as mentes pouco aptas.
Também percebi que o demônio só possui cristão. Engraçado isso, né? Por que nunca possuem judeus, por exemplo? Acho que é porque o prepúcio é a porta de entrada do demônio, por isso os judeus cortam fora... *trollface*
Anônimo disse…
Izaque: Henry Ansgar Kelly, o autor do livro "Satã: Uma Biografia", não é ateu, mas um cristão. Você deveria pesquisar um pouco antes de escrever aqui porque assim evitaria de dizer tanta besteira.
Anônimo disse…
O medo e medo de uma PUNIÇÃO é o instrumento mais usado pelas religiões monoteistas pra manter no ´´cabresto´´ imbecis como o IZAQUE....

a Figura do CAPETA foi moldada e propagada pela ICAR ao longo de 2 milenios assim como a do bixo papão pras crianças de todo mundo ;

´´cuidado menino obedeça seus pais senao o bixo papão te pega ´´

´´Crente pague o dizimo direitinho senao o capeta vem de pegar´´....


A vida é uma só pessoal e é bem curta....nao deixe que as religiões escravizem seu pensamento...

se ja honesto , inteligente e feliz e livre !!!
Fernando Azevedo disse…
Não quero ser Advogado do Diabo, mas faço a defesa do De Cujus. Pra começar, ele não é o pai da mentira, como dizem. Tudo é intriga da oposição. Quando o Diabo, no caso a serpente, tentou nossos pais no paraíso; ele falou a verdade..."vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecedores do bem e do mal". Pois não foi exatamente o que a história diz que aconteceu? Passamos de inocentes, para conscientes, e devemos isso ao Diabo. A Patrística, e toda a medievália católica romana, encarregaram-se de ver aí "o mal"; ora, se não fosse o Diabo, não haveria conhecimento nem ciência! Além do que, essa história que a serpente-Diabo mentiu; prometendo o clássico SEREIS DEUSES...É um erro de tradução. Está claro que o diabo falou(e tá falado!) SEREIS COMO DEUS, CONHECEDORES DO BEM E DO MAL. Então se a teologia clássica diz que Deus deu o Livre-Arbítrio ao homem, o Diabo toma parte, e importantíssima, nessa história. Além de não mentir, o diabo também NÃO É SUJO, como insistem os seus adversários, -palavra curiosa, se levarmos em conta que o adversário por todos nomeado É O DIABO!-; O Diabo é um espírito, e como tal de uma Luz Puríssima, em que não há sujeira. O Diabo quando tentou Jesus mostrou-lhe todos os reinos, toda a glória e as riquezas do mundo; como poderia ser um governante divino sendo sujo? Reinaria sobre lama, pocilgas e lixões? Para ser sujo, o Diabo precisaria ser preguiçoso, - e é outra mentira DESLAVADA atribuir-se-lhe O ESPÍRITO DA PREGUIÇA, assim como erroneamente chamam-no ESPÍRITO IMUNDO...Ora, depois de Deus, que Jesus disse "trabalhar sem parar, até dia de sábado, violando a Lei do descanso a cada sete dias"(MEU PAI TRABALHA ATÉ AGORA, disse Jesus); O DIABO É O SER MAIS LABORIOSO E PRODUTIVO DE TODA A CRIAÇÃO. Os próprios crentes dorminhocos confessam-no, sempre temerosos de sua incansável atividade...O INIMIGO NÃO DORME! Eles dizem. Assim, limpíssimo, diligentíssimo e trabalhador, pau-pra-toda-obra; o diabo reflete as perfeições originais do Seu Criador. É um filho de Deus, como diz a Bíblia. E digno de respeito pois possui dignidade, como todo filho, e também herdeiro. Tanto que herdou a Terra, onde se vê por toda a parte a sua indiscutível marca. E sem essa de inveja...O Diabo sabe que não pode ocupar o lugar de Deus, e dispensa essa tal idolatria, com que os seus inimigos lhe acusam, ao pensarem por equívoco que ele quer receber a adoração devida a Deus. O Diabo não quer adoração e sabe que o próprio Deus já está há milênios de saco cheio dela...Basta ler o que Ele disso se queixou aos profetas: Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Outra acusação ímpia e blasfema contra o Diabo é que ele é O ESPÍRITO DA LUXÚRIA. Ora, por definição, um anjo não comete pecado de luxúria, sequer tem desejo sexual, nem pode abrasar-se, pois esta inferior natureza sexual pertence à carne animal; nunca à sua elevada condição de espírito e ainda por cima, espírito angélico. Os homens é que, tal e qual seus primos os macacos, adoram uma sacanagem, a sós, a dois ou grupal; e atribuem ao Diabo esse erro teológico crasso, de responsabilizá-lo por seus pecados de impureza. O Diabo, além de tudo, É CASTÍSSIMO. Como convêm aliás a todo e qualquer espírito superior. Quanto aos que lhe reputam infernal, ou inferior, a projeção deixa entrever a percepção equivocada; oriunda de gente má, - essa sim, realmente infernizadora da própria vida e da dos outros-; ou como dizemos, de gente realmente inferior. Pois se Deus manda que AMEMOS OS INIMIGOS, não havia de cumprir a Lei o mandatário Supremo da mesma?
Izaque Bastos disse…
caraca, como sao intolerantes , me xingam de tudo e quanto é nome, coitados, quero ver a ciencia explicar o que acontece em um centro de umbanda, e pq sera que Aleister crowley é o pai do satanismo moderno, bom nao posso convecer vcs , mas um dia vcs darao de cara com ele, ai será tarde.
Anônimo disse…
A biblia fala que adão e eva era ingênuos não conhecedores do bem ou mal , eles não tinham malicia do que é ser castigado eles eram inocentes não conhecedores do bem e do mal, deus disse coma de tudo menos da arvore do bem e do mal, mais deus permitiu que suas puras criaturas ingenuas e inocentes tivessem contato com uma criatura sabia e inteligente que astutamente perverteu seres inocentes, e que culpa tem eles se inocentes eles eram, não tinha ciência nem do bem nem do mal, como saber a consequencia da ordem dele não comereis? Pode um inocente não conhecedor do bem e do mal saber o peso de tamanha ordem? Ora eles não tinham ciência do bem e do mal eram inocentes.
Anônimo disse…
izaque o diabo é tão mito quanto o teu deus ou qualquer outro deus ou deuses a umbanda e o cristianismo é a mesma coisa crença em supostas entidades sobrenaturais e no mundo antes mesmo do cristianismo já existia a adoração em algum tipo de deus, deus não daria sabedoria a todos que pedirem? E porque você não pediu? Ou pediu e teu mito não te deu?
Adelmo Fagundes disse…
O diabo é real. Eu o vejo todo dia. Ele está na televisão, nas mídias, nos produtos e mercadorias do consumismo. O diabo é essa civilização destrutiva, assassina, mentirosa, e que faz tudo pra parecer justa, louvável, moralista e santa.
O diabo é o governante supremo deste mundo. Todo mundo que conquista uma merrequinha de poder, qualquer que seja, faz pacto com ele. O diabo é a cupiditas, e a invidia...O diabo é a maledicência, a inimizade, a sujeira, a preguiça, a desordem. O diabo não tem limites.
Pouco importa se acreditem nele ou não, o diabo sabe que ele é real. Mais real que todos nós.
Anônimo disse…
Embora o demónio de facto seja uma espécie de ferramenta divina para punir os pecadores, dizer que ele é bom, de acordo com a Bíblia, são outros 500, especialmente se o indivíduo diz que o episódio da serpente foi uma espécie de mal entendido: o demo foi representado por uma cobra justamente para expor seu caracter...

A figura do capeta com chifres e rabo também não é bíblica (nem é dogma), é só uma forma de mostrar um indivíduo perverso
No Name disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Se o Diabo existe....do jeito que anda o mundo, ele já venceu deus a muito tempo!
Religião me parece coisa do Diabo que faz os crentes acharem que é "de Deus", mas só causa medo, guerras, intolerância, preconceito, e auto punição, deixando os crentes malucos e desesperados.

Religião em uma cabeça "fraca" pode ser muito prejudicial!
Little child disse…
Vejam o Izaque se passando por vítima.E vitimização não é coisa de ateus,gays,agnósticos e secularistas crybabies que adotaram (adorariam)um chororô?
No Name disse…
E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto

Não penseis que eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas: não os vim destruir, mas cumpri-los.

A interpretação literal e errada da bíblia leva este professor e a maioria das pessoas a pensar de forma equivocada.
Little child disse…
E esse tal de diabo?O guardião canino(cão)dos portões da entrada do inferno da mitologia grega?São tantos seres demoníacos e luciferênicos que o Valdemiro Shuerk tem de fazer hora extra para exorcizar essa legião de diabos,doggyghosts e poltergeists do bad spirits World.
No Name disse…
Os índios, brasileiros, norte americanos, esquimós, tinham suas divindades bem antes da chegada do homem branco e da tradição bíblica católica ou protestante.

Os índios brasileiros, de onde apareceu a ideia de Deus? quem colocou na cabeça dos índios brasileiros a ideia de um Deus bom Tupã e do Mal Anhangá.

A ideia de um Deus não nasceu com os escritos da bíblia.

O que quero dizer e: A ideia de um deus é inata do ser humano. Não foi a igreja que inventou.

Assim como os deuses africanos. Tem o bom e tem o mal.

E ai como é que fica?
Charles disse…
Nego-me a comentar tal besteira!
No Name disse…
Não comentas porque não sabes.
No Name disse…
O cara discorre sobre textos bíblicos escritos a mais de 3000 anos, faz ligações de alhos com bugalhos e ainda tem gente que não sabe nada sobre religião bate palmas.
Anônimo disse…
Da mesma maneira que surgiu todos os mitos pura ignorancia , estes homens primatas nada sabiam , para eles a atmosfera era morada de deus deuses chuva forte ,ventania ,trovões eram sinal da ira divina e as doenças coisas ruim era coisas do mal, na biblia jesus nem sabia o que era um epiletico , hoje sabemos muito e temos muito mais conhecimento, eu jamais teria bolado estas coisas de bem e mal, as coisas são como são , doenças não é nada do mal é da nossa evolução que nunca para, e fenomenos metereologicos nem é preciso comentar né?
Fernando disse…
Este é o verdadeiro "advogado do diabo".

Mas agora vamos ao que a Bíblia diz sobre ele(diabo).


Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8



A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 2 Tessalonicenses 2:9


O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10

Citei tres testemunhos diferentes do diabo.

O Apostolo São Pedro o chama de adversario e leão devorador.

O Apostolo São Paulo o chama de mentiroso.

E o Senhor Jesus Cristo o chama de ladrão, assassino e destruidor.

Quém é Álvaro Oppermann???
Anônimo disse…
O diabo é gente fina. Ter horror ao diabo é coisa de pobre, iludidos como estão que o Reino dos céus é deles...Já o da terra!(...) O diabo é chic, o diabo é nobre e aristocrático. Dizer que o diabo é deslumbrado é coisa de pobre, pois o diabo é o Príncipe dos Minérios, ele só anda em pedras preciosas, e é ele mesmo uma Estrela, a Estrela da Manhã! Príncipe das trevas é outra coisa de pobre, acostumados que estão a ter a luz cortada, porque vivem atrasando o pagamento da energia...O diabo é O PORTADOR DA LUZ. Se o diabo é mentiroso, o evangelho mente. Porque Jesus ao expulsar demônios ouviram-lhes todos que eram exorcizados dizendo: QUE TEMOS NÓS CONTIGO, JESUS? BEM SABEMOS QUEM TU ÉS, O SANTO DE DEUS...Jesus ficou calado. Os demônios NÃO MENTIRAM. Aliás, o professor de Teologia tá certíssimo. É impossível a um espírito, um ser puro e angélico, cometer bravatas, falácias e mentiras. E menos ainda a maldade. Isso TAMBÉM É COISA DE GENTE...E GENTE POBRE.
O diabo pode ser castíssimo, mas é muito sexy. E a-do-ra uma boa festa! O diabo é o pai do Rock! Dá pra imaginar um mundo sem heavy-metal? Sem Rock In Rio? Sem Ivete Sangalo? Sem Cantores gospel evangélicos (quase todos endemoninhados)? Sem pastores vendilhões e falsos milagreiros? Sem padres cantores e mercenários? Sem esse cristão chato pra fazer apologia de Deus, como se Deus precisasse de um boboca desse pra se defender? Um mundo sem sal, sem pimenta, sem espirro, sem rapé, sem uísque, sem shows e espetáculos, sem luxo, sem vaidade, sem euforia, sem carnaval, sem mulher pelada? Que DIABO de mundo seria esse, sem o demo? O diabo é o responsável por tudo de interessante e gostoso desse mundo...Agora, tem essa fofoca, toda; essa gente que morre de inveja do Cão, porque ele toma cafezinho com Deus e pode até fazer acordo com Ele...Sobre os males que sofrem santos e pecadores. Eu penso que o diabo tem um papel importantissimo no mistério da Redenção. E olha que o diabo, também, É FILHO DE DEUS. Quem diz é a Bíblia Sagrada! Que é esse tal de cristão?
Anônimo disse…
Cristão que veste geralmente um fato de quinta, em prestações comprado...O DIABO, meu bem...O Diabo VESTE PRADA!
No Name disse…
Ué não sabia que índio era primata, para mim são seres humanos.

Segundo pesquisa no 60% de filhos de ateus acreditam em Deus, tendo suas crenças motivadas por questões íntimas, será que é ignorância, falta de informação?
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI77084-15228,00-DEUS+E+POP.html

Quanto a Jesus saber ou não sobre epilepsia é uma outra história.
Anônimo disse…
Sede sóbrios; vigiai; porque
o jesus cristo, vosso adversário,
anda em derredor,
bramando como leão(leão da tribo de judá),
buscando a quem possa
tragar; 1 Pedro 5:8

A esse cuja vinda é segundo
a eficácia de YHWH, com
todo o poder, e sinais e
prodígios de mentira, 2
Tessalonicenses 2:9

O cristão não vem senão a
roubar, a matar, e a destruir;
eu Odin vim para que tenham
vida, e a tenham com
abundância. João 10:10

Citei tres testemunhos
diferentes do Jesus.
O Apostolo São Larico o
chama de adversario e leão
devorador da tribo de judá.

O Apostolo São Paulino tricolor o
chama de charmoso.

E o senhor jesus cristo o
chama de peão, amigo e
companheiro de serviço.

Kakaka
No Name disse…
Continue assim anonimo KAKAKA, já é alguma coisa.
Anônimo disse…
Se o diabo é o pai da mentira deus é o avô né?
Fernando disse…
Este é o verdadeiro "advogado do diabo". (2)

Mas agora vamos ao que a Bíblia diz sobre ele(diabo).


Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8



A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 2 Tessalonicenses 2:9


O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10

Citei tres testemunhos diferentes do diabo.

O Apostolo São Pedro o chama de adversario e leão devorador.

O Apostolo São Paulo o chama de mentiroso.

E o Senhor Jesus Cristo o chama de ladrão, assassino e destruidor.

Quém é Álvaro Oppermann???
Fernando disse…
Nosce te ipsum disse...
Continue assim anonimo KAKAKA, já é alguma coisa.


A palavra lava a alma. Continue assim anonimo.kakaka
Izaque Bastos disse…
duvido quem nao tem medo do diabo...
mas o diabo nao vai aparecer pra um ateu, que nao acredita em nada, claro, ele quer que o ateu continue nao acreditando em nada.
Anônimo disse…
"quem duvida que o diabo é so mitologia, é pq talvez nunca viu uma pessoa endemoninhada."

SUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSA

Parece criança com medo do bicho papão.
Anônimo disse…
Este é o verdadeiro
"traveco do jesus cristo". (2)


Mas agora vamos ao que a
Apostila diz sobre ele(jesus).


Sede sóbrios; vigiai; porque
o jesus cristo, vosso senhor,
anda em derredor,
bramando como leão(lembra o leão da tribo de judá?)
buscando a quem possa
tragar; 1 Carvão 5:8

A esse cuja vinda é segundo
a eficácia de Javé, com
todo o poder, e sinais e
prodígios de mentira, 2
Vril 2:9

O Cristão não vem senão a
roubar, a matar, e a destruir;
eu vim para que tenham
Lepra, e a tenham com
abundância. Funicador 10:10


Citei tres testemunhos
diferentes do Cristo.

O Apostolo São Leproso o
chama de adversario e leão
devorador.(lembra o leão da tribo de judá)

O Apostolo São Paulino o
chama de charmoso.

E o Senhor Jesus Cristo o
chama de amigão, companheiro e
aliado.
Eu já vi o diabo.

Ele é um cara legal, só é mal entendido, coitado. Tomamos chá da tarde e jogamos xadrez todo dia.

O filho dele também é legal, mas é muito rebelde. ;)
Anônimo disse…
Nosce te ipsum disse...
Ué não sabia que índio era primata, para mim são seres humanos.
------------------------------------------------
Amigo, volte a estudar e vai ficar sabendo de um monte de coisas que nem imagina.
Anônimo disse…
pobre o chefe(diabo), ele é muito incompreendido.
Esperneai-vos disse…
Deus, onipresente e onisciente, Senhor de tudo, põe até mesmo o diabo (e seus serviçais-inconscientes, ateístas) para trabalhar para Ele.
Unknown disse…
KKKKKKKKKKKKKKKKKK,caracas véi,Izaque fala umas coisas sem lógica.

"mas o diabo nao vai aparecer pra um ateu, que nao acredita em nada, claro, ele quer que o ateu continue nao acreditando em nada."

Cara,se o diabo ñ aparece p ateus devido a sua vontade na descrença destes em ALGO,pq ele vive aparecendo p os crentes??Oxe,se o diabo quer levar a fio "akele q ñ cre já está condenado",ele deveria parar de se apresentar a crente,já q isso só reforça a fé do alienado.Massa,o diabo trabalha p dar força a fé dos que acreditam.MUITO sem lógica esse teu argumento.
Fernando disse…
O Izaque Bastos tem razão quando diz: ... uma das estrategias do diabo é essa; fazer as pessoas acreditarem que ele nao existe...

É verdade também que muitos dos que não creem e zombam, estão sujeitos a encontrarem com ele na próxima esquina escondido no corpo de outra pessoa.

Bem colocado também o comentário do Sr. Adelmo Fagundes.

Adelmo Fagundes disse...
O diabo é real. Eu o vejo todo dia. Ele está na televisão, nas mídias, nos produtos e mercadorias do consumismo. O diabo é essa civilização destrutiva, assassina, mentirosa, e que faz tudo pra parecer justa, louvável, moralista e santa.
O diabo é o governante supremo deste mundo. Todo mundo que conquista uma merrequinha de poder, qualquer que seja, faz pacto com ele. O diabo é a cupiditas, e a invidia...O diabo é a maledicência, a inimizade, a sujeira, a preguiça, a desordem. O diabo não tem limites.
Pouco importa se acreditem nele ou não, o diabo sabe que ele é real. Mais real que todos nós.
Anônimo disse…
Citação de Izaque Bastos:

mitologia cristã?

agora so faltava essa , ateus querer fazer comparaçoes com religioes babilonicas , islamitas, induistas, e budistas com o cristianismo.

Tá com medo de tua religião virar mito é? Isso é História humana, quer queira ou não é exatamente isso quer vai acontecer com o cristianismo.


e querem fazer o diabo de bonzim?:leva ele pra sua casa entao.

Não se pode levar para sua casa algo que não existe, sacou? Ateus não acreditam em divindades, sejam elas boas ou más, isso é atitude tomada por teístas acreditar em mitos e estar na fase correspondente.

uma das estrategias do diabo é essa; fazer as pessoas acreditarem que ele nao existe, outra é fazer comparaçoes com todo tipo de religioes, quem duvida que o diabo é so mitologia, é pq talvez nunca viu uma pessoa endemoninhada.

Se ele existe, por que você não prova sem enrolação? Outra: se você ver uma pessoa "endemoniada", se certifique que não seja um ataque epilético, pois muitos que alguns leigos como você chama de profetas foram na verdade pessoas que tiveram ataques epiléticos, confundidos como se fosse receber uma visita de um anjo. Se lembra de Maomé? O que os muçulmanos alegam ser "uma visita" do anjo Gabriel, pode ter sido um ataque epilético, pois ele era epilético, sacou?

Então não nos venha com suas churumelas, já está muito manjada essa sua conversa fiada.

03/01/12 08:30
No Name disse…
Anonimo 04/01/12 12:30 - Idem
Anônimo disse…
Fala sério! Que bandos de ingratos! Devemos nossas vidas a "ele" afinal de contas se não fosse por ele, Eva e Adão não teriam comido a maçã e não estaríamos aqui hoje, ateus, cristãos, budista, etc. "Há males que vem para bem" rsrsrs.Fatima
Anônimo disse…
Simplesmente ridículo brincar com coisa séria. Eu não vou dizer aqui de que ordem eu participei, mas eu posso garantir para vocês que ele é horrível, ruim e existe de verdade. Dizer que ele é a coisa mais horrível do universo é apenas elogio e nenhum exagero. Voltemo-nos ao nosso Pai Jesus Cristo enquanto é tempo. Rezem, porque o apocalipse está em curso e a situação está ruim, e segundo as escrituras vai piorar.
Já acabou com o terrorismo? Porque está fazendo papel de lunático.
Ricardo Ribeiro disse…
Então, prove-me com fatos científicos (sic) que a sua "mitologia" é algo real e não apenas fantasias... mas tem que ser com fatos, ok?
Ricardo Ribeiro disse…
Oras, se foi você que começou com os "elogios" aos ateus... ou já se esqueceu? Deixe de mimimi (não se ofenda, por favor) e explique cientificamente a sua religião. E, prove-me também que um dia irei encontrar o Diabo ou vai fugir de novo?
Ricardo Ribeiro disse…
Exatamente... Jesus veio cumprir os propósitos do deus genocida cristão.
fodão disse…
uuuuiiiii. se doeu
Ricardo Ribeiro disse…
Bem, anomalias genéticas também é inato ao ser humano. Então...
Ricardo Ribeiro disse…
O Diabo aparece como "Lux fero" na Bíblia e também como "Shaitan", que significa "estrela da manhã" (título também atribuído a Jesus, irônico, não?) e "opositor" que não significa necessariamente um ser totalmente maldoso. Se quer discutir, procure a origem dos termos e não tradução de tradução de tradução.
Ricardo Ribeiro disse…
Claro, porque seres humanos não são primatas... tsc, tsc... E acreditar em Deus não prova nada. Não é porque 80% da população acredita em uma mentira que ela se tornará uma verdade.
Ricardo Ribeiro disse…
Prove-me cientificamente que ele existe. Ponto final e único.
Ricardo Ribeiro disse…
Cada religião tem o seu demônio, assim como você afirma que o seu é verdadeiro. Qual seria? Apenas prove que ele é real. Ou então, não passa de crença. Loucos também acreditam que são Napoleão Bonaparte.
Unknown disse…
Mitologia Cristã, legal esse termo, bem apropriado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih