Pular para o conteúdo principal

Ivan Petrovich Pavlov, ateu famoso

Ivan Pavlov criou a teoria
 do reflexo condicionado 
O russo Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936) ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1904. Era fisiologista e psicólogo.

Ao notar que o seu cachorro salivava antes de receber alimentos, criou a teoria do reflexo condicionado, o que lhe permitiu desenvolver técnicas como a do parto de dor. A linha psicológica é conhecida como behaviorista.

Antes de se assumir como descrente, Pavlov, filho de sacerdote ortodoxo, deixou em 1870 a carreira eclesiástica para cursar química e filosofia na Universidade de São Peterburgo, cidade na época do regime comunista da União Soviética se chamava Leningrado. Graduou-se na Academia de Cirurgia e Medicina, que em 1883 se transformou na Academia Militar de Medicina.

Embora não fosse simpático ao regime comunista, o governo soviético o respeitava muito, a ponto de criar em 1921 para ele um centro de pesquisas biológicas.

Pavlov foi obcecado pela pesquisa até o seu último instante de vida. Ele pediu a um estudante que observasse seu leito morte como um experimento psicológico.





Ateus estrangeiros famosos.   Ateus brasileiros famosos.

Comentários

Anônimo disse…
Sua proposta, inicialmente, ganhou o nome de Behaviorismo. Porém, anos mais tarde, B. F. Skinner surgiu com a crítica ao tipo de behaviorismo praticado por Pavlov e o denominou de Behaviorismo Metodológico. Em contra-proposta a esse behaviorismo, Skinner denominou o seu próprio behaviorismo de Behaviorismo Radical.

Hoje em dia já foi superado, e muito, o behaviorismo metodológico de Pavlov, ninguém mais o segue. Porém, é muito comum chamarmos o Behaviorismo Radical de Skinner de apenas "Behaviorismo", por isso quis esclarecer esse ponto, para que ninguém pense que o behaviorismo atual é aquele positivista e mecanicista de Pavlov.
Paulo Lopes disse…
Valeu. Enriqueceu o post.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih