Pular para o conteúdo principal

Padre impede que evangélico seja enterrado em cemitério católico



por Luane Magalhães, do Zero Hora

Por um impasse religioso, o evangélico luterano Irineu Wasen, 60 anos, teve de ser enterrado fora do cemitério católico do município de Poço das Antas, RS, onde a mulher, Eunice Teresinha Ely, 58 anos, e a sogra Carmelita Maria Ely, 78 anos, foram sepultadas. Os três morreram em um acidente de trânsito na rodovia Tabaí-Lajeado (BR-386) no feriado de Finados, na quarta-feira.

Abalada pela perda trágica de três pessoas da família, a filha de Irineu, Paola Wasen, queria que todos fossem sepultados no Cemitério Católico em Poço das Antas, cidade de origem das mulheres. Porém, só elas puderam ser enterradas no local, na manhã de ontem.

De acordo com o padre João Paulo Schäfer, responsável pela paróquia e pelo cemitério católico, Irineu era evangélico e, portanto, não poderia ser enterrado junto à mulher.

"É uma norma da igreja que não podemos quebrar. Só podemos sepultar em nosso cemitério pessoas católicas que contribuem e estejam em dia com a taxa anual. Expliquei isso para a família, e eles entenderam", disse o padre, que ainda afirmou não poder abrir exceções.

Evangélico foi enterrado em Teutônia com os avós.

A negativa e a busca por outro local para sepultar Irineu abalou ainda mais a família.

"Foi uma espera angustiante. A filha queria muito que os pais fossem enterrados no mesmo local", disse Cleris Elizabete Flach, parente das vítimas.

"Com uma tristeza dessas, três pessoas da mesma família perdem a vida, e não há quem se sensibilize por isso", afirmou Marlise Meyer, amiga da família.

Sem poder ser sepultado junto à mulher, o corpo de Irineu foi levado para a cidade natal do empresário, Teutônia, no Vale do Taquari. Na tarde de ontem, a família acompanhou a cerimônia fúnebre no Cemitério da Comunidade de Linha Clara, interior do município, mesmo local em que os avós de Irineu já estão sepultados.

Irineu, Eunice e Carmelita moravam na capital e passaram o feriado de Finados em Poço das Antas para visitar a família e também prestar homenagens a parentes já falecidos. Retornavam para Porto Alegre quando o carro em que estavam bateu em uma caminhonete no km 377 da rodovia Lajeado-Tabaí, perto do trevo de acesso ao município de Paverama.



Prefeito evangélico é suspeito de ameaçar de morte padre.


Comentários

Rodrigo plei disse…
.

Ah! O amor cristão!

Sempre me comove.

De boa, esses comédias não se entendem nem entre eles, como esperar tolerância para os que professam outros credos não cristãos e os que não tem credo algum?

.
Cristian Z. R. disse…
Nuss...E eu que sou ateu qdo. morrer vou ser enterrado aonde no fundo do quintal?
Anônimo disse…
Ainda bem que já disse aos familiares que não quero ser enterrado e sim cremado, assim não estarei ocupando o espaço dos vivos quando meus despojos mortais forem ter um fim mais higiênico. Além de não ocupar espaço, é mais higiênico cremar.

Vou saber se tem como determinar judicialmente que eu não seja enterrado e sim cremado.
AlyneS2 disse…
Nossa, cremado, enterrado...
Bem...pra mim não faz diferença o que vai acontecer depois que morrer, eu estarei morta!
Charles disse…
Também já avisei em casa que quero ser cremado (depois de doados meus órgãos, se servirem...),não sei se vão acatar meu desejo.
Cristãos discriminando cristãos, que coisa mais bonitinha! Não quero nem pensar o que esse padre faria se fosse um ateu.

Por isso prefiro ser cremado e minhas cinzas jogadas no Encontro das Águas, depois dos meus orgãos e cada gota do meu sangue serem doados para salvarem vidas. Exagerei? ;)
Israel Chaves disse…
Se ele pagasse à igreja, não teria tido problema, de acordo com a lógica do padre. Amor pode não ser comprado, mas o amor cristão, sim.
Anônimo disse…
É uma vergonha isso, é uma pena, perdeu a chanse de realmente provar que era filho de Deus....pelo menos é o que pregam nas missas. Não somos todos ilhso de Deus?????
É numa hora dessas que um ESTADO LAICO se mostra simplesmente ideal. Em um ESTADO LAICO os cemitérios são locais públicos onde as pessoas são enterradas livremente.

Nesse caso específico a família havia escolhido um cemitério confessional, particular (coisa que eu nem sabia que ainda existia nesse país). Mas imagine se TODOS os cemitérios do país fossem religiosos?

Até os religiosos (quando sensatos) entendem e preferem um estado laico. Só o rejeitam aqueles que são fundamentalista.
Anônimo disse…
Palhaçada desta igreja romana, se é meus pais não enterrava ninguém.

PUNK
Luciana disse…
Para Luan Cunha:
nem exagerou!...sabia que pode se doar pele,ossos e corneas?
Michelle disse…
É a religião separando as pessoas até mesmo na morte. Puxa...

É por essas e outras que prefiro que meu corpo seja cremado ou então doado para a ciência (não decidi ainda) depois de ter retirados os órgãos que estiverem em condições para serem doados.
Cognite Tute disse…
Também prefiro ser cremado. E o mais breve possível, sem velório, sem ritos, uma reunião no máximo para a família e amigos se ajudarem e demonstrarem afeto para com quem sofre.

Se possível, uma festa pela vida, boa vida, que eu tive a sorte de ter.

E só.

E que nenhum padre, pastor ou charlatão apareça para falar bobagens!

Cognite Tute
Anônimo disse…
DEVEMOS NOS AMAR SEMPRE INDIFERENTE SE SOMOS EVANGÉLICOS OU CATÓLICOS,É COMO DISSE JESUS "AMAI VOS UNS AOS OUTROS"
Anônimo disse…
Esse é um verdadeiro padre do diabo. É um amante do dinheiro, um segregacionista vil.

Os crentes deveriam estudar formas de retribuir-lhe o favor!
Anônimo disse…
JÁ AVISEI LÁ EM CASA QUE QUERO SER CREMADO...


Não adianta nada. Quem vai pagar a cremação? A família no máximo faz uma vaquinha pra conseguir pelo menos o enterro...Deixe pago antecipadamente. E faça a ação declaratória, em cartório e depois homologada por Juiz e entregue a alguém de sua confiança. Aí sim, a cremação paga, e o documento fiscal provando, e a ordem judicial...Todos terão que respeitar a decisão que foi autônoma e reconhecida. Caso contrário, do IML mesmo (e a Lei obriga que todos que morrem sejam necropsiados) você já seguirá pra terrinha...ou vala comum.
Agora, se tiver pago a cremação e o documento oficial provando a sua decisão, na mão de pessoa de sua confiança, e homologado por Juiz...Nem pai, nem mãe, nem o Presidente da República mudará sua vontade.
Edmilson disse…
Eu gostaria de virar adubo, plantar uns alfaces em cima, acho que tenho muita energia a devolver. Cremar é desperdício de energia e não é divertido.
Crentoide disse…
Uma vez que os cemitérios são uma franquia católica como enterrar pessoas de outras religiões? Eu vou mandar minhas cinzas para o Japão para que seja feito um diamante. Quero ver quem vai jogar um diamante fora...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

'Não entendo como alguém pode odiar tanto quem é diferente'

por Concebida Sales Batista a propósito de Associação de gays pede a retirada do ar do programa do Malafaia Escreverei pessoalmente à procuradora [Gilda Pereira de Carvalho], e em acordo com as dificuldades de saúde que atravesso, sob autorização médica, irei à Brasília obter audiência particular com ela. Perdi um filho no passado por crime de homofobia e recentemente um amigo muito íntimo, por bullying acadêmico, pelas mesmas razões, só que por homofobia inversa, que é praticada por homossexuais que se disfarçam de heterossexuais e ocupam cargos nas universidades e igrejas. Eles perseguem quaisquer jovens talentosos que lhes pareça ameaçar a vida dupla que levam, aliciando outros incompetentes por critérios sexuais e temendo serem descobertos, alijam os possíveis e eventuais discordantes, fazendo-o previamente pela perseguição odiosa. Meu amigo era também um colaborador assíduo deste site, e perdi-o para sempre. Deus sabe as razões por que abandonou a faculdade, não me pr

Mudanças climáticas ameaçam reduzir áreas das espécies silvestres de mandioca até 2100

Evangélicos retomam a crendice de que Xuxa fez pacto com o diabo

Sites e blogs, na maioria evangélicos, aproveitaram um gesto de Xuxa Meneguel (foto), 47, no show de Natal da TV Globo, dia 24, para reforçar a crendice de que ela tem um pacto com o diabo. Após cantar a música “Vem chegando o Natal”, ela fez "o sinal da cruz dos católicos", ressalta um dos blogs, e levantou os dedos mínimo e o indicador. Na linguagem dos sinais, o gesto significa “Eu te amo” -- a apresentadora tem muitos fãs entre os surdos. Para Notícias Cristãs, contudo, a apresentadora “mais uma vez” é “alvo de suposições de sua relação com Deus e o Diabo”. O blog, que não cita as suas fontes, postou o vídeo “Xuxa debocha de Deus” com o trecho em que ela faz o gesto. O vídeo foi deletado por quem o colocou no Youtube. O Gospel Mais noticiou – também sem citar fontes -- que “Xuxa causa polêmica após fazer sinal de “chifrinhos”. Ele reproduz um vídeo editado com a simulação de câmera lenta e uma música com o propósito de  incutir a mistificação. [Abaixo uma cópia das i

Vídeo de pastor mostra criança em situação de constrangimento

Imagens pegam menina em close se contorcendo no chão Um vídeo de 3 minutos [ver trecho abaixo] do ministério do pastor Joel Engel, do Rio Grande do Sul, expõe uma criança em situação de constrangimento ao mostrá-la se contorcendo no chão ao lado do seu pai, em uma sessão de descarrego. Pelo artigo 232 do Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente), comete crime quem submete menor de idade sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexames ou constrangimento. É o caso deste vídeo. Na gravação, a mãe diz o nome da filha. Ao final, Engel afirma: “O que Deus está fazendo aqui é impressionante”. Em outra oportunidade, Angel já tinha passado por cima do Eca ao pegar como oferta o único par de tênis de um menino, deixando-o descalço e com o rosto de choro. . Se o Conselho Tutelar e o Ministério Público tivessem enquadrado na época o pastor, ele certamente agora pouparia a menina do vexame. Imagens vexatórias Pastor Joel Engel pega como oferta único par de tênis de

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Brasil já tem pelo menos dez igrejas dedicadas aos gays

Título original: Desafiando preconceito, cresce número de igrejas inclusivas no Brasil por Luís Guilherme Barrucho , da BBC Brasil As inclusivas se concentram no eixo São Paulo-Rio Encaradas pelas minorias como um refúgio para a livre prática da fé, as igrejas "inclusivas" - voltadas predominantemente para o público gay - vêm crescendo a um ritmo acelerado no Brasil, à revelia da oposição de alas religiosas mais conservadoras. Estimativas feitas por especialistas a pedido da BBC Brasil indicam que já existem pelo menos dez diferentes congregações de igrejas gay-friendly no Brasil, com mais de 40 missões e delegações espalhadas pelo país. Concentradas, principalmente, no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, elas somam em torno de 10 mil fiéis, ou 0,005% da população brasileira. A maioria dos membros (70%) é composta por homens, incluindo solteiros e casais, de diferentes níveis sociais. O número ainda é baixo se comparado à quantidade de católicos e evangélico

Escola despreza Estado laico ao adotar projeto ‘Bíblia Sagrada’

  Em vez de estimular o pensamento crítico, escola faz lavagem cerebral nas crianças    Em vez de ensinar os alunos a respeitarem a Constituição, a escola pública de primeiro grau Monteiro da Silva, de Mimoso do Sul, transgride-a com a adoção do projeto “Bíblia Sagrada”, em atividades que incluíram proselitismo de pastores de diversas igrejas. Com cerca de 26 mil habitantes, a cidade fica no extremo sul do Espírito Santo. O prefeito é Ângelo Guarçoni Júnior (PMDB). A escola passou por cima do artigo 19 da Constituição, que veta o envolvimento direta ou indiretamente de qualquer instância do Estado brasileiro com crenças religiosas. O Mimoso Online informou que o projeto foi realizado na semana passada, havendo durante o horário das aulas, no salão da escola, louvores, pregação da palavra de Deus e teatro bíblico. O site destacou que o projeto foi uma iniciativa da diretora Elizabeth Astolpho para incutir nas crianças o “habito de se buscar a Deus, algo que é indispensável par

Colégio adventista ensina dilúvio em aula de história

Professor coloca criacionismo e evolução no mesmo nível No Colégio Adventista de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT), o dilúvio é matéria de ensino não só nas aulas de religião, mas também nas de história, embora não haja qualquer indício científico de que tenha havido esse evento da natureza conforme está descrito na Bíblia. Para Toni, estudantes "confirmaram' a crença A foto do professor Toni Carlos Sanches  em uma sala de aula do 6º ano considerando na lousa a possibilidade de os fósseis terem se formado na época do dilúvio tem gerado acalorado debate no Facebook, a ponto de o colégio ter emitido uma nota tentando se justificar. O colégio informou que ministra aulas de criacionismo em conjunto com evolucionismo, admitindo, assim, que coloca os textos bíblicos no mesmo patamar de credibilidade da teoria do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), autor do livro "A Origem das Espécies". A nota procura dar ideia de