Pular para o conteúdo principal

Congresso dos EUA mantém a frase ‘Em Deus Confiamos’

Lema foi adotado pelo governo em 1956
Por expressiva maioria, 396 votos a favor e nove contra, o Congresso dos Estados Unidos confirmou na quarta-feira (2) como lema nacional a frase In God We Trust [Em Deus Confiamos], que é impressa nas moedas e cédulas do dólar, alem de ser afixada em repartições públicas federais.

A decisão do Congresso Nacional foi uma resposta às entidades que têm recorrido aos tribunais para que a frase seja removida porque, afirmam, é inadequada em um Estado laico.

O parlamentar James Randy Forbes, representante do Estado de Virginia, disse que “Deus vai continuar” nas repartições públicas, o que inclui o Congresso, apesar do inconformismo dos ateus.

Ele argumentou que os americanos precisam agora mais do que nunca manifestar confiança em Deus porque a “nossa nação enfrenta tempos difíceis.”

A crise econômica nos Estados Unidos tem se prolongado além das expectativas iniciais dos economistas, aumentando a massa de desempregados do país. Os parlamentares têm resistido ao plano de recuperação do presidente Obama.

Partidários de Obama afirmaram que o Congresso deveria ter usado a votação de quarta-feira para aprovar a proposta que está em pauta de criação de empregos do presidente, e não tomar uma decisão que nada contribuirá para combater a crise, como foi a da manutenção da frase In God We Trust.

Com informação das agências.

BBC deixa de usar a.C. e d.C.; jornal do Vaticano diz ser ‘uma hipocrisia’
outubro de 2011

Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
Reza americanos reza muito quem sabe as coisa muda né, eu não acredito ver uma nação como os estados unidos acreditar que oração melhora as coisa, malditas religiões que tem deixado o povo atrofiado vivendo como se estivessem a seculos e seculos no passado, não duvido nada que lá pra eles terremotos e furacões é a culpa da ira divina.
Leandro Santiago disse…
O pior é que os dois lados tem suas "verdades": realmente há coisas mais importantes para se decidir no momento, mas não há lógica alguma em manter tal "slogan" em repartições públicas e nas notas de dinheiro.

Mas, já que fizeram a votação, poderia ter sido para a remoção dele.
Diego disse…
Não acho que seja assim tão irrelevante fazer uma votação à respeito disso,porque retirar uma frase dessa na cédulas e moedas seria uma mensagem de que o secularismo nos EUA é praticado e não fica apenas no papel . Como dizia o francês Joseph De Maistre 'cada povo tem o governo que merece'
Leandro Santiago disse…
Ah, lembrando que o Brasil copiou esta moda. DEUS SEJA LOUVADO. Preferencialmente com uma nota de 100 pilas ;-)
Avelino Bego disse…
Os motivos pra se acreditar em lendas continuam tão frágeis quanto as evidências das mesmas.
É em momentos de crise que os governos costuma perder sua capacidade de reação e perder-se em debates bizantinos.

Reza uma lenda que durante o cerco turco a Constantinopla estava sendo realizado na cidade um concílio ecumênico (dos ortodoxos, claro) para decidir se os anjos eram sexuados ou não e que boa parte dos guardas da cidade tinham que proteger os defensores de diferentes posições para que não se matassem uns aos outros.

Não sei se é verdade, mas esta é a explicação clássica para a frase "discutir o sexo dos anjos".
Anônimo disse…
Isso só prova que nem os USA são um estado laico, o Brasil caminha nos mesmos passos. Isso nem é novidade, vindo de um país cuja população é predominantemente evanjegue e católica (mais evanjegues que icarianos).

Mas tem uma diferença em relação ao Brasil: lá tem pena de morte, prisão perpétua e porte legal de armas de fogo para civis, algo que no nosso país nem se cogita existir, ou melhor, existe, mas se restringe a poucas frações sociais.
Cristian Z. R. disse…
Não existe contradição mais absurda que uma democracia impor uma certa condição a sua população, por mais minoritária que ela seja. Se há democracia entende-se que direito são para todos, coisa que não acontece qdo. se lê em uma nota de dólar "Em Deus Confiamos" não está se levando em conta que muita gente não confia nesse tal deus, havendo aí a contradição democrática, que qdo. não se pode agradar a todos, não se agrada a ninguém. Eu particularmente me incomodo qdo vejo em um fórum ou hospital público um crucifixo ou uma estátua de qualquer santo.
Mas tem uma diferença em relação ao Brasil: lá tem pena de morte, prisão perpétua e porte legal de armas de fogo para civis, algo que no nosso país nem se cogita existir, ou melhor, existe, mas se restringe a poucas frações sociais.

Pena de morte aplicada preferencialmente contra negros e portorriquenhos, prisão perpétua idem, porte legal de armas de fogo que serve para grandes empresários faturarem os tubos vendendo armas para o crime organizado do terceiro mundo.
Deve ser por isso que o dólar está tão em baixa...
yami karasu disse…
In Money We Trust!!!

Hallelujah!!!!
Ricardod disse…
Deveriam mudar para "In GoLd We Trust".
Anônimo disse…
Na verdade é "IN GOLD WE TRUST".Ricardod você matou a charada. ou seria "IN GHOST WE TRUST"? Americano é hipócrita e materialista e finge (mal) crer em Deus.
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Senhor professor, por que Barack Obama confia em Deus, já que todo o poder emana do povo?
Thales disse…
só por causa disso tomara que tenha mais furacões e tempestades pra calar a boca desses estadunienses

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes