Pular para o conteúdo principal

Católicos americanos ignoram a moral conservadora pregada pela igreja

Entre um pedido e outro de perdão pelos numerosos casos de padre pedófilo, o papa Bento 16 prega regras morais para o mundo, mas nem sequer os católicos lhe dão ouvidos, pelo menos os dos Estados Unidos, comprova uma recente pesquisa.

A National Catholic Report apurou que menos de 20% dos fiéis levam em conta a orientação da igreja quando têm de tomar uma decisão envolvendo questões de moralidade.

No caso do aborto, que é condenado com veemência pela igreja, o que vale para 52% dos católicos é a decisão individual. Aqueles que consideram a orientação da igreja representam 19% do total. Para 28%, indivíduo e igreja são importantes para apontar o certo e o errado.

Taxas parecidas foram verificadas nos quesitos divórcio e novo casamento, sexo extraconjugal, homossexualidade e contracepção (tabela abaixo).

O sexo extraconjugal e o a homossexualidade chamam a atenção porque em 1987 os católicos, na proporção de 34% e 32%, respectivamente, seguiam a orientação conservadora a igreja. Agora, 14 anos depois, para ambos os casos, apenas 16% dão importância à pregação da igreja.

Mudou muito o perfil dos católicos americanos. Em 1987, os hispânicos representavam 10% e agora 32%.

Os jovens de 18 a 24 anos, que eram 17%, representam atualmente 10%, o que demonstra que o número de fiéis da Igreja Católica americana tende a continuar caindo nos próximos anos.




Nos EUA, cura pela fé faz pentecostais liderarem mortalidade infantil.
setembro de 2011

Estatística das religiões no mundo.

Comentários

Cristian Z. R. disse…
Essa "moral conservadora" já não tem mais espaço nos dias de hoje, por mais que a igreja ainda queira socar por goela a baixo seus preceitos vai chegar uma hora que essa ladainha toda vai cair no esquecimento. Assim seja!
Anônimo disse…
Como sempre a ICAR quer manter algo que perdeu há décadas: sua moral. Desde que era dirigida por nobres que é esse antro de depravação, não é para menos que práticas repugnates da época dos romanos ainda são usadas no lugar de algumas mais atualizadas, como por exemplo casamento de clérigos no lugar de incentivo à pedofilia. Resumindo: o poder da ICAR já está caminhando para a extinção, para o bem do mundo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça