Pular para o conteúdo principal

Não religioso britânico se dedica ao voluntariado igual ao religioso

No Reino Unido, uma pesquisa do governo sobre cidadania mostrou que as pessoas não religiosas têm praticamente o mesmo engajamento em causas sociais do que as religiosas.

De acordo com a pesquisa feita entre abril de 2010 a março de 2011, 56% das pessoas sem religião participaram como voluntárias pelo menos uma vez no período em atividades sociais, contra 58% dos cristãos.

Esse resultado derruba – ao menos no Reino Unido – o senso comum de que as pessoas religiosas são mais responsáveis socialmente em relação às demais.

Verificou-se, inclusive, que o voluntariado que “não tem Deus no coração”, conforme se diz no Brasil, é mais ativo do que os hindus e muçulmanos – do total  deles, 44% declararam ter engajamento cívico.

Andrew Copson, diretor da British Humanist Association, disse que a pesquisa “explodiu” o mito de que as pessoas religiosas contribuem mais para a sociedade civil em relação a quem não é devoto de nenhuma religião.

O escritor católico Austen Ivereigh rebateu Copson com o argumento de que as igrejas atraem voluntariado mais comprometido em relação às organizações seculares.

Mas as pesquisas que apontam o declínio da frequência às igrejas enfraquecem o argumento de Ivereigh. Um levantamento de 2007 apurou que apenas uma pessoa em dez vai à igreja toda a semana.

Com informação do The Christian Post.

Pastor pega como oferta único par de tênis de uma criança.
agosto de 2011

Nos EUA, associação de combate ao câncer rejeita ajuda de ateus.
outubro de 2011

Comentários

Anônimo disse…
E ainda acham que digo besteira quando falo que bondade e religião não estão ligados... =\
Adailton Pirôpo disse…
A sua postagem me lembrou uma passagem bíblica que anda esquecida principalmente pelas pessoas que se auto denominam cristãs:

MATEUS 25:31-46

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

O QUE SERÁ QUE ESSA PASSAGEM BÍBLICA QUER DIZER?
Pequenos gestos, também podem ser gestos "certos". Dar dinheiro ao mendigo que quer continuar com seu vício é um deles. Pois quem viciou o mesmo, não foi ele próprio e sim a sociedade hipócrita.
Muitos crentes afirmam que ateus/agnósticos não tem moral e por isso não fazem caridade ou ajudam as pessoas. Puro preconceito. Se vocês pararem para pensar, quando um cristão ou qualquer teísta faz alguma obra boa, geralmente é porque ele visa algum tipo de recompensa vinda de Deus, no caso, vida eterna depois da morte. Mas quando um ateu ou agnóstico faz caridade, ele não espera nenhum tipo de recompensa, ele simplesmente faz porque é o correto e que faz bem para ele mesmo. E esse pra mim é o melhor tipo de altruísmo, fazer o bem sem pedir nada em troca, nem mesmo "recompensas sobrenaturais" como uma vida no Paraíso, que no fundo, nem você sabe se vai ou não receber.

Pensem nisso, teístas. Vocês não estão acima de ninguém.
Israel Chaves disse…
Luan disse tudo. Depois do seu post, não tenho nada a acrescentar, é exatamente o mesmo que eu penso.
juliano disse…
luan definiu muito bem
Cognite Tute disse…
Adailton: "O QUE SERÁ QUE ESSA PASSAGEM BÍBLICA QUER DIZER?"

Nada. Ou melhor, nada além do óbvio, a regra de outro, faça aos outros o que quer que façam a você.

Regra tão evidente, em seres de espécies gregárias, colaborativas, que muitos outros pensadores, muito antes de jesus, já haviam apresentado como regra ética, moral.

Essa versão elaborada, enrolada, pouco clara, e cheia de firulas e enfeites, que tenta determinar uma origem "divina" para algo tão evidente, é das mais confusas.

Prefiro Confúcio a jesus..:-)

Cognite Tute
J.M. disse…
Luan e Cognite Tute disseram tudo.
AlyneS2 disse…
Luan Cunha seu comentário foi digno de inveja^^
Nhaaa, é esse ponto que você falou, que torna as atitudes dos ateus bons melhor.
Que é isso, pessoal, assim fico sem jeito. Eu só disse o óbvio. ;)
Anônimo disse…
Duvido dessa pesquisa. Neste mundo egoísta em que é mais importante ter do que ser, onde as pessoas não ligam a mínima para os seus semelhantes, a pesquisa só pode ser mais uma provocação. Faço uma pergunta: quem aqui que posta comentários eufóricos já deu um pedacinho de pão para aquele miserável que perambula pelas calçadas da rua onde mora? Caridade não se faz só com dinheiro, mas com a presença física, como na Somália, Congo, Haiti, como fazem os religiosos. Paulo, conta outra!
Paulo Lopes disse…
Anônimo das 23:20: a pesquisa com dados oficiais do Reino Unido foi divulgada, entre outros, por um site cristão, aqui.
Anônimo, sabia que os ateus estão fazendo uma mobilização enorme pelas crianças da Somália, até mais que os próprios religiosos? Só para citar alguns:

http://www.youtube.com/watch?v=wmLTQe4gi_w&feature=feedu

http://www.youtube.com/watch?v=jX5z2UEZMTc

http://www.youtube.com/watch?v=pmHwh8QgsKA

Agora, eu não gosto muito de mostrar pra todo mundo minhas obras de caridade, acho isso uma puta hipocrisia. Mas já que você me provocou, vou dizer só pra calar sua boca egoísta.

Quando uma criança pede comida na minha casa, procuro dá um prato de comida. Quando uma criança pede na rua uma esmola, procuro pagar um lanche. Meu pai ajuda uma instituição que cuida de crianças com Câncer, e eu, sempre que pedem, ajudo um orfanato. Não gosto de ver ninguém passando fome nem necessidades na minha frente, e me sinto muito bem quando ajudo essas pessoas.

É pouco, mas pelo menos eu faço.
Israel Chaves disse…
E mais importante, esse pouco é feito porque você acha certo fazer isso e não para fazer publicidade da sua igreja ou para comprar um cantinho no céu.
Religiosos se torcem de raiva ao ver não religiosos fazendo as coisas certas. É meio que uma ofensa ao modo de vida deles, onde se faz o certo por medo e não por consciência.
Anônimo disse…
Todas as caridades feitas por pessoas não religiosas são precedidas de enorme publicidade. Para lembrar o Haiti: ricaços pilotaram seus próprios aviões levando esposa, filhos, comidinhas, roupinhas, remedinhos e olhinhos lacrimejantes. Passaram menos de 24 horas com aqueles pobres e voltaram para o conforto das suas mansões. Debaixo daqueles escombros, centenas de corpos de religiosos, religiosas e leigos ficaram soterrados pelo terrível terremoto. A mídia não deu a mínima importância para estes.
Anônimo disse…
Parabéns Luan. Parece que só você e sua família fazem caridade. Não precisava contar que você dá o seu prato de comida e nem que a sua família ajuda hospitais. Mas já contou. Os outros ateus além de não terem dado nada, aproveitaram o comentário sobre a caridade para destilar o ódio contra os religiosos.
Os comentários acima são típicos de um crente mesquinho, que ficam julgando os outros, mas esquecem de vocês mesmos. Você fica jogando na cara dos ateus que é só publicidade, mas vocês crentes coçam a mão até para dá esmola para um mendigo, com a hipocrisia de que vai comprar bebidas, mas para o pastor ricaço da igreja de vocês, dão até as economias guardadas na meia e no pote de biscoitos em cima da geladeira. Vocês não suportam ver gente "sem Deus no coração" sendo melhores "cristãos" do que vocês, e ao invés de aprender com eles, ficam de choradeira como uma criança que reclama que o pirulito do amiguinho é maior que o dele.
Cognite Tute disse…
Anonimo mesquinho: "Debaixo daqueles escombros, centenas de corpos de religiosos, religiosas e leigos ficaram soterrados pelo terrível terremoto."

Não?!?!?!? Como assim, religiosos MORRERAM no terremoto, mesmo depois de orar e rezar, e obedecer fielmente a TODOS os mandamentos de seu amigo imaginário?!?!?

Eu me recuso a acreditar nisso! Não pode ser, deus GARANTIU a eles que os ama e os protegeria de tudo, se o seguissem, orassem, rezassem, ajudassem, obedecessem, e tudo mais, ele é fiel, jamais permitiria uma coisa dessas!

Assim como "não há ateus em aviões caindo", não pode haver religiosos mortos em terremotos e desmoronamentos!

Só falta me dizer que Dona Zilda Arns, aquela senha boníssima, que passou a vida a se dedicar a ajudar os outros (é sério, eu admirava muito essa senhora, apesar de sua fé religiosa) também morreu soterrada em plena campanha para salvar vidas!!!! Impossível!!!!


Sim, ironia, sarcasmo, e gozação..:-) Não dá para levar à sério tal tolice crédula, e alegações tão sem noção deste Anonimo..:-)

Este Anonimo maluco critica ateus por não fazerem nada, por ninguém saber se fazem, e critica por ateus dizerem o que fazem! Pode isso, tão maluquice e incoerência!

Fala sério..:-) Primeiro, afirma que o Luan, como "todo ateu", não faz "nada" para ajudar. Confrontado com seu erro, pelo Luan, passa a afirmar que "Luan não precisava contar que ajuda'.

A esquizofrenia paranoide dele é gritante. Ou desonestidade intelectual, também explica seu comportamento.

Cognite Tute
Só uma notinha: sou agnóstico, já disse isso milhares de vezes.
Anônimo disse…
Cognite Tute, morrem religiosos por acreditar em Deus e morrem ateus por não acreditar, queiram ou não. Ou vocês acham que se salvam por si só? Mas não tenha dúvidas de que os maiores assassinos da humanidade são os ateus.
"Os ateus sempre parecem se esquecer de que os governos mais cruéis e violentos da História, tais como o da China de Mao e da Rússia de Stálin, foram inspirados por e dirigidos por ateus.Eis uma verdade que incomoda demais todos os ateus. E eles negam qualquer ligação entre ateísmo e violência comunista. Diga isso para qualquer esquerdista ou ateu (acho que um e outro termos são a mesma coisa) e cairá uma banda do Mundo" (Silvio Ricardo).
Depois de tanto sangue derramado, de tantos crimes covardes, está mais do que na hora de fazer caridade. Sem aparecer na mídia.
Você é que é hipócrita!
Cognite Tute disse…
Anonimo: "Cognite Tute, morrem religiosos por acreditar em Deus e morrem ateus por não acreditar, queiram ou não. Ou vocês acham que se salvam por si só? Mas não tenha dúvidas de que os maiores assassinos da humanidade são os ateus."

Ora, ora, ora, mais um confuso com os termos que usa para definir as coisas..:-)

Morrer, morremos todos, de diversas, formas, neste universo aleatório e sem sentido. Mas são vocês, que creem em um ser imaginário, que alegam que este os protegerá, e velará, por quem puxar o saco dele e rezar pedindo proteção (um tipo de chefão da máfia sobrenatural).

Ninguém acha nada, nenhum ateu acha nada, esse sentido. Ateísmo é apenas a conclusão de que não existem evidências de existência de deuses, de deus. Sem evidência, sem crença.

É como você com relação a Zeus ou Alah..:-)

E sim, duvido que "ateus" sejam os maiores assassinos da humanidade, nem existem tantos assim, nem a tanto tempo, quanto religiosos. Estes, e suas organizações, tem matado pessoas por longos milênios, seria difícil tomar a dianteira deles..:-)

Sem brincadeira agora, isso já foi explicado mais de uma vez, ateus não matam "por serem" ateus. Matam por diversos motivos, como todo ser humano, ou melhor, matam tão pouco como seres humanos, mas nunca "por serem" ateus.

Nada no ateísmo leva alguém a matar, não há desdobramentos ou regras a partir dessa conclusão.

Pense, você mataria alguém por NÃO acreditar em Odin ou Zeus, ou no Papai Noel? Não? Pois é, ateus também não matam por NÃO acreditar em deus.

Já religiões.... Religiões, que pretendem "saber" o que o ser cósmico e onipotente deseja, quer, objetiva, tem o incomodo hábito de matar devido a essas crenças. O deus imaginário parece, muitas vezes, querer mortes.

Seja de Isaac, filho de Abrão, para mostrar seu amor a deus, seja de infiéis, que ofenderam a divindade imaginária.

Anonimo que não estudou história: "Eis uma verdade que incomoda demais todos os ateus. E eles negam qualquer ligação entre ateísmo e violência comunista."

Negam sim, e estão certos em negar. Porque não há evidências de que a ditadura comunista na Russia, ou em qualquer lugar, tenha morto pessoas por ser "ateia". Ela matou, como matam ditaduras, pessoas que representavam oposição ou competição pelo poder e controle das pessoas (como organizações religiosas).

Matou para manter o poder. Matou, sim religiosos, mas também matou pessoas de associações de bairro, de clubes do livro, de grupos musicais (acha que ateus matam musicos por serem ateus também?..:-), etc, etc.

E mataram pessoas de grupos de ateus, por serem opositores e colocarem em risco o poder do ditador de plantão.

Não há relação entre as mortes nas ditaduras comunistas, e o ateísmo que alegavam.

Veja, os melhores países para se viver hoje, com melhor IDH, são os mais laicos, menos religiosos, mais "ateus", com maior porcentagem de ateus em todo planeta.

Por que acha que é assim?

Anonimo vociferante: "Depois de tanto sangue derramado, de tantos crimes covardes, está mais do que na hora de fazer caridade. Sem aparecer na mídia.
Você é que é hipócrita!"


Ahamm, senta lá anonimo..:-)

Sempre me emociono com o amor cristão, a tolerância religiosa, as palavras educadas e gentis de pessoas educadas e gentis como cristãos malucos..:-)

Decida-se, ou bem ateus não fazem caridade, ou fazem sem aparecer na mídia, ou fazem e se mostram na mídia..:-) Acusar ateus de tudo ao mesmo tempo é totalmente ilógico, irracional (porque não me espanta isso?).

Fala sério..:-)

Cognite Tute
Ótimo comentário, Cognite Tute.

Eu ia responder, mas você é muito melhor que eu pra responder a esses trolls, que parecem que estão voltando a atacar com força total com seus argumentos sem nenhum fundamento.
Anônimo disse…
Este anônimo esquece do passado das pessoas que acreditavam em Deus
Sobre o que estas faziam para quem não acreditasse no ser deles
Ele já está mudando de assunto para não aceitar que ateus são tão bons quantos cristãos

Depois de tanto sangue derramado, de tantos crimes covardes, está mais do que na hora de fazer caridade. Sem aparecer na mídia.

Reflexo
Cognite Tute disse…
Depois de tanto sangue derramado, de tantos crimes covardes, está mais do que na hora de fazer caridade. Sem aparecer na mídia." (2)

Perfeito! Não havia percebido como essa frase do Anonimo encaixa tão perfeitamente nos atos históricos das religiões abraamicas (especialmente cristianismo e islamismo).

Depois de milhares de fogueiras, tribunais de inquisição, câmaras de tortura, um pouco de caridade anonima seria de se esperar.

Cognite Tute
E ainda tem os Iron Maidens (caixões com estacas de ferro dentro), desmembramentos e empalamento, Cognite Tute.

Recomendo a esse anônimo que leia "Malleus Maleficarum" (O Martelo das Bruxas) e veja o que a Igreja "boazinha" dele fez com inocentes, isso faz os regimes comunistas e o Holocastro parecerem um passeio na terra dos pôneis malditos.
E Anônimo

Antes de ler, eu quero que você tome um Plasil para segurar o conteúdo da sua última refeição dentro do seu estômago.

Não diga que eu avisei, vai pela sua conta em risco.
Israel Chaves disse…
Mas Luan, todas aquelas torturas contidas no livro são "em nome de deus". Então, pode.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih