Não religioso britânico se dedica ao voluntariado igual ao religioso

No Reino Unido, uma pesquisa do governo sobre cidadania mostrou que as pessoas não religiosas têm praticamente o mesmo engajamento em causas sociais do que as religiosas.

De acordo com a pesquisa feita entre abril de 2010 a março de 2011, 56% das pessoas sem religião participaram como voluntárias pelo menos uma vez no período em atividades sociais, contra 58% dos cristãos.

Esse resultado derruba – ao menos no Reino Unido – o senso comum de que as pessoas religiosas são mais responsáveis socialmente em relação às demais.

Verificou-se, inclusive, que o voluntariado que “não tem Deus no coração”, conforme se diz no Brasil, é mais ativo do que os hindus e muçulmanos – do total  deles, 44% declararam ter engajamento cívico.

Andrew Copson, diretor da British Humanist Association, disse que a pesquisa “explodiu” o mito de que as pessoas religiosas contribuem mais para a sociedade civil em relação a quem não é devoto de nenhuma religião.

O escritor católico Austen Ivereigh rebateu Copson com o argumento de que as igrejas atraem voluntariado mais comprometido em relação às organizações seculares.

Mas as pesquisas que apontam o declínio da frequência às igrejas enfraquecem o argumento de Ivereigh. Um levantamento de 2007 apurou que apenas uma pessoa em dez vai à igreja toda a semana.

Com informação do The Christian Post.

Pastor pega como oferta único par de tênis de uma criança.
agosto de 2011

Nos EUA, associação de combate ao câncer rejeita ajuda de ateus.
outubro de 2011