Pular para o conteúdo principal

Lésbicas do Sul pedem a retirada de crucifixos de prédios públicos

Ana defende a separação
formal entre Estado e igreja
A LBL (Liga Brasileira de Lésbicas) no Rio Grande do Sul vai encaminhar à Assembleia Legislativa e à Câmara Municipal de Porto Alegre uma petição para que sejam retirados os crucifixos das repartições públicas.

Ana Naiara Malavolta (foto), representante das lésbicas, disse que a entidade decidiu providenciar a petição por causa dos parlamentares que tomam decisão sob a influência das religiões, como em questões envolvendo a igualdade de direitos aos homossexuais.

“É preciso haver uma separação formal entre Estado e religião”, disse. Ela lembrou que a Constituição determina que o Estado seja laico.

O padre Leandro Padilha, da pastoral de comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre, rebateu a crítica de organizações que apoiam a LBL de que o crucifixo nos espaços públicos seja um símbolo exclusivamente católico. Para ele, o símbolo “representa algo mais”.

Mesmo assim, para resolver a questão, ele admitiu a fixação nas repartições de símbolos de outras religiões. “Deve existir diálogo entre pessoas com pensamentos diferentes.”

Afirmou que seria lamentável tirar “Deus das repartições públicas em uma sociedade já tão desumanizada."

A petição tem poucas chances de ser atendida, ao se julgar por comentário do deputado Alexandre Postal (PMDB), primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia. Ele disse que os parlamentares devem se ater a assuntos mais importantes, como o combate às drogas e garantia de abrigos aos idosos.

Com informação do Zero Hora.

Comentários

Anônimo disse…
E o Estado Laico que vai pro buraco ne deputado?

Paulo Thiago
Leandro Santiago disse…
TODAS as religiões, viram? Inclusive as religiões pessoais e as minoritárias. Eu mesmo EXIJO a fixação de uma pratos de esparguete e almôndegas nas paredes das instituições, bem ao lado das imagens do unicórnio invisível cor de rosa (que quase ninguém vê, já que as imagens são invisíveis).

Falta Hades e Satanás no coração das pessoas. O que? Eles são deuses também.
Marcos Vinicius disse…
Acho que mais eficaz (e até mais interessante) seria mesmo exigir que coloquem símbolos de TODAS as religiões, inclusive as mais bizarras.
Talvez com uma redução ao absurdo fique mais fácil de entender o que o símbolo religioso significa em uma repartição pública.
Abbadon disse…
O crucifixo é o simbolo do Cristianismo. Nada mais que isso. Nao é "algo mais" como diz o padre.

Um olhar mais atento nesse simbolo revela apenas que é um meio cruel de tortura e morte, com larga utilizacao em tempos passados, com centenas de milhares de vitimas.
Caruê disse…
O crucifixo é um instrumento de tortura e morte.
Muito boa a iniciativa, mesmo que tal petição não seja atendida a iniciativa ira levar a um debate a respeito do laicismo palavra que poucos sabem o real significado.
Lucio Ferro disse…
Realmente existem coisas mais relevantes a serem debatidas, como por exemplo, o fim das reeleições infinitas para os políticos. Também poderiam trazer da china o saudável hábito de fuzilar políticos corruptos.
Anônimo disse…
Pois é, há os que até hoje admiriam tudo relativo
á tortura.
Headbanger Ateu disse…
A consciência da separação entre igreja e Estado dever-se-ia partir, naturalmente, da mente do próprio povo. O brasileiro sabe que vive sob o espectro da corrupção e da opressão religiosa. Daí, a exigência de direitos e cumprimento das leis só parte dos interesses pessoais, como é o caso dessas lésbicas e homossexuais. Que veem seus direitos sendo violados pela classe religiosa.

Isso quer dizer que a consciência política do brasileiro ainda está muito longe de ser uma questão de identidade. Isto é: não é algo que está no sangue do povo e que só surge quando é-lhe cabível. Do contrário, política não interessa.

A separação entre Estado e igreja deve mesmo ser efetivada e o povo tem mesmo de lutar por algo que já existe (sic). Até porque isso de fato, validaria a cultura e a cidadania de nosso povo, que em muito precisam ser trabalhados. Mas ainda assim, tem de partir da consciência política do povo e não tão-somente dos interesses.
Israel Chaves disse…
Sempre a velha desculpa de "temos assuntos mais importantes para cuidar"... É a desculpa universal de quem quer fugir de um assunto que não lhe convém.
Talvez fosse legal começar a fazer umas campanhas nesses lugares onde se recusam a tirar símbolos religiosos, de COLOCAR outros, para "incluir" a todos. Queria ver qual seria a desculpa para não colocarem estátuas satânicas, imagens de orixás, ídolos indígenas e todas as outras religiões marginalizadas pelos cristãos. Não pode tirar porque é sínmbolo de uma parte da população. Ok, então porque não pode colocar outros? E aí, como é que fica?
Eu realmente queria ver como responderiam a isso. São muito hipócritas.
Anônimo disse…
Aceitando a proposta de colocar todos os símbolos religiosos, me pergunto como ficariam dispostos os dos satanistas e ateus.
Entrariam com processo de preconceito religioso ?
O ateismo, para estes fins, seria convientemente considerado como não religião ? Talvez seu simbolo fosse a exata exclusão de todos os anteriores. E dessa maneira a petição citada daria no mesmo resultado.
Leandro Santiago disse…
@Anônimo, a "igreja do ateísmo" possivelmente exigiria que houvesse, em todas instituições públicas, cópias da constituição brasileira disponíveis para toda a polulação (se é que já não existe), bem como livros de ciência nas bibliotecas e escolas.
Anônimo disse…
Realmente acho uma afronta a fixação de crucifixos em prédios públicos, principalmente em tribunais e legislativos, pois a figura de Jesus, para os cristão ou não, é de uma pessoa que pregou a justiça e a igualdade entre as pessoas, e nestes recintos o que menos se vê, é justiça e respeito a igualdade na sociedade.
Matucho
roberto quintas disse…
Em qualquer aspecto, depois de uma leitura imparcial da bíblia e da história, fica bem claro que a desumanização foi uma das causas da imposição do Cristianismo.
roberto quintas disse…
digo, consequências.
Anônimo disse…
Está correto e é constitucional o que pedem.
Anônimo disse…
por que em vez de entrar na justiça para isto, nao vao ajudar crianças nas ruas, lutar contra crack e alcool. entrar na justiça pelo direito de crianças viverem fora de um ambinte de violencia. lutar por uma saude melhor e menos corrupção, ah é mais facil tirar um simbolo. Engraçado, prezam tanto que as pessoas sao preconceituosas e agora nao estao sendo? o que é mais facil tirar um simbolo do que lutar todo dia por um mundo melhor e mais justo. Vao fazer algo importante na vida e ajudar o proxima. ou quantas de vcs doam sangue todos os anos? dao uma cesta basica a uma familia necessitada, visitam um asilo? que hipocrisia, querer tirar um simbolo que algo que nao sao aceitas se nao fazem o minimo para fazer deste mundo melhor, vamos entrar na justiça para ter mais leitos em hospitais, vamos entrar na justiça para que os padres pedofilos vao para cadeia, vamos entrar na justiça para um currupto ir para cadeia e devolver tudo, tem tanta coisa mais importante, mas é mais importante pensar no proprio umbigo
Som e Vida disse…
Está claro que estamos experimentando uma tomada de comando;os bons costumes de outrora estão largamente sendo destronados.E o que se tem hoje é o abslutismo dos que pregam uma ideologia anti-natural, ainda vale a máxima bíblica:O salário do pecado é a morte.
Quem viver verá.
Anônimo disse…
Getblog.
Acredita que estas ameaçazinhas ridiculas surtam efeitos contra livres-pensadores? quanta ingenuidade meu caro teísta alienado (desculpe o pleonasmo). Se quem viver verá não é o caso dos mortos vivos que mobiliam os templos religiosos correndo atras de deuses invisiveis e imaginarios . as religioes com seus deuses fantasiosos estão apenas no começo do fim.
Anônimo disse…
Se for para retirar todos os símbolos religiosos, que seja também retirado dos tribunais, todas imagens e estatuas da deusa grega, adotada como simbolo de justiça .inclusive la de Brasilia. Vamos ser mais justos, e coerentes. A deusa grega de olhos vendados, simbolo de religião pagã, é religião também, me ofende como cristão, mas sabemos conviver com ela, pois que além de um simbolo representa atualmente a moral, pois que se tornou simbolo de onipotentes, assim como o algo mais da cruz que o Padre citou, ambos símbolos representam a moral, a família. Só quem é vampiro, não gosta de cruz. Que mania, e gente sem criatividade alguma, de tudo copiar dos Estados Unidos USA. Se por la comem melda aqui também tem que fazerem o mesmo? Antes de sermos Brasil, a Cruz já havia chegado primeiro. Procurem outro continente, quem não gosta da moral das religiões, o Brasil é País Cristão. E a deusa grega?
Anônimo disse…
voces não fazem a minima ideia no que tão querendo mecher ou mudar por que vc´s não muda também o calendário mundial. isso é uma coisa que já foi estabelecida se bem que uma imagem não muda em nada mas me parece que estão fazendo isso mais pra afrontar mesmo. vá em frente faça pior que isso e tenho o mesmo fim de quem sempre fez isso conseguiu muita coisa talvez lhes satisfaça. vc´s lésbicas e viados estão dando lugar para o demônio.os únicos que deveriam ser proibidos de se expressar em qualquer lugar são vc´s e se tidos como doentes contrários á lei natural.essa mulheres que querem isso devia era arrumar um negão pra coloca -las em ordem.
Anônimo disse…
Comentando sobre a remoção de crucifixos de locais públicos: "A Cruz não é um partido nem um símbolo político, mas um sinal de Jesus Cristo".
Se você não deseja ver um Crucifixo, que desvie o seu olhar. Até hoje, nunca se soube que "eles" fizeram mal a alguém. Afinal, hoje existem tantos símbolos "ocultos" de outros credos ou mesmo seitas que vemos todos os dias e muitos não percebem...
Mello disse…
O que a LBL tem a ver com isto?
E as lésbicas que sao crentes como ficam? Respondam!
Estão querendo aparecer desesperadamente, cada macaco no seu galho, este grupo existe para defender os interesses das lesbicas ateias?
Quem tem que fazer um pedido deste eh alguma associacao ateia ou cetica, que represente o interesse de 100% de seus membros.
Nao eh porque o pedido seja justo que tem que se ficar calado com quem quer cumprimentar com chapeu alheio.
Anônimo disse…
O crucifixo é mesmo a cara das repartições brasileiras, não tem peça mais apropriada do que ele, é o simbolo da tortura e da morte.
Anônimo disse…
Alguém ai percebeu o sobrenome daquela mulher que esta por traz disso?

Malavolta "Mal a Volta"!!!

Ainda mais com os simbolos satanicos do ocultismo!!! Bah!!!

Não é a toa que foge da Cruz!!!

Vá de retrooo satanasss!!!!!
Unknown disse…
crentes malditos, amazonas nunca se rendem preferimos morrer do que nos entregar.
Unknown disse…
mexer é "X" vá estudar e ler outro livro sem a "briba" ,não é a toa crente emsua maioria são semi-analfabetos

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...