Pular para o conteúdo principal

'Israel tem de decidir: ser país democrático ou país judeu religioso'

depoimento de Yoram Kaniuk, 81, a propósito de
Escritor israelense obtém da Justiça sentença que o declara sem religião.

Tomei a decisão por que não queria ser minoria em minha própria família [risos]. Sou casado há 50 anos com uma americana não judia. Minhas filhas nasceram aqui, serviram o Exército, são cidadãs israelenses, mas não são consideradas judias. Ganhei um neto e ele foi considerado "sem religião", por ser filho de não judia. Decidi que quero ser como o meu neto.

Cansei do controle da religião neste país. É um ciclo perigoso: os religiosos se fortalecem politicamente e impõem mais e mais a religião sobre nós. Até o calendário e o horário de verão são impostos pelos religiosos. Há um controle inaceitável sobre a vida das pessoas. Querem transformar Israel num Estado religioso. 

Lutei pela criação deste país. O objetivo não era um Estado judeu. [David] Ben Gurion [fundador de Israel] não sonhou com isso, ele não acreditava em religião. O que ele queria era um lar nacional para o povo judeu.


Decidi que quero ter a nacionalidade judia, não a religião. Mas Israel não reconhece isso. Bibi [premiê de Israel, Binyamin Netanyahu] fala o tempo todo que os palestinos devem reconhecer o caráter nacional judeu de Israel, mas o próprio Estado não reconhece a nacionalidade judia sem a religião.

A decisão judicial é histórica. O juiz abriu uma brecha que, espero, levará à separação entre Estado e religião. Ainda não é uma revolução, mas pode ser o começo.

Esse veredicto pode começar a quebrar o monopólio político dos religiosos. Se houver separação entre Estado e religião, eles não terão mais o mesmo poder político. Hoje, nosso modelo lembra a Idade Média. Quando a religião tem o controle, a vítima é sempre a liberdade.

Minha mulher e minhas filhas nunca sofreram por não serem judias. Vivemos em Tel Aviv, uma cidade muito liberal. Mas é humilhante, porque não são como os outros. 

Todas as reações que recebi até agora foram muito boas. Milhares de pessoas esperam por isso há anos, e acho que muitas seguirão o meu exemplo. Ninguém me atacou ainda, mas espero que isso aconteça [risos].Sou um lutador. 

Israel tem de decidir: pode ser país democrático ou país judeu religioso. Não pode ser os dois. Religião é dogma, não aceita a democracia. 

Se em um ou dois anos não acontecer uma mudança, este país está perdido. Se tornará um Estado religioso e sem mão de obra, sem soldados para defendê-lo nem gente capacitada para desenvolver alta tecnologia. 

Sustentamos centenas de milhares de parasitas. Hoje quase 50% dos alunos de classes primárias são ortodoxos, e a maioria não se integrará ao Estado.

Além de tudo, a falta de separação entre Estado e religião permite que o fascismo se espalhe. O incêndio criminoso da mesquita no norte de Israel é só um exemplo.

Há fascistas nos assentamentos que fazem o que querem e o governo não faz nada. Atacam árabes, arrancam suas oliveiras, vandalizam mesquitas e o governo faz vista grossa, pois teme perder seu apoio político. 

Chegamos a um beco sem saída. Por isso o veredicto que me foi concedido é tão importante: cria uma brecha histórica para mudarmos isso, para acabarmos com a legitimidade dos fascistas que usam a religião.

Se Israel for mais democrático e menos religioso, o Estado poderá agir contra esses hooligans.

Depoimento a Marcelo Ninio, da Folha.

Portugal discute a volta dos símbolos religiosos às escolas.
março de 2011

Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
O brasil esta caminhando para o mesmo rumo.
Caruê disse…
Muito bom o depoimento, talvez o melhor caminho para a paz seja o laicismo.
Aleatório disse…
Eu realmente espero que um dia nós tenhamos um país laico e que respeite as liberdades indivuduais.
Cognite Tute disse…
Que maravilha, que coragem, e que exemplo de caráter!

E o texto complemente perfeitamente o post anterior aqui no blog, sobre a "bancada" evangélico/católica/religiosa que tenta tomar de assalto nosso congresso.

Para os que não entenderam o que "há de errado" com um "grupo defender seus valores", o texto acima explica perfeitamente: religião é dogma, não aceita democracia.

Não se pode permitir que grupos, forças, organizações, que em seu objetivo final tem o propósito de destruir ou dificultar a democracia, o direito das minorias (é isso que uma democracia é, a tentativa de equilibrar o ancestral poder da força, do mais forte, e dar proteção ao mais fraco), tomem de assalto uma sociedade.

E para quem alegou que era "frescura" do escritor, desejar ser declarado não religioso, o texto é um tapa com luvas de pelica.

Parabéns!

Cognite Tute
Anônimo disse…
nao concordo com um estado religioso, como nao concordo com um estado ateu, laico quer dizr leigo, um estado religioso é diferente de um estado com politicos religiosos.
Izaque Bastos disse…
o senhor Kaniuk,tem certas razoes, ninguem pode forçar o outro a ser religioso ou acreditar em Deus, isso se torna incompativel com a torah,a biblia hebraica, Deus nos deu o livre arbitrio, acredita nele quem quer.agora ser judeu é a mesma coisa de ser israelense ou israelita, porque era assim que nossos pais gostavam de chamados.vejo entre linhas ai um desejo de se desvencilhar nao so da religiao judaica, mas tambem de renegar sua descendencia judia.porque para muitos a palavra "judeu" soa como um palavrao, o que vejo é querer acabar com uma identidade de um povo, ningem pode querer deixar de ser judeu por causa do judaismo.
nos somos o unico país democratico no oriente medio, dizer que nao somos democraticos é injusto.se existem exageros eles devem ser corrigidos, mas nao podemos destruir nossa identidade só por causa de ser ou nao ser religioso.
Cognite Tute disse…
Anonimo: "um estado religioso é diferente de um estado com politicos religiosos."

Não se estes políticos lutam para transformar o estado laico, em religioso. Lutam para impedir a livre manifestação, a liberdade, os direitos, de outros grupos.

Para fazer o que seu amigo imaginário ordenou que fizessem, evangelizar TODOS, a todo custo.

Cognite Tute
Anônimo disse…
Se Israel virar um país Laico,a paz naquela região chegará,já que não haverá razão para oprimir os palestinos,simplesmente porque eles não são judeus . Mas se virar uma Teocracia,na pior das hipóteses,aquele lugar vai ser varrido do mapa por uma bomba nuclear,plantada por algum religioso islâmico ou até mesmo cristão e não duvido que eles tenham consciência disso.
Izaque Bastos disse…
vejo que o anonimo 14;50 nao entende nada de nada da guerra entre judeus e palestinos.israel tem 400 km de extensao por 40 de largura, e ainda tem que dar terras para os palestinos? porque a arabia saudita nao faz isso? porque a Jordania expulsou os palestinos de seu territorio? e mandou eles pra lá, só pra aturmentar a vida dos judeus, a guerra anonimo nao é por causa de religiao, é por causa de terra, mas precisamente por causa de Jerusalem oriental.todos sabem que os palestinos nao abrem mao de Jerusalem velha, e os judeus tambem nao.Israel esta ali a muito mais tempo que os palestinos, entao porque eles querem empurrar Israel pra dentro do mediterraneo?sem falar que os palestinos nem reconhecem o estado judeu.assim como Irã que abastece aquele povo com armas em vez de comida.ninguem quer pegar os palestinos e doar um pedaço de terra pra eles , querem é pertubar Israel, querem é destruir o estado judeu.e isso vai dar merda.dali vai explodir o estopim pra uma nova guerra mundial, pois todos paises só olham o lado dos palestinos, inclusive o Brasil que se absteve ontem em votaçao na ONU que aplicava sançoes a Siria.é uma perseguiçao ao povo Judeu sem tamanho, todos só sabem criticar Israel, que nunca teve um homem bomba matando pessoas dentro de onibus,ou seja la onde for, todas reaçoes de Israel sempre foram contra foguetes lançados de dentro de territorio palestino e Sirio.
Cognite Tute disse…
A parte mais difícil da democracia, e da liberdade de expressão (sem falar no alcance da rede mundial de computadores) é ter de ler mensagens totalmente doidas como esta última do Izaque.

Vale a pena claro (como diz o ditado, melhor ouvir isso que ser surdo..:-), mas que é dureza, isso é.

E é doloroso também..:-(

Ele conseguiu falar bobagem sobre ambos os lados do conflito, e não acertar nem sem querer sobre as motivações e origens históricas da guerra na região.

Deve ser um record em termos de total desinformação histórica, social, política (que se somam as já conhecida desinformação sobre ciência, biologia, física, etc, etc).

É de dar tristeza, pena, medo.

Cognite Tute
Israel Chaves disse…
Eu acrescentaria nojo à lista.
Anônimo disse…
Tem q tirar aquela mesquita lá de jerusalém e mandar pra um pais desta religião violenta, islã.

é muito religioso junto, só sai merda.
Anônimo disse…
Isso aqui é uma panelinha, qualquer comentário que seja contrário ao que vcs pensam é taxado de louco,ou tolo:
"A parte mais difícil da democracia, e da liberdade de expressão (sem falar no alcance da rede mundial de computadores) é ter de ler mensagens totalmente doidas como esta última do Izaque."
Para que esse blog então se todo mundo tem que pensar igual???? Os Palestinos são santos, ok já entendi.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Evangélicos lançam camiseta para ex-gay, ex-fornicador, etc.

Cada camiseta custa US$ 10 Quem disse que não existe ex-gay? O Passion for Christ Movement (Movimento da Paixão por Cristo), grupo evangélico com sede em Los Angeles, Califórnia (EUA), está vendendo pela internet camiseta não só para ex-homossexual como também para ex-fornicador, ex-masturbador, ex-prostituta, ex-ateu, ex-hipócrita etc. No site do movimento, há fotos de jovens que dão depoimento sobre como conseguiram escapar do mau caminho com a ajuda de Jesus. Não há informação sobre qual tem sido a camiseta a mais procurada. Há camiseta para todos tamanhos, desde a pequena  à extra-grande. Portanto, nenhum arrependido ficará sem o que vestir. Cada uma custa US$ 10 (um pouco mais de R$ 22, sem frete). O  endereço é http://p4cmtshirts.bigcartel.com/

Feliciano tenta se explicar, mas repete que África é amaldiçoada

Evangélicos adotam noivado sem sexo e beijo na boca

Rafael e Heloísa adotaram a castidade para conhecer o "verdadeiro amor" Rafael Almeida (foto), 22, estudante de engenharia civil, e Heloísa Lugato (foto), 24, formada em direito, estão apaixonados, namoram há mais de um ano e já marcaram a data do casamento, março de 2013. Até lá, eles não farão sexo e sequer darão beijo na boca, só vão se abraçar e pegar na mão. Eles adotaram noivado casto para conhecer o “verdadeiro amor”. São evangélicos da Cuiabá (MT), frequentam a Igreja Videira, do pastor Heitor Henrique Laranjo, 27, e fazem parte do movimento “Eu Escolhi Esperar”, que defende namoro sem relacionamento sexual. “Abdicamos do contato físico, do toque, para focar nosso relacionamento na amizade e em conhecer um ao outro”, disse Rafael. “Preferi me preservar.” Na expectativa dos jovens, a “pureza sexual” vai lhes garantir uma vida “emocionalmente saudável” e equilibrada. Heloísa afirmou que o seu noivado segue os princípios de santidade descritos na Bíbl...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

Professora usa Folha Universal para ‘formar senso crítico’

Suplemento do jornal só sobre a igreja A professora de redação Mara Regina Aparecida Trindade dos Santos, da Escola Estadual Gonçalves Dias, da zona norte de São Paulo, usa o semanário “Folha Universal”, da Igreja Universal, como material de leitura dos seus alunos da quinta série. “[O semanário] serve para formar senso críticos dos alunos”, disse a professora. De acordo com orientação do MEC, os professores têm liberdade para escolher publicações como material de apoio. Mas, nesse caso, a Folha Universal é a única publicação que os alunos leem em classe. A coordenadora pedagógica Márcia Coltre Cordeiro afirmou que "o foco é na leitura dos textos, e não no seu conteúdo", como se fosse possível separar uma coisa da outra. A Folha Universal tem um suplemento, a Folha IURD, só com informações sobre a igreja. Na edição da semana passada, por exemplo, o suplemento informou que o blog do bispo Edir Macedo tem impressionado os acadêmicos por ter 100 mil ace...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus